quarta-feira, 10 de junho de 2020

JB1- A11- A21- A31


ARTES- PROF. IVETI M.
TURMAS : JB1- A11-A21-A31-  SEMANA DE 08.06 A 12.06.2020.

 TEMÁTICA: FESTAS JUNINAS.
Festa junina no Brasil

Festival brasileiro

Descrição

Descrição

DESENHOS DE FESTA JUNINA PARA COLORIRAs festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio (13.06), a Festa de São João ( 24.06)  e a Festa de São Pedro e São Paulo (29.06). 
COLORIR E CRIAR A SUA FESTA COM A FAMÍLA.





GULOSEIMAS JUNINAS

* PIPOCA,
* ARROZ DOCE (ARROZ COM LEITE, LEITE CONDENSADO , GEMADA E CANELA,
* PINHÃO QUENTINHO,
*QUENTÃO SEM ÀLCOOL,
*RAPADURA DE LEITE,
*RAPADURA DE AMENDOIM,
* CANJICA DOCE,
* BOLO DE MILHO OU FUBÁ,
* CAFÉ PRETO,
* BATATA DOCE ASSADA,
* MUNGUNZÁ DOCE,
* MARIA -MOLE,
* QUEIJADINHA,
* AMENDOIM TORRADO,
* MATE DE LEITE.

RECEITA DE BOLO DE FUBÁ DA TIA ANGELINA ( BH/MG).

02 OVOS INTEIROS
01 XÍCARA DE AÇÚCAR OU MAIS
01 COLHER/CAFÉZINHO DE SAL
01 XÍCARA DE LEITE
1/2 XÍCARA DE ÓLEO
06 COLHERES/  SOPADE FARINHA DE MILHO FINA
04 COLHERES/SOPA  DE FARINHA DE TRIGO
01 DE ERVA DOCE OU FUNCHO

BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR

APÓS COLOCAR 50 GRAMAS DE QUEIJO RALADO
01 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ,  MEXER COM A COLHER.
UNTAR A FORMA DE PUDIM COM ÓLEO E COLOCAR A ASSAR POR 25 A 30 MIN.
DELÍCIA - BOM APETITE.






C32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 8

Queridos formandos da C32! 🎓

Lembrem que não é necessário copiar os resumos no caderno. Apenas leiam e interpretem de forma atenta a explicação.
Só na parte final que diz "ATIVIDADES PARA ENTREGAR" é que vocês deverão copiar e fazer o que é indicado.
E lembrem que vocês podem tirar suas dúvidas no grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/171939090832916/

Bons estudos! 💗 
Abraços da sora Susana

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Resumo:

JURO SIMPLES

(este conteúdo está explicado de outra forma na página 66)

          O juro simples é um valor FIXO (R$) que você recebe (se investiu) ou paga a mais (se fez uma compra ou tomou um empréstimo). Ser um valor fixo significa que todos os meses, por exemplo, você receberá ou pagará sempre o mesmo valor a mais. Vamos resolver o exemplo abaixo que envolve esse tipo de juro.



          Exemplo: Marcos foi ao banco pagar um boleto no valor de R$ 800,00 com 5 dias de atraso. Para o pagamento atrasado, constava na fatura uma multa em que era cobrada uma taxa de juros simples de 2% a.d. (ao dia). Quanto Marcos pagou pela fatura?

Solução:
1º) Separar as informações.
          C = 800 reais    ← capital (valor da fatura)
          J = ? reais         ← juro (valor a ser pago a mais - multa)
          t = 5 dias          ← tempo
          i = 2% a.d.       ← taxa de juro
          M = ? reais       ← montante (valor total da fatura (R$ 800 + multa))

2º) Calcular o juro simples pelo atraso de cada dia: ou seja, devemos calcular quanto é 2% de R$ 800. Lembre que devemos utilizar a porcentagem na forma de fração ou número decimal.

Então:

3º) Multiplicar o juro de cada dia pelo nº de dias de atrasopara assim determinarmos o total a ser pago a mais pelo atraso de 5 dias.
Logo, J = 80,00 reais (valor a ser pago a mais - multa).


4º) Calcular o total a ser pago pela fatura: ou seja, somar o valor do boleto (C = 800,00 reais) com o total da multa pelo atraso (J = 80,00 reais). Isso é o mesmo que calcular o montante (M).

M = 800,00 + 80,00 = 880,00

Resposta: Marcos pagou pela fatura R$ 880,00.




👉👉👉Material adicional (vídeo): Métodos para resolver juros simples (indico assistir de 0:00 até 3:18 minutos)



ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 67
Exercício 11 (copiar e responder os itens ab e c (Não fazer o item "d")

Atividade extra (copiar e responder):

a) Uma pessoa aplicou um capital de R$ 1.200,00 a uma taxa de juros simples de 2% ao mês durante 14 meses. Determine os juros e o montante dessa aplicação.

b) Um capital de 12.250,00 foi aplicado a uma taxa de juros simples de 5% ao mês durante um período de 24 meses. Determine o montante dessa aplicação.


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C31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 8

Queridos formandos da C31! 🎓

Lembrem que não é necessário copiar os resumos no caderno. Apenas leiam e interpretem de forma atenta a explicação.
Só na parte final que diz "ATIVIDADES PARA ENTREGAR" é que vocês deverão copiar e fazer o que é indicado.
E lembrem que vocês podem tirar suas dúvidas no grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/549642522363064/

Bons estudos! 💗 
Abraços da sora Susana

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Resumo:

JURO SIMPLES

(este conteúdo está explicado de outra forma na página 66)

          O juro simples é um valor FIXO (R$) que você recebe (se investiu) ou paga a mais (se fez uma compra ou tomou um empréstimo). Ser um valor fixo significa que todos os meses, por exemplo, você receberá ou pagará sempre o mesmo valor a mais. Vamos resolver o exemplo abaixo que envolve esse tipo de juro.



          Exemplo: Marcos foi ao banco pagar um boleto no valor de R$ 800,00 com 5 dias de atraso. Para o pagamento atrasado, constava na fatura uma multa em que era cobrada uma taxa de juros simples de 2% a.d. (ao dia). Quanto Marcos pagou pela fatura?

Solução:
1º) Separar as informações.
          C = 800 reais    ← capital (valor da fatura)
          J = ? reais         ← juro (valor a ser pago a mais - multa)
          t = 5 dias          ← tempo
          i = 2% a.d.       ← taxa de juro
          M = ? reais       ← montante (valor total da fatura (R$ 800 + multa))

2º) Calcular o juro simples pelo atraso de cada dia: ou seja, devemos calcular quanto é 2% de R$ 800. Lembre que devemos utilizar a porcentagem na forma de fração ou número decimal.

Então:

3º) Multiplicar o juro de cada dia pelo nº de dias de atraso: para assim determinarmos o total a ser pago a mais pelo atraso de 5 dias.
Logo, J = 80,00 reais (valor a ser pago a mais - multa).


4º) Calcular o total a ser pago pela fatura: ou seja, somar o valor do boleto (C = 800,00 reais) com o total da multa pelo atraso (J = 80,00 reais). Isso é o mesmo que calcular o montante (M).

M = 800,00 + 80,00 = 880,00

Resposta: Marcos pagou pela fatura R$ 880,00.




👉👉👉Material adicional (vídeo): Métodos para resolver juros simples (indico assistir de 0:00 até 3:18 minutos)



ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 67
Exercício 11 (copiar e responder os itens a, b e c (Não fazer o item "d")

Atividade extra (copiar e responder):

a) Uma pessoa aplicou um capital de R$ 1.200,00 a uma taxa de juros simples de 2% ao mês durante 14 meses. Determine os juros e o montante dessa aplicação.

b) Um capital de 12.250,00 foi aplicado a uma taxa de juros simples de 5% ao mês durante um período de 24 meses. Determine o montante dessa aplicação.


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B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 8










Segue uma foto minha com meu filho Arthur, após um passeio rápido de patinet... com todas as recomendações possíveis... máscara e álcool em gel no bolso, com uso frequente quando sair de casa...






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ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.

1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:

- Texto: Meio Ambiente;

- Atividades;

- Texto: ABC da Vida.

2.     Você sabia que dia 5 de junho foi o dia do Meio Ambiente?

Copiar e ler o texto abaixo sobre este tema tão importante:



Atividades:

     3.     Escrever as palavras que você encontrou no caça-palavras: 


       4.     Escolha 3 palavras e crie uma frase com cada:

a)____________________________________________________________________



b)____________________________________________________________________



c)____________________________________________________________________




     5.     De acordo com o texto, o que é o meio ambiente? 


     6.    Nem sempre o homem fez e faz as mudanças no ambiente com consciência, ou seja, se preocupando com o meio ambiente. E você, se preocupa e cuida do meio ambiente?_________ Se sim, conte atitudes suas que ajudam o meio ambiente:



     7.   Quantos parágrafos o texto possui?

8.    Retire do texto:

a)     Um substantivo próprio: 

b)     Três substantivos comuns:

c)     Uma palavra oxítona:

d)     Uma palavra paroxítona:

e)     Uma palavra proparoxítona:


TEXTO: ABC DA VIDA


** Somente para leitura**





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SEMANA 8 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


    1.  Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:

- Atividades sobre os numerais;

- Desafio


    2.    Nesta semana continuaremos realizando atividades sobre os numerais:



Atividades:


    3.  Qual o antecessor e o sucessor:

a)     _____________ - 10.000 - ______________

b)     _____________ - 16.999 - ______________

c)     _____________ - 25.210 - ______________

d)     _____________ - 58.300 - ______________

e)     _____________ - 71.019 - ______________


    4.  Escrever por extenso:

a)     11.030 =

b)     15.341 =

c)     52.670 =

d)     70.009 =

e)     98.615 =

    5.   Representar com numerais:

a)     O ano em que você nasceu:

b)     O ano em que estamos:

c)     O ano passado:

d)     O próximo ano:

e)     O ano em que você começou a estudar na Escola Presidente Vargas:


    6.    Qual é o número?

a)     5 DM, 6 UM, 7 centenas, 2 dezenas e 9 unidades:

b)     8 DM, 3 centenas e 8 unidades:

c)     3 UM e 4 dezenas:

d)     9 DM e 1 UM:

e)     2 DM, 5 UM, 6 centenas e 7 dezenas:


    7.  Observar o número 46.925 e responder:

a)     Quantos algarismos este número possui?

b)     Qual seu antecessor?

c)     Qual seu sucessor?

d)     Quantas unidades de milhar?

e)     Qual o VR (Valor Relativo ou Valor de Lugar) do algarismo das dezenas de milhar?


Vamos fazer um desafio?


Não precisa copiar em seu caderno. Anote somente as respostas:




Rui:________________________

Pedro:______________________

Ari:________________________

Júlio:_______________________

Rafael:______________________






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SEMANA 8 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Meio ambiente/ decomposição;

- Atividades

2.     Como vimos em Português, dia 5 foi o “Dia do Meio Ambiente”.

Nas semanas anteriores estávamos estudando a alimentação dos seres humanos que na cadeia alimentar fazem parte dos CONSUMIDORES.

Nesta semana vamos retomar o estudo da cadeia alimentar, focando nos DECOMPOSITORES.

Você lembra que estudamos que os DECOMPOSITORES são muito importantes para o meio ambiente?

Primeiro, você lembra o que significa decomposição?

Vamos fazer algumas tarefas para relembrar (não precisa escrever):

·         Todos nós conhecemos e já comemos algum tipo de fruta, verdura e legumes, não é mesmo? Qual a origem desse tipo de alimento?

·         Alguém já observou o que acontece com esses alimentos se forem deixados, ou esquecidos em algum lugar por algum tempo?

Veja o vídeo abaixo sobre a decomposição de frutas e legumes:




** A produção desse vídeo durou 74 dias, no qual foi registrada uma foto a cada 40 minutos e montado o vídeo para demonstrar o processo.



Atividades:



3.     Copiar e responder as questões abaixo depois de olhar o vídeo (olhar quantas vezes for necessário). Não se preocupe se não conseguir responder alguma questão!

a)     O que aconteceu com os alimentos?

b)     Todos sofreram a transformação ao mesmo tempo?

c)     O que ocasionou essa transformação?

d)     Para onde vão essas partículas após essa transformação?

e)     Perceberam que no final do vídeo aparece um ramo brotando? Por que isso aconteceu?

f)       Algum fator poderia ter influenciado na velocidade dessa transformação?


4.     Você já comeu alguma fruta direto da árvore?

a)     Onde foi? Qual era a fruta?

b)     Haviam frutas caídas no chão? Como estavam?

5.     Ler a história abaixo e responder as questões:
Copiar apenas as questões.

Lili é uma menina esperta e observadora, presta atenção em tudo à sua volta. Todo final de semana, ela passeia no parque da cidade que possui muitas árvores. Ela adora brincar em um balanço que fica ao lado de um pessegueiro; enquanto balança ela observa tudo à sua volta. A menina percebeu que o pessegueiro estava carregado de pêssegos maduros, inclusive que alguns deles já haviam caído do pé e estavam no chão. Na semana seguinte, quando Lili voltou ao parque, enquanto balançava em seu brinquedo preferido observou o pessegueiro e percebeu um cenário diferente. A menina, curiosa e observadora desceu do balanço e foi até ele olhar bem de perto, percebeu que dos belos pêssegos que estavam no chão haviam dado lugar a pedaços menores da fruta e escuros, com diversas manchas e um aspecto muito nojento! Nesse mesmo momento, Lili pensou: “o que aconteceu com as frutas que estavam aqui?”


a)   Será que essas frutas do chão já estavam maduras?

b)   O que acontece com as frutas que caem das árvores e ninguém recolhe?

c)   Sofrendo os efeitos do sol e da chuva, o que pode acontecer com essas frutas?

d)   O que ocasionou essa transformação?

e)   Para onde vão essas partículas após essa transformação?

f)     Será que se essas frutas tivessem sido recolhidas e guardadas por alguma pessoa aconteceria o mesmo?


ATENÇÃO!!

Não se preocupe caso não consiga responder todas as questões. O importante é você tentar e refletir sobre elas para que na próxima semana possamos dar continuidade ao estudo.



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 SEMANA 8 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:

- Modificações no meio ambiente de Porto Alegre.


2.     Como vimos no texto de português, o meio ambiente sofre muitas transformações.


Ler e reflita sobre estas questões (não precisa escrever):


  Como era nossa cidade há muitos anos?

  Será que tiveram muitas mudanças?

  As pessoas cuidavam do meio ambiente?


3.     Observar as imagens abaixo e veja algumas transformações ocorridas em Porto Alegre:







































 4. Após observar com atenção as imagens acima, copiar e responder no caderno:



a.     Você acha que tiveram muitas mudanças ambientais em Porto Alegre?


b.     Citar algumas coisas que te chamaram a atenção.


c.     Na sua opinião, quais foram as maiores mudanças?


d.     O que você acha que melhorou?


e.     O que você acha que piorou?


f.     Você reconheceu alguns lugares? Quais?


g.     Essas imagens são muito antigas. Você acha que daquele tempo até hoje, as pessoas tiveram boas atitudes relacionadas ao meio ambiente da nossa cidade? Explicar a sua resposta.


Na próxima semana comentaremos estas questões.