segunda-feira, 22 de junho de 2020

CJovem - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

Nome do aluno:

Aula da semana 10 – 22 a 25 de junho de 2020

Querido aluno, espero que estejas bem.


VERBOS: revisão

Nota da professora:
Lê a teoria com atenção e faz um resumo do teu caderno.





Lembrete: Verbo é uma palavra que indica ação, estado, fato ou fenômeno da natureza.

Ação: Felipe desenhou um lindo urso.
Estado: A panela estava suja e amassada.
Mudança de estado: O pai ficou furioso.
Fenômeno da naturezaChoveu ontem.

A palavra “verbo” em latim significa “palavra”. Isso mostra como o verbo é importante para a língua.
Algumas vezes, dois verbos podem se juntar para formar uma locução verbal. Exemplo: “Joana resolveu colocar o bolo no forno”.
Os verbos “resolveu” e “colocar” formam a locução verbal. Sendo assim, locução verbal é a combinação de dois ou mais verbos.

FLEXÃO DE PESSOA E NÚMERO

Os verbos são palavras variáveis. Compara as frases a seguir.

Ambas tinham pele lisa. (3ª pessoa do plural)
Jorginho fez a tarefa, pois precisava de boas notas. (3ª pessoal do singular)

Os verbos sofrem flexão para indicar a qual pessoa do discurso se referem.

Flexão verbal
Eu
Fiquei
1ª pessoa do singular
Tu
ficaste
2ª pessoa do singular
Ele, ela, você
ficou
3ª pessoa do singular
Nós
Ficamos
1ª pessoa do plural
Vós
ficastes
2ª pessoa do plural
Eles, elas, vocês
ficaram
3ª pessoa do plural





FLEXÃO DE TEMPO

Os tempos situam o fato ou a ação verbal dentro de determinado momento (durante o ato da comunicação, antes ou depois dele).

Compare as seguintes frases:
Eduardo joga futebol.
Presente (do indicativo)
Eduardo jogou futebol.
Pretérito perfeito (do indicativo)
Eduardo jogava futebol.
Pretérito imperfeito (do indicativo)
Eduardo jogara futebol. (tinha jogado)
Pretérito-mais-que-perfeito (do indicativo)
Eduardo jogará futebol
Futuro do presente (do indicativo)
Eduardo jogaria futebol
Futuro do pretérito (do indicativo)


FLEXÃO DE MODO

Os modos indicam as diferentes maneiras de um fato se realizar. São três:

1.  Modo Indicativo: exprime um fato certo, positivo.

Exemplos:
Vou hoje.
Saíram cedo.
Escrevi uma redação.

2. Modo Subjuntivo: enuncia um fato possível, duvidoso, hipotético.

Exemplos:
É possível que chova.
Se você trabalhasse, não passaria fome.
Quando quiserem boas notas, estudem todo o conteúdo.

3. Modo Imperativo: Exprime ordem, proibição, conselho, pedido.

Exemplos:
Volte logo.
Não fiquem aqui.
Sejam atenciosos.

CONJUGAÇÕES VERBAIS

Os verbos têm uma forma neutra, sem flexão, que se chama infinitivo.
Por exemplo: cavoutirou e examinou são formas flexionadas (indicam 3ª pessoa do singular e pretérito) dos verbos cavartirar examinar.
A partir do infinitivo, os verbos são divididos em três grupos, ou conjugações, de acordo com sua terminação:

1ª conjugação
terminados em –ar
Amar, cantar, namorar
2ª conjugação
terminados em –er
Correr, varrer, comer
3ª conjugação
terminados em -ir
Partir, assistir, abrir

Como vimos, os verbos são palavras que carregam muitos sentidos. Além de ação ou estados, eles indicam pessoa, tempo e modo (intenção). Por isso, é preciso dar especial atenção a eles quando estamos lendo e escrevendo, para que o sentido correto do texto seja compreendido ou transmitido.


REFERÊNCIAS

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. São Paulo: Editora Nacional, 2008. 
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. 3. ed. São Paulo: Atual, 2009.


Beijos.

Professora Rejane Barcellos

C22 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS



C22 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

Aula da semana 10 – 22 a 25 de junho de 2020

Nome do aluno:

Olá, querido aluno!
Vamos estudar o modo subjuntivo dos verbos?

VERBOS: SUBJUNTIVO

Nota da professora:

Tempos do subjuntivo

O modo subjuntivo é um modo verbal utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida.
Uma característica particular do subjuntivo é sua dependência em relação a outro verbo.
Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas. O modo subjuntivo tem três divisões.
Observe•
Presente (QUE)
Pretérito imperfeito (SE)
Futuro (QUANDO)

Quando e como utilizar cada um dos tempos verbais do subjuntivo?
Veja a seguir a maneira de usá-los e tire suas dúvidas.


I.       PRESENTE DO SUBJTUNTIVO:

O modo subjuntivo presente assinala:
• Uma ação duvidosa, incerta, que poderá ser realizada ou não.
Ex.: Quem sabe ela venha à reunião?
• Um desejo, uma vontade.
Ex.: Então, que você seja muito feliz no seu novo colégio.

Verbo amar  presente do subjuntivo

Que eu ame
Que tu ames
Que ele ame
Que amemos
Que vós ameis
Que eles amem

II.            PRETÉRITO imperfeito DO SUBJUNTIVO

O pretérito (passado) do modo subjuntivo divide-se em: , pretérito imperfeito

1.  Pretérito imperfeito:
• Um fato que exprime condição e está associado com o futuro do pretérito do indicativo: Se você tivesse dinheiro, compraria uma loja.

Verbo amar do pretérito imperfeito do subjuntivo

Se eu amasse
Se tu amasses
Se ele amasse
Se nós amássemos
Se vós amásseis
Se eles amassem

III.           FUTURO DO SUBJUNTIVO
O modo subjuntivo futuro assinala:
• Uma ação possível ou uma condição:
Ex.: Se você estiver disponível, faremos a reunião amanhã.

Verbo Amar no Futuro do subjuntivo

Quando eu amar
Quando tu amares
Quando ele amar
Quando nós amarmos
Quando vós ameis

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Questão 1- Conjuge os verbos entre parênteses nos tempos do subjuntivo propostos:

a) (…) Espero que o tempo _________ (passar – 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

b) Espero que a semana _________ (acabar - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

c) Pra que eu _________ te ver de novo (poder - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

d) Espero que o tempo_________ (voar - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

e) Pra que você _________ (retornar - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

f) Para que eu _________ te abraçar (“...)”. (poder - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo
(“N”, Nando Reis)

Questão 2 -  A sequência que preenche corretamente a letra da música é:
a) passe – acabe – possa – voe – retorne – possa.
b) passar- acabar – poder – voar – retornar – poder.
c) passa – acaba – possa – voa – retorna – possa.
d) passe – acaba – possa – voa – retorne – poder.
e) passasse – acabasse – pudesse – voasse – retornasse – pudesse.

Um beijo e até a próxima aula.
Professora Rejane Barcellos
E-mail: resilvabarcellos@gmail.com


B32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS


B32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

Nome do aluno:

Aula de 10 – 21 a 26 de junho de 2020

Queridos alunos, vamos realizar agora os exercícios sobre substantivos ,que estudamos na aula passada.

Nota da professora:
Revisa a teoria sobre substantivos das aulas anteriores. Depois, responde os exercícios.

EXERCÍCIOS DE SUBSTANTIVOS-

Parte 2

Questão 1 - Assinala com (P) as frases em que os substantivos destacados são próprios, com (C) os comuns e com (A) os abstratos.
a. (   ) A revista Veja é uma das revistas mais lidas.
b. (   ) Precisamos comer peixes.
c. (   )Amor de mãe é infinito.
d. (...)Inteligência é algo fundamental.
e. (...) O livro está sobre a mesa.
f. ( ...) A pobreza da alma causa pena.
g. (...) Sua coragem me impressiona.
h. (...)O pobre menino não tinha mãe.
i. (....)Manoel sempre foi um menino estudioso
j.(....)O Rio de Janeiro continua lindo

Questão 2. Forma substantivos compostos a partir das palavras a seguir. A partir do modelo.
Modelo: mão: mão-de-obra
a) pão _________________________________________________________
b) abelha ______________________________________________________
c) manga _______________________________________________________
d) couve ________________________________________________________
e) salário _______________________________________________________
f) bomba _______________________________________________________
g) banana _______________________________________________________
h) peixe _______________________________________________________
i) homem _______________________________________________________

Questão 3- Escreve substantivos iniciados com a letra C, de acordo com a indicação.
a) Nomes de pessoas:_____________________________________________
b) Nomes de cidades:______________________________________________
c) Nomes de animais: _____________________________________________
d) Nomes de coisas: ______________________________________________

Questão 4 - Considerando suas respostas no exercício 3, quais foram escritos com iniciais maiúsculas? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5 - Completa as frases.
a) Amazonas, São Francisco e Tietê são nomes de ______________ brasileiros.
b) Brasília, Belo Horizonte, Cacoal e Pimenta Bueno são nomes de _____________ .
c) Mônica, Eduardo, José Ricardo, Maurício e Ana são nomes de ____________________.
d) Calculadora, celular, relógio, máquina fotográfica, caneta e lápis são nomes de ______________________.

Questão 6 - Reescreva, no quadro a seguir, os nomes citados no exercício 5, separando-os conforme sua classificação.

Substantivos próprios
Substantivos comuns







Questão 7- Reescreva as frases a seguir utilizando coletivos, como no modelo. Fique atento à concordância.

Modelo: Os espectadores vaiaram o diretor da peça. / A platéia vaiou o diretor da peça.

a) Os livros estavam destruídos por cupins.
b) As fotografias ficaram excelentes.
c) Os viajantes repousaram na pequena cidade.
d) Os carros da prefeitura estão em péssimas condições.
e) Os artistas fizeram uma excelente apresentação.

Questão 8. Crie substantivos abstratos a partir das palavras a seguir. Observe o modelo.

Modelo:  fraco/ fraqueza

a) sutil: _________________________________________________________
b) belo: _________________________________________________________
c) leve: _________________________________________________________
d) certo: ________________________________________________________
e) puro: _________________________________________________________
f) mole: _________________________________________________________
g) sincero: _____________________________________________________
h) bravo: ________________________________________________________
i) pobre: _______________________________________________________
j) rebelde: _______________________________________________________

Questão 9 - Numere as palavras substantivas, de acordo com a sua classificação.

(1) abstratos
(2) próprios
(3) coletivos
(4) simples ou comum
(5) compostos

(  ) Cata-vento, pé de moleque, girassol.
(  ) Ji-Paraná, Cecília, Marcos.
(  ) Verdade, mentira, amizade.
(  ) Elenco, discoteca, flora, fauna.
(   ) Mesa, couve, rádio, avião

Questão 10 - Escreva com os tipos de substantivos solicitados.
Substantivo próprio: _______________________________________________
Substantivo comum: _____________________________________________
Substantivo coletivo: ______________________________________________

Um beijo da professora
Rejane Barcellos
E-mail: resilvabarcellos@gmail.com