ALUNOS E FAMÍLIAS: As
atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos
indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça
de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas
deverão ser mostradas à professora.
SEMANA 17 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1.
Escrever a data e a
rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Cópia e leitura;
- Interpretação
textual;
- Atividades sobre
substantivos.
2. Copiar
e ler o texto abaixo. Após, copiar e realizar as atividades.
As
atividades envolvem os substantivos próprios, comuns e coletivos.
3. Leitura
deleite.
A
partir desta semana, farei sugestões de leituras para vocês (como já foi feito
em outras semanas). A leitura deleite é a leitura pelo simples prazer de ler,
não serão cobradas atividades referentes às leituras sugeridas, mas como vocês
já sabem a leitura nos ajudar a evoluir em vários aspectos. Leia e se divirta!
💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛
SEMANA 17 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a
rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
- Atividades de
divisão e multiplicação;
- Desafios
matemáticos;
2.
Vamos seguir
com os nossos cálculos?
Nesta semana
faremos cálculos de multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 7.
Atividades:
1.
Observar os
exemplos e fazer em seu caderno:
a)
Se 14 : 7 = 2, então 7 x 2 = 14
·
Pode olhar a
Lei do 7 que fizeram a representação no caderno.
Agora você:
a)
Se 49 : 7 =
_______, então _____ x 7= ______
b)
Se 21 : 7 = _______, então _____ x 7= ______
c)
Se 35 : 7 = _______, então _____ x 7= ______
d)
Se 7 x 9 = _______, então _____ : 7 = ______
e)
Se 7 x 8 = _______, então _____: 7 = ______
2. Armar e calcular as divisões:
a)
287 : 7 =
b)
294 : 7 =
c)
371 : 7 =
d)
518 : 7 =
e)
665 : 7 =
f)
456 : 7 =
g)
609 : 7 =
h)
672 : 7 =
i)
154 : 7 =
j)
379 : 7 =
Não esqueça! Alguns
cálculos podem ter resto!!!
3. Armar e calcular as
multiplicações:
a)
541 x 7 =
b)
1.387 x 7 =
c)
10.290 x 7 =
d)
3.512 x 7 =
e)
784 x 7 =
f)
2.960 x 7 =
g)
11.639 x 7 =
h)
8.835 x 7 =
i)
274 x 7 =
j)
4.608 x 7 =
4. Resolver os desafios
matemáticos e marcar a opção correta:
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
SEMANA 17 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e a
rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Texto: Etapas da digestão;
- Desenho do corpo humano com órgãos do sistema digestório.
2.
Semana
passada, começamos a estudar o sistema
digestivo ou sistema digestório.
Vimos que a digestão começa pela boca.
Nesta semana, vamos continuar este estudo, vendo as etapas da digestão.
- Copiar no
caderno. Você não precisa copiar os desenhos. Copiar cada item em um parágrafo
seguindo as etapas (1ª, 2ª e 3ª) e as setas.
3.
Copiar o desenho abaixo que mostra os principais órgãos do sistema
digestório. Se esforçar para fazer o mais parecido que conseguir!
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
SEMANA 17 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e a
rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Imagens sobre
imigrantes;
- Vídeo;
- Texto;
- Atividades.
2.
Nesta semana,
continuaremos estudando os imigrantes. Olhando as imagens abaixo, você consegue
descobrir sobre qual cultura estudaremos?
1.
Assistir ao
vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre esta cultura:
2.
Copiar e ler o
texto abaixo:
IMIGRAÇÃO ALEMÃ
Professora Ana Luiza Jaskulski
- Quando a família real veio para o Brasil, em 1808, o rei D. João percebeu a necessidade de povoar e colonizar o Brasil. Por isso, liberou a imigração estrangeira.
- No inicio do século XIX, as terras de fácil ocupação estavam nas mãos de sesmeiros ou de posseiros. As terras de difícil acesso, como nos sertões e nas florestas, estavam desertas.
- O governo, então, acaba com as doações ou compras de sesmarias e dá inicio a uma nova fase colonizadora.
- Seriam criadas pequenas colônias agrícolas, onde se desenvolveria a classe média para movimentar o mercado interno. Assim, o imigrante povoaria as terras de difícil acesso, aumentaria a população brasileira, serviria de exemplo à sociedade da época, que via o trabalho como atribuição dos escravos, além de diversificar a produção, que era basicamente oriunda da pecuária.
- Outro fator que estimulou a permissão da vinda de imigrantes para o país estava relacionado à segurança nacional. Após a independência do Brasil, fazia-se necessário aumentar as tropas do novo exército brasileiro. Por isso, D. Pedro I, seguindo sugestões de sua esposa D. Leopoldina, libera a imigração de alemães para o Brasil.
- Aos imigrantes alemães eram prometidos passagem gratuita, lotes de terra (datas), bois, cavalos e ferramentas, de acordo com o número de pessoas de cada família, além de dinheiro para manter-se por um ano e meio. Seriam naturalizados, considerados cidadãos brasileiros, com liberdade de religião, e não pagariam impostos por 10 anos.
- Na Alemanha, muitos desejavam abandonar sua pátria superpovoada e buscar novas oportunidades em outros países, onde pudessem ter um pedaço de terra para produzir, oferecendo um futuro melhor aos seus filhos, com liberdade política e independência econômica. Na Europa, iniciava a explosão industrial, com a valorização dos profissionais técnicos e a produção no campo voltando-se para as matérias-primas. Abandona-se, assim, a agricultura de subsistência, para fornecer lã às indústrias têxteis. Sobra mão de obra não especializada nas cidades, nas quais os salários pagos são baixíssimos. Logo, os alemães veem bons motivos pare emigrar.
- Os alemães contribuíram na formação dos usos e costumes gaúchos. Na culinária, são da cultura alemã as cucas, defumados, chucrute, salsicha, cerveja, salada de batatas, geleias, chimias, pães caseiros, além do hábito do café colonial, tão apreciado por nós e por turistas. Na agricultura, introduziram o plantio de centeio, cevada, fumo, batata-inglesa e trigo. Nas danças, trouxeram a polca, a valsa, a mazurca e a rancheira. Tiveram influência também com as festas natalinas (ceia, árvore de Natal, presentes), Kerbs, Festa do Rei do Tiro, Coelho da Páscoa, com o ninho cheio de doces. Nos jogos, são de sua cultura o baralho e o bolão. Além desses usos e costumes, suas casas muito limpas, pintadas, com belos jardins, muitos enfeites e bordados, serviram de modelo para muitos lares gaúchos.
a) Pesquisar (na internet no dicionário) e anotar em seu caderno o significado de COLONO _________________________________________________________
b) Pesquisar quantos anos a imigração alemã no Brasil e RS está fazendo em 2.020: _______________________________________________________________
c) Você conhece algum imigrante alemão? __________________________________________________________
d) Sua família possui descendência alemã? _____________________________
e) Citar três costumes alemães citados no texto que você e sua família costumam fazer/consumir/participar._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Observar o mapa abaixo (não precisa copiar) e ver quais cidades foram fundadas pelos imigrantes alemães:
Anotar em seus caderno as cidades que você conhece: _____________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.