domingo, 19 de abril de 2020

TURMA A31 - PROFESSORA PAOLA - SEMANA 1



Olá queridos!!! Estou com muitas saudades de vocês!!

Neste período de isolamento social, vamos estudar de uma maneira diferente!! 

Você pode imprimir as tarefas ou copiar no caderno. As imagens não precisam ser copiadas.  Mantenha seu caderno organizado e faça as atividades com calma!

Beijos


Leia o texto com atenção! Não precisa copiar!

19 de Abril – Dia do Índio

Você sabia que.......
·         Os índios foram os primeiros habitantes de nossas terras?
  • ·        Os indígenas se organizam em grupos, chamados tribos e falam além do português, outra língua?
  • ·         A reunião de várias tabas ou aldeias forma uma tribo e o chefe é o cacique?
  • ·         Nas aldeias indígenas todos trabalham para alimentar e defender a comunidade?
  • ·         Existem muitas palavras e hábitos que temos que tem origem indígena? Exemplo: tapioca, caju, mandioca, etc.


Para entender melhor os hábitos que herdamos dos indígenas, assista o vídeo abaixo:


Agora que você conhece um pouco mais da história dos índios no Brasil, vamos fazer uma pesquisa?
Com ajuda de algum familiar, pesquise na internet o nome de três povos indígenas que ainda vivem em Porto e Alegre e anote essa informação no seu caderno.

Observe com atenção a receita de como lavar as mãos: (Não precisa copiar!)





1.   Copie e responda as questões abaixo, de acordo com as informações do panfleto:


a)   Qual o assunto deste panfleto?

b)   O que precisamos usar para lavar as mãos?

c)   Lavando as mãos corretamente você está se protegendo o que?

c) Qual destas orientações do panfleto você ainda não faz?

d)   Se você não puder lavar suas mãos, como fazer a higiene?


2.   Copie e organize as palavras abaixo em ordem alfabética:

Sabonete  - mãos – dedos – tolha – limpa


3.   Vamos fazer um acróstico?
Copie a palavra abaixo. Depois escreva uma palavra com cada letra:

C
O
R
O
N
A
V
Í
R
←  EXEMPLO
              U

S ABONETE 


·        Matemática: As atividades deverão ser copiadas e resolvidas no caderno.

1 – Faça como o exemplo abaixo, a representação dos números. Desenhe o material dourado para representar os números:

EXEMPLO

2                  3                     4 

a)   235

b)   318

c)   197

d)   576

e)   600

2 – Escreva por extenso os números abaixo.

a)   247____________________________________________
b)   198____________________________________________
c)   369____________________________________________
d)   416____________________________________________
e)   606____________________________________________

3 – Organize os números da atividade 2 em ordem CRESCENTE.

______________________________________________________________


4.    Arme e calcule:

 Exemplo: 

a) 23 + 75 =_______                                 e) 342 - 123= ______

b) 101 + 45 = _____                                  f) 91 - 11 = _______

c) 201 + 8 = _______                                g) 967 - 16 = ______

d) 571 + 326 = ______                              h) 80 - 10 = _______

5.  Copie e resolva as histórias matemáticas:
Lembrete:

Em cada história deve aparecer a maneira que você pensou, podem ser cálculos ou desenhos e a resposta completa para cada pergunta.

a)   Sérgio ganhou um livro de histórias com 45 folhas escritas e com 23 folhas com ilustrações. Quantas folhas tem o livro?


b)   Numa escola havia 98 pratos para servir o almoço. 17 foram quebrados. Quantos pratos sobraram para servir o almoço?


c)   Num ônibus há 46 passageiros sentados e 23 em pé. Quantos passageiros estão no ônibus?


6) Escreva o sucessor e o antecessor dos números abaixo:

 _____100_____       ____29____     ____47_____     _____219_____

____448_____      _____50_____    _____79______    _____60_____



7) Decomponha os números abaixo conforme o modelo:

128 = 100 + 20 + 8    (EXEMPLO)

74=

47 =

137 =

13=

285=

528=


8) Componha os números abaixo:

100 + 30+ 7 = 137 EXEMPLO

200 + 30 + 2 =

10 + 7 =

50 + 8 =

100 + 70 + 1=

40 + 4 =

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.