Olá queridos!!! Estou com muitas saudades
de vocês!!
Neste período
de isolamento social, vamos estudar de uma maneira diferente!!
Você pode
imprimir as tarefas ou copiar no caderno. As imagens não precisam ser
copiadas. Mantenha seu caderno
organizado e faça as atividades com calma!
Beijos
·
Os índios foram os primeiros habitantes de
nossas terras?
- · Os indígenas se organizam em grupos, chamados
tribos e falam além do português, outra língua?
- ·
A reunião de várias tabas ou aldeias forma
uma tribo e o chefe é o cacique?
- ·
Nas aldeias indígenas todos trabalham para
alimentar e defender a comunidade?
- ·
Existem muitas palavras e hábitos que temos
que tem origem indígena? Exemplo: tapioca, caju, mandioca, etc.
Para entender melhor os
hábitos que herdamos dos indígenas, assista o vídeo abaixo:
Agora que você conhece um
pouco mais da história dos índios no Brasil, vamos fazer uma pesquisa?
Com ajuda de algum familiar,
pesquise na internet o nome de três povos indígenas que ainda vivem em Porto e
Alegre e anote essa informação no seu caderno.
Observe com atenção a receita de
como lavar as mãos: (Não precisa copiar!)
1.
Copie
e responda as questões abaixo, de acordo com as informações do panfleto:
a)
Qual
o assunto deste panfleto?
b)
O
que precisamos usar para lavar as mãos?
c)
Lavando
as mãos corretamente você está se protegendo o que?
c) Qual destas orientações do panfleto você ainda não faz?
d)
Se
você não puder lavar suas mãos, como fazer a higiene?
2.
Copie
e organize as palavras abaixo em ordem alfabética:
Sabonete - mãos – dedos – tolha – limpa
3.
Vamos
fazer um acróstico?
Copie a palavra abaixo. Depois
escreva uma palavra com cada letra:
C
O
R
O
N
A
V
Í
R
← EXEMPLO
U
S ABONETE
·
Matemática: As atividades deverão
ser copiadas e resolvidas no caderno.
1 – Faça como o exemplo abaixo, a
representação dos números. Desenhe o material dourado para representar os
números:
EXEMPLO
2 3 4
a) 235
b) 318
c) 197
d) 576
e) 600
2 – Escreva por extenso os números
abaixo.
a) 247____________________________________________
b) 198____________________________________________
c) 369____________________________________________
d) 416____________________________________________
e) 606____________________________________________
3 – Organize os números da atividade 2
em ordem CRESCENTE.
______________________________________________________________
4. Arme
e calcule:
Exemplo:
a) 23 + 75 =_______ e) 342 - 123= ______
b) 101 + 45 = _____ f) 91 - 11 = _______
c) 201 + 8 = _______ g) 967 - 16 = ______
d) 571 + 326 = ______ h) 80 - 10 = _______
5. Copie
e resolva as histórias matemáticas:
Lembrete:
Em cada história deve aparecer a maneira que você pensou, podem ser
cálculos ou desenhos e a resposta completa para cada pergunta.
a) Sérgio
ganhou um livro de histórias com 45 folhas escritas e com 23 folhas com
ilustrações. Quantas folhas tem o livro?
b) Numa
escola havia 98 pratos para servir o almoço. 17 foram quebrados. Quantos pratos
sobraram para servir o almoço?
c) Num
ônibus há 46 passageiros sentados e 23 em pé. Quantos passageiros estão no
ônibus?
6)
Escreva o sucessor e o antecessor dos números abaixo:
_____100_____ ____29____ ____47_____ _____219_____
____448_____ _____50_____ _____79______ _____60_____
7)
Decomponha os números abaixo conforme o modelo:
128 = 100 + 20 + 8 (EXEMPLO)
74=
47 =
137
=
13=
285=
528=
8)
Componha os números abaixo:
100 + 30+ 7 = 137 EXEMPLO
200
+ 30 + 2 =
10 +
7 =
50 +
8 =
100
+ 70 + 1=
40 +
4 =
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.