terça-feira, 22 de setembro de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 23

 




ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.

Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.

 

SEMANA 23 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

 

Rotina:

- Lenda da Erva-mate;

 

- Atividades de interpretação;

 

- Leitura deleite

 

2.       Dia 20 de setembro foi o Dia do Gaúcho. Como você sabe, o chimarrão é muito consumido no nosso estado, e utiliza-se a erva-mate para fazê-lo.

Copiar e ler a lenda da Erva-mate:

 

ERVA MATE

Uma tribo de índios Guarany derrubava um pedaço de mata, plantava a mandioca e o milho, mas depois de quatro ou cinco anos, a terra não produzia, e por força das circunstâncias, a tribo acabava tendo que emigrar para outro lugar.

Cansado de tais andanças, um velho índio, já muito velho, recusou seguir adiante e preferiu aquietar-se na tapera.

A mais jovem de suas filhas, a bela Jary ficou entre dois corações: seguir adiante, com os moços de sua tribo, ou ficar na solidão, prestando arrimo ao ancião até que a morte o levasse para a paz do Yvi-Marai.

Apesar dos rogos dos moços, Jary terminou permanecendo junto ao pai.

Essa atitude de amor mereceu uma recompensa.

Um dia chegou por aquelas paragens, um pajé desconhecido e perguntou à Jary o que ela queria para sentir-se feliz. A moça nada mencionou, mas o velho pai pediu: quis ter suas forças renovadas para poder seguir adiante e levar Jary ao encontro da tribo que tinha partido.

Entregou-lhe o pajé uma planta muito verde, perfumada de bondade, e ensinou que ele plantasse, colhesse as folhas, secasse ao fogo, triturasse, botasse os pedacinhos num porongo, acrescenta-se água quente ou fria e sorvesse essa infusão. E disse:

- Terás nessa nova bebida uma nova companhia saudável mesmo nas horas tristonhas da mais cruel solidão. Dada a receita, partiu.

Foi assim que nasceu e cresceu a caá-mini. Dela resultou a bebida caá-y que os brancos mais tarde adotaram o nome de erva-mate, muito utilizada pelos gaúchos no chimarrão.

Sorvendo a verde seiva o ancião retemperou-se, ganhou força e pode empreender a longa viagem até o reencontro com seus.

E a tribo toda adotou o costume de beber da verde erva, amarguentinha e gostosa que dava força e coragem e confortava amizade mesmo nas horas tristonhas da mais total solidão.

 

3.       Copiar e responder as questões:

1-      Qual é o título do texto?

_____________________________________________________________________________

2-      Qual é a tribo indígena que aparece no texto?

_____________________________________________________________________________

3-      Qual era o produto plantado por essa tribo?

_____________________________________________________________________________

4-      De acordo com o texto, depois de 4 ou 5 anos o que acontecia?

_____________________________________________________________________________

5-      Por que o velho índio se recusou a seguir adiante?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

6-      Qual foi a dúvida de Jary?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

7-      Qual foi a decisão de Jary:

( ) partir com os jovens da tribo

( ) ficar junto do pai

8-      O que o pai pediu para o pajé?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

9-      O que o pajé entregou?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

10-   O que deveria ser feito com a planta?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

11-   Quando o ancião bebeu a nova bebida, o que aconteceu?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

12-  Qual o nome que os brancos deram para esta erva?

_____________________________________________________________________________

13-   Quem costuma utilizar esta erva e de que maneira?

_____________________________________________________________________________

 

4.       Leitura deleite:

 

Vamos ler e conhecer outras lendas gaúchas?

Clicar no link e conheça a Lenda do João de Barro. Você pode escolher outras lendas para ler também!

 

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/pagina/joao-de-barro.html




💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚



SEMANA 23 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

 

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

 

Rotina:

- Gabarito do simulado de matemática;

 

-Simulado

 

2.       Gabarito do simulado da semana 22. Conferir suas respostas:



3.       Nesta semana, faremos mais um simulado. Assim como na semana passada, se você puder, imprima as questões e marque a resposta correta. Caso não possa imprimir, você não precisa copiar a questões, copiar apenas o gabarito e pintar as respostas corretas.








💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜


SEMANA 23 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

 


Rotina:

- Imagens e questionamentos;

 

- Vídeo sobre a integração dos sistemas digestório e respiratório;

 

- Texto: Energia nossa de cada dia.


 

2.       Nas últimas semanas, estudamos os sistemas digestório e respiratório. Nesta e nas próximas semanas, estudaremos a importância destes dois sistemas para nossa energia e nutrição do nosso organismo.


 Observar as imagens e responder as perguntas mentalmente (não precisa copiar):


·         Somos ligados em uma tomada? Temos uma bateria dentro de nós? Nós precisamos de gasolina para funcionar?

 

·         Obviamente, a resposta é NÃO!

 

·         A energia que precisamos, vem dos nutrientes que estão nos alimentos que consumimos.


 3.    Assistir ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre isso e sobre a integração dos sistemas digestório e respiratório:

 

https://www.youtube.com/watch?v=dcgg9dsgX7c

 

 Copiar e ler o texto abaixo:

 


2.            Semana que vem continuaremos estudando este texto.

 


💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗



SEMANA 23 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS

 

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

 

Rotina:

- Texto: Povo Gaúcho;

 

- Símbolos do RS;

 

- Atividades

 

2.      Como já vimos, dia 20 de setembro foi o Dia do Gaúcho e nesta semana estudaremos um pouco sobre o estado do RS e sobre nossas tradições.

Copiar o textinho abaixo:

 


3.     Vamos conhecer alguns símbolos gaúchos?

Ler (não precisa copiar):




4.    Vamos anotar os nomes destes símbolos?

Copiar em seu caderno e completar a lista com mais 3 símbolos do estado:

 

Símbolos do RS:

1)      Erva-mate

 

2)      Flor brinco-de-princesa

 

 

3)      Ave quero-quero

4)      Cavalo-crioulo

 

5)      Bandeira do RS

 

 

6)      Brasão/ Escudo de Armas

 

7)      Hino do Rio Grande do Sul

 

 

8)      _____________________

9)      _____________________

10)   _____________________

 

Copiar e fazer a atividade abaixo em seu caderno:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.