terça-feira, 30 de junho de 2020

A22- KARINE - SEMANA 11

OLÁ TURMA! ESPERO QUE TODOS CONTINUEM BEM E SE CUIDANDO. NESTA SEMANA VAMOS ESTUDAR ALGUMAS ATIVIDADES BEM LEGAIS. OLHEM SÓ!

👀 AS ATIVIDADES ABAIXO VOCÊS IRÃO COPIÁ-LAS E REALIZÁ-LAS NO CADERNO.

1) COPIE E LEIA A FRASE:
LÁ VEM MARIA.
A) PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.
B) ESTA FRASE TEM _________ PALAVRAS.

2) LEIAM OS NOMES ABAIXO E MARQUEM AS SÍLABAS INICIAIS DE CADA UM:

MANOEL MELINA MIGUEL MÔNICA MURILO

> O QUE AS SÍLABAS TÊM EM COMUM?

3) LEIAM ESTES VERSOS:
LÁ VEM MARIA.
MENINA BONITA.

A) SEPARE AS SÍLABAS DA PALAVRA MENINA
B) SEPARE AS SÍLABAS DA PALAVRA BONITA

4) VAMOS FAZER AGORA UMA LISTA DE PALAVRAS QUE VOCÊ CONHEÇA COMEÇADAS POR:
MA                        BO
-                              -
-                              -
-                              -
-                              -

 5) DÊ NOMES PARA ESTES PERSONAGENS:










 👀 Nessa atividade iremos comparar as quantidades. Uma pessoa da família irá copiar a atividade para você no caderno ou imprimir:
 👀 Assista a estes vídeos explicativos:



👀 Esqueceram o que é dúzia? O que é dezena?
Não tem problema, vamos relembrar:
Dezena: são 10 unidades 
Dúzia: são 12 unidades

Uma ótima semana pra todos vocês. 😘

INFORME - SEMANA 11 DE POSTAGEM



OLÁ, COMUNIDADE PRESIDENTE VARGAS

ORGANIZE-SE NAS SEMANAS DE POSTAGEM
ESTAMOS NA SEMANA 11


1º Semana - 17 a 24 de abril.

2º Semana - 27 a 30 de abril.

3° Semana - 04 a 08 de maio.

4° Semana - 11 a 15 de maio.

5° Semana - 18 a 22 de maio.

6° Semana - 25 a 29 de maio.

7° Semana - 01 a 05 de junho.

8º Semana - 08 a 12 de junho.

9º Semana - 15 a 19 de junho.

10º Semana - 22 a 26 de junho.

11º Semana - 29 de junho a 03 de julho.

BOM TRABALHO!

A21 - PROFESSORA IONARA - SEMANA - 11

Olá Turma! Espero que todos continuem bem e se cuidando. Nesta semana vamos estudar algumas atividades bem legais! Olhem só!
👀AS ATIVIDADES ABAIXO VOCÊS IRÃO COPIÁ-LAS E REALIZÁ-LAS NO CADERNO.

1) COPIE E LEIA A FRASE:

LÁ VEM MARIA.

A) PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.
B) ESTA FRASE TEM _____PALAVRAS.

2)LEIAM OS NOMES ABAIXO E MARQUE AS SÍLABAS INICIAIS DE CADA UM:

MANOEL - MELINA - MIGUEL - MÔNICA - MURILO

👀O QUE ESTAS SÍLABAS TEM EM COMUM?


3) LEIAM ESTES VERSOS:

LÁ VEM MARIA
MENINA BONITA

A) SEPARE AS SÍLABAS DA PALAVRA MENINA
B) SEPARE AS SÍLABAS D PALAVRA BONITA

4) VAMOS FAZER AGORA UMA LISTA DE PALAVRAS QUE VOCÊ CONHEÇA COMEÇADAS POR:

          👀MA                          👀 BO

5) DÊ NOME PARA ESTES PERSONAGENS:

👀Nessa atividade iremos comparar as quantidades. Uma pessoa da família irá copiar a atividade para você no caderno ou imprimir:

👀Assista estes videos explicativos:



👀


          👀

Até semana que vem!  😘 Se cuidem!


TURMAS A 12 - A 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR- AULA 11


Olá  turminhas    A 12 e A 22, alunos e pais!

Na aula desta semana vamos ouvir um pouco de música. E é uma música especial, pois  faz parte do folclore brasileiro: é Peixinhos do Mar.  E o grupo musical também é especial, é o Barbatuques.  Eles não utilizam  instrumentos musicais  conhecidos, como a sanfona, a flauta ou o violão.  Toda a sua  música é criada usando os  próprios recursos do corpo: a voz e batidas de palmas, entre outros, criando efeitos sonoros incríveis. 
E para as crianças, que  estão  sempre prontas a descobrir algo,  a comunicação com o mundo usando a expressão do corpo é muito importante. Fazer caretas, "bicos", imitar sons, gesticular, gritar, tudo isso enfim faz parte da linguagem sonora. E o grupo Barbatuques explora esta linguagem muito bem! Vamos conhecer:




ATIVIDADE:

Apreciação da música Peixinhos do mar em conjunto com a família. 


  • Proponho aos pais primeiro assistir ao vídeo sem fazer comentários, deixando a criança  neste primeiro momento apreciar a música sozinha. 
  • Depois,  ao final, se pode perguntar  a criança o que ela gostou na canção e, tentar saber se ela notou que a música é estruturada pelos sons do corpo.
  • Por último proponho ouvir a canção uma segunda vez, e  todos podem tentar interagir  batendo palmas, e  também cantando. 
Esta proposta é bastante simples, mas pode representar um momento de comunhão na família, afinal ouvir e cantar canções faz parte da história de uma infância saudável e feliz!

Boa atividade!




B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 11




ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.


SEMANA 11 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Produção textual.

2. Este mês estudamos um pouco sobre as festas juninas. Ontem, dia 29/06, foi o “Dia de São Pedro”.

Observe a imagem abaixo, COPIE E RESPONDA as perguntas em seu caderno.

O texto (questão 7) deve ser feito em uma folha separada para entregar. 

Seu texto deve estar de acordo com as suas respostas. Utilize-as e crie um texto bem criativo sobre “Festa Junina”!

Não se esqueça das nossas regras para a escrita de textos:

- Título;
- parágrafos (no mínimo 3);
- criatividade;
- sequência lógica (início, meio e fim);
- no mínimo 15 linhas;
- sinais de pontuação;
- letra maiúscula.




Audiodescrição da imagem para a produção textual (realizada pela professora Janaína):











SEMANA 11 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Correção das atividades da semana anterior;
- atividades com gráfico.

2. Confira as respostas das atividades da semana passada.

1. 325 + 499 = 824

Estudam 824 alunos na escola.


2. 



3. 5.535 x 2 = 11.070

O valor arrecadado para a escola foi R$11.070,00.

4. 485 x 9 = 4.365

Pagarei pela viagem R$ 4.365,00.

5. 255 : 5 = 51

A escola pagará em cada prestação R$ 51,00.

6. 1973 + 50 = 2.023

Fará 50 anos de “festerê” em 2.023.

7. 3º ano = 24
4º ano = 48 (24 x 2)
5º ano = 72 (24 x 3)
Total: 24 + 48 + 72 = 144

Apresentaram nas quadrilhas 144 alunos, sendo 24 do 3º ano, 48 do 4º ano e 72 do 5º ano.

8. 1500 + 4790 + 468 = 6.758

Foram feitas 6.758 bandeirinhas.

9. 106 x 2 = 212

Foram vendidos 212 litros de refrigerante.

10. 137 x 2 = 274

Foram feitas 274 maçãs.



3. Atividade com gráfico. 

Você não precisa copiar a primeira parte com as quantidades vendidas. Faça os cálculos no seu caderno e copie o gráfico, pintando as respostas.

Observe as quantidades de itens que foram vendidos em dois dias de festa junina. Calcule o total de cada item e preencha o gráfico. Siga o modelo (pipoca).









Audiodescrição da atividade com gráfico (realizada pela professora Janaína):



Errata da audiodescrição: o resultado do exemplo (pipoca) é R$450,00 e não R$500,00.


4. Agora copie no caderno e responda:

a) Qual item foi mais vendido?
b) Qual item foi menos vendido?
c) Algum item foi vendido na mesma quantidade?
d) Qual a diferença vendida entre o refrigerante e o quentão?
e) Qual a diferença vendida entre o bolo de milho e o cachorro quente?






SEMANA 11 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Questionamentos;
- alimentação dos bebês;
- atividades de pesquisa; 
- vídeo do Dr. Marcelo Saldanha;
- desafio do e-mail.


2. Nas aulas anteriores estudamos sobre as cadeias alimentares e vimos que os seres vivos precisam de energia, inclusive nós. 

Começaremos agora a estudar sobre o CORPO HUMANO.

O tema desta semana é:




QUESTIONAMENTOS PARA REFLEXÃO (NÃO PRECISA ESCREVER):

Imagine que a professora está fazendo estas perguntas em aula e responda mentalmente.





Audiodescrição da imagem (realizada pela professora Janaína):



a) Você conhece ou convive com algum bebê?

b) Você sabe como os bebês se alimentam?

c) A alimentação dos bebês é igual à sua?

d) Pense em algumas coisas que você come. Um bebê recém-nascido pode comer estes alimentos?

e) O que você acha que tem no leite materno?

f) Você poderia se alimentar somente com leite materno?


3. Atividade de pesquisa. Tema da pesquisa:






COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO.

a) De onde vem o leite materno?

b) O que tem no leite materno que é capaz de nutrir um bebê?

c) Até qual idade um bebê deve se alimentar somente de leite materno?

d) O que a mãe do bebê precisa comer para produzir um leite saudável?

e) Existem diferenças entre o leite materno e o leite da vaca?

f) O bebê precisa beber água? Por quê?

g) Uma criança com 10 anos poderia se alimentar somente de leite materno? Por quê?


O Dr. Marcelo Saldanha é um pediatra e fez este vídeo especialmente para vocês para ajudá-los a responder as perguntas acima.




Assista com muita atenção!

Acesse o vídeo pelo link abaixo:




Se possível, faça um videozinho agradecendo as explicações do Doutor Marcelo Saldanha e mande pelo nosso grupo do WhatsApp. 



Ficou alguma dúvida?

Seguem alguns links para ajudar você:
(O acesso aos links não é obrigatório!)






DESAFIO

Agora que estudamos um pouco sobre a alimentação dos bebês, imagine que você é um pediatra. Como você responderia a este e-mail?



*Audiodescrição realizada pela professora Janaína:



Responder no caderno:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Na volta às aulas presenciais vamos conversar sobre as respostas de vocês!








SEMANA 11 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Vídeo sobre “migrações”;
- música: Asa Branca;
- atividades;
- telas de Portinari.

2. Conseguiram fazer a pesquisa da semana passada?

Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre as migrações:



3. Nesta semana daremos enfoque na migração nordestina, pois como vimos no vídeo, houve uma época em que muitos nordestinos migraram para outros Estados do Brasil, ou seja, fizeram uma migração “inter-regional”.

Vamos relembrar a música que escutamos na semana 9?

Música: Asa Branca



Letra da música (preste bastante atenção):






4. Analise a música, copie e responda em seu caderno.

a) Do que fala a música?

b) Por que houve perda de gado?

c) De que sertão fala o autor?

d) De quem ele se despede?

e) Que consequências a seca traz para uma região?

f) Quando esta música foi composta?

g) Você sabia que muitos nordestinos procuram melhores condições migrando para outras regiões do Brasil? Você conhece alguma pessoa que nasceu no Nordeste?

h) Você acha que essa migração ainda ocorre?

i) Existem algumas palavras escritas de maneiras diferentes da ortografia convencional, como “entonce” e “farta”. Por quê?










5. Observe as duas telas. Copie e responda as questões:

Tela 1: Retirantes



Audiodescrição da tela 1 (realizada pela professora Janaína):



Escreva no caderno: 

Tela 1: Retirantes

a) O que significa "retirantes"?
*Pesquise na internet.

b) O que o pintor quis nos mostrar ao pintar esta tela?

c) O que você vê no cenário? Descreva.

d) Quem são as pessoas da tela? Como elas estão?

e) O que elas estão fazendo?

f) Quais as possibilidades de sobrevivência, principalmente de crianças, em situações semelhantes?


Tela 2: Criança morta
  


Audiodescrição da tela 2 (realizada pela professora Janaína):



Escreva no caderno:

Tela 2: Criança morta.

a) Qual a relação entre as duas telas?

b) O cenário é idêntico nas duas telas?

c) Por que você acha que a criança morreu?

d) O que você acha que acontece com muitas famílias de nordestinos quando chegam à cidade?


Comentarei sobre estas questões na próxima semana. 


6. Pesquise para a próxima semana (ANOTAR NO CADERNO):

a) O significado de XENOFOBIA:

b) Quem é CÂNDIDO PORTINARI?


Para você conhecer Cândido Portinari e suas obras, acesse o link abaixo:



*O link não é obrigatório, mas irá ajudar vocês a entender melhor.









Queridos alunos!

Sei que algumas tarefas são difíceis, mas espero que vocês se esforcem e façam o melhor que conseguirem.

Estou planejando as tarefas com muito carinho, pensando em vocês.

Um beijão.💋








SEMANA 11 - B21 E B22 - VOLÂNCIA - PROF. CAROL AMARAL

Oi, Pessoal

Na aula dessa semana, vamos trabalhar com Ditados e Provérbios. 
Leia o texto com atenção. Copie e faça a atividade no caderno de volância ou português. 

BEIJO! Até semana que vem! 💓💙💛💜💚

TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 11

OI, TURMA! 🙋

DESEJO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!

SEGUIMOS COM MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES.

NA SEMANA PASSADA, UM DOCINHO SUMIU EM UMA HISTÓRIA CONTADA AQUI!

VOCÊS CONSEGUIRAM ENCONTRÁ-LO OU CONSEGUIRAM FAZER UM COM A RECEITA DE UMA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS?

E DEPOIS DE COMER O DOCE, FIZERAM O QUÊ?

ESPERO QUE TENHAM ESCOVADO OS DENTES!! 

ESCOVAR OS DENTES É UM BOM HÁBITO DE HIGIENE QUE CONTRIBUI PARA A NOSSA SAÚDE, MAS... JÁ VAMOS FALAR MAIS SOBRE ISSO, PRIMEIRO ASSISTAM A HISTÓRIA DE UM DENTINHO.



ATIVIDADE 1:

- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

HISTÓRIA DE DENTINHO
Autora: Maria Hilda de Paiva Andrade
Ilustrador: Nilson BispodeJesus

GOSTARAM DA HISTÓRIA?

ACREDITO QUE A NINA NÃO VAI MAIS ESQUECER DE ESCOVAR OS DENTES!

ESCOVAR OS DENTES É UM BOM HÁBITO DE HIGIENE QUE CONTRIBUI PARA A NOSSA SAÚDE!

HÁBITO = AÇÃO QUE SE REPETE COM FREQUÊNCIA.

HIGIENE = CONJUNTO DE HÁBITOS QUE BUSCAM O BEM ESTAR,  PROMOVER A SAÚDE E EVITAR AS DOENÇAS.

- CONVERSE COM ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA E PENSE NOS HÁBITOS DE HIGIENE QUE REALIZAM PARA MANTER A SAÚDE.

✰ CADA AÇÃO QUE TEMOS PARA NOS MANTERMOS LIMPOS CONTRIBUI PARA A NOSSA SAÚDE, POIS PODE EVITAR ALGUMAS DOENÇAS!

UM BOM EXEMPLO PARA SE PENSAR NESSE MOMENTO DE PANDEMIA É O LAVAR AS MÃOS COM SABÃO. JÁ SABEMOS QUE FAZENDO ISSO, O VÍRUS COVID-19 NÃO SOBREVIVE!



ATIVIDADE 2:

- QUE OBJETOS A TUA FAMÍLIA PRECISA USAR PARA MANTER OS BONS HÁBITOS DE HIGIENE?

- DESENHE NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA, OS OBJETOS QUE VOCÊS USAM PARA REALIZAR A HIGIENE.

IMAGINO QUE SABÃO SEJA UM DELES!



ATIVIDADE 3:

- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.

- PINTE SOMENTE OS DESENHOS DE OBJETOS QUE PODEM SER USADOS PARA FAZER A HIGIENE DO TEU CORPO.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.



ATIVIDADE 4:
QUANTOS OBJETOS EM CADA CONJUNTO?

- CONTE QUANTOS DESENHOS DE OBJETOS TEM EM CADA CONJUNTO E LIGUE NO NÚMERO QUE CORRESPONDE A ESSA QUANTIDADE. 

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.



ATIVIDADE 5:

LEMBRANDO DA HISTÓRIA DE DENTINHO, QUAIS SÃO OS GRANDES AMIGOS QUE ELE TEM?

DICA: QUANDO ELES SE ENCONTRAM, FAZEM UMA FESTA DE ESPUMA E FRESCOR!

- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.


- CIRCULE COM UM LÁPIS DE COR VERDE, OS TRÊS GRANDES AMIGOS DO DENTINHO.

LEMBROU QUAIS SÃO? ISSO MESMO: A ESCOVA, O CREME DENTAL E O FIO DENTAL!

- PENSE NA LETRA INICIAL DO NOME DE CADA UM DESSES OBJETOS USADOS PARA A BOA HIGIENE. 

- TU CONSEGUES LIGAR O DESENHO À LETRA INICIAL DO NOME DELE?

😉 VALE PEDIR A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA!

AGORA RESPONDA:

- QUAL DELES INICIA COM A LETRA  F?

HOJE VAMOS PENSAR UM POUCO MAIS SOBRE ESSA LETRA!

QUANDO FAZEMOS O SOM QUE ELA TEM, UM VENTINHO SAI DA BOCA E VAI NA DIREÇÃO DO NARIZ!

PARA PERCEBER ISSO, É IMPORTANTE QUE TU FALES AS PALAVRAS ESCOLHIDAS COMO EXEMPLO, EM VOZ ALTA. 

A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ LENDO PRA TI, PODE REPETIR AS PALAVRAS, FALANDO BEM DEVAGAR E TU PRESTAS ATENÇÃO NO MOVIMENTO DA BOCA E O SOM QUE SAI DELA.

VAMOS LÁ?

✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA F COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" FA.

POR EXEMPLO: FA DE FARINHA.




 NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.

 SE JUNTARMOS A LETRA F COM A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA FE

POR EXEMPLO: FE DE FEIJÃO



 JUNTANDO A LETRA F COM A VOGAL I, TEMOS A SÍLABA FI.


POR EXEMPLO: FI DE FIO DENTAL




 QUANDO JUNTAMOS A LETRA F COM A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA FO.


POR EXEMPLO: FO DE FOLHA



✱ E SE JUNTARMOS A LETRA F COM A VOGAL U, TEMOS A SÍLABA FU.


POR EXEMPLO: FU DE FUMAÇA





ATIVIDADE 6:

- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA F.

- VEJA SE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR, NO MÍNIMO, 5 OBJETOS.

- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO E ESCREVE A LETRA F.



ATIVIDADE 7:

- OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, ALGUNS DESENHOS DE OBJETOS CUJO NOME INICIA COM A LETRA F.




ATIVIDADE 8:


- LIGUE, TRAÇANDO UMA LINHA COM O LÁPIS, CADA DESENHO AO SEU NOME.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.



AGORA, VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA?

OLHE BEM A IMAGEM DA FOLHA DA ÁRVORE ESCOLHIDA PARA DAR O EXEMPLO DA SÍLABA FO.

TU SABIAS QUE CADA FOLHA, MESMO SENDO DA MESMA ÁRVORE, TEM MARCAS ÚNICAS? CADA FOLHA É DIFERENTE MESMO SE PARECENDO MUITO COM OUTRA DA MESMA PLANTA.

 CADA FOLHA TEM A SUA "RANHURA", ASSIM COMO CADA PESSOA TEM AS SUAS DIGITAIS ("RISQUINHOS" NOS DEDOS QUE APARECEM BEM NO DOCUMENTO DE IDENTIDADE).

 CADA UM DE NÓS, MESMO FAZENDO PARTE DO MESMO CONJUNTO = HUMANOS/PESSOAS, É DIFERENTE! CADA UM DE NÓS, ALÉM DAS DIGITAIS, TEM TANTAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS QUE NOS DIFERENCIAM UNS DOS OUTROS, MAS... ISSO JÁ É ASSUNTO PARA OUTRA AULA!

AGORA VEM A EXPERIÊNCIA!!

✱ VAMOS OBSERVAR A DIVERSIDADE DE FOLHAS DE PLANTAS E ÁRVORES.

✱ VAMOS ESTUDAR AS PARTES DE UMA PLANTA.



ATIVIDADE 9:

- SERÁ QUE TU CONSEGUES ENCONTRAR FOLHAS DE PLANTAS NA TUA CASA? PODE SER EM ALGUM VASO DE FLOR DENTRO OU NO PÁTIO DA CASA.


 AO ENCONTRAR, NÃO PRECISA ARRANCAR A FOLHA! APENAS OBSERVE BEM OS DOIS LADOS DELA. PASSE A MÃO E TENTE SENTIR AS "RANHURAS". OBSERVE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS FOLHAS.

 ✰ AGORA, VAMOS OBSERVAR O "NASCIMENTO" DE UMA FOLHA?

😉 NA VERDADE, VAMOS ACOMPANHAR A GERMINAÇÃO DE UM GRÃO DE FEIJÃO E APRENDER SOBRE PARTES DAS PLANTAS.



ATIVIDADE 10:

EXPERIÊNCIA

✰  MATERIAIS: 

- 2 GRÃOS DE FEIJÃO

- 1 PEDAÇO DE ALGODÃO

- 1 POTE PLÁSTICO

(PODE SER COPINHO DESCARTÁVEL, POTINHO DE IOGURTE OU MARGARINA)

- ÁGUA PARA REGAR

ATIVIDADE:

- MOLHE O ALGODÃO COM A ÁGUA.

- COLOQUE O ALGODÃO DENTRO DO POTE PLÁSTICO.

- ACOMODE OS GRÃOS DE FEIJÃO.

- ACOMPANHE DIARIAMENTE, MOLHANDO O ALGODÃO SEMPRE QUE NECESSÁRIO PARA MANTÊ-LO ÚMIDO.

- DEIXE O POTINHO EM UM LUGAR QUE RECEBA CLARIDADE (SE GUARDAR O POTINHO EM UM ARMÁRIO FECHADO,  O GRÃO NÃO GERMINARÁ PORQUE PRECISA DE LUZ).

- TODOS OS DIAS, OBSERVE O QUE ESTÁ MODIFICANDO... O QUE ESTÁ APARECENDO... CRESCENDO... NASCENDO...

- FAÇA O REGISTRO DESSA EXPERIÊNCIA DESENHANDO NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA SEPARADA.  SE PUDER, PODE TIRAR FOTO TAMBÉM!


😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!