Olá prezados estudantes
Espero que estejam bem!
Sempre lembrando que precisamos
continuar os cuidados com a saúde nesse período de distanciamento forçado a que
passamos, e nesse sentido, encaminhamos atividades para mantermos nossos
estudos.
Nossa atividade de hoje, estuda a França
a partir de suas condições sociais. Uma sociedade em que a desigualdade é algo
considerado como “natural”.
FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA!
Sociedade Estamental
(baseada na desigualdade entre as classes
sociais)
Os privilégios de uma minoria privilegiada afrontava a maioria da
população francesa em fins do século XVIII. Nessa época, ainda persistiam as
distinções medievais e a sociedade francesa, apesar de mais complexa que na
Idade Média, era estruturada da seguinte forma:
1o. Estado:
Correspondia ao clero, dividido em alto
clero (desfrutava de privilégios) e baixo
clero (apresentava um padrão de vida semelhante ao das camadas
populares).
2o. Estado:
Correspondia à nobreza,
que também era heterogênea. Ao lado da nobreza palaciana ou cortesã,
privilegiada e que vivia na Corte do rei, coexistia a nobreza provincial – antiga aristocracia feudal que, apesar
de possuir menos regalias que a nobreza
palaciana, explorava a mão de obra camponesa, cobrando tributos feudais.
Havia também a nobreza togada, ou de
títulos, cuja origem remontava à burguesia enriquecida, que comprara títulos e
se nobilitara; não era bem vista pela nobreza tradicional.
3o. Estado:
Correspondia ao restante da população, formada por burgueses, artesãos, profissionais liberais, camponeses e operários.
Não possuíam privilégios e lutavam por igualdade jurídica e melhores condições
de vida.
Era o Terceiro Estado que
sustentava a nação e os privilégios da elite parasitária formada pelos outros
dois Estados.
A partir da leitura do
texto responda:
a) Estudando esse período histórico da
Revolução Francesa, observamos que a desigualdade social naquele país era
evidente. No seu entender, em nossa sociedade atual, existem diferenças ou
semelhanças? Argumente e justifique (mínimo 15 linhas).
b) O desenho acima o qual chamamos de pirâmide social, representa a França
em suas características do período. Qual seria a classe que contempla a base de
toda a sustentação daquela pirâmide social e qual a classe que detinha o maior
poder? Comente.
c) Na França pré-revolucionária fica evidente as pessoas que entendemos como não privilegiadas. E nos dias de hoje, pensando nas classes sociais que compõem nossa sociedade, quais seriam as classes não privilegiadas? Seriam exatamente as mesmas?Comente.
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