domingo, 19 de abril de 2020

TURMA A31 - PROFESSORA PAOLA - SEMANA 1



Olá queridos!!! Estou com muitas saudades de vocês!!

Neste período de isolamento social, vamos estudar de uma maneira diferente!! 

Você pode imprimir as tarefas ou copiar no caderno. As imagens não precisam ser copiadas.  Mantenha seu caderno organizado e faça as atividades com calma!

Beijos


Leia o texto com atenção! Não precisa copiar!

19 de Abril – Dia do Índio

Você sabia que.......
·         Os índios foram os primeiros habitantes de nossas terras?
  • ·        Os indígenas se organizam em grupos, chamados tribos e falam além do português, outra língua?
  • ·         A reunião de várias tabas ou aldeias forma uma tribo e o chefe é o cacique?
  • ·         Nas aldeias indígenas todos trabalham para alimentar e defender a comunidade?
  • ·         Existem muitas palavras e hábitos que temos que tem origem indígena? Exemplo: tapioca, caju, mandioca, etc.


Para entender melhor os hábitos que herdamos dos indígenas, assista o vídeo abaixo:


Agora que você conhece um pouco mais da história dos índios no Brasil, vamos fazer uma pesquisa?
Com ajuda de algum familiar, pesquise na internet o nome de três povos indígenas que ainda vivem em Porto e Alegre e anote essa informação no seu caderno.

Observe com atenção a receita de como lavar as mãos: (Não precisa copiar!)





1.   Copie e responda as questões abaixo, de acordo com as informações do panfleto:


a)   Qual o assunto deste panfleto?

b)   O que precisamos usar para lavar as mãos?

c)   Lavando as mãos corretamente você está se protegendo o que?

c) Qual destas orientações do panfleto você ainda não faz?

d)   Se você não puder lavar suas mãos, como fazer a higiene?


2.   Copie e organize as palavras abaixo em ordem alfabética:

Sabonete  - mãos – dedos – tolha – limpa


3.   Vamos fazer um acróstico?
Copie a palavra abaixo. Depois escreva uma palavra com cada letra:

C
O
R
O
N
A
V
Í
R
←  EXEMPLO
              U

S ABONETE 


·        Matemática: As atividades deverão ser copiadas e resolvidas no caderno.

1 – Faça como o exemplo abaixo, a representação dos números. Desenhe o material dourado para representar os números:

EXEMPLO

2                  3                     4 

a)   235

b)   318

c)   197

d)   576

e)   600

2 – Escreva por extenso os números abaixo.

a)   247____________________________________________
b)   198____________________________________________
c)   369____________________________________________
d)   416____________________________________________
e)   606____________________________________________

3 – Organize os números da atividade 2 em ordem CRESCENTE.

______________________________________________________________


4.    Arme e calcule:

 Exemplo: 

a) 23 + 75 =_______                                 e) 342 - 123= ______

b) 101 + 45 = _____                                  f) 91 - 11 = _______

c) 201 + 8 = _______                                g) 967 - 16 = ______

d) 571 + 326 = ______                              h) 80 - 10 = _______

5.  Copie e resolva as histórias matemáticas:
Lembrete:

Em cada história deve aparecer a maneira que você pensou, podem ser cálculos ou desenhos e a resposta completa para cada pergunta.

a)   Sérgio ganhou um livro de histórias com 45 folhas escritas e com 23 folhas com ilustrações. Quantas folhas tem o livro?


b)   Numa escola havia 98 pratos para servir o almoço. 17 foram quebrados. Quantos pratos sobraram para servir o almoço?


c)   Num ônibus há 46 passageiros sentados e 23 em pé. Quantos passageiros estão no ônibus?


6) Escreva o sucessor e o antecessor dos números abaixo:

 _____100_____       ____29____     ____47_____     _____219_____

____448_____      _____50_____    _____79______    _____60_____



7) Decomponha os números abaixo conforme o modelo:

128 = 100 + 20 + 8    (EXEMPLO)

74=

47 =

137 =

13=

285=

528=


8) Componha os números abaixo:

100 + 30+ 7 = 137 EXEMPLO

200 + 30 + 2 =

10 + 7 =

50 + 8 =

100 + 70 + 1=

40 + 4 =

                 

TURMA B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 1









ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.

Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.


SEMANA 1 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
PROFESSORA: CAMILA AMÉRICO😘
TURMA: B22




1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS.

Rotina:
- Leitura da Lenda da Vitória-Régia;
- atividades sobre a lenda.


2. Ler a Lenda da Vitória-Régia (não precisa copiar):




3. Atividades sobre a lenda (copiar e responder no caderno de PORTUGUÊS):






ATENÇÃO!

SINÔNIMOS = palavras que possuem o mesmo significado ou significados muito semelhantes.

Ex.: Bonito é sinônimo de belo.









SEMANA 1 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: CAMILA AMÉRICO😘
TURMA: B22


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA.

Rotina:
- Desafios matemáticos.

2. Copiar e resolver os desafios matemáticos (resolver e marcar a resposta correta):




Continuação:










SEMANA 1 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: CAMILA AMÉRICO😘
TURMA: B22


1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS.

Rotina:
- Leitura das explicações sobre o Coronavírus;
- visualização de vídeos do YouTube;
- experiência.

2. Ler as explicações sobre o Coronavírus (não precisa copiar):


3.   Sugestões de vídeos para vocês assistirem sobre o Coronavírus e sobre a quarentena:


Link 1 - https://www.youtube.com/watch?v=Ff3gAQ7E4vc


4. Vídeo com ÁUDIO-DESCRIÇÃO sobre o Coronavírus:



5.  Assistam essa experiência e façam vocês também! 😉

https://www.youtube.com/watch?v=6gKg-YB42xA

6. Após realizar a experiência, escrever no caderno de Ciências como foi a experiência e fazer um desenho a representando.😀









SEMANA 1 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
PROFESSORA: CAMILA AMÉRICO😘
TURMA: B22


     
1. Escrever a data e a rotina no caderno de Sócio-históricas.

Rotina:
- Leitura do texto sobre o Dia do Índio;
- Atividades sobre o texto;
- vídeos sobre os índios.

2. Ler o texto abaixo sobre o Dia do Índio (não precisa copiar), COPIAR E RESPONDER no caderno as perguntas sobre o texto.


3. Abaixo, seguem algumas SUGESTÕES de vídeos para vocês conhecerem um pouco mais sobre os índios, especialmente sobre música, dança e sobre os instrumentos musicais indígenas. 





Desafio:😉

Você consegue confeccionar algum instrumento musical indígena usando sucata? Se você conseguir, leve seu instrumento quando retornarem às aulas presenciais.






Queridos alunos!!

Espero que gostem das atividades da semana. Não se preocupem caso não consigam realizar alguma tarefa, pois ao retornarmos às aulas presenciais retomaremos juntos, explicarei tudo e corrigiremos as tarefas. Mas é muito importante que você TENTE! 

Um beijo e um abraço virtual com saudades!