OI TURMA!! đ
SIGO DESEJANDO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCĂS E SUAS FAMĂLIAS!
POR AQUI, NOSSA SEMANA 8!
NAS SEMANAS ANTERIORES, ESTUDAMOS AS LETRAS VOGAIS DE FORMA BEM ESPECĂFICA. AGORA, VAMOS PENSAR MAIS NAS OUTRAS LETRAS DO NOSSO ALFABETO.
VAMOS LĂ?!
ATIVIDADE 1:
- COPIE CADA DESENHO NO BLOCĂO OU EM FOLHA SEPARADA PARA REGISTRAR AS ATIVIDADES DA SEMANA.
- COM UM LĂPIS DE COR VERMELHO CIRCULE TODAS AS LETRAS "A".
- COM UM LĂPIS DE COR AZUL CIRCULE TODAS AS LETRAS "E".
- COM UM LĂPIS DE COR VERDE CIRCULE TODAS AS LETRAS "I".
- COM UM LĂPIS DE COR LARANJA CIRCULE TODAS AS LETRAS "O".
- COM UM LĂPIS DE COR MARROM CIRCULE TODAS AS LETRAS "U".
- AGORA, OBSERVE EM CADA PALAVRA, AS LETRAS QUE NĂO FORAM CIRCULADAS.
✱ NO NOSSO ALFABETO, TODAS AS LETRAS QUE NĂO SĂO VOGAIS (A, E, I, O, U) SĂO CHAMADAS DE CONSOANTE.
✱ Ă PRECISO LEMBRAR QUE CADA LETRA TEM UM NOME E UM (OU MAIS) SOM.
ATIVIDADE 2:
- ABAIXO, VEJA O CLIPE "AS LETRAS FALAM", UMA PROPOSTA DO PROF. JAIME ZORZI.
- PRESTE ATENĂĂO NO SOM QUE A CANTORA FAZ PARA CADA LETRA.
- ELA APRESENTA A LETRA E SEU SOM, MAS AS LETRAS "C", "G", "R", "S", "W", "X" E "Z" POSSUEM MAIS SONS. SĂ QUE ISSO, VEREMOS MAIS TARDE QUANDO VOLTARMOS PARA A SALA DE AULA!
⇒ A PARTIR DE AGORA EM NOSSAS ATIVIDADES, VAMOS DESTACAR AS LETRAS CONSOANTES.
⇒ VAMOS INICIAR COM A LETRA...
B
ATIVIDADE 3:
- OBSERVE A SEQUĂNCIA DE FOTOS QUE CONTA A HISTĂRIA DO LIVRO "O BALĂO FUJĂO".
AUTOR E ILUSTRADOR: CANINI
- GOSTOU DA HISTĂRIA?
- CONVERSE COM ALGUĂM DA TUA FAMĂLIA PRA SABER SE VOCĂS ENTENDERAM DA MESMA FORMA A HISTĂRIA CONTADA POR CANINI.
- NO FINAL, AS CRIANĂAS TIVERAM UMA BOA IDEIA PARA RESOLVER O PROBLEMA?
ATIVIDADE 4:
- DESENHA UM BALĂO NO BLOCĂO OU NA FOLHA ESCOLHIDA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA.
- ESCREVE A PALAVRA BALĂO.
- CONTORNA COM UM LĂPIS DE COR A LETRA INICIAL B.
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA B COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" BA.
POR EXEMPLO: BA DE BALĂO
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" Ă CHAMADO DE SĂLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA B COM A VOGAL E, TEMOS A SĂLABA BE.
POR EXEMPLO: BE DE BETERRABA
✱ JUNTANDO A LETRA B COM A VOGAL I, TEMOS A SĂLABA BI.
POR EXEMPLO: BI DE BICICLETA
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA B COM A VOGAL O, TEMOS A SĂLABA BO.
POR EXEMPLO: BO DE BOLACHA
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA B COM A VOGAL U, TEMOS A SĂLABA BU.
POR EXEMPLO: BU DE BUZINA
ATIVIDADE 5:
- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUĂM DA TUA FAMĂLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA B.
- VEJA SE VOCĂS CONSEGUEM ENCONTRAR, NO MĂNIMO, 5 OBJETOS.
đ VALE PEDIR O BATOM DA MĂE OU DA AVĂ EMPRESTADO!
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCĂO E ESCREVE A LETRA B.
ATIVIDADE 6:
- LIGUE, TRAĂANDO UMA LINHA COM O LĂPIS, CADA DESENHO AO SEU NOME:
⇒ ESSA ATIVIDADE PODERĂ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCĂO/FOLHA.
ATIVIDADE 7:
- DESENHA 5 BALĂES E NO LUGAR DA PEDRA AMARRADA NA PONTA DA CORDA, DESENHE UMA ETIQUETA.
- EM CADA ETIQUETA, ESCREVA UM DOS NĂMEROS ABAIXO:
10 - 13 - 17 - 20 - 25
- NO BALĂO COM A ETIQUETA DE NĂMERO 10, DESENHE 10 BARCOS.
- NO BALĂO COM A ETIQUETA DE NĂMERO 13, DESENHE 13 BERGAMOTAS.
- NO BALĂO COM A ETIQUETA DE NĂMERO 17, DESENHE 17 BICOS.
- NO BALĂO COM A ETIQUETA DE NĂMERO 20, DESENHE 20 BOLINHAS.
- NO BALĂO COM A ETIQUETA DE NĂMERO 25, DESENHE 25 BĂSSOLAS.
⇒ VAMOS RELEMBRAR A SEQUĂNCIA DOS NĂMEROS DE 1 AO 25:
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25.
HORA DE BRINCAR!!
ATIVIDADE 8:
✱ SE HOUVER A POSSIBILIDADE, ENCHA UM BALĂO DE ANIVERSĂRIO E BRINQUE!!
- JOGUE O BALĂO PARA CIMA E TENTE NĂO DEIXĂ-LO CAIR NO CHĂO.
- TENTE MANTER O BALĂO NO AR, SEM DEIXAR CAIR, USANDO DIFERENTES PARTES DO CORPO (OMBRO, JOELHO, PĂ, COTOVELO, BUMBUM, COSTAS, ORELHA,...)
- PEĂA PARA ALGUĂM DA TUA FAMĂLIA ESCONDER O BALĂO E TU TENS QUE ACHAR ANTES DO TEMPO TERMINAR (QUEM ESCONDEU, CONTA ATĂ 25).
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentårio.