terça-feira, 9 de junho de 2020

B32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 8


Resumo:

MULTIPLICAÇÃO - parte 2

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 59 do livro)

* Principais ideias da multiplicação (continuação)

NÚMERO DE POSSIBILIDADES ou COMBINAÇÕES: (exemplo) Em uma lanchonete há 4 tipos de suco: laranja, abacaxi, uva e limão. Eles são servidos em copos de 3 tamanhos: pequeno, médio e grande. De quantas formas diferentes posso pedir um suco?

          Solução: Utilizando o esquema abaixo, vamos contar o total de casos.
          Ou seja, só para o suco de laranja, podemos escolher entre 3 tamanhos diferentes de copo para pedir. O mesmo acontece para cada uma das outras frutas.
          Como
          3 + 3 + 3 + 3 é o mesmo que 4 x 3 

isso significa que para resolver esse problema, basta pegarmos a

quantidade de frutas (4) e multiplicar pela quantidade de tamanho de copos (3)
4 x 3 = 12
   
          Resposta: Podemos pedir um suco de 12 formas diferentes nessa lanchonete.




----------



PROPORCIONALIDADE: (exemplo) Se para fazer 3 bolinhos são utilizados 100 gramas de farinha de trigo, quantas gramas então serão gastos para fazer 15 desses mesmos bolinhos?

          Solução: Vamos utilizar o esquema abaixo para resolver o problema.

          Observe então, que a quantidade de bolinhos aumentou 5x e a farinha também aumentou 5x! Ou seja, a farinha aumentou na mesma proporção de vezes que os bolinhos.
       
       
Resposta: Serão gastos 500 gramas de farinha para fazer 15 bolinhos.






ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 62
Exercício 45 (apenas responder)

Atividade extra (copiar e responder): Para cada 4 clientes que Patrícia atende em uma loja, ela recebe uma comissão de 5 reais além do seu salário. Se em um dia ela atendeu 16 clientes, quantos reais ela ganhou de comissão?
(A resposta dessa questão será dada na postagem da semana que vem 😉)

B31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 8


Resumo:

MULTIPLICAÇÃO - parte 2

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 59 do livro)

* Principais ideias da multiplicação (continuação)

NÚMERO DE POSSIBILIDADES ou COMBINAÇÕES: (exemplo) Em uma lanchonete há 4 tipos de suco: laranja, abacaxi, uva e limão. Eles são servidos em copos de 3 tamanhos: pequeno, médio e grande. De quantas formas diferentes posso pedir um suco?

          Solução: Utilizando o esquema abaixo, vamos contar o total de casos.
          Ou seja, só para o suco de laranja, podemos escolher entre 3 tamanhos diferentes de copo para pedir. O mesmo acontece para cada uma das outras frutas.
          Como
          3 + 3 + 3 + 3 é o mesmo que 4 x 3 

isso significa que para resolver esse problema, basta pegarmos a

quantidade de frutas (4) e multiplicar pela quantidade de tamanho de copos (3)
4 x 3 = 12
     
          Resposta: Podemos pedir um suco de 12 formas diferentes nessa lanchonete.




----------



PROPORCIONALIDADE: (exemplo) Se para fazer 3 bolinhos são utilizados 100 gramas de farinha de trigo, quantas gramas então serão gastos para fazer 15 desses mesmos bolinhos?

          Solução: Vamos utilizar o esquema abaixo para resolver o problema.

          Observe então, que a quantidade de bolinhos aumentou 5x e a farinha também aumentou 5x! Ou seja, a farinha aumentou na mesma proporção de vezes que os bolinhos.
       
       
Resposta: Serão gastos 500 gramas de farinha para fazer 15 bolinhos.






ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 62
Exercício 45 (apenas responder)

Atividade extra (copiar e responder): Para cada 4 clientes que Patrícia atende em uma loja, ela recebe uma comissão de 5 reais além do seu salário. Se em um dia ela atendeu 16 clientes, quantos reais ela ganhou de comissão?
(A resposta dessa questão será dada na postagem da semana que vem 😉)
EMEF PRESIDENTE VARGAS

SETOR DE COORDENAÇÃO DE TURNO E SOE

Olá, esperamos que todos estejam bem!
Para essa semana pensamos em hábitos saudáveis que todos podemos
adotar no nosso cotidiano em família. Eles contribuem para o bem estar de todos e não custam nada. Por exemplo:

 Ter uma atitude colaborativa em relação às tarefas domésticas (por
exemplo ajudar a arrumar a casa, deixando o ambiente mais
organizado);

 Ter uma atitude positiva em relação a si mesmo e aos demais ( por exemplo gostar de si mesmo, ler bons livros, assistir a bons programas
de TV ou nas mídias sociais, respeitar a opinião do outro);

 Repensar algum hábito alimentar, tornando a alimentação mais
saudável.

 Adotar um momento em família para conversar, contar uma história ou
brincar juntos.

E então, que hábito saudável você colocará em seu dia a dia?

Prof Jovani ed.fisica turmas C11/C12/C21/C22/C31/C32/Cjovem

Bicicletas: Locomoção, saúde e sustentabilidade

Há algum tempo, muitos não acreditava que havia um futuro promissor e possibilidade para os ciclistas no Brasil. Hoje, todos os dias novos adeptos descobrem o fascínio que a bicicleta pode ser em suas vidas, na preparação física, na sensação de bem estar, liberdade e autonomia. A exemplo de outros países (Japão, China, Holanda, Dinamarca etc.), onde as ciclovias e ciclofaixas são um suplemento básico para o transporte, esporte e lazer, cidades brasileiras estão implantando projetos para este sistema funcionar com o mesmo sucesso, incentivando cada vez mais pessoas à prática da modalidade.
As Bicicletas são os veículos individuais mais utilizados no país, constituindo a unica alternativa ao alcance de todas as pessoas, não importando a renda, podendo ser usadas por aqueles que gozam de boa saúde, a partir da infância até a idade mais avançada. A Organização das Nações unidas (ONU) elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta.
A relação entre esporte e meio ambiente é uma relação de mão dupla, no momento em que o esporte pode exercer uma influência positiva sobre o meio ambiente, desde que seja praticado de forma consciente, respeitando a natureza e, por outro lado, pode ocasionar alterações no mesmo ou até destruí-lo. E essas alterações ainda podem ameaçar a prática dos esportes que dependem desse ambiente.
A crescente preocupação com os problemas concernentes a preservação da natureza, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público, volta-se inevitavelmente ao esporte, em especial àqueles que dependem do meio natural para sua prática como é o caso do mountaim bike. Contudo a prática desse esporte não se restringe à natureza, ela se dá também no meio urbano, onde a bicicleta assume um importante papel no discurso da sustentabilidade, daí seu compromisso com a natureza e o meio ambiente.
MOTIVOS PARA TIRAR A SUA BICICLETA DA GARAGEM
Para você:
Praticar um esporte que faz bem para a saúde, permitindo que preste atenção ao corpo;
Melhora a disposição física para as atividades do dia a dia;
Melhora a autoestima e o humor;
Propicia liberdade e o sentimento frequente de recompensa;
É excelente para pequenas compras;
É de custo acessível;
É o mais prático meio de locomoção para pequenos trajetos.
Para a sociedade:
Diminui conflitos no trânsito;
Diminui a poluição;
Economiza espaço urbano;
Melhora todos os índices ambientais.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Dois grandes problemas da sociedade atual:a mobilidade urbana e a sustentabilidade ,
+De que maneira a bicicleta insere-se neste contexto?
+Qual a relação da bicicleta com questões ambientais?
Responda a essas questões com um pequeno texto (10 linhas no Máximo).

CJOVEM - HISTÓRIA - PROFE. JOSÉ LUIS (AULA 06)

 

  Olá queridos (as) estudantes!!
  Ainda abordando a Revolução Francesa  convidamos a leitura do tema: Os ideais da Revolução Francesa
  Terminada a leitura faça o exercício abaixo, localizando no texto e no caça palavras, aquela que completa a sentença.
  Abraço a todos e boa leitura!

Nome:..................................................................................turma:.................data:.............
                    
                            Os ideais da Revolução Francesa

Revolução Francesa - História do Mundo

  No dia 14 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Liberdade. A data é uma referência à Queda da Bastilha que, em 1789, marcou o início da Revolução Francesa. "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", esse foi o lema dessa luta que marcou a história e que determinou as diretrizes do que hoje entendemos por justiça e democracia.
  Os fatores que desencadearam a Revolução Francesa, no final do século XVIII, são fundamentalmente de ordem ideológica e econômica. A miséria assolava a população, ao passo que a monarquia e o clero viviam no luxo exploratório. Os ideais iluministas propunham um Estado laico e que representasse o povo; paralelamente, a burguesia revoltava-se contra o regime absolutista, que impunha uma pesada carga tributária e dificultava o desenvolvimento do comércio.
  Diante dessas condições, a população uniu-se para tirar o governo das mãos da monarquia, então representada por Luis XVI. A primeira medida foi a invasão da Bastilha, prisão política símbolo da monarquia francesa. Depois, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais e, no dia 26 de agosto de 1789, promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, este documento efetivava uma ruptura na política francesa, e dispunha de dezessete artigos e um preâmbulo, comprometidos em estabelecer princípios até hoje conhecidos, que funcionaram como pontapé inicial na elaboração das constituições ocidentais.
.  Uma nova constituição passou a vigorar a partir de 1791. A Igreja teve seus bens confiscados e a França tornou-se uma monarquia constitucional, separando o poder em três: Legislativo, Executivo e Judiciário.
 "Toda sociedade na qual não está assegurada a garantia dos direitos nem determinada a separação dos poderes não tem Constituição". Artigo 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
  Apesar de limitar os poderes reais, o novo governo foi dominado pela burguesia que, por sua vez, subdividiu-se em grupos divergentes: jacobinos (média burguesia), girondinos (alta burguesia) e sans-cullotes, que defendiam medidas populares que beneficiassem os mais pobres e tinham grande poder de mobilização política.
  Os jacobinos, liderados por Robespierre, Danton e Marat, uniram-se aos sans-cullotes e, juntos, entraram em conflito com os girondinos. A instabilidade política tomou conta da França e monarquias vizinhas se sentiram ameaçadas com o avanço da revolução. Na tentativa de fugir, a família real francesa foi capturada e, em 1793, Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta morreram na guilhotina.
A Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e os direitos sociais passaram a ser respeitados. Entretanto, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. Foi nessa época que se estabeleceram as bases da sociedade burguesa e capitalista. Os ideais iluministas difundidos na Revolução também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil...

BOBBIO, Norberto. A Era dos DIREITOS
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia, Historia e grandes temas
CARLYLE, Thomas. História da Revolução Francesa.
TRINDADE, José da Lima. Direitos Humanos: Construção da Liberdade e da Igualdade.
FALCON, F. J. C. Iluminismo. 4. Ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
GOMES, Luiz Flávio. Primeiras linhas do Estado constitucional e humanista de direito.
GOMES, Luiz Flávio. Mudanças contínuas: a única coisa permanente no Direito.
    
Complete:

1.       Os fatores que desencadearam a Revolução Francesa, são fundamentalmente de ordem ..................................... e ....................................
2.       Com a Revolução uma nova constituição passou a vigorar na França a partir de 1791, a .................................... teve seus bens confiscados e o país tornou-se uma......................... constitucional.
3.       No dia 14 de julho comemora-se o dia internacional da ................................., data referente à Queda da ....................................
4.       A Revolução Francesa decretou o fim do ........................  ...........................
5.       Com a Revolução Francesa, o ..................... ganhou mais autonomia e os direitos ................................ passaram a ser respeitados.
6.       Com a constituição de 1791, foram criados três poderes: ....................................., ........................................... e .................................

U D B G N H I N L I B E R D A D E D E M B U R G K M J U I L P A G R I C U L T U R A J N H B V C D F R T Y H B N Z X C D S R F T G H M L Ç P O J U K I N M J N D F F R A N Ç A V G B T Y U H N M J U I O P K S D F V B G T R F P R O D U Ç A O S D I G R E J A C V F B G N H U Y T O T A L I T A R I S M O W Q A S W E R C V F B N M K I V E N E Z A O L Ç P O J I N J H U N B V G Y T F M E T A L I S M O B N J M C A R T A D E L L A V O R O R E C D X D  I D E O L Ó G I C A F A L A N G E D V B S I S T E M A G H A B S O L U T I S T A N M K F B H  I N V E S T I M E N T O S J I UY Y T F R R F G T R G U E R R A D O S C E M A N O S F G B N M K M N J Ç L P O I U Y R T G H U B E N I T O M U S S O L I N I F C X D S Z A W E Q AS S D E C O E C O N Ô M I C A N H  M J N H U Y G T F B V C G B P E S T E N E G R A N M K J I U Y R F D E S W C C O L O N I A L I S M O X D Z S A W Q S D B U R G U E B A S T I L H A S E S E B N M N J B H V B G Y U J K H F G T R D F E S L U C R A T I V A S L Ç P O S O C I A I S F D R E S W A Q N A V E G A Ç O E S X C E X E C U T I V O V B N H G Y B N H J U Y T B A L A N Ç A C O M E R C I A L F A V O R A V E L N J H U Y T G B A N T I L I B E R A I S V G T S W A Q  C F V B R F B M E R C A N T I L I S M O N M N M O N A R Q U I A B J H U J G H Y T F P R O T E C I O N I S M O G T F C V X D S A W Q Z X D F B V H N M L K A N T I S S O C I A L I S T A P O V O S Ç P O L G B V F T R F V B N M C F D E F T Y U B L E G I S L A T I V O P U T S C H D E M U N I Q U E R V G F T B H R G T F B N J H Y U V B N M K L J U D I C I Á R I O E F R G B V T U H B N X C D V F G B R E S D W S


B31 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 8

HAICAI

       É um gênero poético originário do Japão, escrito em três versos, e contém alguma referência à natureza expressa no tempo presente.

1) Com base nessas informações, assinale, entre os textos apresentados abaixo, um haicai.

a)   Chuva: queda ou precipitação de gotas de água na nuvem. 

b) Já passou a chuva

E o sol já vem surgindo

E a Dona Aranha

Continua a subir

c)  Que cheiro cheiroso

    De terra  molhada

   Quando a chuva chuvisca!

d) Ou se tem chuva e não se tem sol

Ou se tem sol e não se tem chuva!

e)  Chuva torrencial prejudica trânsito em toda a cidade.

 

O CONTO DA MENTIRA

Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.

    O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.

    O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…

    Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 

    A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

2) Identifique a ordem dos acontecimentos  no conto:

( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional. 

( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.

( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.

( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.

A sequência correta é: 

a)  1, 2, 3, 4.

b) 4, 2, 3, 1.

c)  4, 3, 1, 2.

d) 2, 1, 4, 3.

3) Escreva no caderno um Haicai para entregar após o retorno.

C11 E C12 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 8

HAICAI

       É um gênero poético originário do Japão, escrito em três versos, e contém alguma referência à natureza expressa no tempo presente.

1) Com base nessas informações, assinale, entre os textos apresentados abaixo, um haicai.

a)   Chuva: queda ou precipitação de gotas de água na nuvem.

b) Já passou a chuva

E o sol já vem surgindo

E a Dona Aranha

Continua a subir

c)  Que cheiro cheiroso

    De terra  molhada

   Quando a chuva chuvisca!

d) Ou se tem chuva e não se tem sol

Ou se tem sol e não se tem chuva!

e)  Chuva torrencial prejudica trânsito em toda a cidade.

 

O CONTO DA MENTIRA

Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.

    O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.

    O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…

    Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 

    A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

2) Identifique a ordem dos acontecimentos  no conto:

( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.

( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.

( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.

( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa. 

A sequência correta é:

a)  1, 2, 3, 4.

b) 4, 2, 3, 1.

c)  4, 3, 1, 2.

d) 2, 1, 4, 3.

3) Escreva no caderno um Haicai para entregar após o retorno.

C21 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 8

                                             HAICAI

       É um gênero poético originário do Japão, escrito em três versos, e contém alguma referência à natureza expressa no tempo presente.

1) Com base nessas informações, assinale, entre os textos apresentados abaixo, um haicai.

a)   Chuva: queda ou precipitação de gotas de água na nuvem.

b) Já passou a chuva

E o sol já vem surgindo

E a Dona Aranha  

Continua a subir

c)  Que cheiro cheiroso

    De terra  molhada

   Quando a chuva chuvisca!

d) Ou se tem chuva e não se tem sol

Ou se tem sol e não se tem chuva!

e)  Chuva torrencial prejudica trânsito em toda a cidade.

 

O CONTO DA MENTIRA

Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.

    O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.

    O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…

    Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 

    A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

2) Identifique a ordem dos acontecimentos  no conto:

( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.

( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.

( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.

( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.

A sequência correta é:

a)  1, 2, 3, 4.

b) 4, 2, 3, 1.

c)  4, 3, 1, 2.

d) 2, 1, 4, 3.

3) Escreva no caderno um Haicai para entregar após o retorno.

JB - VOLANTE -RENATA WIZER

QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS) E FAMILIARES!

CONTINUAMOS COM NOSSAS AULAS À DISTÂNCIA PARA CUIDARMOS DA NOSSA SAÚDE.
LOGO ESTAREMOS JUNTOS.
SAUDADES.
PROFESSORA RENATA

ATIVIDADES:

- UM ADULTO DEVERÁ SELECIONAR ALGUNS SABORES DIFERENTES PARA A CRIANÇA DE OLHOS VENDADOS DESCOBRIR O QUE É. POR EXEMPLO: BANANA, MAÇA, BISCOITO DOCE E SALGADO, ALGUM SUCO.

- OS PAIS DEVERÃO ESCONDER ALGUM OBJETO NA CASA E PEDIR PARA A CRIANÇA PROCURAR, DANDO PISTAS SE A CRIANÇA ESTÁ PERTO OU NÃO. DEPOIS PODEM TROCAR A POSIÇÃO: A CRIANÇA ESCONDE E OS PAIS PROCURAM.


- SEPARAR 10 OBJETOS: BRINQUEDOS DA CRIANÇA OU MESMO OBJETOS DA COZINHA E PEDIR QUE A CRIANÇA OBSERVE POR ALGUNS MINUTOS. OS PAIS DEVERÃO TIRAR UM E DEIXAR A CRIANÇA PERCEBER O QUE SUMIU.

BOM TRABALHO!










TURMAS B 21 - B 22 - B JOVEM - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 08

Olá prezados alunos!

Na aula desta semana vamos desenhar e pintar! E pensei num tema muito legal para a gente explorar: a lua.  Vocês já perceberam como a lua é linda e tem uma luz muito especial? Para muitas pessoas, a lua  provoca a imaginação, o sonho. Na agricultura, é sabido que cada fase diferente da lua  está ligada ao melhor crescimento das plantas. E para os poetas e artistas, ela sempre foi um um motivo de muita inspiração.  O pintor Paul Klee, por exemplo, ficou  feliz em pintar a lua  nascendo.  Vejam o resultado:

                                                    
                                                               O nascer da lua, Paul Klee

Agora, mais um famoso artista que também ficou muito  impressionado com os encantos da lua e da noite: Van Gogh

                                        A Noite Estrelada – Wikipédia, a enciclopédia livre
Nesta tela, de  1989, o artista mostrou a força de um céu estrelado  e a energia da lua  em uma pequena cidade.  Observem os movimentos fortes das pinceladas! Então, vamos nos inspirar também e trabalhar!

A artista brasileira Tarsila do Amaral  também  pintou uma misteriosa paisagem na obra intitulada A lua. Observem como as cores frias azuis e verdes  ajudam a dar a sensação de uma luz noturna, totalmente diferente da luz solar. 

                                     A Lua', de Tarsila do Amaral, chega ao MoMA e consagra brasileira ...
                                                        A Lua, 1928

Claro que não podemos mostrar aqui todos os artistas que pintaram o sobre o tema da lua. Estes são alguns poucos exemplos,  mas já dá para começar. 

ATIVIDADE

Pintura ou desenho sobre a lua.

1 Materiais: uma folha de papel  e uma forma circular, que pode ser uma tampa de uma embalagem. Tinta guache escolar ou lápis de cor.

2  Desenhe  com a a forma circular a lua.  Lembre:  a lua pode ser pequena, pode ser grande, pode estar no canto ou no centro da folha.  Ela é o motivo principal do trabalho,  então pense qual destaque você quer dar para ela.

3 Se você quiser pode apenas pintar o céu e a lua. Mas se preferir, pode fazer a lua atrás de casas e edifícios, atrás de uma árvore, atrás de uma montanha ou no campo. Use a sua imaginação, afinal... a lua é algo lindo de se ver .

4 Guarde bem sua atividade para mostrar  em sala de aula. 

                                                          Boa atividade para todos

                                                                  Professor Gilmar

TURMA B11 - B 12 ARTES - PROFESSOR GILMAR 0- AULA 08

 Saudações alunos das turmas B 11 e B 12!

Desenhar as coisas que vemos é muito bacana, mas... e se prestarmos atenção nas sombras que as coisas fazem? Se estamos num dia de muito sol, podemos ver a sombra de nosso próprio corpo projetada no chão. Com as sombras  podemos ver  a imagem ampliada, deformada, etc. E assim temos um novo desenho que surge.  

breve momento de felicidade... - desenhos do rui
Desenho de autoria de Rui Rodrigues de Souza.


Observem o desenho abaixo: A simples figura dos animais projetou uma sobra  bem maior e  mais alongada

                                             Fonte: Pinterest



ATIVIDADE:
Desenhando com as sombras.

1 Escolha um objeto  de tamanho pequeno ou médio. 

2 Com a folha de papel e o objeto escolhido, procure um lugar onde você possa testar a luz e a sombra antes de começar a desenhar.  Talvez perto de uma janela com luz natural. Ou se preferir, pode pegar uma  fonte luminosa  artificial (abajur)  e projetar a luz para ver o resultado da sombra. 

3 Quando encontrar uma sombra do seu agrado, comece então a preencher o desenho que aparece no papel. Para realçar o desenho, use apenas o lápis de escrever ou caneta preta. Se quiser, faça mais de um desenho. 

                                                           Boa atividade para todos!

                                                                 Professor Gilmar