terça-feira, 11 de agosto de 2020

SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO

Informativo para todos os alunos e suas respectivas famílias!


Olá, espero que bem! Selecionamos um informativo que ajudará toda a família cuidar dos alimentos aos quais ingerimos. É divertido e importante! 


http://forc.webhostusp.sti.usp.br/forc/arquivos/paginas/Cartilha%20da%20Turma%20da%20Monica.pdf


Um abraço!

A22 - PROFESSORA KARINE - SEMANA 17

 OLÁ TURMA! ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM. VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES POR AQUI OU PELO CÓRTEX. 

Acesse o jogo aqui:

TURMAS B 21 - B 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 17

Olá alunos da B 21 e B 22!

Na atividade desta semana vamos conhecer e interpretar duas pinturas feitas em épocas completamente diferentes: uma é do ano de 1632 e a outra é de 1998. Vocês logo saberão o motivo de termos duas obras feitas em tempos tão afastados. 

Começo perguntando: será possível alguém não conhecer os personagens da Turma da Mônica? Acredito que não! Então, vejam que interessante: O Maurício de Souza, que criou todos estes personagens, fez em 1998 um livro muito especial chamado História em quadrões.

Pois, se temos as famosas histórias em quadrinhos, que são muito apreciadas pelo público infantil, então ele imaginou um livro onde os trabalhos de artistas famosos fossem reinterpretados pelos seus conhecidos personagens. E assim, por exemplo, o famoso quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vince, se transformou na Mônica Lisa. Na fotografia a seguir, Maurício aparece junto das crianças com a sua pintura A lição de anatomia do Dr. Franjinha (ver pintura completa na imagem 2). Olha que bacana: ele se inspirou em uma pintura feita há séculos atrás por um artista holandês, o Rembrandt. Na pintura deste artista, também aparece um médico dando uma aula de anatomia e os alunos ao redor prestando atenção sobre as explicações e sobre o corpo que é examinado. Já na pintura do Maurício, o corpo examinado é o do coelho da Mônica. Bem diferente e humorado!

 

                                        

       A Lição de Anatomia do Dr. Franjinha: técnica do acrílico sobre tela: tamanho 117 por 155 cm.

O quadro de Rembrandt (imagem 1) foi pintado no ano de 1632, numa época completamente diferente, onde não havia energia elétrica e as descobertas científicas estavam apenas começando.  E a medicina também era uma ciência ainda pouco desenvolvida e por isto estudar o corpo humano era tão importante. Observem  então a pintura:

                               1

                               2

Então, depois de conhecer estas duas pinturas, vamos para nossa atividade:


ATIVIDADE: comparando as duas pinturas (média 10 linhas)

1 Como você percebe as diferenças entre estas duas pinturas (1 e 2)? Quais características e detalhes mais lhe chamam a atenção?

2  Quais as partes do quadro de Rembrandt que aparecem mais iluminadas? Por qual motivo você acha que ele trabalhou bastante as luzes e as sombras na pintura?

3  Você pensa que “imitar” uma pintura famosa usando personagens de quadrinhos traz um bom resultado?

4   Qual o significado da palavra anatomia?

                                

                                      Espero que tenham gostado de conhecer essas duas pinturas!                                                                                 

     Boa atividade!