segunda-feira, 25 de maio de 2020

CJOVEM - HISTÓRIA - PROFE. JOSÉ LUIS




Olá prezados estudantes
Espero que estejam bem!
Sempre lembrando que precisamos continuar os cuidados com a saúde nesse período de distanciamento forçado a que passamos, e nesse sentido, encaminhamos atividades para mantermos nossos estudos.
Nossa atividade de hoje, estuda a França a partir de suas condições sociais. Uma sociedade em que a desigualdade é algo considerado como “natural”.


                FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA!

                        Sociedade Estamental
      (baseada na desigualdade entre as classes sociais)
Os privilégios de uma minoria privilegiada afrontava a maioria da população francesa em fins do século XVIII. Nessa época, ainda persistiam as distinções medievais e a sociedade francesa, apesar de mais complexa que na Idade Média, era estruturada da seguinte forma:

1o. Estado:
Correspondia ao clero, dividido em alto clero (desfrutava de privilégios) e baixo clero (apresentava um padrão de vida semelhante ao das camadas populares).

2o. Estado:
Correspondia à nobreza, que também era heterogênea. Ao lado da nobreza palaciana ou cortesã, privilegiada e que vivia na Corte do rei, coexistia a nobreza provincial – antiga aristocracia feudal que, apesar de possuir menos regalias que a nobreza palaciana, explorava a mão de obra camponesa, cobrando tributos feudais. Havia também a nobreza togada, ou de títulos, cuja origem remontava à burguesia enriquecida, que comprara títulos e se nobilitara; não era bem vista pela nobreza tradicional.

3o. Estado:
Correspondia ao restante da população, formada por burgueses, artesãos, profissionais liberais, camponeses e operários. Não possuíam privilégios e lutavam por igualdade jurídica e melhores condições de vida.
   Era o Terceiro Estado que sustentava a nação e os privilégios da elite parasitária formada pelos outros dois Estados.
  
A revolução francesa de 1789

Históriαs do mundo...: Organização Social da França Pré ...


A partir da leitura do texto responda:
a)      Estudando esse período histórico da Revolução Francesa, observamos que a desigualdade social naquele país era evidente. No seu entender, em nossa sociedade atual, existem diferenças ou semelhanças? Argumente e justifique (mínimo 15 linhas).
b)      O desenho acima o qual chamamos de pirâmide social, representa a França em suas características do período. Qual seria a classe que contempla a base de toda a sustentação daquela pirâmide social e qual a classe que detinha o maior poder? Comente.
c)     Na França pré-revolucionária fica evidente as pessoas que entendemos como não privilegiadas. E nos dias de hoje, pensando nas classes sociais que compõem nossa sociedade, quais seriam as classes não privilegiadas? Seriam exatamente as mesmas?Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.