ALUNOS
E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e
RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode
imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na
volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à
professora.
SEMANA 23 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Lenda da Erva-mate;
- Atividades de interpretação;
- Leitura deleite
2.
Dia
20 de setembro foi o Dia do Gaúcho. Como você sabe, o chimarrão é muito
consumido no nosso estado, e utiliza-se a erva-mate para fazê-lo.
Copiar e ler a lenda da Erva-mate:
ERVA MATE
Uma tribo de índios Guarany derrubava
um pedaço de mata, plantava a mandioca e o milho, mas depois de quatro ou cinco
anos, a terra não produzia, e por força das circunstâncias, a tribo acabava
tendo que emigrar para outro lugar.
Cansado de tais andanças, um velho
índio, já muito velho, recusou seguir adiante e preferiu aquietar-se na tapera.
A mais jovem de suas filhas, a bela
Jary ficou entre dois corações: seguir adiante, com os moços de sua tribo, ou
ficar na solidão, prestando arrimo ao ancião até que a morte o levasse para a
paz do Yvi-Marai.
Apesar dos rogos dos moços, Jary
terminou permanecendo junto ao pai.
Essa atitude de amor mereceu uma
recompensa.
Um dia chegou por aquelas paragens, um
pajé desconhecido e perguntou à Jary o que ela queria para sentir-se feliz. A
moça nada mencionou, mas o velho pai pediu: quis ter suas forças renovadas para
poder seguir adiante e levar Jary ao encontro da tribo que tinha partido.
Entregou-lhe o pajé uma planta muito
verde, perfumada de bondade, e ensinou que ele plantasse, colhesse as folhas,
secasse ao fogo, triturasse, botasse os pedacinhos num porongo, acrescenta-se
água quente ou fria e sorvesse essa infusão. E disse:
- Terás nessa nova bebida uma nova
companhia saudável mesmo nas horas tristonhas da mais cruel solidão. Dada a
receita, partiu.
Foi assim que nasceu e cresceu a
caá-mini. Dela resultou a bebida caá-y que os brancos mais tarde adotaram o
nome de erva-mate, muito utilizada pelos gaúchos no chimarrão.
Sorvendo a verde seiva o ancião
retemperou-se, ganhou força e pode empreender a longa viagem até o reencontro
com seus.
E a tribo toda adotou o costume de
beber da verde erva, amarguentinha e gostosa que dava força e coragem e
confortava amizade mesmo nas horas tristonhas da mais total solidão.
3. Copiar e responder as questões:
1- Qual é o título do texto?
_____________________________________________________________________________
2- Qual é a tribo indígena que aparece no texto?
_____________________________________________________________________________
3- Qual era o produto plantado por essa tribo?
_____________________________________________________________________________
4- De acordo com o texto, depois de 4 ou 5 anos o que acontecia?
_____________________________________________________________________________
5- Por que o velho índio se recusou a seguir adiante?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
6- Qual foi a dúvida de Jary?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
7- Qual foi a decisão de Jary:
( ) partir com os jovens da tribo
( ) ficar junto do pai
8- O que o pai pediu para o pajé?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
9- O que o pajé entregou?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
10- O que deveria ser feito com a planta?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
11- Quando o ancião bebeu a nova bebida, o que aconteceu?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
12-
Qual o nome que os
brancos deram para esta erva?
_____________________________________________________________________________
13-
Quem costuma utilizar
esta erva e de que maneira?
_____________________________________________________________________________
4.
Leitura
deleite:
Vamos ler e
conhecer outras lendas gaúchas?
Clicar no link e
conheça a Lenda do João de Barro. Você pode escolher outras lendas para ler
também!
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/pagina/joao-de-barro.html
SEMANA
23 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
MATEMÁTICA:
Rotina:
- Gabarito do simulado de matemática;
-Simulado
2. Gabarito do simulado da semana 22. Conferir
suas respostas:
3. Nesta semana, faremos mais um simulado.
Assim como na semana passada, se você puder, imprima as questões e marque a
resposta correta. Caso não possa imprimir, você não precisa copiar a questões,
copiar apenas o gabarito e pintar as respostas corretas.
SEMANA
23 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
CIÊNCIAS:
Rotina:
- Imagens e
questionamentos;
- Vídeo sobre a
integração dos sistemas digestório e respiratório;
- Texto: Energia nossa de cada dia.
2.
Nas
últimas semanas, estudamos os sistemas digestório e respiratório. Nesta e nas
próximas semanas, estudaremos a importância destes dois sistemas para nossa
energia e nutrição do nosso organismo.
·
Somos ligados em uma tomada? Temos uma bateria
dentro de nós? Nós precisamos de gasolina para funcionar?
·
Obviamente, a resposta é NÃO!
·
A energia que precisamos, vem dos nutrientes que
estão nos alimentos que consumimos.
https://www.youtube.com/watch?v=dcgg9dsgX7c
Copiar e ler o texto abaixo:
2. Semana que vem continuaremos estudando este texto.
SEMANA 23 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Texto: Povo Gaúcho;
- Símbolos do RS;
- Atividades
2.
Como já vimos, dia 20 de setembro foi o Dia do
Gaúcho e nesta semana estudaremos um pouco sobre o estado do RS e sobre nossas
tradições.
Copiar o
textinho abaixo:
3. Vamos
conhecer alguns símbolos gaúchos?
Ler (não precisa copiar):
4. Vamos
anotar os nomes destes símbolos?
Copiar
em seu caderno e completar a lista com mais 3 símbolos do estado:
Símbolos do RS:
1)
Erva-mate
2)
Flor brinco-de-princesa
3)
Ave quero-quero
4)
Cavalo-crioulo
5)
Bandeira do RS
6)
Brasão/ Escudo de Armas
7)
Hino do Rio Grande do Sul
8)
_____________________
9)
_____________________
10)
_____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.