sexta-feira, 12 de junho de 2020

C21 e C22 - HISTÓRIA - PROFE. JOSÉ LUIS (AULA 07)



Olá pessoal!

Espero que estejam bem!
Nosso tema de hoje é abordar a figura histórica do Napoleão Bonaparte. Abaixo trago sua imagem e um pequeno informe sobre esse grande agente histórico.
Proponho a leitura do livro didático (capítulo 06, p. 78) e exercícios 01, 02 e 03 da página 80.

Era Napoleônica: descubra como Napoleão Bonaparte chegou ao poder
A Era Napoleônica é o nome pelo qual ficou conhecido o período em que Napoleão Bonaparte governou a França, de 1799 a 1815, e graças ao qual se consagrou como um dos personagens mais importantes da História

Napoleão e a Família Real: perseguição que acabou em independência



A Era Napoleônica é o nome pelo qual ficou conhecido o período em que Napoleão Bonaparte governou a França. Marcado por batalhas épicas e conquistas territoriais que permitiram a Napoleão criar um império de quase dois milhões quilômetros de extensão, esse é um dos episódios mais marcantes e importantes da história do mundo. O imperador francês chegou ao poder no final do século XVIII – com o auxílio dos burgueses que, a partir de um golpe político, conseguiram tirar do poder o Diretório, comandado pelos jacobinos – , e ali ficou por cerca de 15 anos.
 Você sabe quem foi Napoleão Bonaparte? Entenda
Líder supremo
A primeira fase do governo começa em 1799, quando os girondinos – como era conhecida a classe burguesa francesa na época – derrubaram o governo jacobino – revolucionários radicais que lideraram a Revolução Francesa – com uma manobra conhecida por Golpe do 18 Brumário. Com o golpe, Napoleão chegou ao poder como primeiro cônsul da República Francesa — existiam outros dois, mas, por ser o primeiro, era ele quem mandava de fato. O governante acabou com a oposição, fortaleceu o Poder Executivo, barrou o avanço dos setores populares e consolidou a alta burguesia. E ainda deu a ele mesmo a situação de cônsul vitalício. Pouco ousado não?!
Texto: Érika Alfaro Edição: João Paulo Fernandes.