terça-feira, 11 de agosto de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRÍCIA KNORST - SEMANA 17






ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



SEMANA 17 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Cópia e leitura;

- Interpretação textual;

- Atividades sobre substantivos.


2.     Copiar e ler o texto abaixo. Após, copiar e realizar as atividades.
As atividades envolvem os substantivos próprios, comuns e coletivos.




3.     Leitura deleite.

A partir desta semana, farei sugestões de leituras para vocês (como já foi feito em outras semanas). A leitura deleite é a leitura pelo simples prazer de ler, não serão cobradas atividades referentes às leituras sugeridas, mas como vocês já sabem a leitura nos ajudar a evoluir em vários aspectos. Leia e se divirta!







💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛




SEMANA 17 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Atividades de divisão e multiplicação;

- Desafios matemáticos;


2.     Vamos seguir com os nossos cálculos?
Nesta semana faremos cálculos de multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 7.


Atividades:

1.     Observar os exemplos e fazer em seu caderno:

a)     Se 14 : 7 = 2, então 7 x 2 = 14




·        Pode olhar a Lei do 7 que fizeram a representação no caderno.

Agora você:

a)     Se 49 : 7  = _______, então  _____  x 7= ______

b)     Se 21 : 7 = _______, então  _____ x 7= ______

c)     Se 35 : 7 = _______, então _____ x 7= ______

d)     Se 7 x 9 = _______, então  _____ : 7 = ______

e)     Se 7 x 8 = _______, então _____: 7 = ______


2.     Armar e calcular as divisões:

a)     287 : 7 =

b)     294 : 7 =


c)     371 : 7 =

d)     518 : 7 =


e)     665 : 7 =

f)       456 : 7 =


g)     609 : 7 =

h)     672 : 7 =


i)       154 : 7 =

j)       379 : 7 =


Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!

3.     Armar e calcular as multiplicações:

a)     541 x 7 =

b)     1.387 x 7 =


c)     10.290 x 7 =

d)     3.512 x 7 =


e)     784 x 7 =

f)       2.960 x 7 =


g)     11.639 x 7 =

h)     8.835 x 7 =


i)       274 x 7 =

j)       4.608 x 7 =


4.     Resolver os desafios matemáticos e marcar a opção correta:






💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜




SEMANA 17 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Texto: Etapas da digestão;

- Desenho do corpo humano com órgãos do sistema digestório.

2.     Semana passada, começamos a estudar o sistema digestivo ou sistema digestório. Vimos que a digestão começa pela boca. Nesta semana, vamos continuar este estudo, vendo as etapas da digestão.

- Copiar no caderno. Você não precisa copiar os desenhos. Copiar cada item em um parágrafo seguindo as etapas (1ª, 2ª e 3ª) e as setas.




3.     Copiar o desenho abaixo que mostra os principais órgãos do sistema digestório. Se esforçar para fazer o mais parecido que conseguir!








💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗





SEMANA 17 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Imagens sobre imigrantes;

- Vídeo;

- Texto;

- Atividades.

2.     Nesta semana, continuaremos estudando os imigrantes. Olhando as imagens abaixo, você consegue descobrir sobre qual cultura estudaremos?







1.     Assistir ao vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre esta cultura:





2.     Copiar e ler o texto abaixo:


IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Professora Ana Luiza Jaskulski
  1. Quando a família real veio para o Brasil, em 1808, o rei D. João percebeu a necessidade de povoar e colonizar o Brasil. Por isso, liberou a imigração estrangeira.
  2. No inicio do século XIX, as terras de fácil ocupação estavam nas mãos de sesmeiros ou de posseiros. As terras de difícil acesso, como nos sertões e nas florestas, estavam desertas.
  3. O governo, então, acaba com as doações ou compras de sesmarias e dá inicio a uma nova fase colonizadora.
  4. Seriam criadas pequenas colônias agrícolas, onde se desenvolveria a classe média para movimentar o mercado interno. Assim, o imigrante povoaria as terras de difícil acesso, aumentaria a população brasileira, serviria de exemplo à sociedade da época, que via o trabalho como atribuição dos escravos, além de diversificar a produção, que era basicamente oriunda da pecuária.
  5. Outro fator que estimulou a permissão da vinda de imigrantes para o país estava relacionado à segurança nacional. Após a independência do Brasil, fazia-se necessário aumentar as tropas do novo exército brasileiro. Por isso, D. Pedro I, seguindo sugestões de sua esposa D. Leopoldina, libera a imigração de alemães para o Brasil.
  6. Aos imigrantes alemães eram prometidos passagem gratuita, lotes de terra (datas), bois, cavalos e ferramentas, de acordo com o número de pessoas de cada família, além de dinheiro para manter-se por um ano e meio. Seriam naturalizados, considerados cidadãos brasileiros, com liberdade de religião, e não pagariam impostos por 10 anos.
  7. Na Alemanha, muitos desejavam abandonar sua pátria superpovoada e buscar novas oportunidades em outros países, onde pudessem ter um pedaço de terra para produzir, oferecendo um futuro melhor aos seus filhos, com liberdade política e independência econômica. Na Europa, iniciava a explosão industrial, com a valorização dos profissionais técnicos e a produção no campo voltando-se para as matérias-primas. Abandona-se, assim, a agricultura de subsistência, para fornecer lã às indústrias têxteis. Sobra mão de obra não especializada nas cidades, nas quais os salários pagos são baixíssimos. Logo, os alemães veem bons motivos pare emigrar.
  8. Os alemães contribuíram na formação dos usos e costumes gaúchos. Na culinária, são da cultura alemã as cucas, defumados, chucrute, salsicha, cerveja, salada de batatas, geleias, chimias, pães caseiros, além do hábito do café colonial, tão apreciado por nós e por turistas. Na agricultura, introduziram o plantio de centeio, cevada, fumo, batata-inglesa e trigo. Nas danças, trouxeram a polca, a valsa, a mazurca e a rancheira. Tiveram influência também com as festas natalinas (ceia, árvore de Natal, presentes), Kerbs, Festa do Rei do Tiro, Coelho da Páscoa, com o ninho cheio de doces. Nos jogos, são de sua cultura o baralho e o bolão. Além desses usos e costumes, suas casas muito limpas, pintadas, com belos jardins, muitos enfeites e bordados, serviram de modelo para muitos lares gaúchos.
         1.     Atividades:

       a)      Pesquisar (na internet no dicionário) e anotar em seu caderno o significado de              COLONO _________________________________________________________ 

        b)      Pesquisar quantos anos a imigração alemã no Brasil e RS está fazendo em       2.020: _______________________________________________________________ 

        c)      Você conhece algum imigrante alemão? __________________________________________________________

        d)      Sua família possui descendência alemã? _____________________________

        e)      Citar três costumes alemães citados no texto que você e sua família costumam fazer/consumir/participar._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

        f)       Observar o mapa abaixo (não precisa copiar) e ver quais cidades foram fundadas pelos imigrantes alemães:

Anotar em seus caderno as cidades que você conhece: _____________________________________









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.