quinta-feira, 21 de maio de 2020

C31/C32 -- LÍNGUA PORTUGUESA -- PROFESSOR RAFAEL P. JARDIM

 Tarefa 4 – Leitura literária

I)Escolha um livro de literatura brasileira ou literatura infantil. Recomendam-se os gêneros crônica, teatro ou poesia.
O livro pode ser um que você tenha em casa, ou escolhido entre os seguintes sites:
Amazon 

Google Play

II)Responda às seguintes perguntas:
1) Do que gostei no livro?
Fale dos personagens,da história e da linguagem do livro.
2) O que aprendi com o livro?
Relacione o livro com a sua história de vida. Por exemplo: “aprendi o valor da amizade”.
3) Citação
Uma frase especialmente boa do livro, que merece ser compartilhada.  

Observação: essa tarefa integra o projeto de leitura anual. O projeto prevê a leitura de um livro por mês e 10 livros por ano. Os livros devem ser de gêneros variados: poesia, crônica,romance, literatura brasileira, literatura gaúcha, literatura estrangeira,teatro, fábulas, ficção científica, clássicos.
     Aproveite o isolamento social para ler livros. E o melhor: livros grátis.

III) Envie as respostas para o email rafaelpjardim@gmail.com
A atividade é avaliativa, portanto integrará a avaliação trimestral.

IV) Modelo do trabalho:
EMEF Presidente Vargas
Língua Portuguesa
Projeto de leitura
Nome:                 Turma:           Data:
1)Do que gostei no livro?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2) O que aprendi com o livro?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

4) Citação
________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________.


TURMA BJOVEM - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 05

Olá alunos da turma B Jovem, saudações!!

Para a aula desta semana, vamos pensar a arte e a proteção juntas: estamos falando de máscaras que ganham motivos e desenhos coloridos. Na imagem abaixo, um jovem do Panamá usa uma criativa máscara ao invés de simplesmente ter um tecido todo branco. Então, se a máscara é por nossa segurança um equipamento obrigatório, que tal torná-la mais alegre e colorida neste dias difíceis? 

                         Um voluntário do 'Plano de Solidariedade do Panamá' usa uma máscara facial enquanto entrega comida para famílias de baixa renda, no bairro El Chorrillo, na Cidade do Panamá  — Foto: Luis Acosta/AFP
                                              Fonte: Globo 1 Bem estar

Vejam mais algumas imagens neste link:  máscaras de proteção

Nossa atividade será guiada por esta pergunta:
qual desenho ou mensagem você gostaria de  exibir em sua máscara? 
Pense...  depois...

1 Em uma folha de papel faça um desenho  com os contornos da máscara como se ela estivesse aberta. Procure fazer aproximadamente dos mesmo tamanho da máscara que usamos, para ter espaço para o desenho.
2) Depois, pense no melhor: o seu desenho. Abuse da imaginação para desenhar o que quiser. 
3 Guarde sua atividade para mostrar em classe !
                                     
                                                 Matriz De Bordado - Máscara de Proteção Língua - Bordando Na Prática

Bom trabalho para todos
Professor Gilmar

TURMAS A12 - A22 -ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 05

Olá turminhas A12 e A 22!

Hoje vamos assistir uma pequena história  sobre dois gatos, a Chiva e a Chuva
Quem fez esta história é a professora e artista Carla Meurer.  Ela sempre foi apaixonada por animais. Eu achei muito bacana e por isto resolvi mostrar  esta história para vocês.


                                          Atelier Burk'Arte/Artes: Carla Magalhães/Prof. Licen. de Artes Visual A artista Carla
                                           
                                              Vamos assistir ao vídeo: 



Então, gostaram desta história? Quem tem animais domésticos sabe como eles acabam fazendo parte das nossas famílias. Converse com sua família sobre este assunto. Sabiam que nestes tempos de pandemia, muitas pessoas estão adotando animais para não se sentirem tão sós? 

E se você quiser, pode fazer um desenho sobre o seu animal de estimação, seja ele um gato ou cachorro. 

Até mais!
Professor Gilmar



TURMA - EJA - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 05

Olá turma da EJA! 

Espero que esteja tudo bem  queridos alunos!

Nesta aula de artes, vamos  ouvir um pouco de música. Vocês  certamente já conhecem o provérbio de "quem canta os males espanta". Pois é, e ainda mais quando se está a trabalhar, cantar ajuda muito!  No Brasil,  em algumas regiões mais interioranas, lavar a roupa com as mãos ainda é uma atividade comum. Em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, um grupo de lavadeiras cultivam este hábito. Vamos ver o vídeo para saber mais sobre elas: 




Então, estas são as Lavadeiras de Almenara. Primeiro,  elas cantavam no rio e hoje são um coral que faz apresentações em muitos lugares e até já gravaram discos. Uma linda caminhada. Agora, vamos assistir uma apresentação delas em um programa de televisão.


                                     


Nesta aula, nosso trabalho foi usar os ouvidos para conhecer um pouco da nossa musica popular que é tão rica.
E vocês, também tem canções  que marcaram  suas vidas? Pensem e nos contem  em sala de aula, assim que voltarmos.

Abraço e espero que tenham gostado da música das lavadeiras!

Professor Gilmar