terça-feira, 5 de maio de 2020

Turmas C31, C32, CJ.1 - ARTES - PROF. IVETI MATOS

Prezados alunos, estou passando por aqui para saber como vocês estão? Desejo que estejam bem, assim como eu estou também, me cuidando e reinventando. Abraços!
#segueadica1 - Estude, Respire e Não Pire! ( risos)
#segueadica2 - Organização- Calendário- Horário- Materiais- Persistência-Silêncio e Concentração = Ótimo Aprendizado e Produção. Aluno DEZ! ( risos e aplausos).

Regras para Estudar e Trabalhar:
1. Organize um espaço, em casa, para você trabalhar, estudar e guardar seu material escolar.
2. Use uma pasta ou saco plástico, caderno/espaço para cada disciplina, principalmente para Artes. Para apresentar ao professor na volta as aulas.
3. Para Artes use o material de sempre: Folhas sulfite tamanho A4 - branca, em segunda hipótese a folha do caderno de desenho ou pautado (normal).
4. Use todo o material que você tem a disposição; lápis para desenhar, borracha, giz de cera, lápis cor, régua, compasso, círculos (tampas - prato- pires), objetos, sucata limpa, tecido, revistas, cola etc..
5. Crie uma capa ou folha de rosto para identificação de sua pasta, saco plástico (pode ser saco escolar ou mesmo de verdura/Supermercado). Coloque : EMEF. PRES. VARGAS ..., NOME COMPLETO: ... TURMA: ... MESES: ... DISCIPLINA: ARTES em EAD ( Ensino a Distância)... PROFª : Iveti Matos ,
6. No verso da folha escreva seus dados de identificação completos, Título ou temática do trabalho e se quiser a descrição do trabalho. E como se sentiu na realização da tarefa.( sentimentos e emoções) e Data: .../.../....

 AULA/TRABALHO 1.
Observe ( vária vezes com atenção) a obra abaixo: São pessoas,como elas estão( sentimentos,emoções)? Pense.; jogo de formas e cores;  e redesenhe, crie, reinventem, onde e como  estas pessoas estariam hoje? Poderá  copiar de leve e depois modificar: formas,  pessoas e cores.
Divida o papel ao meio, fica melhor para enquadrar o desenho. Dê um título a sua obra. A autora já tem.Bom trabalho.
http://fundodearte.com/13v4xb594x1l1j6647ufghhyutj42

C11, C12, C21, C22, C31, C32 E CJOVEM - EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR JOVANI

PROFESSOR JOVANI
TURMA C JOVEM
EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMA:C11/C12/C21/C22/C31/C32
PROFESSOR: JOVANI MAGRO DA SILVA

   TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL

"Material teórico a ser estudado,no retorno às aulas colocaremos em prática e responderemos as dúvidas"

SISTEMAS TÁTICOS

   Para o melhor entendimento técnico e tático das definições sobre os sistemas de jogo adotados no voleibol, é necessário, em primeiro lugar, ter sempre presente as posições que os atletas ocupam na quadra, de acordo com a definição da regra.



POSIÇÕES:

    No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador).

        A posição dos jogadores é numerada como na figura abaixo:


Posicionamento em quadra

A posição nº 1 chama-se defesa direita, e é a posição do saque.
A posição nº 2 chama-se saída de rede.
A posição nº 3 chama-se meio de rede.
A posição nº 4 chama-se entrada de rede.
A posição nº 5 chama-se defesa esquerda.
A posição nº 6 chama-se defesa central.
    As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.

    As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.


    Quando a equipe que não sacou vence o rali, ela realiza um rodízio no posicionamento de seus jogadores e  terá o direito de sacar. O rodizio é realizado no sentido horário.



Sentido do rodízio



    Esse rodízio obrigatório faz que, no desenvolvimento da partida, cada jogador tenha que ocupar cada uma das seis posições da quadra, fato que implica, pelo menos em tese, que os jogadores dominem todos os fundamentos técnicos do jogo.

    O posicionamento inicial (PI) será anotado em uma súmula apropriada, para que se tenha controle dos rodízios e para que as equipes de arbitragem cumpram a regra do posicionamento. Ela determina que, até o instante da execução de cada saque, todos os jogadores das duas equipes respeitem seus posicionamentos de rodízio e estejam ocupando sempre as suas posições. Após o golpe dado pelo sacador, os jogadores poderão deixar os seus posicionamentos obrigatórios de rodízio.





LINHAS DE CORRESPONDÊNCIA:




     É uma linha imaginária, que orienta o posicionamento dos jogadores antes da bola ser golpeada pelo sacador. Esta linha deve seguir a orientação de ordem de posicionamento da seguinte forma:
   


O jogador da posição 1 deverá estar atrás do jogador da posição 2  a direita do jogador da posição 6;
O jogador da posição 3 deverá se posicionar entre os das posições 4 e 2 e à frente do jogador da posição 6;
O jogador da posição 4 se posicionará a esquerda do jogador da posição 3 e à frente do jogador da posição 5;
O jogador da posição 5 deverá estar atrás do jogador da posição 4  e à esquerda do jogador da posição 6;
O jogador da posição 6 estará  entre os das posições 5 e 1 e atrás do jogador da posição 3.

Posicionamento dos jogadores no momento do saque



    Lembrem-se que somente os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio). O jogador de defesa (posições 5, 6 e 1), caso apoie os pés na zona de ataque, não poderá efetuar ataques com a bola estando a uma altura superior à borda da rede. Para tanto, ele deverá saltar de trás - antes da linha, ainda na zona de defesa - da linha de ataque, sem pisar nesta. Ele também não poderá em qualquer circunstância realizar bloqueios.



ZONA DE ATAQUE E DEFESA


SISTEMAS OFENSIVO:

        Os sistemas de jogo utilizados nas táticas do voleibol, também são chamados de sistemas ofensivos, pois levam em consideração a forma com a qual distribuem-se e divide-se o número de atacantes e levantadores, entre os seis jogadores e quadra.


      No voleibol, de acordo com o estudo tático, os jogadores são divididos em cortadores ou atacantes e levantadores.


      Durante a partida, após a equipe se defender de um saque ou de uma ataque adversário, o segundo jogador a tocar na bola geralmente executará o toque de levantamento, que é uma preparação para o ataque.  Os jogadores que, dentro de uma equipe, melhor executam o toque de levantamento são chamados de levantadores. Para essa função, é necessário que o jogador tenha um bom toque de bola, seja calmo e tenha muita iniciativa.


     O jogador que tem a função de cortar e chamado de cortador ou atacante. Para essa função, é necessário que o jogador tenha boa impulsão, seja observador e saiba enviar a bola de maneira que o adversário não possa se defender.
    
    Os sistema táticos mais utilizados atualmente são o "6x6", o "3x3", o "4x2" simples, "4x2" com infiltração e o "5x1".

    O primeiro número indica o número de "cortadores" ou "atacantes" e o segundo número o do(s) levantador(es).

    Basicamente a escolha por um ou por outro sistema decorrerá do material humano à disposição do técnico. Cabe ressaltar que uma série de fatores e de pré-requisitos técnicos individuais dos atletas (fundamentos) e de aspectos táticos é que vai ser utilizado pelo técnico para a escolha do sistema para a equipe.


   Atualmente tem maior utilização nas equipes de alto nível o sistema "5x1", no qual há uma verdadeira "especialização" dos atletas, ainda mais com a introdução do jogador líbero, especializado em defesa, pois atua somente nas posições 5,6 e 1. A nível de seleções nacionais a esmagadora maioria utiliza este sistema, à exceção da seleção feminina de Cuba, que utiliza o sistema "4x2". Cabe ressaltar que a seleção Cubana é tri-campeã Olímpica, o que prova que o sistema de jogo não determina, exclusivamente, melhores ou piores resultados, mas sim a melhor combinação das qualidades individuais dos atletas e sistema de jogo para uma equipe.





SISTEMA "6x6": 

       No sistema de jogo 6x6, todos os jogadores ocupam a função de levantadores e atacantes, não havendo a especialização por funções e posições. A zona de levantamento é a posição 3, dessa forma, no rodízio de saque, quando um jogador estiver nesta posição, realizará a função de levantador, tendo nas outras posições da zona ofensiva a função de cortador.
          
           Este é o sistema mais utilizado pelos iniciantes, pela sua facilidade de compreensão e assimilação, pois não ocorrem as trocas de posições e infiltrações que fazem parte da especialização, podendo então, vivenciar todos os fundamentos de forma completa e em todas as posições das zonas ofensivas e defensivas.



Sistema 6x6




SISTEMA "3x3": 

    Neste sistema são três cortadores e três levantadores. Na posição inicial deste sistema, a distribuição dos jogadores é realizada intercalando-se um levantador e um cortador . Na atualidade, esse sistema não é mais utilizado devido às dificuldades e deficiências na armação tática, principalmente no sistema ofensivo. Com o rodízio de jogo, irá coincidir  a presença de dois levantadores e um cortador na rede, sendo esta a maior deficiência no sistema ofensivo, no qual, por meio de uma troca de posições, um deles poderá realizar a função de atacante.


   Serve para equipes com deficiência na habilidade dos atletas, ou para iniciantes, devido ä facilidade de implementação e desnecessidade de trocas e de infiltração.





Sistema 3x3



SISTEMA "4x2" simples: 

   Neste sistema, o avanço da especialização das funções dos jogadores dentro da zona ofensiva e defensiva fica mais evidente e funcional. Os locais de atuação dos jogadores são qualificados como "zonas de responsabilidade predeterminadas", em que podemos verificar distintamente as funções de quatro atacantes e dois levantadores. As trocas realizadas visam uma melhor disposição, equilíbrio e fortalecimento dos sistemas, por meio das habilidades técnicas e características individuais dos jogadores.
     A zona de levantamento é na posição 2. Neste sistema, podemos distinguir dois posicionamentos táticos bem específicos.


    1º Posicionamento:


A Posição Inicial (PI) - relacionada ao posicionamento dos jogadores no rodízio de saque para a formação do Sistema de Recepção e de Ataque
    2º Posicionamento:
 A Posição Final (PF) - relacionada com as trocas de posições, quando os jogadores deslocam-se para a sua Posição de Especialidade para comporem o Sistema Defensivo.

        As funções de acordo com as Zonas de Responsabilidades Predeterminadas estão assim divididas:

P = 2 atacantes de ponta  - atuam nas posições 4 e 5;
M = 2 atacantes de meio - atuam nas posições 3 e 6;
L = 2 levantadores - atuam nas posições 1 e 2.




    A posição inicial dos jogadores deve ser oposta por funções, para que tenhamos sempre, em ambas as zonas, um levantador, um atacante de meio e um de ponta. Então teremos uma levantador na posição 2 e outro na posição 5, um atacante de meio na posição 3 e outro na posição 6 e um atacante de ponta na posição 4 e outro na posição 1.




Sistema 4x2 simples Posição Inicial com levantamento na posição 2
     Para que cada jogador atue na sua área de especialidade será necessário o uso de trocas de posicionamento entre os jogadores logo após o saque adversário. Como a regra não permite a troca antecipada e não se deve prejudicar o sistema de recepção, apenas o levantador realiza a troca de posição, simultaneamente o golpe de saque, indo ocupar a Zona de levantamento, e os demais jogadores devem aguardar a efetivação do ataque para logo após realizarem as trocas de posições, dirigindo-se para a sua posição de especialização, construindo a Posição final dentro do rodízio. Os jogadores permanecem nesta posição durante o rally até a definição do ponto, voltando em seguida às suas posições de rodízio de saque.



4x2 simples - trocas de posicionamento 







Sistema 4x2 simples Posição Final com levantamento na posição 2



     Nas formações de rodízio com saque a favor as trocas são realizadas simultaneamente ao momento do saque, dirigindo-se então os jogadores para atuarem em suas posições de especialidade durante todo o rally, até a definição do ponto.




SISTEMA "4x2" com infiltração:

    Comparando-o  com o sistema 4x2 simples, temos duas mudanças básicas:

1º - A infiltração: A distribuição das bolas nos levantamentos está sob a responsabilidade do levantador, que ocupa a zona defensiva (posições 1, 6 e 5), e "infiltra" entre os atacantes para efetivar sua distribuição, seja na formação do Sistema de Recepção ou do Sistema Defensivo.
2º - A Zona de Levantamento: Em virtude de sempre haver três atacantes na Zona Ofensiva, a Zona de Levantamento é na posição 2 1/2, ou seja, entre os atacantes das posições 2 e 3.
        As funções, de acordo com as zonas de responsabilidade predeterminadas, em relação à especialidade, estão assim divididas:

P = 2 atacantes de ponta - atuam nas posições 5 e 4;
M = 2 atacantes de meio - atuam nas posições 3 e 6;
L/O = 2 levantadores / Opostos - atuam pela posição 2, como atacantes e pela posição 1 como levantadores.
        O levantador/atacante que está na Zona Ofensiva, ocupando-se da função de atacante, é chamado de Oposto ("O") ou Saída, sendo sua posição final a P2.

     Na posição inicial um levantador/oposto estará na zona defensiva na posição 1 e o outro na posição 4, os pontas nas posições 2 e 5 e os meios nas posições 3 e 6. 


4x2 com infiltração - posição inicial

4x2 com infiltração - trocas de posicionamento.
     Na posição final, efetuada após o saque do adversário ou a favor, cada jogador ocupará a sua posição de especialidade, sendo, os pontas nas posições 4 e 5, os meios nas posições 3 e 6 e os levantadores/oposto como atacante na posição 2 e como levantador na posição .


4x2 com infiltração - posição final
     Na formação do Sistema de Recepção para o saque do adversário, como o levantador da Zona Defensiva não participa deste sistema, deverá realizar a infiltração, procurando "esconder-se" do saque adversário ocupando o espaço logo atrás do seu jogador correspondente, quer dizer, quando estiver na posição 1, estará logo atrás do jogador da posição 2; quando estiver na posição 6 estará logo atrás do jogador da posição 3; na posição 5, ocupará o espaço logo atrás do jogador 4.


4x2 com infiltração - infiltração na recepção do saque adversário


     Na função de levantador, depois de infiltrar, realizar o levantamento e aguardar a efetivação do ataque, deverá ir para a sua posição final, a posição 1, infiltrando por esta posição para efetuar os levantamentos, até o término do rally.

         Na situação do saque a favor para compor o sistema defensivo, o levantador deverá primeiramente realizar a troca de posição para a posição 1 e somente "infiltrará" depois da 1ª ação defensiva da sua equipe, e se for ele que realizará a 1ª ação defensiva, o levantador que atua como atacante na zona ofensiva ou o atacante de meio serão os responsáveis pelo levantamento.

           A fim de não comprometer o sistema de recepção, no momento do saque adversário, enquanto o levantador realiza a infiltração, os demais jogadores permanecem em suas posições para definirem seus ataques nos locais preestabelecidos no sistema de ataque, para depois realizarem as trocas de posições, dirigindo-se as posições de especialização, a posição final, permanecendo nesta posição até o final do rally.

           Na formação do sistema defensivo, com saque a favor, todos os jogadores realizam simultaneamente as trocas de posições no momento do saque, dentro das suas respectivas zonas, dirigindo-se então para a sua posição final.

SISTEMA "5x1": 

   Cinco atacantes e um levantador. Sistema atualmente utilizado pela esmagadora maioria das equipes de alto nível, sejam seleções nacionais ou clubes. A adoção deste sistema necessita das infiltrações, especialização dos jogadores e conseqüente maior habilidade individual para o sistema ser bem utilizado, pois é o mais difícil.


     Didaticamente, podemos dizer que o sistema 5x1 é a junção do sistema 4x2 simples com o sistema 4x2 com infiltração. Com o levantador estando na zona ofensiva, atuará como no sistema 4x2 simples, realizando as trocas de posições e indo ocupar a zona de levantamento na posição 2, porém, quando nas posições da zona defensiva, procederá como no 4x2 com infiltração, realizando a infiltração e indo ocupar a zona de levantamento na posição 2 1/2.


     A atuação de somente um levantador é o que mais caracteriza o sistema 5x1. O oposto recebe a função de ser mais um atacante. Quando o levantador esta na zona ofensiva, ficando então com dois atacantes na rede, a utilização do ataque atrás da linha de 3 metros (ataque de fundo), principalmente na posição 1, é o desafogo do levantador.


    As funções, de acordo com as zonas de responsabilidade predeterminadas, em relação à especialidade, estão assim divididas:




P = 2 atacantes de ponta - atuam nas posições 4 e 5;
M = 2 atacantes de meio - atuam nas posições 3 e 6;
O = 1 atacante de saída ou oposto - atua nas posições 1 e 2;
L = 1 levantador - atua pelas posições 1 e 2.



5x1 posição inicial


  Na recepção do saque adversário, como a troca de posições antecipada infringiria a regra e comprometeria o sistema de recepção, somente o levantador realiza a troca, quando posicionado na zona ofensiva, e a infiltração, quando posicionado na zona defensiva, simultaneamente ao golpe do saque, enquanto os demais jogadores aguardam a efetivação do ataque nas posições em que se encontram, para depois realizarem as trocas para a sua posição de especialização, que será a sua posição final.



5x1 posição final
     O levantador, depois de infiltrar, realizar o levantamento e aguardar a efetivação do ataque, deverá ir para a sua posição final, a posição 1, infiltrando por esta posição para efetuar os levantamentos, até o término do rally. Quando na zona defensiva na posição 5 ou 6, realizará a troca para a posição 1, sistema defensivo, infiltrando depois da 1ª ação defensiva da sua equipe, e caso seja ele que realize a 1ª ação defensiva, o jogador de meio, será o mais indicado para realizar o levantamento aos demais atacantes.

EJA - PROF. CÍNTIA SCHERER


OLÁ PESSOAL!!! 😍
NESTA SEMANA VAMOS TRABALHAR COM COISAS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA ROTINA: A AGENDA DE TELEFONES E O CALENDÁRIO!


1) TODA AGENDA TEM LETRAS EM ORDEM ALFABÉTICA, ASSIM COMO O CELULAR. OLHE NO SEU CELULAR A ORDEM ALFABÉTICA DE SEUS CONTATOS.

OBSERVE O ALFABETO ABAIXO.









VAMOS RESPONDER ORALMENTE:


A) A PRIMA DE PEDRO SE CHAMA CARLA. EM QUAL LETRA ELE DEVE COLOCAR O NOME E O TELEFONE DE SUA PRIMA?


B) SEU TIO SE CHAMA FAUSTO. EM QUAL LETRA ELE DEVE COLOCAR O NOME E O TELEFONE DE SEU TIO?


C) SUA AVÓ SE CHAMA SUELY. EM QUAL LETRA ELE DEVE COLOCAR O NOME E O TELEFONE DE SUA AVÓ?


D) SEU AVÓ SE CHAMA ALFREDO. EM QUAL LETRA ELE DEVE COLOCAR O NOME E O TELEFONE DE SEU AVÓ?



2) AGORA ESCREVA CADA LETRA DO ALFABETO E, AO LADO, O NOME DAS PESSOAS QUE ESTÃO NA AGENDA DE SEU CELULAR DE ACORDO COM A PRIMEIRA LETRA DO NOME DELAS.



 3) CALENDÁRIO

CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO SOBRE “CALENDÁRIO”


https://youtu.be/nKPV6YcxwSk








4) OBSERVE COM ATENÇÃO O CALENDÁRIO ANTERIOR, POIS FAREMOS UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ELE: 


A) CADA QUADRINHO QUE APARECE NO CALENDÁRIO, REPRESENTA 1 MÊS DO ANO. LEIAM, COM AUXÍLIO DE UM FAMILIAR SE PRECISAR, O NOME DE TODOS OS MESES DO ANO.


B) COPIE EM UMA FOLHA OS MESES DO ANO, UMA PALAVRINHA EMBAIXO DA OUTRA.


C) DEPOIS DE COPIAR OS MESES DO ANO REPITA CADA MÊS E AO FALAR CADA UM, LEVANTE UM DEDO. NO ANO, HÁ MAIS OU MENOS DE 10 MESES? QUANTOS MESES SÃO? RESPONDA NA FOLHA.


D) VOCÊ SABE EM QUE MÊS ESTAMOS? E EM QUE DIA? ESCREVA NA FOLHA, SE PRECISAR PEÇA AUXÍLIO.


E) RESPONDA AGORA, QUANTOS DIAS TEM O MÊS QUE ESTAMOS?


F) CONTE QUANTOS DIAS FALTAM PARA O MÊS ACABAR E REGISTRE NA FOLHA.


G) AGORA, SE TIVER UM CALENDÁRIO EM CASA, FAÇA UM CORAÇÃO NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO E UM CIRCULO NO DIA DA SEMANA EM QUE ELE CAI. QUEM NÃO TIVER COMO REGISTRE NA FOLHA, DENTRO DE UM CORAÇÃO, O DIA, MÊS, E EM QUE DIA DA SEMANA CAI SEU ANIVERSÁRIO.




5) AGORA VAMOS FAZER ALGUNS CÁLCULOS DE ADIÇÃO COMO FAZÍAMOS EM AULA? USE COMO MATERIAL DE CONTAGEM FEIJÕES, TAMPINHAS OU PALITOS, SE PRECISAR. ESCREVA O RESULTADO AO LADO DAS FRASES MATEMÁTICAS.



A) 12 + 14 =

B) 16 + 19 =

C) 18 + 4 =

D) 21 + 9 =

E) 17 + 13 =

F) 23 + 18 =

G) 7 + 15 =

H) 14 + 13 =

I) 15 + 11 =




C11, C12, C21, C22, C31 e C32 - EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR JOVANI

PROFESSOR JOVANI
TURMA:C11/C12/C21/C22/C31/C32
EDUCAÇÃO FÍSICA

https://docs.google.com/document/d/1ardwtq6LnNSJBsfrCMChDqtqZeNWSIjZToA3lEr-i08/edit?usp=drivesdk

A22 - KARINE



Olá Turma A22! Espero que todos estejam bem e se cuidando. Ainda teremos que ficar mais um pouquinho em casa. Vamos escutar a música? Quem lembra dela?
Ai tem o link da musica. Divirta-se dançando.



Agora no teu caderno realiza as atividades:

" Será que você consegue formar 5 palavras com as silabas:

   BO - NE - CA - DE - LA - TA


Ajude o boneco de lata a completar a sequencia , até que número você consegue contar.



Para terminar a nossa atividade da semana a profe escolheu um jogo bem legal.
Até a próxima.


http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 3










Professora Patrícia Knorst


ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



1           1)   Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

        Rotina:

        - Texto sobre o Dia das Mães;

        - Atividades sobre o texto;

        - Bilhete Maluquinho;

        - História: Coração de Mãe;

        - Confecção de cartão


        2)   Ler o texto sobre o Dia das Mães (não precisa copiar):

          3)   COPIAR E RESPONDER no caderno:




         

          4)    Bilhete enigmático - Escrever a resposta no caderno.










1   5)   Convidar sua mãe (ou quem você considera e ama como mãe) para assistir com você a história: Coração de mãe.



                        https://www.youtube.com/watch?v=ZYry17RGYzQ




                  6ATENÇÃO! Esta atividade você deve fazer sozinho!

         Agora que você já viu como o coração de mãe é repleto de sentimentos, que tal 

mostrar os seus sentimentos a ela?

         Desenhar um coração bem bonito, pintar, enfeitar e escrever os seus sentimentos 

para esta pessoa tão especial para você!

         Entregue este coração no domingo -  Dia das Mães!









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SEMANA 3 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA




1              1)   Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

           Rotina:

           - Vídeo sobre a divisão;

           - Cálculos de divisão com desenhos;

         

               ☝ Vamos relembrar a divisão?


           2) Assistir ao vídeo abaixo:


                          https://www.youtube.com/watch?v=a1_OFOABwsA



            ☝ Observar (não precisa copiar):

            Temos 8 estrelas:






            Queremos dividir em dois grupos:


                                

          Colocando as estrelas de 1 em 1 chegamos ao resultado:



                             

                             Então: 8 : 2 = 4
Cada grupo ficou com 4 estrelas



           3)  Copiar e resolver no caderno (obrigatório a realização dos desenhos, podendo substituir por outros desenhos):






            4)  Copiar os cálculos e resolver no caderno:

       Lembrar-se que a divisão é a operação inversa da multiplicação, então você 

consegue resolver os cálculos utilizando a tabuada. Mas se preferir, faça desenhos.

           a) 12 : 4 =


           b) 64 : 8 =


           c) 35 : 5 =


           d) 40 : 8 =


           e) 27 : 3 =


           f) 36 : 6 =


           g) 70 : 10 =


           h) 72 : 8 =


           i) 36 : 9 =


          j) 20 : 10 =




💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛




SEMANA 3 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS



            1)   Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

          Rotina:

         - Vídeos sobre a cadeia alimentar;

         - Texto sobre os alimentos.



2         ☝ Semana passada relembramos o que havíamos estudado sobre a cadeia 

       alimentar.



          2) Assistir aos vídeos abaixo para entender um pouco mais sobre a cadeia 

alimentar.


                            https://www.youtube.com/watch?v=jL77AplpEJA



                            https://www.youtube.com/watch?v=rmXh9Gt3Jpc


1           Na cadeia alimentar, os seres humanos fazem parte do grupo dos 

    CONSUMIDORES.

        Então vamos estudar um pouco sobre nossa alimentação?


        3) Copiar o texto abaixo no seu caderno de CIÊNCIAS:





Continuação do texto:








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SEMANA 3 – ATIVIDADEs DE SÓCIO-HISTÓRICAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

          Rotina:

         - Texto sobre o Dia do Trabalho;

         - Cruzadinha;

         - Entrevista;

         - Vídeo sobre o assunto;

         - Atividade




2.     Dia 1º de maio comemoramos o Dia do Trabalho. Ler o texto abaixo

 para saber um pouco mais sobre esta data (NÃO precisa copiar):







3)     Fazer a cruzadinha abaixo sobre algumas profissões.

          Você tem 3 opções:

          - Imprimir (se você tiver impressora), 

          - Copiar a cruzadinha no caderno ou

          - Copiar as “dicas” e respondê-las sem desenhar a cruzadinha. 









4)     Entrevista (fazer em uma folha PARA ENTREGAR):

          Escolher alguém da sua família e o/a entrevistar (pode fazer mais de uma 

entrevista):

Escola:_________________________________________________


Nome: _________________________________________________


Turma:________________


Data da entrevista:________________________________________


Nome da pessoa entrevistada:_______________________________


Grau de parentesco com a pessoa entrevistada:_________________



Perguntas da entrevista:



a)     Qual sua profissão?



b)     Explicar o que você faz diariamente em sua profissão?



c)     Há quanto tempo você atua nesta profissão?



d)     Por que você escolheu essa profissão?



e)     O que você mais gosta e o que menos gosta em sua profissão?



f)     Você gostaria de ter outra profissão? Se sim, qual?










5)     Assistir ao vídeo abaixo: “O que você quer ser quando crescer?”






6)     Após assistir ao vídeo, responder em seu caderno:


a)     O que você quer ser quando crescer?

(Se você ainda tem dúvidas, pode escrever mais de uma profissão)

b)     Pesquisar alguma curiosidade sobre esta profissão e escrever o que 

descobriu (se escreveu mais de uma profissão na atividade “a”, pode 

pesquisar apenas sobre uma delas):