segunda-feira, 25 de maio de 2020

A31 - PROFESSORA PAOLA - SEMANA 6


Olá, queridos  alunos e alunas!!!!

Hoje iniciamos a nossa sexta semana de trabalhos a distância. Estou com  muita saudade de todos. Espero que estejam bem e que logo a gente possa se encontrar lá na escola.
Façam as atividades no caderno, com capricho,  e não esqueçam de colocar a data.



ATIVIDADE 1

Vamos brincar de trava-língua?

Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas.

Acesse o link e escute o Rap do trava-línguas.



Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.


Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.

ATIVIDADE 2

TRAV               TRAVA -LÍNGUAS PARA LER ORALMENTE

Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.

Treine a leitura, apresente em casa para a família e divirta-se!

O pelo do peito do pé do Pedro é preto.

O seu Veiga come aveia e pão com manteiga.

O tenente valente felizmente recebeu um presente.          


A faca afiada ficava no fundo do fogão.

 A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.

O doce perguntou pro doce, qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce, que o doce mais doce que o doce de batata-doce. É o doce de doce de batata-doce.


Alô, o tatu tá ai? – Não, o tatu não tá. Mas a mulher do tatu tando. É o mesmo que o tatu tá;

O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem;


Se o Papa papasse papa. Se o Papa papasse pão. O Papa tudo papava. Seria o Papa papão;

Olha o sapo dentro do saco. O saco com o sapo dentro. O sapo batendo papo e o papo soltando o vento;


A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.   


















ATIVIDADE 3

Escolha três trava-línguas que você tenha gostado muito e copie no seu caderno.

ATIVIDADE  4

1.Assistir o vídeo sobre Masculino e Feminino


2. Complete com o feminino de cada nome.

O PORCO   -  A   PORCA
O MACACO  -
O URSO -
O CACHORRO -
O GATO -
O PATO –
UM COELHO –
UM POMBO –
O LEÃO –
O CÃO –


ATIVIDADE  5
Copiar os quadros no seu caderno.


ATIVIDADE  6

Copiar  no  seu caderno as atividades  matemáticas e resolver.








ATIVIDADE  7

Assista  a  história  do  Monstro das cores.






CJOVEM - HISTÓRIA - PROFE. JOSÉ LUIS




Olá prezados estudantes
Espero que estejam bem!
Sempre lembrando que precisamos continuar os cuidados com a saúde nesse período de distanciamento forçado a que passamos, e nesse sentido, encaminhamos atividades para mantermos nossos estudos.
Nossa atividade de hoje, estuda a França a partir de suas condições sociais. Uma sociedade em que a desigualdade é algo considerado como “natural”.


                FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA!

                        Sociedade Estamental
      (baseada na desigualdade entre as classes sociais)
Os privilégios de uma minoria privilegiada afrontava a maioria da população francesa em fins do século XVIII. Nessa época, ainda persistiam as distinções medievais e a sociedade francesa, apesar de mais complexa que na Idade Média, era estruturada da seguinte forma:

1o. Estado:
Correspondia ao clero, dividido em alto clero (desfrutava de privilégios) e baixo clero (apresentava um padrão de vida semelhante ao das camadas populares).

2o. Estado:
Correspondia à nobreza, que também era heterogênea. Ao lado da nobreza palaciana ou cortesã, privilegiada e que vivia na Corte do rei, coexistia a nobreza provincial – antiga aristocracia feudal que, apesar de possuir menos regalias que a nobreza palaciana, explorava a mão de obra camponesa, cobrando tributos feudais. Havia também a nobreza togada, ou de títulos, cuja origem remontava à burguesia enriquecida, que comprara títulos e se nobilitara; não era bem vista pela nobreza tradicional.

3o. Estado:
Correspondia ao restante da população, formada por burgueses, artesãos, profissionais liberais, camponeses e operários. Não possuíam privilégios e lutavam por igualdade jurídica e melhores condições de vida.
   Era o Terceiro Estado que sustentava a nação e os privilégios da elite parasitária formada pelos outros dois Estados.
  
A revolução francesa de 1789

Históriαs do mundo...: Organização Social da França Pré ...


A partir da leitura do texto responda:
a)      Estudando esse período histórico da Revolução Francesa, observamos que a desigualdade social naquele país era evidente. No seu entender, em nossa sociedade atual, existem diferenças ou semelhanças? Argumente e justifique (mínimo 15 linhas).
b)      O desenho acima o qual chamamos de pirâmide social, representa a França em suas características do período. Qual seria a classe que contempla a base de toda a sustentação daquela pirâmide social e qual a classe que detinha o maior poder? Comente.
c)     Na França pré-revolucionária fica evidente as pessoas que entendemos como não privilegiadas. E nos dias de hoje, pensando nas classes sociais que compõem nossa sociedade, quais seriam as classes não privilegiadas? Seriam exatamente as mesmas?Comente.

C31 E C32 - HISTÓRIA - PROFE. JOSÉ LUIS





Olá prezados estudantes
Espero que estejam bem!
Sempre lembrando que precisamos continuar os cuidados com a saúde nesse período de distanciamento forçado a que passamos, e nesse sentido, encaminhamos atividades para mantermos nossos estudos.
Nossa atividade de hoje, continuamos nossos estudos do processo revolucionário russoREVOLUÇÃO RUSSA.






       Revolução Branca e Revolução Vermelha
A entrada do Império Russo na I Guerra Mundial levou a uma grave crise socioeconômica. Em fevereiro de 1917 o czar abdicou, pondo fim ao czarismo. Em seu lugar assumiu um Governo Provisório, inspirado no modelo liberal europeu (Revolução Branca). Mas esse novo governo não atendeu a principal reivindicação popular: a retirada da Rússia da guerra.
Poucas semanas depois, Lênin (líder dos bolcheviques - bolchevismo) chegou do exílio à Rússia, e iniciou uma campanha a favor da saída da Rússia da guerra e da reforma agrária, defendendo uma aliança do partido aos sovietes. Os slogans de seus discursos eram: “Paz, pão e terra” e “Todo poder aos sovietes!”.
Bolchevismo – “Doutrina da ala radical e majoritária do Partido Operário Social Democrata da Rússia, favorável à tomada pelo poder à força pelo proletariado”.
Em São Petersburgo, Leon Trotsky (líder do soviete local) passou a organizar a Guarda Vermelha em apoio à revolução que Lênin propunha.
“Sovietes – Conselhos de representantes distritais ou nacionais eleitos, que a partir de 1905, que passam a ter função de órgão deliberativo com a revolução de outubro de 1917”.
Em outubro de 1917 a Guarda Vermelha, com apoio de operários, camponeses e soldados, depôs o Governo Provisório, aclamando Lênin como líder do primeiro Estado socialista da História (Revolução Vermelha ou Bolchevique)
                               Rússia Bolchevique
As primeiras medidas de Lênin, apesar de serem coerentes as suas propostas de campanha, não agradaram:
– ao retirar a Rússia da I Guerra, Lênin  aceitou pagar indenização e ceder territórios à Tríplice Aliança;
– ao confiscar bens da antiga elite russa, o novo Estado bolchevique gerou uma grande saída de capitais do país.
A miséria da população aumentou e uma Guerra Civil se iniciou em 1918. De um lado estava o Exército Vermelho (antiga Guarda Vermelha e força militar dos bolcheviques) e de outro o Exército Branco (antiga elite e descontentes com o novo governo, que tinham apoio internacional).
No meio dessa guerra, várias minorias étnicas aproveitaram da extrema crise para se rebelarem em busca de autonomia política.
Os bolcheviques foram implacáveis: implantaram uma política econômica chamada de “comunismo de guerra”, e assim confiscaram tudo que era produzido pela população para sustentar a Guerra Civil. A polícia política perseguia todos os que fossem considerados “anti-revolucionários”, ou seja, os inimigos dos bolcheviques. Em 1920 o Exército Vermelho venceu a Guerra Civil e o Estado Bolchevique  foi implantado na Rússia.
Em 1921, Lênin buscou reorganizar a economia russa, implantando a NEP (em português: Nova Política Econômica), dando algumas liberdades econômicas à população, mas sempre com a orientação do Estado.
No ano seguinte os bolcheviques fundaram o Partido Comunista Russo e a cidade de Moscou se tornou oficialmente a capital de um novo país: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Apesar do nome, esse enorme país nada tinha de “união”, na realidade significou a expansão russa e bolchevique sobre os países vizinhos.
Mas foi no governo de Stálin, sucessor de Lênin, que a URSS se tornou uma grande potência mundial. Uma ditadura totalitária foi imposta, a partir de uma economia controlada pelo Estado e de uma política de extremo controle sobre a população.
A partir do texto, responda:
a)     Quem era o principal líder do bolchevismo e o que isso significava?
b)     Quem era o principal líder dos sovietes e o que isso significava?
c)     Conceitue, com suas palavras, o chamado Estado Bolchevique: (mínimo 5 linhas)
d)     O que seria a NEP?


C21 E C22 - HISTÓRIA - PROFE. JOSÉ LUIS





Olá prezados estudantes
Espero que estejam bem!
Sempre lembrando que precisamos continuar os cuidados com a saúde nesse período de distanciamento forçado a que passamos, e nesse sentido, encaminhamos atividades para mantermos nossos estudos.
Sabemos que nunca conseguiremos substituir de forma importante nossos encontros presenciais, mas com essas atividades a distancia, iremos manter nosso contato sempre buscando uma reflexão em história.
Nossa atividade de hoje, estuda a França a partir de suas condições sociais. Uma sociedade em que a desigualdade é algo considerado como “natural”.


                FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA!

                        Sociedade Estamental
      (baseada na desigualdade entre as classes sociais)
Os privilégios de uma minoria privilegiada afrontava a maioria da população francesa em fins do século XVIII. Nessa época, ainda persistiam as distinções medievais e a sociedade francesa, apesar de mais complexa que na Idade Média, era estruturada da seguinte forma:

1o. Estado:
Correspondia ao clero, dividido em alto clero (desfrutava de privilégios) e baixo clero (apresentava um padrão de vida semelhante ao das camadas populares).

2o. Estado:
Correspondia à nobreza, que também era heterogênea. Ao lado da nobreza palaciana ou cortesã, privilegiada e que vivia na Corte do rei, coexistia a nobreza provincial – antiga aristocracia feudal que, apesar de possuir menos regalias que a nobreza palaciana, explorava a mão de obra camponesa, cobrando tributos feudais. Havia também a nobreza togada, ou de títulos, cuja origem remontava à burguesia enriquecida, que comprara títulos e se nobilitara; não era bem vista pela nobreza tradicional.

3o. Estado:
Correspondia ao restante da população, formada por burgueses, artesãos, profissionais liberais, camponeses e operários. Não possuíam privilégios e lutavam por igualdade jurídica e melhores condições de vida.
   Era o Terceiro Estado que sustentava a nação e os privilégios da elite parasitária formada pelos outros dois Estados.



Desigualdade – Rico e Pobre ( Século XVII ) | Título do site



A partir da leitura do texto responda:
a)      A sociedade francesa pré-revolucionária se caracterizava por uma presente desigualdade social.
No seu entender, em nossa sociedade atual, existem diferenças ou semelhanças? Argumente e justifique (mínimo 10 linhas)
b)      O desenho acima o qual chamamos de pirâmide social, representa a França em suas características do período. Qual seria a classe que contempla a base de toda a sustentação daquela pirâmide social? Comente.

SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO

Esta semana selecionamos uma mensagem reflexiva para este momento, ela pode ser lida pelos alunos de todos os ciclos e suas famílias. Destacamos três palavras: FÉ, CONFIANÇA E ESPERANÇA. Boa leitura!

                               TRÊS PEQUENAS HISTÓRIAS:

Certa vez o povo de um vilarejo decidiu se reunir no centro do lugar para orar pedindo por chuvas...Mas apenas um garoto trouxe guarda-chuva. O nome disso é FÉ!

Quando você joga um bebê de um ano para o alto, ele gargalha porque sabe que na queda alguém irá segurá-lo. o nome disso é CONFIANÇA!

A cada noite, antes de dormir, não temos garantia nenhuma de que estaremos vivos na manhã seguinte, mas, ainda assim, colocamos o despertador para tocar. O nome disso é ESPERANÇA!

Que nunca as percamos!


Abraço a todos!

C22-LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE



C22-LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS
Querido aluno,
espero que estejas bem.Estou com saudades.
Copie e responda às questões em seu caderno de português.

ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA -

1) Marque a sequência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) prazeirosamente / pesquisar / ascensão / crescer
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
2) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) magoe, previlégio
b) irriquieto, mimeógrafo
c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão
e) perversão, pretensão
3) Todas as palavras estão corretas, exceto:
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar
b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe
d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
4) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
5) Marque a alternativa correta quanto à grafia:
a) ascensão, expontâneo, privilégio
b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem
d) mechilhão, catorze, aziago
6) Uma das palavras está incorreta em:
a) insensatez, consulesa
b) improvisado, ajuizado
c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos
e) formalizaram, paralisaram
7) Assinale o item incorreto:
a) catequizar, abalizar, rezar
b) matizar, modernizar, agonizar
c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar
e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
8) Estão grafadas corretamente com “G” ou “J”:
a) agiota, beringela, canjica
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia
d) enjeitar, magestade, gíria
9) Estão grafadas corretamente com “O” ou “U”:
a) muela, bulir, taboada
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir
10) A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto

Observação da professora.
Procure no dicionário as palavras que tu não conheces o significado.
Um beijo e até próxima aula.

C22-LÍNGUA PORTUGUESA-PROFESSORA REJANE



C22-LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS
SEMANA DE 25 DE 29 DE MAIO
Querido aluno,
espero que estejas bem.
Copie e responda às  questões em seu caderno
ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA -

1) Marque a sequência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) prazeirosamente / pesquisar / ascensão / crescer
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
2) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) magoe, previlégio
b) irriquieto, mimeógrafo
c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão
e) perversão, pretensão
3) Todas as palavras estão corretas, exceto:
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar
b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe
d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
4) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
5) Marque a alternativa correta quanto à grafia:
a) ascensão, expontâneo, privilégio
b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem
d) mechilhão, catorze, aziago
6) Uma das palavras está incorreta em:
a) insensatez, consulesa
b) improvisado, ajuizado
c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos
e) formalizaram, paralisaram
7) Assinale o item incorreto:
a) catequizar, abalizar, rezar
b) matizar, modernizar, agonizar
c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar
e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
8) Estão grafadas corretamente com “G” ou “J”:
a) agiota, beringela, canjica
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia
d) enjeitar, magestade, gíria
9) Estão grafadas corretamente com “O” ou “U”:
a) muela, bulir, taboada
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir
10) A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto

Observação da professora:
Procure no dicionário as palavras e seus significados e copie no teu caderno de português.
Bom trabalho! Beijos