terça-feira, 16 de junho de 2020

SEMANA 9: B21 E B22 - VOLÂNCIA - PROF. CAROL AMARAL

HISTÓRIA DO ZECA - PARTE 2


Oi, Pessoal

     Na aula do dia 09/06 vocês leram a parte 1 da história do Zeca. Para quem não leu, abre ali a aula da semana passada para entender.
   Na semana que vem, apresento a parte final para vocês.  Não esqueçam de responder no caderno as perguntas que estão no final da página. Pode ser no caderno de volância ou no caderno de português.

Vamos para história: 

carlotas-Zeca-NOVA 
     Chegando à casa da minha avó naquele dia, ela disse que esse tal de coronavírus era muito perigoso. Não entendi. Perigoso? Eu não tinha entendido isso. Ela sempre falava que perigoso era o cachorro do vizinho, que late quando chegamos perto do portão. Como será que o vírus é perigoso? A professora falou que não podemos encostar no outro e não pode colocar a mão na boca ou nos olhos. Fiquei pensando ali com a vovó: como que algo perigoso vive em um abraço? Ela também não sabia a resposta.

     Minha mãe chegou mais cedo para me pegar na casa da vovó e, desta vez, ela entrou em vez de buzinar do carro. Sentamos na sala para conversar e a mamãe contou que começaríamos uma quarentena. Quaren.. o queeeê? Ela nos explicou que quarentena é quando precisamos nos recolher, ficar em casa, sem sair. Ela disse que ela continuaria a trabalhar em casa e nos explicou que o vírus se espalha com facilidade e que, se não ficamos em casa, podemos pegar. Disse que não precisamos ficar com medo, mas devemos ser cuidadosos. Não aguentei. “Mãe, o campinho e a casa da vó estão liberados?” Ela disse um NÃO bem grande. Fiquei com muita raiva. Como fazer para encontrar meus amigos?


     Tuca me acalmou em um abraço e me disse que ia ficar tudo bem, ela disse que abraço de mana pode, e minha mãe concordou. Mesmo sabendo que a Tuca é mais nova e nem sabia de nada, eu me tranquilizei, pelo menos tenho ela com quem brincar em casa. Mamãe continuou e disse que precisamos lavar bem as mãos sempre que entramos em casa. A dica dela é que, a cada lavada, cantemos “Parabéns a Você” duas vezes.


Perguntas: 


1) A avó do Zeca disse à ele que o Corona vírus é perigoso, mas ele ficou um pouco confuso. Você saberia explicar isto para o Zeca? O que você falaria para ele entender o porquê o vírus é perigoso? 

2) Segundo a mãe do Zeca, o que é uma quarentena?

3) Você saberia explicar ao Zeca o motivo de ter que se manter afastado das outras pessoas?

4) Agora já faz 3 meses que estamos longe da escola, mas você lembra o que sentiu no dia em que estávamos em aula e você ficou sabendo que não teria escola no dia seguinte? Escreva um parágrafo contando para o Zeca como você se sentiu.



Até semana que vem, com a última parte da história do Zeca! 
Beijos, boa semana!! 💙💚💛

SEMANA 9: B11 E B12 - VOLÂNCIA - PROF. CAROL AMARAL

HISTÓRIA DO ZECA - PARTE 2


Oi, Pessoal

     Na aula do dia 09/06 vocês leram a parte 1 da história do Zeca. Para quem não leu, abre ali a aula da semana passada para entender.
   Na semana que vem, apresento a parte final para vocês.  Não esqueçam de responder no caderno as perguntas que estão no final da página. Pode ser no caderno de volância ou no caderno de português.

Vamos lá! 

carlotas-Zeca-NOVA


     Segunda-feira, cheguei à escola e estava uma confusão. Cada um falava uma coisa, ouvi palavras como: vírus, doença, máscaras, corona, pandemia – que não sei o que é, mas me lembrou do Gato-mia. O que entendi mesmo é que iria ficar sem poder sair, só poderíamos ficar EM CASA. O que faço sem o campinho? Sem o Pedro e o Rafael? E o pior: a professora disse que não poderíamos ter contato com pessoas mais velhas. E agora? Achei tudo muito estranho porque passo todas as tardes com a Vó Maria.

     Chegando à casa da minha avó naquele dia, ela disse que esse tal de coronavírus era muito perigoso. Não entendi. Perigoso? Eu não tinha entendido isso. Ela sempre falava que perigoso era o cachorro do vizinho, que late quando chegamos perto do portão. Como será que o vírus é perigoso? A professora falou que não podemos encostar no outro e não pode colocar a mão na boca ou nos olhos. Fiquei pensando ali com a vovó: como que algo perigoso vive em um abraço? Ela também não sabia a resposta.


     Minha mãe chegou mais cedo para me pegar na casa da vovó e, desta vez, ela entrou em vez de buzinar do carro. Sentamos na sala para conversar e a mamãe contou que começaríamos uma quarentena. Quaren.. o queeeê? Ela nos explicou que quarentena é quando precisamos nos recolher, ficar em casa, sem sair. Ela disse que ela continuaria a trabalhar em casa e nos explicou que o vírus se espalha com facilidade e que, se não ficamos em casa, podemos pegar. Disse que não precisamos ficar com medo, mas devemos ser cuidadosos. Não aguentei. “Mãe, o campinho e a casa da vó estão liberados?” Ela disse um NÃO bem grande. Fiquei com muita raiva. Como fazer para encontrar meus amigos? 

     Tuca me acalmou em um abraço e me disse que ia ficar tudo bem, ela disse que abraço de mana pode, e minha mãe concordou. Mesmo sabendo que a Tuca é mais nova e nem sabia de nada, eu me tranquilizei, pelo menos tenho ela com quem brincar em casa. Mamãe continuou e disse que precisamos lavar bem as mãos sempre que entramos em casa. A dica dela é que, a cada lavada, cantemos “Parabéns a Você” duas vezes. 




Perguntas: 

1) Como estava a escola quando o Zeca chegou?

2) Quais foram as palavras que até então ele não conhecia, mas começou a escutar com frequência?

3) Com quem o Zeca costuma passar as tardes?

4) Segundo a mãe do Zeca, o que é uma quarentena?

5) Você saberia explicar ao Zeca o motivo de ter que se manter afastado das outras pessoas?

6) Agora já faz 3 meses que estamos longe da escola, mas você lembra o que sentiu no dia em que estávamos em aula e você ficou sabendo que não teria escola no dia seguinte? Escreva um parágrafo contando para o Zeca como você se sentiu.



Até semana que vem, com a última parte da história do Zeca! 
Beijos, boa semana!! 💙💚💛

SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO


ORIENTAÇÕES E REFLEXÕES:

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) junto com a Coordenação de Turno (CT), propõe uma maneira de refletir sobre nosso cotidiano. Sempre que possível, no fim dia escreva um agradecimento, um desejo ou algo de bom que aconteceu com você ou seus familiares.

Com o tempo, você verá que tem mais a agradecer do que imaginava!!

Deixe sempre um bloco de papel e uma caneta ao lado de seu pote, todos os dia escreva um agradecimento e o deposite num jarro, estes papéis se tornarão lembretes para que nos momentos mais difíceis, você se lembre que existem coisas boas. 

Um abraço carinhoso!

Continuem se cuidando!!!!!!!!!!
Boa Tarde para todos!

Aqui é o professor Mauro, do SOE!

Tenho visto que por enquanto todos estão atravessando este momento de Pandemia razoavelmente bem. Muito legal!

Quero dizer a todos que nós professores conversamos às vezes e todo estão com saudades de vocês.



A21- A31 - ARTES - PROF. IVETI MATOS

BOA TARDE TURMINHAS DA AMIZADE - A21 -A31.
 AS AULAS DE HOJE REFERE-SE A SEMANA DE  15 DE JUNHO A 19 DE JUNHO DE 2020.

TAREFAS : CANTAR , CRIAR, DESENHAR, PINTAR, COLAR , PENDURAR, DECORAR E SE DIVERTIR.

1.A)  MÚSICA: CLICAR NO LINK ABAIXO, AGUARGAR APARECER OUTRO LINK, CLICAR NOVAMENTE QUE IRÁ APARECER O VÍDIO/ MÚSICAS.

https://youtu.be/2DLh93gKWIs

2. OUVIR, OBSERVAR, CANTAR, DANÇAR E SE DIVERTIR.
3. CASO TENHA AS VESTES JUNINAS ( ROUPAS E ACESSÓRIOS), SE VESTIR E CURTIR AS MÚSICAS.


2.B)  DESENHAR E PINTAR.

BA-LÕES = BALÕES

FO- GUEI-RA = FOGUEIRA

PREN-DA = PRENDA

PE-ÃO = PEÃO





























JB1 M - A11- ARTES - PROF. IVETI MATOS

Bom dia turminhas da Alegria. JB1- M e A11-M
ARTE EM FOCO!
Aulas da Semana de 15 de junho a 19 de junho de 2020.

Tarefas . Vamos cantar  e depois desenhar, dobrar , recortar, colar e pendurar e se divertir.

1. Música : Cai cai balão, Cai cai balão, ( 2x)
                  Aqui na minha mão.
                 Cai não cai, Cai não cai,        (2x)
                 Cai na Rua do Sabão.

2. Bandeiras Junina. Pegue folhas coloridas( pepel colrido ou folha revista) ou poderá colorir a folha sulfite A4) na forma retangular.
                            Dobre de levemente  na vertical ( folha na posição normal, ponta com ponta).
                            Depois dobre um triângulo da ponta de fora para dentro para marcar o triângulo que após, deverá recortar e fazer a bandeira de 2 pontas.
                            Na parte de cima, marque 2 dedinhos deitados, dobrar ( marcar com a régua ou a ponta do dedinho), colocar o cordão dentro da dobra e colar. Pronto! Está pronto a sua bandeira. Faça várias e enfeite sua casa, seu quintal. E curta o mês Junino( junho).
3. DAS PONTINHAS (TRIÂNGULOS QUE SOBRARAM VOCÊ PODERÁ FAZER UMA PENCA ( PORÇÃO /CORDÃO) DE OUTRAS BANDEIRAS DIFERENTES, MENORES. DECORE  A VONTADE.
O IMPORTANTE É CRIAR, FAZER E SE DIVERTIR.

TAREFA 4. ESCRITA/CÓPIA.
COPIAR AS PALAVRAS QUE VOCÊ TRABALHOU HOJE.

BAN-DEI-RAS = BANDEIRAS
FES-TA  JU-NI-NA = FESTA JUNINA
BA-LÃO = BALÃO
COR-DÃO = CORDÃO
MÃO= MÃO
SA-BÃO = SABÃO


Beijos no coração. E boa saúde!
bing.com/images





bing.com/images



TURMA - EJA - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 09

Saudações queridos alunos da Eja!

Como estamos em junho  e este é o mês que todo nosso país comemora as festa de São João, vamos fazer um trabalho usando um elemento típico da decoração destas festas: as b a n d e i r i n h a s
Recorte 2 bandeiras em papel  grosso, uma maior e outra menor e o tamanho delas não deve ser maior que a palma da sua mão. Depois das bandeirinhas recortadas, vamos começar a montar um desenho.  Com estes moldes recortados, vamos  repetindo muitas vezes as formas das bandeirinhas, formando um arranjo na folha de papel.   
Vamos observar o trabalho abaixo, para ter uma ideia:



Quem quiser, pode fazer ainda outra bandeira bem pequena e desenhar dentro das bandeiras maiores.  Então, por enquanto, apenas monte o seu desenho sobre a folha de papel. 
Guarde a atividade que  iremos trabalhar a cor em nossa aula prática na escola.

Importante:  Crie o seu desenho com liberdade, a imagem que coloquei acima  é apenas uma ideia.

                                                                 Abraço


                                                        Professor Gilmar.

TURMAS A 12 - A 22- ARTES- PROFESSOR GILMAR - AULA 09

Olá alunos e pais das turmas  A 12 e A 22 !

Para esta semana, estou propondo uma atividade mais prática para nossos alunos, pensando nas festas juninas que infelizmente estão suspensas. A ideia é  ajudar os pequenos a recortar duas b a n d e i r i n h a s de diferentes tamanhos, como na foto abaixo.   




Elas não devem ser maior que a palma de uma mão  adulta e devem ser feitas em um papel grosso,  pois  serão usadas como moldes para a criança ir copiando e repetindo o desenho. Depois, em uma folha  na horizontal (deitada), peça para a criança  imaginar e desenhar dois fios curvos que atravessam a folha, um em cima e outro mais embaixo. Nestes fios, a criança vai desenhando as bandeirinhas com os moldes, como se elas estivessem penduradas. Podemos ter uma ideia na imagem a seguir: 

                                            Projeto Festa Junina

Este trabalho é importante para o aluno ir treinando a sua motricidade e ter algumas noções de organização do espaço na folha de papel.  Depois de desenhar os fios e as bandeirinhas suspensas, o aluno pode colorir livremente. 

Importante: ajude a criança, mas não faça o trabalho por ela. 

                                                              Boa atividade!

                                                             Professor Gilmar

 :

TURMAS A 32 - B 11 - B 12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 09



Olá turmas A32B11B12 !!

Hoje vamos visitar  um museu de obras de arte - MINICRAFT.  
Este vídeo foi feito pelo Youtuber Rick Marin e já teve mais de 3 mil visualizações. 
Nesta história, dois personagens vão visitar um museu com obras de arte de artistas famosos. Alguns dos trabalhos  já tem muitos séculos de existência! Mas, depois  de conhecer  e admirar os trabalhos em exposição, o personagem Godofredo  decide que gostaria de também ter um de seus trabalhos expostos na parede. Então, para ver o que acontece, assista ao vídeo:   



Então, o que vocês acharam desta visita deles ao museu? E sobre o trabalho do Godofredo, sera que  a sua pintura merece mesmo ficar exposto no museu?  Converse com seus colegas sobre  isso e sobre outras coisas que você achou curioso sobre o museu ou as obras. 
Quando voltarmos para a escola, assistiremos novamente com a turma este vídeo para conversarmos mais.


                                                           Um Abraço!
            
                                                       Professor Gilmar










TURMAS B 21 - B 22 - B JOVEM - ARTES- PROFESSOR GILMAR - AULA 09

Saudações  alunos do Presidente Vargas!  

Nesta semana, vamos conhecer um importante artista para o Brasil: Alfredo Volpi. Ele nasceu na Itália  em 1896 e veio para o Brasil ainda pequeno. Apesar de ser italiano, ele se identificou muito com o nosso país, pintando sobre a nossa gente, nossas paisagens, cidades e muitos outros  temas brasileiros, como podemos  nas pinturas abaixo.














Mas foi ao se dedicar a pintar uma de nossas festas mais famosas e populares, que Volpi acabou por ficar muito famoso. As festas de São João e suas  conhecidas bandeirinhas decorativas se tornaram para este artista um motivo muito importante em seu trabalho. E como estamos no mês das festas juninas...que tal  aproveitar e conhecermos mais? Vamos começar pela imagem Nº 1 . Trata-se de uma pintura  simples, mais muito bonita. Podemos ver  um conjunto de casas antigas, que não parecem ser muito altas. E na frente destas mesmas casas, Volpi pintou as bandeirinhas que atravessam toda a pintura. E na frente das bandeiras, aparece um mastro decorado com fita. Apesar de não vermos  pessoas  ou mesmo uma fogueira, podemos imaginar  que esta pintura nos fala sobre uma festa junina ao ar livre. E as bandeirinhas são um símbolo típico da decoração destas festas. 


                      Imagem representativa da obra
                      1  Fachada com bandeirinhas,  década de 50   Fonte imagem: Enciclopédia Itaú Cultural.

Agora, vamos observar as pinturas de números  2 e 3.  As  bandeirinhas e fitas decorativas,  assim como os prédios antigos, continuam a aparecer. E mais uma vez, o artista não pinta pessoas. 

                    Imagem representativa do artigo             Imagem representativa do artigo 
                    Fachada bandeiras brancas              Sem título, 1950
                              
Agora, mais três pinturas de Volpi, números 4, 5 e 6.  Observem-as! 

Que diferenças podemos notar? ... Que os prédios já não aparecem mais e o artista  decidiu ocupar todo o espaço da tela só com as bandeirinhas. Uma grande mudança, a sua pintura está se transformando!

Imagem representativa da obra   Imagem representativa do artigo
    4   Década de 60                                                          5  Pintura sem título, 1980

                               Imagem representativa da obra
                                Título: Bandeirinhas,  década de 70

Agora, se olharmos para as pinturas  7 e 8, podemos dizer que são diferente das três acima (4, 5 e 6)?  Parece que sim, pois é como se as bandeirinhas de São João  estivessem  não tão "achatadas" ou na superfície como antes. Então, parece que temos algumas "dobras" que  nos dão a sensação de uma profundidade, de coisas que estão mais perto ou mais longe de nós. Ou seja: uma sensação mais espacial. Vocês conseguem perceber estas diferenças?

        Imagem representativa do artigo             Imagem representativa do artigo
            7                                                                                 8 título: Bandeiras com ogivas, 1970.

Então, notaram quantas  transformações  Alfredo Volpi fez em sua pintura? Claro que para isso ele precisou de muitos, muitos  anos,sempre pintando  e muito feliz em descobrir  e brincar com as formas e cores. 

CURIOSIDADES SOBRE O ARTISTA:
  • Antes de se tornar um pintor profissional ele  trabalhou como marceneiro, encanador e pintor decorador de paredes.
  • Mesmo quando já era famoso, ainda assim ele gostava de fabricar suas próprias tintas, nunca as comprova prontas. 
  • Nunca frequentou  nenhuma escola de artes
  • Gostava de preparar os próprios cigarros de palha que fumava.
  • Fez a sua primeira exposição quando já tinha 48 anos de idade.
  • Morreu em 1988 aos 92 anos de idade. 

ATIVIDADE: 

Escreva um pequeno texto, média de 10 linhas, dizendo tudo o que você pensa  ou observa sobre o trabalho de Volpi. Você também acha que ele foi um grande pintor? E se quiser fazer outras observações que aqui não falei, aproveite!

Observações

  • Guarde este texto para entregar em sala de aula
  • Na próxima aula, continuaremos trabalhando com o artista Volpi, mas teremos um trabalho mais prático.

                                               Espero que tenham apreciado!

                                                     Professor Gilmar













B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 9









Olá, turma!

Seguimos com mais uma semana de atividades.




ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Texto sobre festas juninas;

- Atividades.

2.     Você sabia que dia 13 de junho foi dia de Santo Antônio?

Copiar no caderno:

Neste mês de junho comemoramos:

13/06 – Dia de Santo Antônio

24/06 – Dia de São João

29/06 – Dia de São Pedro

* Ler o texto abaixo sobre Festas Juninas.

O texto é somente para leitura, as atividades devem ser copiadas e respondidas no caderno.






💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙





SEMANA 9 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Correção do desafio da semana anterior;

- Desafios matemáticos.


2.     Resultados do desafio da semana anterior:

Rui: 70

Pedro: 48

Ari: 31

Júlio: 24

Rafael: 39


Conseguiu acertar?
Espero que sim!


3.     Nesta semana faremos mais alguns desafios matemáticos.
Você não precisa copiar. Anotar o número da questão e a alternativa correta.





💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛





SEMANA 9 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Retomada das tarefas da semana anterior;

- Texto sobre os decompositores;

- Atividade

2.     Vamos relembrar o que fizemos semana passada?
Apenas para leitura:

Você lembra do vídeo com as frutas e legumes?
E da história da Lili?

Nós iremos comentar melhor sobre o vídeo, sobre a história e sobre as respostas de vocês quando retornarmos às aulas presenciais.

Mas é importante que você tenha percebido que as frutas e legumes sofreram um processo chamado DECOMPOSIÇÃO.

Além disso, foi possível perceber que alguns alimentos demoram menos tempo e outros mais tempo para se decompor.

Outra coisa importante de destacar é que foram os organismos decompositores (fungos e bactérias) que ocasionaram a decomposição, sendo que alguns fatores como umidade e temperatura podem interferir neste processo.

Quando você coloca uma fruta na geladeira, ela acaba demorando mais tempo para “estragar” do que na fruteira, não é mesmo? A temperatura influenciou neste processo.

Outro ponto importante saber é que as partículas liberadas na decomposição voltam ao meio ambiente.

Mas é importante você ter claro o significado de decomposição.
3.     Ler e copie em seu caderno:




Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre a importância da decomposição!


1.     Para saber um pouco mais, seguem sugestões de links para leitura:

Link1:


Link 2:

Link 3:



2.     Com base no que estudamos, vamos fazer uma atividade?
Copiar e fazer em seu caderno:
Marque (V) ou (F):
(    ) Os fungos e bactérias são seres vivos.

(    ) Os fungos e bactérias são seres CONSUMIDORES.

(    ) Bolor e mofo são tipos de fungos.

(    ) Os seres decompositores se alimentam de matéria orgânica que está se decompondo.

(    ) Os seres decompositores não são importantes para o meio ambiente.



Na próxima aula estudaremos um pouco sobre os seres PRODUTORES.



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜





SEMANA 9 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:

- Comentários sobre a semana anterior;

- Música: Asa Branca;

- Migrações.

2.     Na semana anterior vimos fotos antigas e atuais de Porto Alegre.

Você percebeu muitas mudanças em Porto Alegre?

Tiveram muitas mudanças!

Os prédios, as vegetações, os meios de transporte, o lixo, entre outros.

Como hoje em dia existem muito mais fábricas, carros e produzimos mais lixo, nosso meio ambiente está pior do que no tempo das fotos.

Comentaremos mais no retorno às aulas.

3.     Esta semana começaremos a estudar sobre as Migrações. Você sabe o que é isso?

Antes de ler o texto a seguir, escutar a música abaixo que tem tudo a ver com nosso próximo texto e com as Festas Juninas, tema que estudamos em Português.




 Copiar em seu caderno e fazer a atividade abaixo (como não será possível fazer a discussão com os colegas, pode fazer com sua família ou apenas escrever a sua opinião.