terça-feira, 1 de setembro de 2020

TURMA BJOVEM- PROF° RAQUEL TURELLY (20° SEMANA).

 

Olá, turma querida! Que saudade de vocês e do nosso convívio! Vamos para mais uma semana de atividades, continuem se dedicando!
Um Beijo!!!


As atividades devem ser realizadas no caderno de Língua Portuguesa, Lembrando que o que não for possível imprimir, deve ser copiado. Bom trabalho!


1. Continuaremos nessa semana a trabalhar o uso do SS:

2. 


3. 



4. 


5- Desafio: Forme quantas palavras conseguir com as sílabas abaixo:






As atividades devem ser realizadas no caderno de Língua Portuguesa, lembrando que o que não for possível imprimir, deve ser copiado. Bom trabalho!








A22 - KARINE - SEMANA 20

 Olá pessoal! Já conseguiram acessar à plataforma córtex? Lá estão as nossas atividades também. E por lá, poderão me enviar fotos das atividades prontas, mandar recados e dúvidas. 






TURMAS : B JOVEM - B 11 - B 12 - B 21 - B 22 - ARTES - SEMANA 20



Saudações alunos! Já estamos em nossa vigésima semana de atividades! Quantas mudanças para vocês alunos e também para nós professores!

Minha sugestão de atividade é trabalharmos com recortes de papeis. Já trabalhamos isto antes, mas insisto nesta técnica por ela ser barata e por oferecer efeitos visuais que podem surpreender. Isto é o que o artista francês Hanri Matisse experimentou quando usou estes materiais. Vejamos algumas de suas obras: nesta primeira, uma profusão de folhas vegetais, de diferentes tamanhos, cores e formas, que se espalham pelo espaço. Tem um efeito bonito, pois a maneira como as folhas estão distribuídas nos dão a ideia de movimento. Observem como ele optou por deixar a parte do espaço quase sem folhas, dando uma sensação de leveza. 


 Já no desenho abaixo, podemos observar um banhista que se joga do trampolim. Vejam que bacana: apenas com os recortes, ele consegue criar um belo efeito visual, usando formas curvas e retas. Também podemos observar como ele organizou o desenho por faixas ou divisões horizontais. Cada uma delas bem definida e com uma cor própria. 



Na imagem a seguir, que é um cartaz sobre uma exposição de Matisse, mais uma vez os papéis recortados criam um efeito alegre e dinâmico.  



  

ATIVIDADE: Desenho com recortes
Materiais: embalagens de papel usadas, folhas de jornais, propagandas e revistas coloridos. Uma folha em branco.

1 Primeiro, selecione as partes coloridas dos papéis que você acha que dá para aproveitar. Depois, Imagine algumas formas e tente recortá-las. Não jogue fora as partes que sobraram: você poderá usá-las na hora de montar o trabalho.

2 Depois de recortadas as formas que você escolheu, ainda não as cole sobre a folha de papel. Primeiro tente experimentá-las em várias posições e lugares na folha. Vá testando até chegar a um resultado (arranjo) que lhe agrade. 

3 Quando você atingiu um arranjo visual que é do seu agrado, comece então a colar as partes, uma a uma, para não perder a ordem do desenho que você já tinha esquematizado. 

Uma boa atividade e para inspirar, mais alguns recortes de Matisse visto em uma exposição.

                            


Lembrete: se você puder, poste sua sua atividade na plataforma Córtex.

TURMAS A 32 - EJA (T1 - T2 - T3 ) ARTES- SEMANA 20


Olá Alunos!

Para a atividade desta semana minha sugestão  é um desenho com barbante! Isto mesmo: desenhar com o barbante e depois poder fazer cópias. É uma técnica simples e barata, que dá para fazer em casa e pode dar efeitos muito legais.  Então, vamos acompanhar as etapas e as imagens para melhor compreensão:   
  • Em um folha de papel branco desenhe com o lápis  uma ou duas figuras que você gosta. Procure não fazer em tamanho muito pequeno para não dificultar colar o barbante. 
  • Depois,  passe cola sobre as linhas desenhadas. E em cima delas, coloque o barbante, como na imagem 1.
  • Passe um pouco de  tinta  contornando as linhas onde está o barbante, como na imagem 2.
  •  E por último, coloque com cuidado outra folha em cima para copiar a imagem. Faça uma leve pressão com a mão para copiar o desenho. Temos uma ideia do resultado na imagem 3.



12


                   3
    Fonte das imagens: novaescola.org.br

E assim, você terá  uma bela imagem do seu desenho.  E o melhor: se quiser, pode copiar muitas vezes. Se você puder, fotografe sua atividade e poste-a na plataforma Córtex.
                                                               Obrigado!

TURMAS A 12 - A 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 20

OLÁ  TURMINHAS A12 e A 22 !


"Conchas e estrelas,
curvas de areia 
que a onda leva e traz" (...) 
Assim começa esta linda canção do músico Arnaldo Antunes, intitulada Orvalhinho do mar. Claro, ela nos fala do mar. E qual criança não fica feliz e fascinada  ao descobrir seus encantos? E Além de de ser uma linda canção, ela é acompanhada por um belíssimo videoclipe, cheio de desenhos e encantadoras cores. Pode emocionar tantos as crianças quanto aos adultos. 

Então,  depois de exibir o vídeo para as crianças, é só pedir para elas fecharem os olhos e imaginar um lindo dia de sol no mar.  E depois... desenhar!
Enquanto o verão não chega e a pandemia ainda afeta a todosdesenhar sempre dá liberdade ao mundo imaginativo da infância. E se você tiver possibilidade, fotografe e poste o desenho da sua criança na plataforma Córtex.
                                                         Obrigado! 

A21- ARTES- PROF IVETI MATOS- 2º SEMESTRE - 2º TRIMESTE 20ª AULA



        PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS - PMPA.             
                    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SMED
  EMEF PRESIDENTE VARGAS-PV/PASSOS DAS PEDRAPOA/RS.                                    
TURMA(S):  A21-M                   SEMESTRE- 2º TRIM.
01/09 à 04/09/2020- AULA 20ª.
DISCIPLINA: ARTES - PROF IVETI MATOS- NOTA MÁXIMA: “A” NOTA ALCANÇADA:....
ALUNO(A): ........................................................................................................    TURMA:......
PRESENÇAS: 02 presenças referente 2hs/a.
 DATA DA ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR PARA OS ALUNOS QUE ENCONTRAREM DIFICULDADE DE ACESSAR A PLATAFORMA, COM O CELULAR E COMPUTADOR.
OBS: ALUNOS QUE JÁ ESTÃO CADASTRADOS NA PLATAFORMA ( É PORQUE TEM CELULAR OU COMPUTADOR ), APARECE NA PLATAFORMA COMO: “AGUARDANDO A ENTREGA”= RECEBEU E ESTÁ FAZENDO O TRABALHO  OU “ENTREGUE”= ENVIOU O TRABALHO PARA O PROF., POIS O “ALUNO QUE NÃO TEM ACESSO” TAMBÉM APARECE PARA O PROFESSOR, ESTE TEM QUE CONTATAR A ESCOLA. 
RECOMENDO   FAZER A ATIVIDADE NA TERÇA-FEIRA QUE É O DIA QUE O PROFESSOR DE ARTES PUBLICA/ ENVIA PARA O ALUNO NA PLATAFORMA BLOGGLER, OU NA PRÓXIMA SEMANA. NÃO ATRASE, NÃO DEIXE PARA DEPOIS, NÃO ACUMULE   ATIVIDADES POIS TEM PRAZO. SE LIGUE!
TERÇA-FEIRA É O DIA DAS ARTES. É DIA DE RECEBER A ATIVIDADE E FAZER.
CONTATO: ivetiprofartes.pv@gmail.com somente para envio trabalhos que não conseguiram acessar a plataforma ou tiveram alguma dúvida ou problema.
                                                                                                                 
AULA 20ª
SAUDAÇÕES:BOM DIA OU BOA TARDE, AMIGOS! ESTEJAM NA PAZ E NO AMOR DIVINO!
                        “EDUCAÇÃO É O CAMINHO DA AUTONOMIA E LIBERDADE”.
ATENÇÃO: OS CUIDADOS BÁSICOS CONTRA O VÍRUS CORONA-19 CONTÍNUA/SEMPRE.
CUIDE DA SUA SAÚDE, DE SEUS FAMILIARES E DOS OUTROS.CUIDE DO CORPO E DA ALMA.
VACINE-SE! VISITE O POSTO DE SAÚDE – LEVE O CARTÃO DE VACINA, CARTÃO SUS E MANTENHA-AS EM DIA.  “VIDA E SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS.” FAÇA A SUA PARTE.
      
·         OBJETIVOS: PROPOR AO ALUNO:
·         (EF15AR02) EXPLORAR E RECONHECER ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS ARTES VISUAIS ( PONTOS- LINHAS - FORMAS ESPAÇO.
·         TRABALHAR COM A MOTRICIDADE FINA (DEDOS E MÃOS) CONTRIBUINDO PARA UMA BOA ESCRITA, DESENHO, TRAÇOS E PINTURA.
·         PROPORCIONANDO O DESENVOLVIMENTO PARA A ESCRITA, O DESENHO, O TRAÇADO A PINTURA E PRINCIPALMENTE A CRIATIVIDADE.
·         TEMÁTICA: BALÕES (OBSERVAR A AMOSTRA/ IMAGEM ABAIXO).
·         TÉCNICAS: COLAGEM POM-POM (BOLINHAS DE PAPEL CREPON E OUTROS).
·         MATERIAIS:).PAPEL CREPON (2 OU 3 CORES) OU PAPEL HIGIÊNICO LIMPO OU PAPEL GUARDANAPO DE BOCA/ COZINHA, COLA, TESOURA, CANETINHAS HIDROCOR E OUTROS.
·         EXECUÇÃO: SEPARAR OS MATERIAIS ARTÍSTICOS E PAPÉIS POR COR, RASGAR PEDACINHOS DE PAPÉIS E FAZER BOLINHAS COM OS DE DEDOS E SEPARÁ-LAS POR COR (SE NÂO FOR O BRANCO) E TAMANHO.
·         MONTAR DENTRO OU EM CIMA DAS FORMAS E OBSERVAR SE ESTÁ DO SEU AGRADO DENTRO DA SUA IDEIA E DE SEU PROJETO.
·         APÓS COLAR, AGUARDAR A SECAGEM E PINTAR( SE FOR O PAPEL BRANCO) COM CANETINHAS, ANILINA + ÁGUA ( FAZER UMA TINTA FORTE E POUCA) OU SUCO FORTÍSSIMO DE BETERRABA ( BATER NO LIQUIDIFICADOR OU DEIXAR RASPAS, PEDACINHO DE BETERRABA DE MOLHO NA ÁGUA( POUCA ÁGUA)OU CORANTES E LÁPIS DE COR O QUE ACHAR NECESSÁRIO (CONTORNO OU DETALHES).

·         OPÇÃO 2 – O ALUNO PODERÁ DESENHAR BALÕES DO TAMANHO E FORMA QUE DESEJAR USANDO OBJETOS E FORMAS COMO:  UM PIRES, UMA TAMPA GRANDE E OUTROS MATERIAIS EM OUTRA FOLHA.
·         OPÇÃO 3 – O ALUNO PODERÁ USAR OUTRO TIPO DE PAPEL PARA FAZER A BOLINHAS, MAS DEVE SER PAPEL MACIO (REVISTAS, PRESENTES).
·         FAZER A FOTO/ IMAGEM E ENVIAR PARA A PLATAFORMA OU E-MAIL.
·         AMOSTRA – MODELO PARA TER UMA IDEIA.
·         SEMPRE COLOCAR NOME COMPLETO, TURMA E DATA E NÚMERO AULA.
·         BIBLIOGRAFIA: SÍTIOS DE PROCURA

TÉCNICA- VER COM SE FAZ- PASSE A TÉCNICA PARA O S BALÕES.  




                  
                          

                             .                  

A31- ARTES- PROF IVETI MATOS - 2º SEMESTRE- 2º TRIMESTRE 20ª AULA

                  PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS - PMPA.             
                                     SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SMED
                         EMEF PRESIDENTE VARGAS-PV/PASSOS DAS PEDRAS/POA/RS.                                    
TURMA(S):  A31-M                                                       2º SEMESTRE
01/09 à 04/09/2020- AULA 20ª.
DISCIPLINA: ARTES - PROF IVETI MATOS- NOTA MÁXIMA: “A” NOTA ALCANÇADA:......
ALUNO(A): ..................................................................................................TURMA:..........
PRESENÇAS: 02 presenças referente 2hs/a.
 DATA DA ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR PARA OS ALUNOS QUE ENCONTRAREM DIFICULDADE DE ACESSAR A PLATAFORMA, COM O CELULAR E COMPUTADOR.
OBS: ALUNOS QUE JÁ ESTÃO CADASTRADOS NA PLATAFORMA ( É PORQUE TEM CELULAR OU COMPUTADOR ), APARECE NA PLATAFORMA COMO: “AGUARDANDO A ENTREGA”= RECEBEU E ESTÁ FAZENDO O TRABALHO  OU “ENTREGUE”= ENVIOU O TRABALHO PARA O PROF., POIS O “ALUNO QUE NÃO TEM ACESSO” TAMBÉM APARECE PARA O PROFESSOR, ESTE TEM QUE CONTATAR A ESCOLA. 
RECOMENDO   FAZER A ATIVIDADE NA TERÇA-FEIRA QUE É O DIA QUE O PROFESSOR DE ARTES PUBLICA/ ENVIA PARA O ALUNO NA PLATAFORMA BLOGGLER, OU NA PRÓXIMA SEMANA. NÃO ATRASE, NÃO DEIXE PARA DEPOIS, NÃO ACUMULE   ATIVIDADES POIS TEM PRAZO. SE LIGUE!
TERÇA-FEIRA É O DIA DAS ARTES. É DIA DE RECEBER A ATIVIDADE E FAZER.
CONTATO: ivetiprofartes.pv@gmail.com somente para envio trabalhos que não conseguiram acessar a plataforma ou tiveram alguma dúvida ou problema.
                                                                                                                 
AULA 20ª
SAUDAÇÕES:BOM DIA OU BOA TARDE, AMIGOS! ESTEJAM NA PAZ E NO AMOR DIVINO!
                        “EDUCAÇÃO É O CAMINHO DA AUTONOMIA E LIBERDADE”.
ATENÇÃO: OS CUIDADOS BÁSICOS CONTRA O VÍRUS CORONA-19 CONTÍNUA/SEMPRE.
CUIDE DA SUA SAÚDE, DE SEUS FAMILIARES E DOS OUTROS.CUIDE DO CORPO E DA ALMA.
VACINE-SE! VISITE O POSTO DE SAÚDE – LEVE O CARTÃO DE VACINA, CARTÃO SUS E MANTENHA-AS EM DIA.  “VIDA E SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS.” FAÇA A SUA PARTE.
      
·         OBJETIVOS: PROPOR AO ALUNO:
·         (EF15AR02) EXPLORAR E RECONHECER ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS ARTES VISUAIS ( PONTOS- LINHAS - FORMAS ESPAÇO.
·         TRABALHAR COM A MOTRICIDADE FINA (DEDOS E MÃOS) CONTRIBUINDO PARA UMA BOA ESCRITA, DESENHO, TRAÇOS E PINTURA.
·         PROPORCIONANDO O DESENVOLVIMENTO PARA A ESCRITA, O DESENHO, O TRAÇADO A PINTURA E PRINCIPALMENTE A CRIATIVIDADE.
·         TEMÁTICA: FLOR TULIPA (OBSERVAR A AMOSTRA/ IMAGEM ABAIXO).
·         TÉCNICAS: COLAGEM POM-POM (BOLINHAS DE PAPEL CREPON E OUTROS).
·         MATERIAIS:).PAPEL CREPON (2 OU 3 CORES) OU PAPEL HIGIÊNICO LIMPO OU PAPEL GUARDANAPO DE BOCA/ COZINHA, COLA, TESOURA, CANETINHAS HIDROCOR E OUTROS.
·         EXECUÇÃO: SEPARAR OS MATERIAIS ARTÍSTICOS E PAPÉIS POR COR, RASGAR PEDACINHOS DE PAPÉIS E FAZER BOLINHAS COM OS DE DEDOS E SEPARÁ-LAS POR COR (SE NÂO FOR O BRANCO) E TAMANHO.
·         MONTAR DENTRO OU EM CIMA DAS FORMAS E OBSERVAR SE ESTÁ DO SEU AGRADO DENTRO DA SUA IDEIA E DE SEU PROJETO.
·         APÓS COLAR, AGUARDAR A SECAGEM E PINTAR( SE FOR O PAPEL BRANCO) COM CANETINHAS, ANILINA + ÁGUA ( FAZER UMA TINTA FORTE E POUCA) OU SUCO FORTÍSSIMO DE BETERRABA ( BATER NO LIQUIDIFICADOR OU DEIXAR RASPAS, PEDACINHO DE BETERRABA DE MOLHO NA ÁGUA( POUCA ÁGUA)OU CORANTES E LÁPIS DE COR O QUE ACHAR NECESSÁRIO (CONTORNO OU DETALHES).
·         OPÇÃO 2 – O ALUNO PODERÁ DESENHAR UMA FLOR DO TAMANHO E FORMA QUE DESEJAR USANDO OBJETOS E FORMAS COMO:  UM PIRES, UMA TAMPA GRANDE E OUTROS EM OUTRA FOLHA.
·         OPÇÃO 3 – O ALUNO PODERÁ USAR OUTRO TIPO DE PAPEL PARA FAZER A BOLINHAS, MAS DEVE SER PAPEL MACIO (REVISTAS, PRESENTES).
·         FAZER A FOTO/ IMAGEM E ENVIAR PARA A PLATAFORMA OU E-MAIL.
·         AMOSTRA – MODELO PARA TER UMA IDEIA.
·         SEMPRE COLOCAR NOME COMPLETO, TURMA E DATA.
  https://www.google.com/search?q=FLOR+PARA+COLAGEM+BOLINHAS+DE+PAPEL+CREPOM&oq=FLOR&aqs=chrome.1.69i59l2j69i57j69i60l2j0j69i60.8932j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
                                          


 
                             .