terça-feira, 22 de setembro de 2020

A22 - KARINE - SEMANA 23

 Aula 1


 
Aula 2



Aula 3

Aula 4






A21- M ARTES PROF IVETI MATOS AULA 23ª

                                                                                                               


                                    
EMEF. PRESIDENTE VARGAS/PV- POARS/PMPA/SMED.              PV

                             Disciplina: ARTES - Prof.: Iveti Matos – AULA 23ª terça-feira.

               TURMA A21-M

Período Pandemia Covid-19 – Modalidade EAD – Sistema Digital Plataforma Córtex- Inteligência Educacional Artificial-AI e BLOGGER INSTITUCIONAL.

Aluno(a): _________________________________                                            Turma(s):____Nota:___ Data:_______                             

Data: Período 21/09 a 25/09/ 2020 Ref. 02 períodos e 02 presenças. Avaliação em regra: NA AP AS A.

Prazo para fazer e enviar tarefa na 1ª semana do recebimento. Em caso de impedimento até 30 dias, após o recebimento da atividade. Flexibilizando-se a entrega atrasada. Sugerindo-se a organização e empenho nos Estudos, cuidados com a saúde obedecendo as regras legais. “SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO DIREITOS DE TODOS. FAÇA A SUA PARTE”. BOM TRABALHO.

E-mail:ivetiprofartes.pv@gmail.com

 AULA 23ª – A21-M

Ø  SAUDAÇÕES AO ALUNO (A) E FAMÍLIA: BOM DIA! ou BOA TARDE ou BOA NOITE!

DESEJO QUE ESTEJAM EM PAZ E COM SAÚDE, DE RESTO SE CORRE ATRÁS!

Ø  Texto para os pais lerem como conhecimento.

DESENHO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

      O DESENHO É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE MUITO DIVERTIDA, É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO. É POR ONDE A CRIANÇA EXPRESSA SEUS SENTIMENTOS, SUAS IDÉIAS E SUAS VONTADES, SOBRETUDO QUANDO ELA AINDA NÃO CONSEGUE SE EXPRESSAR POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA COM MUITA FACILIDADE.

   QUANDO A CRIANÇA DESENHA, ELA CRIA PONTES ENTRE SEU MUNDO IMAGINÁRIO E O QUE É REAL, EXTERNANDO AS SUAS VISÕES DE MUNDO. POR MEIO DO DESENHO É POSSÍVEL PERCEBER, POR EXEMPLO, SE A CRIANÇA É TÍMIDA, SE ELA TEM AUTOCONFIANÇA, TAMBÉM QUAIS OS INTERESSES DELA. 

     NA ESCOLA O DESENHO NÃO DEVE SER DESVALORIZADO E NEM TÃO POUCO LIMITADO. É NECESSÁRIO QUE ELE SEJA VISTO COMO UM RECURSO MUITO IMPORTANTE, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS, ONDE DEVE SER UMA ATIVIDADE SEMPRE PRESENTE, AFINAL, MUITAS CRIANÇAS DESENHAM PARA DEMONSTRAR O QUE ESTÃO SENTINDO.

   TER O ESPAÇO DO DESENHO COMO ATIVIDADE É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (INTELIGÊNCIA), EMOCIONAL E SOCIAL DAS CRIANÇAS, ALÉM DE DESENVOLVER O SENSO DE OBSERVAÇÃO, PERCEBENDO A VARIEDADE DE CORES, FORMAS E TEXTURAS. 

> OBJETIVOS: INSTIGAR NO ALUNO A INTERAGIR COM A OBRA DE ARTE E COMPARÁ-LA COM SUA VIDA PESSOAL.

> TEMÁTICA: “A FAMÍLIA” DE TARSILA DO AMARAL (OBRA- QUADRO/PINTURA).

>EXECUÇÃO:FAZER A RELEITURA DA OBRA/IMAGEM (LER A OBRA DE FORMA VISUAL), OBSERVAR OS PERSONAGENS E A FUNÇÃO DE CADA UM NA FAMÍLIA. APÓS RESPONDER AS PERGUNTAS.

BIBLIOGRAFIA: https://www.bing.com/images/search?q=artes+visuais&id<

 

Ø  INTERPRETAÇÃO DA OBRA DA DE ARTE /QUADRO: “A FAMÍLA” DA ARTÍSTA TARSILA DO AMARAL (BRASILEIRA)- RELEITURA VISUAL DA OBRA.

RESPONDA CONFORME A OBRA DE ARTE.

1.ESTA IMAGEM/QUADRO/OBRA DE ARTE, REPRESENTA UM MODELO DE FAMÍLIA TRADICIONAL OU MODERNA? EXPLIQUE.

......................................................................................................................................................................................

2. ESTA FAMÍLIA É COMPOSTA POR QUANTAS PESSOAS (TOTAL)?........... QUANTOS são ADULTOS? ....... QUANTAS são CRIANÇAS?.....................  

3. QUANTAS PESSOAS COMPOEM A SUA FAMÍLIA?................................................................

4. ESTA OBRA É COMPOSTA SÓ POR PESSOAS? OU TEM MAIS ALGUNS PERSONAGENS E COISAS?............................ QUAIS?.......................................................................................................................................................................

5. VOCÊ TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?................. QUANTOS?............ QUAIS?.........................................................................................................................................................................

6.  VOCÊ CONSIDERA O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO MEMBRO DA FAMÍLIA?.........................................................

7.ESTA FAMÍLIA SE PARECE COM A SUA?...........  JUSTIFIQUE.:...................................................................................

8. NA PRÓXIMA AULA 24ª,  VOCÊ  IRÁ DESENHAR A SUA FAMÍLIA, BASEADA NA OBRA DE ARTE DE TARSILA DO AMARAL. GUARDE ESTE MATERIAL.


 


A31 - M ARTES PROF IVETI MATOS AULA 23ª

                                                                                                                                                                               

                                            EMEF. PRESIDENTE VARGAS/PV- POARS/PMPA/SMED.                          
                                 
Disciplina: ARTES - Prof.: Iveti Matos – AULA 23ª terça-feira.

TURMA A31-M

Período Pandemia Covid-19 – Modalidade EAD – Sistema Digital Plataforma Córtex- Inteligência Educacional Artificial-AI e BLOGGER INSTITUCIONAL.

Aluno(a): _________________________________                                            Turma(s):____Nota:___ Data:_______                             

Data: Período 21/09 a 25/09/ 2020 Ref. 02 períodos e 02 presenças. Avaliação em regra: NA AP AS A.

Prazo para fazer e enviar tarefa na 1ª semana do recebimento. Em caso de impedimento até 30 dias, após o recebimento da atividade. Flexibilizando-se a entrega atrasada. Sugerindo-se a organização e empenho nos Estudos, cuidados com a saúde obedecendo as regras legais. “SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO DIREITOS DE TODOS. FAÇA A SUA PARTE”. BOM TRABALHO.

E-mail:ivetiprofartes.pv@gmail.com

 AULA 23ª – A31-M

Ø  SAUDAÇÕES AO ALUNO (A) E FAMÍLIA: BOM DIA! ou BOA TARDE ou BOA NOITE!

DESEJO QUE ESTEJAM EM PAZ E COM SAÚDE, DE RESTO SE CORRE ATRÁS!

Ø  Texto para os pais lerem como conhecimento.

DESENHO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

      O DESENHO É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE MUITO DIVERTIDA, É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO. É POR ONDE A CRIANÇA EXPRESSA SEUS SENTIMENTOS, SUAS IDÉIAS E SUAS VONTADES, SOBRETUDO QUANDO ELA AINDA NÃO CONSEGUE SE EXPRESSAR POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA COM MUITA FACILIDADE.

   QUANDO A CRIANÇA DESENHA, ELA CRIA PONTES ENTRE SEU MUNDO IMAGINÁRIO E O QUE É REAL, EXTERNANDO AS SUAS VISÕES DE MUNDO. POR MEIO DO DESENHO É POSSÍVEL PERCEBER, POR EXEMPLO, SE A CRIANÇA É TÍMIDA, SE ELA TEM AUTOCONFIANÇA, TAMBÉM QUAIS OS INTERESSES DELA. 

     NA ESCOLA O DESENHO NÃO DEVE SER DESVALORIZADO E NEM TÃO POUCO LIMITADO. É NECESSÁRIO QUE ELE SEJA VISTO COMO UM RECURSO MUITO IMPORTANTE, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS, ONDE DEVE SER UMA ATIVIDADE SEMPRE PRESENTE, AFINAL, MUITAS CRIANÇAS DESENHAM PARA DEMONSTRAR O QUE ESTÃO SENTINDO.

   TER O ESPAÇO DO DESENHO COMO ATIVIDADE É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (INTELIGÊNCIA), EMOCIONAL E SOCIAL DAS CRIANÇAS, ALÉM DE DESENVOLVER O SENSO DE OBSERVAÇÃO, PERCEBENDO A VARIEDADE DE CORES, FORMAS E TEXTURAS. 

> OBJETIVOS: INSTIGAR NO ALUNO A INTERAGIR COM A OBRA DE ARTE E COMPARÁ-LA COM SUA VIDA PESSOAL.

> TEMÁTICA: “A FAMÍLIA” DE TARSILA DO AMARAL (OBRA- QUADRO/PINTURA).

>EXECUÇÃO:FAZER A RELEITURA DA OBRA/IMAGEM (LER A OBRA DE FORMA VISUAL), OBSERVAR OS PERSONAGENS E A FUNÇÃO DE CADA UM NA FAMÍLIA. APÓS RESPONDER AS PERGUNTAS.

BIBLIOGRAFIA: https://www.bing.com/images/search?q=artes+visuais&id<

 

Ø  INTERPRETAÇÃO DA OBRA DA DE ARTE /QUADRO: “A FAMÍLA” DA ARTÍSTA TARSILA DO AMARAL (BRASILEIRA)- RELEITURA VISUAL DA OBRA.

RESPONDA CONFORME A OBRA DE ARTE.

1.ESTA IMAGEM/QUADRO/OBRA DE ARTE, REPRESENTA UM MODELO DE FAMÍLIA TRADICIONAL OU MODERNA? POR QUÊ?

......................................................................................................................................................................................

2. ESTA FAMÍLIA É COMPOSTA POR QUANTAS PESSOAS (TOTAL)?........... QUANTOS são ADULTOS? .......  QUANTOS são ADOLESCENTES?.......... QUANTAS são CRIANÇAS? .........     QUANTOS SÃO DO GÊNERO MASCULINO?...............   QUANTOS SÃO DO GÊNERO FEMININO?........................  

3. QUANTAS PESSOAS COMPOEM A SUA FAMÍLIA?................................................................

4. ESTA OBRA É COMPOSTA SÓ POR PESSOAS? OU TEM MAIS ALGUNS PERSONAGENS E COISAS?............................ QUAIS? ........................................................................................................................................................................

5. VOCÊ TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?................. QUANTOS?............ QUAIS?.........................................................................................................................................................................

6.  VOCÊ CONSIDERA ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO MEMBRO DA FAMÍLIA?.........................................................

7.ESTA FAMÍLIA SE PARECE COM A SUA?...........  JUSTIFIQUE.:...................................................................................

8. DESENHAR E COLORIR A SUA FAMÍLIA, BASEADA NA OBRA DE ARTE DE TARSILA DO AMARAL.



 

TURMA A 21 PROFESSORA IONARA SEMANA 23

 SEMANA 21 A 25 DE SETEMBRO












 

                   EMEF PRESIDENTE VARGAS/PV- POARS/PMPA.         

                                                       Disciplina: ARTES - Prof.: Iveti Matos – AULA 23ª terça-feira.

            TURMA A11-M

Período Pandemia Covid-19 – Modalidade EAD – Sistema Digital Plataforma Córtex- Inteligência Educacional Artificial-AI e BLOGGER INSTITUCIONAL.

Aluno(a): _________________________________                  Turma(s):____Nota:___ Data:_______                            

Data: Período 21/09 a 25/09/ 2020 Ref. 02 períodos e 02 presenças. Avaliação em regra de NA AP AS A

Prazo para fazer e enviar tarefa na 1ª semana do recebimento. Em caso de impedimento até 30 dias, após o recebimento da atividade. Flexibilizando-se a entrega atrasada. Sugerindo-se a organização e empenho nos Estudos, cuidados com a saúde obedecendo as regras legais. “SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO DIREITOS DE TODOS. FAÇA A SUA PARTE”. BOM TRABALHO.

E-mail:ivetiprofartes.pv@gmail.com

 AULA 23ª – A11-M

> SAUDAÇÕES AO ALUNO (A) E FAMÍLIA: BOM DIA! ou BOA TARDE ou BOA NOITE!

Ø  .>Texto para os pais lerem como conhecimento.

                       DESENHO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

       O DESENHO É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE MUITO DIVERTIDA, É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO. É POR ONDE A CRIANÇA EXPRESSA SEUS SENTIMENTOS, SUAS IDÉIAS E SUAS VONTADES, SOBRETUDO QUANDO ELA AINDA NÃO CONSEGUE SE EXPRESSAR POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA COM MUITA FACILIDADE.

   QUANDO A CRIANÇA DESENHA, ELA CRIA PONTES ENTRE SEU MUNDO IMAGINÁRIO E O QUE É REAL, EXTERNANDO AS SUAS VISÕES DE MUNDO. POR MEIO DO DESENHO É POSSÍVEL PERCEBER, POR EXEMPLO, SE A CRIANÇA É TÍMIDA, SE ELA TEM AUTOCONFIANÇA, TAMBÉM QUAIS OS INTERESSES DELA. 

     NA ESCOLA O DESENHO NÃO DEVE SER DESVALORIZADO E NEM TÃO POUCO LIMITADO. É NECESSÁRIO QUE ELE SEJA VISTO COMO UM RECURSO MUITO IMPORTANTE, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS, ONDE DEVE SER UMA ATIVIDADE SEMPRE PRESENTE, AFINAL, MUITAS CRIANÇAS DESENHAM PARA DEMONSTRAR O QUE ESTÃO SENTINDO.

   TER O ESPAÇO DO DESENHO COMO ATIVIDADE É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (INTELIGÊNCIA), EMOCIONAL E SOCIAL DAS CRIANÇAS, ALÉM DE DESENVOLVER O SENSO DE OBSERVAÇÃO, PERCEBENDO A VARIEDADE DE CORES, FORMAS E TEXTURAS. 

> OBJETIVOS:ESTIMULAR O ALUNO A SE DESCOBRIR ATRAVÉS DO DESENHO, DA EXPRESSÃO GRÁFICA E VISUAL, DO TRAÇO E CONSEQUENTEMENTE DIRECIONAR PARA A ESCRITA.

> TEMÁTICA: MINHAS MÃOS FAZEM ARTE. *TÉCNICA: PINTURA COM TINTA GUACHE NAS MÃOS.  *IMAGEM

>EXECUÇÃO: PREPARAR A MESA PARA TRABALHAR COM TINTA, PAPEL, PINCÉS, POTE COM ÁGUA E PANO PARA LIMPAR AS MÃO E PINCÉIS. OBSERVAR A AMOSTRA.

PINTAR AS MÃOS DA CRIANÇA OU DEIXAR QUE ELA SE PINTE (VÁRIAS CORES). APÓS CARIMBAR AS MÃOS NO PAPEL E PREECHER/ESTAMPAR COM OS PINCEÍS OU DEDOS O RESTANTE DA FOLHA. LAVAR AS MÃOS E COLOCAR O TRABALHO PARA SECAR NA SOMBRA E AR. DEPOIS DE SECO COLOCAR OS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO E APRECIAR. DEPOIS CURTIR A SUA PINTURA, SUAS MÃOS, SUA OBRA DE ARTES.

                             >https://www.bing.com/images/search?q=artes+visuais&id<



TURMAS: A 12 - A 22 - SEMANA 23 - ARTES - Professor Gilmar

Saudações alunos e pais!

Nesta atividade, lembrando a Semana Farroupilha, vamos apreciar duas pinturas do artista Voldinei Burkert Lucas. Na  primeira imagem, além de um velho homem que rapidamente podemos identificar como um gaúcho tipicamente apresentado, temos também uma menina vestida de prenda e que bebe o tradicional chimarrão.  E ao fundo, o tradicional fogo de chão. Esta imagem é cativante pois  temos duas gerações muito diferentes mas que simbolicamente estão unidas por laços de tradição da cultura gaúcha. O cachorro que parece relaxadamente posicionado dá um ar familiar ao ambiente.



Na segunda imagem, mais uma vez uma criança se faz presente e o velho parece contar para o menino um interessante assunto. Será sobre uma lenda? Uma tradição gaúcha? Não sabemos, mas cada um pode imaginar algo. 


Esta é uma atividade APRECIATIVA.  O importante é conhecer  o trabalho deste artista pelotense que se preocupou em  registrar aspectos da memória e dos costumes gaúchos. Então, apreciem estas imagens entre sua família. E fica o convite para debater: em sua casa, quais hábitos da cultura gaúcha são cultivados? 

                                                                 Obrigado!


TURMAS: EJA (T1, T2 E T3)- A 32 - SEMANA 23 - ARTES - Professor Gilmar

 

Saudações alunos!

Recentemente comemoramos a Semana Farroupilha, que busca preservar a memória e as tradições dos gaúchos. Nas artes, muitos artistas também mostram esta preocupação. E este é o caso de Nelson Jungbluth. Ele se dedicou a pintar muitas cenas sobre os costumes do povo rio-grandense. A vida no campo, os cavalos, o chimarrão e as vestimentas típicas do gaúcho estão bem representados em seu trabalho. Em algumas situações, o gaúcho descansa e toma o seu chimarrão, noutras ele está em ação e trabalhando, conduzindo o gado.  Vejam as imagens a seguir:





Nesta última pintura, podemos observar uma movimentada cena:  o gaúcho com o cavalo tentando laçar outro animal. As pernas do cavalo nos mostram que ele corre e o corpo do vaqueiro se projeta para a frente. As cores amarelas e vermelhas ao fundo  ajudam dar mais ação para esta cena.

Esta é uma atividade APRECIATIVA.  O importante é conhecer  o trabalho deste artista que se preocupou em  registrar a memória gaúcha. Então, mostre estas imagens para sua família. Vocês podem apreciá-las em conjunto e assim conhecer o talento deste artista chamado  Nelson Jungbluth, que morreu no ano de 2008.

                                                                           Obrigado!

TURMAS B 21 - B 22 - B JOVEM - B 11 - B 12 - semana 23 - ARTES - Professor Gilmar

 Olá Alunos!!! 

Na atividade desta semana nós vamos explorar o trabalho com esboços. E o que significa um esboço?  É aquela preparação inicial de um desenho, um conjunto de linhas rápidas e provisórias que são capazes de nos dar algumas ideias das formas que queremos fazer. A figura abaixo é um bom exemplo: Um conjunto de linhas espontâneas nos deixam ver um ciclista que parece estar em deslocamento. Então, a preocupação do artista Iberê Camargo não foi fazer um desenho "certinho", com todas as formas bem equilibradas e proporcionais. Ele estava mais preocupado em usar o esboço para registrar a sua observação geral sobre o ciclista, de um modo mais livre.  Assim, as linhas se misturam, mas podemos perceber que é um esboço muito espontâneo. 

 

Abaixo, mais um ciclista, desta vez um esboço de outro artista, o Rubens Gerchman. Observem  como as linhas foram rabiscadas de modo rápido e intenso, sem se preocupar em fazer um desenho perfeito. Ele queria dar apenas uma impressão sobre o ciclista em movimento. 



Então, esta será nossa atividade:  fazer  esboços de um ciclista. 

Orientações: 

1 Escolha uma folha  do tamanho de sua preferência.

2  Feche os olhos e tente imaginar a figura de um ciclista. Depois, com o lápis, tente fazer as linhas iniciais. As rodas que giram podem ter várias linhas uma em cima da outra para reforçar o movimento.  Os contornos do corpo também podem ter linhas grossas e finas. O importante é variar e se arriscar, pois isto é apenas um esboço, algo provisório e espontâneo. 

3  Faça diferentes esboços na folha e se quiser pode variar os materiais. 

                                                     Boa atividade! 


TURMAS A11 E 12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 23

OI TURMA! 🙋 

SIGO AQUI DESEJANDO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!

SEGUIMOS NOSSOS ESTUDOS NESSA 23ª SEMANA DE ATIVIDADES.

NA SEMANA PASSADA, VOCÊS TIVERAM QUE OBSERVAR IMAGENS DO TRÂNSITO E DESCOBRIR INFRAÇÕES.

FIQUEI CURIOSA... SERÁ QUE VOCÊS ENCONTRARAM MAIS INFRAÇÕES QUE A SOLICITADA EM CADA IMAGEM? 

FOI PRECISO OBSERVAR BEM, NÃO É MESMO?!

EU CONHECI UMA VACA QUE OBSERVA TUDO BEM DIREITINHO! 

ALIÁS, ALÉM DE OBSERVAR, ELA GOSTA DE REGISTRAR TIRANDO FOTOS. 

PARA ELA É FÁCIL, ATÉ... RESOLVER APARECER NAS FOTOS TAMBÉM!

VAMOS CONHECER ESSA HISTÓRIA?


ATIVIDADE 1:

- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.

LIVRO: A VACA FOTÓGRAFA

Autor: Adriano Messias - Ilustrador: Jean-Claude R. Alphen

TADINHA DA VACA! 

SÓ COM A AJUDA DOS AMIGOS PARA SAIR "BEM NA FOTO"!!!


NESSA SEMANA, SEGUINDO A SEQUÊNCIA ALFABÉTICA, VAMOS ESTUDAR DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, A LETRA V.


SEQUÊNCIA ALFABÉTICA = ORDEM DAS LETRAS NO ALFABETO.


VAMOS RELEMBRAR?

NOSSO ALFABETO TEM 26 LETRAS.

5 DESSAS LETRAS SÃO CHAMADAS DE LETRAS VOGAIS.

AS OUTRAS 21 SÃO CHAMADAS DE CONSOANTES.


ATIVIDADE 2:

- LEIA O ALFABETO, RESPEITANDO A SUA ORDEM.

A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z

⇨ LETRA NA COR VERMELHA = VOGAIS

⇨ LETRA NA COR AZUL = CONSOANTE


- AGORA VAMOS PENSAR MAIS NA LETRA V.

- PARA FAZER SEU SOM, MEXEMOS A BOCA DE FORMA BEM PARECIDA COM A LETRA F, MAS SEU SOM É DIFERENTE.

- O SOM DA LETRA V É COM "MENOS VENTO". 

- COM OS EXEMPLOS, SERÁ MAIS FÁCIL DE ENTENDER O SOM QUE SE FAZ.

- OLHE AS IMAGENS E FALE ALTO O NOME DELAS, PRESTANDO ATENÇÃO NO SOM QUE É FEITO.


 QUANDO JUNTAMOS A LETRA COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" VA.

POR EXEMPLO: VA DE VACA

 NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.

 SE JUNTARMOS A LETRA COM A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA VE.

POR EXEMPLO: VE DE VEADO


 JUNTANDO A LETRA COM A VOGAL I, TEMOS A SÍLABA VI.

POR EXEMPLO: VI DE VIDRO


 QUANDO JUNTAMOS A LETRA COM A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA VO.

POR EXEMPLO: VO DE LEI


 E SE JUNTARMOS A LETRA COM A VOGAL U, TEMOS A SÍLABA VU.

POR EXEMPLO: VU DE VULCÃO



ATIVIDADE 3:

- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA V.

 É IMPORTANTE BUSCAR ESSES OBJETOS PORQUE ELES DÃO UM MAIOR SIGNIFICADO PARA A LETRA ESTUDADA.

- SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR 6 OBJETOS?

- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA V.


ATIVIDADE 4:

- OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA V.

- SE ALGUM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA APARECE NESSA IMAGEM, COPIA O NOME DELE AO LADO DO DESENHO FEITO NA ATIVIDADE 3.


ATIVIDADE 5:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.


ATIVIDADE 6:

- OS VESTIDOS FORAM TIRADOS DO VARAL, MAS CADA UM TEM SEU CABIDE CERTO PARA SER GUARDADO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.


ATIVIDADE 7:

- RELEMBRE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA, CONTANDO EM VOZ ALTA OS NÚMEROS:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

45

45

46

47

48

49

50

QUAL NÚMERO ESTÁ EM VERMELHO NO QUADRO NUMÉRICO?

- ISSO MESMO, O NÚMERO 3!!

ESSE NÚMERO ESTÁ DESTACADO PORQUE ELE REPRESENTA OS PERSONAGENS DA PRÓXIMA HISTÓRIA QUE VAMOS VER.



ATIVIDADE 8:

- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.

POR UM MUNDO MAIS BACANA

Autora e ilustradora: Lucia Reis

ATIVIDADE 9:

RESPONDA:

- QUAIS OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DESSA HISTÓRIA?

- QUAL ERA A RELAÇÃO ENTRE ESSES 3 PERSONAGENS?

- AS ATITUDES QUE ELES TIVERAM FORAM POSITIVAS OU NEGATIVAS PARA MELHORAR O MUNDO?

- QUAL PERSONAGEM SE REPETIU NAS DUAS HISTÓRIAS DESSA SEMANA?


AGORA É A HORA DE USAR TODA A TUA CRIATIVIDADE!!


ATIVIDADE 10:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.

😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!