sexta-feira, 17 de abril de 2020

EJA - VOLANTE - PROFESSORA SANDRA SEVERO

Queridos alunos!
Estamos iniciando uma forma diferente de estudar devido ao isolamento social. Logo estaremos juntos.
Um grande beijo
                                         Professora Sandra
                                            Volante



ATIVIDADE 1

Escolha 2 textos e copia  no caderno.
Faça a leitura dos 4 textos.

TURMA B21 - PROFESSORA PATRÍCIA KNORST - LINGUA PORTUGUESA




Turma B21
Atividades Português - Semana 20 a 24 de abril



ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas ao professor.

1.      1)  Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

   2) Rotina:

- Leitura da Lenda da Vitória-Régia;
- Atividades sobre a lenda.












ATENÇÃO!

SINÔNIMOS = palavras que possuem o mesmo significado ou significados muito semelhantes.

Ex.: Bonito é sinônimo de belo.

TURMA B21 - PROFESSORA PATRÍCIA KNORST - ATIVIDADES CIÊNCIAS




Atividades de Ciências
Turma B21
Professora: Patrícia K.
Semana de 20 a 24 de abril


ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas ao professor.


1.     1)   Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

2) Rotina:
- Leitura das explicações sobre o Coronavírus;
- Visualização de vídeos do YouTube;
- Experiência.

2.    3) Ler as explicações sobre o Coronavírus (não precisa copiar):


1.      3) Sugestões de vídeos para vocês assistirem sobre o Coronavírus e sobre a quarentena:







2.      4) Assistam essa experiência e façam vocês também!



3.       5) Após realizar a experiência, escrever no caderno de Ciências como foi a experiência e fazer um desenho a representando.

JB - PROFESSORA SANDRA

Olá queridos alunos!
Vou enviar algumas atividades para vocês realizarem em casa durante o período de isolamento social.
Logo estaremos juntos, mas neste momento devemos nos cuidar.
Um grande beijo!
                                         Professora Sandra


Atividade 1

Materiais: revistas, jornais ou papéis diversos.

Pegue as folhas de jornal  ou revistas e rague-as em pedaços pequenos (rasgue bastante folhas). Após rasgar faça bolinhas com os pedaços de papel..

2º Com as bolinhas de papel você deve montar:
 - a primeira letra do seu nome;
 - a primeira letra do nome do pai, da mãe e dos manos;
 - formar desenhos como casa, árvores, bola, enfim, use sua criatividade.



Atividade 2

Acesse o link abaixo e assista a história dos Três Porquinho



Depois de assistir conte a história  do seu jeito para o papai e  mamãe.



Atividade 3

Materiais: louça do almoço ou café.

Ajude a mamãe a arrumar a mesa para o almoço ou café.
Quantas pessoas vão almoçar?
Quantos pratos devem  ser colocados a mesa?
Quantos garfos? 
Quantas facas?
Quantos copos?

Conte todos os objetos em voz alta.

Esta atividade deve ser feita com a orientação de um adulto.
(A organização da mesa e a contagem dos objetos  podem ser feitos todos os dias.)



Atividade 4

Materiais: revista, cola, tesoura, folha de ofício ou caderno.

Recortar gravuras e colar em uma folha montando uma paisagem.




Atividade 5

Materiais: brinquedos e objetos


Separar os brinquedos e objetos em grupos de 5.

Contar em voz alta de 1 a 5.



Atividade 6

Materiais: sucatas, cola e barbante

Montar um brinquedo com sucatas















TURMA B21 - PROFESSORA PATRÍCIA KNORST - ATIVIDADES MATEMÁTICA




Turma B21 
Atividades Matemática - Semana 20 a 24 de abril

ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas ao professor.


1  1) Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA
      
    2) Rotina:
- Desafios matemáticos.

2.  3) Copiar e resolver os desafios matemáticos (resolver e marcar a alternativa correta):





Continuação






TURMA B21 - PROFESSORA PATRÍCIA KNORST - ATIVIDADES SÓCIO-HISTÓRICA





Turma B21
Atividade Sócio-Histórica
Professora Patrícia K.




ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas ao professor.


1)      Escrever a data e a rotina no caderno de Sócio-históricas.

2)   Rotina:
- Leitura do texto sobre o Dia do Índio;
- Atividades sobre o texto;
- Vídeos sobre os índios.

3)      Ler o texto abaixo sobre o Dia do Índio (não precisa copiar), COPIAR E RESPONDER no caderno as perguntas sobre o texto.






  4)   Abaixo, seguem algumas SUGESTÕES de vídeos para vocês conhecerem um pouco mais sobre os índios, especialmente sobre música, dança e sobre os instrumentos musicais indígenas.




Desafio:

Você consegue confeccionar algum instrumento musical indígena usando sucata? Se você conseguir, leve seu instrumento quando retornarem as aulas.



B JOVEM - VOLANTE - PROFESSORA SANDRA SEVERO

Queridos alunos!
Estamos iniciando uma forma diferente de estudar devido ao isolamento social. Logo estaremos juntos.
Um grande beijo
                                         Professora Sandra
                                            Volante


ATIVIDADE 1

Acesse ao link abaixo e assista ao video sobre Dia e Noite

https://www.youtube.com/watch?v=vyf_hijljTM



ATIVIDADE 2

Copie as peguntas abaixo no caderno de Ciências e responda.

1) Hoje é o dia ______do mês _________ do ano _______.
2) Hoje começou a amanhecer às ______ horas.
3) Começou a anoitecer às ________ horas.
4) Para verificar os horários eu usei um ___________.
5) Eu uso um ____________ para verificar o dia da semana e do mês.
6)  Por que numa parte do Planeta Terra é dia e na outra é noite?
7) Quanto tempo a Terra leva para dar uma volta completa?



A22 - VOLANTE - PROFESSORA SANDRA SEVERO

Queridos alunos!
Estamos iniciando uma forma diferente de estudar devido ao isolamento social. Logo estaremos juntos.
Um grande beijo
                                         Professora Sandra
                                            Volante



ATIVIDADE 1


Acesse ao link abaixo e assista ao video De Onde Vem o Dia e a Noite?

https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U


Faça no seu caderno um desenho representando o dia e outro representando a noite.



ATIVIDADE 2


Observe o amanhecer e o anoitecer e complete as frases abaixo:
(copiar no caderno)

* Hoje é o dia ____do mês _______________do ano  ______.
* Hoje começou a amanhecer às ________horas .
* Começou a anoitecer às ___________ horas.
* Para verificar os horários eu usei um __________________.
* Eu uso um ________________ para verificar o dia da semana e do mês em que me encontro.

A12 - VOLANTE - PROFESSORA SANDRA SEVERO

Queridos alunos!
Estamos iniciando uma forma diferente de estudar devido ao isolamento social. Logo estaremos juntos.
Um grande beijo
                                         Professora Sandra
                                            Volante




ATIVIDADE 1

1º - Acesse ao link abaixo e assista a história Os Três Porquinhos.

https://www.youtube.com/watch?v=N84TDkRoG0o


2º Agora conte a história do seu jeito para o papai e a mamãe.


ATIVIDADE 2

Materiais: louça do almoço.

Ajude a mamãe a organizar a mesa para o almoço.
Quantas pessoas vão almoçar?
Quantos pratos preciso colocar a mesa?
Quantos garfos?
Quantas facas?
Quantos copos?

Faça a contagem em voz alta.

Esta atividade precisa da supervisão de um adulto.
(A organização da mesa do almoço pode ser feita todos os dias)

C32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.


Semana 1


Querido aluno FORMANDO! 😁


Nas nossas aulas à distância, você continuará utilizando o seu livro de Matemática do 9º ano.

Uma vez por semana será publicada uma parte da matéria, com um resumo e a indicação de exercícios do livro

Você deverá fazer os exercícios do livro em folha separada para ser entregue no retorno das aulas (pode ser folha de caderno). Faça também uma capa com os seguintes dados:

                    Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas
                    Componente Curricular: Matemática
                    Turma: 
                    Nome do Professor (a): Susana Garstka
                    Nome do Aluno (a):

 Leia o resumo, tente fazer as atividades e confira as suas respostas no final do livro. ✌

Não se preocupe se não entender tudo ou se tiver dúvidas sobre a matéria. Quando retornarmos as aulas na escola, faremos esclarecimentos, tiraremos dúvidas e faremos as correções, mas é extremamente importante que você TENTE! 💪

Sempre que possível, colocarei também links de vídeos e jogos sobre a matéria que ajudam a reforçar, mas que não são obrigatórios você assistir ou jogar.

Bons estudos e continuem se cuidando!💗

Abraço da Prof. Susana

---------------------------------


Resumo: 

RADICIAÇÃO



Potências com expoentes fracionários

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 23 do livro)

Todo radicando pode ser escrito como uma potência de expoente fracionário. Observe:

Atividades para entregar

Página 23
Exercício 22 (copiar e responder)
Exercício 23 (copiar e responder)



Propriedades dos radicais

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 24 do livro)


1º) Quando o índice e o expoente são iguais, podemos simplificá-los.
2º) Quando dividimos o índice e o expoente pelo mesmo número, obtemos um radicando mais simples.
3º) Multiplicar ou dividir duas raízes de mesmo índice equivale a multiplicar ou dividir os radicandos, mantendo o índice.
4º) Quando houver uma raiz dentro de outra, podemos multiplicar os seus índices.

👉Material adicional (vídeo): Propriedades dos radicais. 



Atividades para entregar

Página 25
Exercício 26 (copiar e responder)
Exercício 27 (copiar e responder)
Exercício 28 (copiar e responder)
Exercício 30 (copiar e responder)

C31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.



Semana 1


Querido aluno FORMANDO! 😁


Nas nossas aulas à distância, você continuará utilizando o seu livro de Matemática do 9º ano.

Uma vez por semana será publicada uma parte da matéria, com um resumo e a indicação de exercícios do livro

Você deverá fazer os exercícios do livro em folha separada para ser entregue no retorno das aulas (pode ser folha de caderno). Faça também uma capa com os seguintes dados:

                    Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas
                    Componente Curricular: Matemática
                    Turma: 
                    Nome do Professor (a): Susana Garstka
                    Nome do Aluno (a):

 Leia o resumo, tente fazer as atividades e confira as suas respostas no final do livro. ✌

Não se preocupe se não entender tudo ou se tiver dúvidas sobre a matéria. Quando retornarmos as aulas na escola, faremos esclarecimentos, tiraremos dúvidas e faremos as correções, mas é extremamente importante que você TENTE! 💪

Sempre que possível, colocarei também links de vídeos e jogos sobre a matéria que ajudam a reforçar, mas que não são obrigatórios você assistir ou jogar.

Bons estudos e continuem se cuidando!💗


Abraço da Prof. Susana

---------------------------------


Resumo: 

RADICIAÇÃO



Potências com expoentes fracionários

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 23 do livro)

Todo radicando pode ser escrito como uma potência de expoente fracionário. Observe:

Atividades para entregar

Página 23
Exercício 22 (copiar e responder)
Exercício 23 (copiar e responder)



Propriedades dos radicais

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 24 do livro)


1º) Quando o índice e o expoente são iguais, podemos simplificá-los.
2º) Quando dividimos o índice e o expoente pelo mesmo número, obtemos um radicando mais simples.
3º) Multiplicar ou dividir duas raízes de mesmo índice equivale a multiplicar ou dividir os radicandos, mantendo o índice.
4º) Quando houver uma raiz dentro de outra, podemos multiplicar os seus índices.

👉Material adicional (vídeo): Propriedades dos radicais. 



Atividades para entregar


Página 25
Exercício 26 (copiar e responder)
Exercício 27 (copiar e responder)
Exercício 28 (copiar e responder)

Exercício 30 (copiar e responder)

C12 - MATEMÁTICA - SUSANA G.


Semana 1


Querido aluno da turma C12! 😁


Nas nossas aulas à distância, você continuará utilizando o seu livro de Matemática do 7º ano.

Uma vez por semana será publicada uma parte da matéria, com um resumo e a indicação de exercícios do livro

        Você deverá fazer os exercícios do livro em folha separada para ser entregue no retorno das aulas (pode ser folha de caderno). Faça também uma capa com os seguintes dados:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas
Componente Curricular: Matemática
Turma: C12
Nome do Professor (a): Susana Garstka
Nome do Aluno (a): 

 Leia o resumo, tente fazer as atividades e confira as suas respostas no final do livro. ✌

Não se preocupe se não entender tudo ou se tiver dúvidas sobre a matéria. Quando retornarmos as aulas na escola, faremos esclarecimentos, tiraremos dúvidas e faremos as correções, mas é extremamente importante que você TENTE! 💪

Sempre que possível, colocarei também links de vídeos e jogos sobre a matéria que ajudam a reforçar, mas que não são obrigatórios você assistir ou jogar.

Bons estudos e continuem se cuidando!💗

Abraço da Prof. Susana



----------------------------


Resumo: 
ESTUDANDO FRAÇÕES
(este conteúdo encontra-se mais completo na página 24 do livro)


Conceito

          A fração é utilizada para representar quantidades não inteiras.

          Exemplo: O retângulo abaixo foi dividido em 10 partes iguais, e dessas, foram utilizadas 7 (parte pintada). A fração que representa a parte utilizada do retângulo é então 7/10.





* Cálculo com frações

 Exemplo: De toda a água apropriada para o nosso consumo no planeta, chamada água doce, quase 7/10 estão em forma de gelo. Sendo assim, de cada 30 litros de água doce no planeta, quantos estão em forma de gelo?

Solução:  7/10 de 30 litros:

 - dividir os 30 litros de água em 10 partes iguais: 30 ÷ 10 = 3 litros

- depois utilizar 7 dessas partes:  3 x 7 = 21 litros



Resposta: de cada 30 litros de água doce do planeta, 21 litros estão em forma de gelo.


👉Material adicional (vídeo): Cálculo com frações. 

👉Material adicional (vídeo): Frações – definição, fração própria e imprópria.





Atividades para entregar

Página 30
Exercício 2 (copiar e responder)
Exercício 3 (copiar e responder)
Exercício 5 (copiar e responder) (dica: você pode ler a resolução apresentada na questão 4 para ajudar a entender essa questão)
         Exercício 6 (copiar apenas os desenhos dos itens a), b) e c) e responder) (dica: leia o início da questão, pois ali há um resumo do que é um número na forma mista)