terça-feira, 26 de maio de 2020

B31, B32- ARTES- PROF. IVETI MATOS

OLÁ! TURMAS!B31.32

AULA DE HOJE REFERE-SE AO PERÍODO DE 25.05 À 29.05.2020.

RIVISE A  AULA ANTERIOR SOBRE O ARTISTA GAÚCHO IBERÊ CAMARGO.
LEMBREM-SE DOS BRINQUEDOS DE INFÂNCIA ( TEMÁTICA) QUE  SE TRANSFORMOU EM ARTE.

ENTÃO, SEGUE A TAREFA DE HOJE.

1. COLOQUE-SE AO TRABALHO COM TODOS OS MATERIAIS ARTÍSCOS PEDAGÓGICOS.
2. CONCENTRE-SE EM VOCÊ E PENSE NA SUA INFÂNCIA, NOS BRINQUEDOS OU MESMO AS  BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA: ANOTE-AS , DESCREVA-AS E ESCOLHA UMA OU DUAS DAS IDEIAS E DEPOIS DESENHE, TRANSFORME, ABSTRAIA E APÓS PINTE COMO VOCÊ  IDEALIZA O OBJETO, O BRINQUEDO.
3. ASSINE NA FRENTE OU SOBRE O TRABALHO, NO PÉ DA PÁGINA A DIREITA.
4. TAMBÉM COLOQUE O TEMA ( O NOME DO BRINQUEDO OU BRINCADEIRA).
5. NO VERSO COLOQUE OS DADOS COMPLETOS.

BOM TRABALHO.




C32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.


C32 - Fórum de Matemática - PV: 
Grupo para interagirmos, tirarmos dúvidas e trocarmos uma ideia. Entrem lá! 😉


Semana 6

Capítulo 3 - MATEMÁTICA FINANCEIRA

(Página 61)

Resumo:

ACRÉSCIMO E DESCONTO


          Vamos ver um exemplo de problemas envolvendo acréscimo ou desconto com porcentagem.


          Exemplo: Na alta temporada, um pacote de viagem para Foz do Iguaçu sai por R$ 1.400,00 por pessoa. Na baixa temporada, o mesmo pacote de viagem tem um desconto de 28%. Sendo assim, na baixa temporada:
          a) De quantos reais será o desconto?
          b) Qual será o valor final do pacote de viagem?

          a) Solução: Devemos calcular quanto é 28% de R$ 1.400,00. Como 28% é o mesmo que 28/100 ou o mesmo que 0,28, temos duas maneiras de calcular:


ou


         a) Resposta: O desconto será de R$ 392,00.


           b) Solução: Como trata-se de um desconto, que pelo item anterior vimos que equivale a R$ 392, basta então fazermos 

1400,00 - 392,00 = 1008,00

          b) Resposta: O valor final do pacote de viagem com desconto será de R$1.008,00.



          Obs.: Caso a questão se referisse a um acréscimo, o item a) seria calculado da mesma maneira, porém, no item b), ao invés de fazermos uma subtração (desconto), faríamos uma adição (acréscimo).



ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 64
Exercício 1 (copiar e responder)
Exercício 2 (copiar e responder)
Exercício 3 (apenas responder)
Exercício 7 (apenas responder)


Resposta do exercício da semana passada:

C31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

C31 - Fórum de Matemática - PV: 
Grupo para interagirmos, tirarmos dúvidas e trocarmos uma ideia. Entrem lá! 😉


Semana 6

Capítulo 3 - MATEMÁTICA FINANCEIRA

(Página 61)

Resumo:

ACRÉSCIMO E DESCONTO


          Vamos ver um exemplo de problemas envolvendo acréscimo ou desconto com porcentagem.


          Exemplo: Na alta temporada, um pacote de viagem para Foz do Iguaçu sai por R$ 1.400,00 por pessoa. Na baixa temporada, o mesmo pacote de viagem tem um desconto de 28%. Sendo assim, na baixa temporada:
          a) De quantos reais será o desconto?
          b) Qual será o valor final do pacote de viagem?

          a) Solução: Devemos calcular quanto é 28% de R$ 1.400,00. Como 28% é o mesmo que 28/100 ou o mesmo que 0,28, temos duas maneiras de calcular:


ou


         a) Resposta: O desconto será de R$ 392,00.


           b) Solução: Como trata-se de um desconto, que pelo item anterior vimos que equivale a R$ 392, basta então fazermos 

1400,00 - 392,00 = 1008,00

          b) Resposta: O valor final do pacote de viagem com desconto será de R$1.008,00.



          Obs.: Caso a questão se referisse a um acréscimo, o item a) seria calculado da mesma maneira, porém, no item b), ao invés de fazermos uma subtração (desconto), faríamos uma adição (acréscimo).



ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 64
Exercício 1 (copiar e responder)
Exercício 2 (copiar e responder)
Exercício 3 (apenas responder)
Exercício 7 (apenas responder)


Resposta do exercício da semana passada:

C12 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 6


Resumo: continuação

FRAÇÕES


* Divisão de frações

(este conteúdo encontra-se de outra forma na página 42 do livro)


          Para determinar o resultado da divisão de duas frações, basta multiplicar a primeira fração pela inversa da segunda fração (oi? 😅). Vamos lá...


          Você deve reescrever a conta, trocando a divisão por uma multiplicação e invertendo o numerador e o denominador da segunda fração.
          Assim você recai em uma multiplicação de fração por fração, que resolvemos como vimos na semana passada.
          

          Para os casos de divisão de número natural por fração, basta acrescentarmos 1 em baixo do número natural para transformá-lo em uma fração e resolver como anteriormente.
          
          Veja como resolvemos 7 : 2/5





ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 44
Exercício 40 (copiar e responder)
Exercício 48 (copiar e responder)

C11 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 6


Resumo: continuação

FRAÇÕES


* Divisão de frações

(este conteúdo encontra-se de outra forma na página 42 do livro)


          Para determinar o resultado da divisão de duas frações, basta multiplicar a primeira fração pela inversa da segunda fração (oi? 😅). Vamos lá...


          Você deve reescrever a conta, trocando a divisão por uma multiplicação e invertendo o numerador e o denominador da segunda fração.
          Assim você recai em uma multiplicação de fração por fração, que resolvemos como vimos na semana passada.
          

          Para os casos de divisão de número natural por fração, basta acrescentarmos 1 em baixo do número natural para transformá-lo em uma fração e resolver como anteriormente.
          
          Veja como resolvemos 7 : 2/5





ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 44
Exercício 40 (copiar e responder)
Exercício 48 (copiar e responder)

B31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 6


Resumo:

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: OPERAÇÕES INVERSAS

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 56 do livro)

          Exemplo: Você foi ao mercado com 30 reais e após realizar uma compra sobrou 6 reais. Quanto custou a compra?

          Solução: Para saber quantos reais custou a compra, basta realizar a subtração
30 - 6 = 24

          Portanto, a compra custou 24 reais.


          Podemos conferir se essa subtração está correta realizando a seguinte adição:
24 + 6 = 30 
(o valor da compra + o que sobrou = ao dinheiro que você tinha)

          Isso acontece porque a subtração e a adição são operações inversas.
     
          INVERSA: vem da palavra inverter; contrário; é o que faz algo voltar ao que era antes.


* Expressões numéricas envolvendo adição e subtração


          Expressões numéricas são uma sequência de duas ou mais operações (contas).
          Quando só há adição e subtração na expressão, devemos fazer as contas na ordem de leitura (da esquerda para a direita).
          Exemplo:

          No caso de aparecer parênteses (   ) na expressão numérica, as contas que estão dentro dos parênteses devem ser realizadas primeiro, também na ordem de leitura. Só depois de resolver tudo que está dentro do parênteses e chegar a um único resultado é que poderemos retirá-los para resolver com as contas que estão fora.




ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 57
Exercício 23 (copiar e responder)
Exercício 24 (copiar e responder)
Exercício 25 (copiar e responder)
Exercício 28 (copiar e responder)


TURMA A32 PROFESSORA LUCIANE BEIER SEMANA 6


Olá, queridos  alunos e alunas!!!!
     
Hoje iniciamos a nossa sexta semana de trabalhos a distância. Estou com  muita saudade de todos. Espero que estejam bem e que logo a gente possa se encontrar lá na escola.
Façam as atividades no caderno, com capricho,  e não esqueçam de colocar a data.

ATIVIDADE  1

Vamos brincar de trava-língua?
Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas.
Acesse o link e escute o Rap do trava-línguas.

 Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.

ATIVIDADE 2

        TRAVA-LÍNGUAS PARA LER ORALMENTE


Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.
Treine a leitura, apresente em casa para a família e divirta-se!

           - O pelo do peito do pé do Pedro é preto.

   - O seu Veiga come aveia e pão com manteiga.
 
     - O tenente valente felizmente recebeu um presente.

          - A faca afiada ficava no fundo do fogão.
 
       - A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.

        - O doce perguntou pro doce, qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce, que o doce mais doce que o doce de batata-doce. É o doce de doce de batata-doce.

     - Alô, o tatu tá ai? – Não, o tatu não tá. Mas a mulher do tatu tando. É o mesmo que o tatu tá;

     - O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem;

    - Se o Papa papasse papa. Se o Papa papasse pão. O Papa tudo papava. Seria o Papa papão;

     - Olha o sapo dentro do saco. O saco com o sapo dentro. O sapo batendo papo e o papo soltando o vento;

- A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.

ATIVIDADE 3

Escolha três trava-línguas que você tenha gostado muito e copie no seu caderno.

ATIVIDADE  4

1.Assistir o vídeo sobre Masculino e Feminino

2. Complete com o feminino de cada nome.

O PORCO   -  A   PORCA
O MACACO  -
O URSO -
O CACHORRO -
O GATO -
O PATO –
UM COELHO –
UM POMBO –
O LEÃO –
O CÃO – 

ATIVIDADE  5

Copiar os quadros no seu caderno.


ATIVIDADE  6

   Copiar  no  seu caderno as atividades matemáticas e resolver.

 
ATIVIDADE  7

Assista  a  história  do  Monstro das cores.