Olá alunos da B 21 e B 22!
Na atividade desta semana vamos conhecer e interpretar duas pinturas feitas em épocas completamente diferentes: uma é do ano de 1632 e a outra é de 1998. Vocês logo saberão o motivo de termos duas obras feitas em tempos tão afastados.
Começo perguntando: será possível alguém não conhecer os personagens da Turma da
Mônica? Acredito que não! Então, vejam que interessante: O Maurício de Souza,
que criou todos estes personagens, fez em 1998 um livro muito especial chamado História em quadrões.
Pois, se temos as famosas histórias em quadrinhos, que são
muito apreciadas pelo público infantil, então ele imaginou um livro onde os
trabalhos de artistas famosos fossem reinterpretados pelos seus conhecidos
personagens. E assim, por exemplo, o famoso quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vince, se transformou na Mônica Lisa. Na
fotografia a seguir, Maurício aparece junto das crianças com a sua pintura A lição de anatomia do Dr. Franjinha (ver
pintura completa na imagem 2). Olha que bacana:
ele se inspirou em uma pintura feita há séculos atrás por um artista holandês,
o Rembrandt. Na pintura deste
artista, também aparece um médico dando uma aula de anatomia e os alunos ao
redor prestando atenção sobre as explicações e sobre o corpo que é examinado. Já na pintura do Maurício, o corpo examinado é o do coelho da
Mônica. Bem diferente e humorado!
A Lição de
Anatomia do Dr. Franjinha: técnica do acrílico sobre tela: tamanho 117 por 155
cm.
O quadro de Rembrandt (imagem 1)
foi pintado no ano de 1632, numa época completamente diferente, onde não havia
energia elétrica e as descobertas científicas estavam apenas começando. E a medicina também era uma ciência ainda
pouco desenvolvida e por isto estudar o corpo humano era tão importante.
Observem então a pintura:
1
2
Então, depois de conhecer estas duas pinturas, vamos para nossa atividade:
ATIVIDADE: comparando as duas pinturas (média 10 linhas)
1 Como você percebe as diferenças entre
estas duas pinturas (1 e
2)? Quais características e detalhes mais lhe chamam a atenção?
2 Quais
as partes do quadro de Rembrandt que aparecem mais iluminadas? Por qual motivo
você acha que ele trabalhou bastante as luzes e as sombras na pintura?
3
Você pensa que “imitar” uma pintura famosa usando personagens de
quadrinhos traz um bom resultado?
4 Qual
o significado da palavra anatomia?
Espero que tenham gostado de conhecer essas duas pinturas!
Boa
atividade!