terça-feira, 25 de agosto de 2020

A22 - KARINE - SEMANA 19

  OLÁ! TURMA !!!ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM. É IMPORTANTE SE CADASTRAR NA PLATAFORMA CÓRTEX, POIS EM BREVE AS ATIVIDADES SERÃO SOMENTE POSTADAS LÁ.



EJA ( T1 - T2 - T3) ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 19.

Saudações alunos da EJA!

Na atividade desta semana vamos trabalhar  este desenho com dois conjuntos de pássaros. O criador é o artista holandês  M.C.Escher.  Nesta imagem, além de explorar o contraste entre o branco e o preto, ele consegue o surpreendente efeito de acomodar ou "casar" as formas dos pássaros  como se fosse  um só bloco. 





ATIVIDADE!
Se você tiver condições,  imprima a imagem acima. Depois, faça o colorido apenas no primeiro grupo de pássaros. O segundo grupo fica como está. Guarde a sua folha para continuarmos a atividade em sala de aula, assim que retornarmos.

                                                         Obrigado!

TURMAS B.JOVEM - B 21 - B 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR- SEMANA 19.

Saudações alunos! 

Nesta semana continuamos com  a segunda parte da aula sobre o artista M. C. Escher.  Começamos com um pensamento dele: 

Talvez   eu   esteja   sempre   em   busca   do   espantoso   e,   por   isso,   procure   apenas provocar   espanto   no   espectador”.    

Então, vamos explorar um pouco mais o fantástico universo de imagens criadas por Escher. Ele concentrou muitos esforços na criação de mandalas e labirintos que surpreendem a quem os observa.  Seus desenhos tinham um equilibrado jogo entre as figuras, seguindo um esquema onde as partes eram divididas e arranjadas de forma quase matemática.  É o que podemos observar no desenho abaixo: toda a distribuição das borboletas é orientada pelo centro. Quanto mais para fora (bordas) maiores elas são. E o ponto central do trabalho é rodeado por 8 círculos e assim o desenho vai se expandindo numa ordem muito bem planejada.


A preocupação com o espaço e em criar uma sensação de tridimensionalidade para o espectador era outra característica marcante deste artista. Observem como ele consegue estes efeitos nos trabalhos seguintes: parece que podemos caminhar dentro e ao redor das formas!

 
                     Estrelas, 1948.                                                              Cubos com fitas mágicas, 1957.
                                     
                                                                            Espiral  esférica, 1958.                                                                  


Profundidade, 1953.


E como atividade, quem conseguir imprimir, pode  copiar a imagem abaixo e colorir mais um dos intrigantes desenhos de Escher, lagartos. E se possível, poste a foto do trabalho feito no Córtex.


Desafiador e muito criativo, assim era o trabalho deste artista! Quem ficou muito curioso, pode encontrar na enciclopédia virtual  Wikiart   muito mais obras dele.                             





TURMAS A 32 - B 11 - B 12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 19


Olá alunos do Presidente Vargas!

Nesta semana temos uma atividade de desenho + recorte + letras. O título é Chuva de letras!



Vejam que linda ilustração: ela nos faz pensar sobre o fascinante mundo da leitura, do prazer de conhecer as letras e as palavras. Observe bem!

Para fazer é simples: além dos materiais comuns de desenho, você pode também usar recortes de revistas e jornais. Dá recortar as nuvens com papel e depois desenhar o guarda-chuva. E bem embaixo, uma pessoa, de pé ou sentada (pode ser desenhada ou recortada) e que fica rodeada por esta chuva de letras.  Letras que caem e se acumulam no chão.   Muito bonito!

Faça sua atividade numa folha sem linhas e depois de pronta, se possível, poste-a na plataforma Córtex.
                                                          Obrigado!

TURMAS A 12 - A 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 19



Olá turminhas A 12 e A 22!

Na atividade desta semana, vamos apreciar um pouco sobre  os insetos.  Além de representar o maior número de espécies entre os seres vivos, alguns deles possuem uma beleza enorme! Vejam o caso do gafanhoto arco-iris (primeira imagem): parece uma verdadeira pintura!  E os outros também tem formas e cores que encantam ao observador. 





Então, esta atividade é um convite para observar atentamente os insetos acima (formas, cores, transparências, etc). Depois, podemos convidar a criança para tentar desenhar o inseto que mais lhe chama a atenção.

Ou, se os pais acharem preferível, tem este link para imprimir imagens:

Lembrete: insistir para as crianças usarem a cor, pois isto é forte característica dos insetos. 

Obrigado!






A 21 PROFESSORA IONARA - SEMANA 19

 OLÁ! TURMA !!!ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM. É IMPORTANTE SE CADASTRAR NA PLATAFORMA CÓRTEX, POIS EM BREVE AS ATIVIDADES SERÃO SOMENTE POSTADAS LÁ.








TURMA A32 PROFE LUCIANE BEIER SEMANA 19

 

Semana 18 – de  24 a 28 de agosto

Nesta semana, vamos falar mais um pouquinho sobre o Folclore! Hoje vamos relembrar as lendas, trava-línguas e cantigas de roda!

ATIVIDADE 1

Leia o texto com a lenda da Mula sem cabeça e depois responda as perguntas, marcando com um X a resposta correta:

ATIVIDADE 2

Observe as imagens e escreva uma história bem criativa, contando o que aconteceu com o Chico Bento. Não se esqueça do título e de usar sinais de pontuação e letra maiúscula, no início das frases e em nomes próprios.

 

Imagem disponível em sosprofessor-atividades.blogspot.com.br

 

ATIVIDADE 3

Reescreva as frases em seu caderno, organizando as palavras, para que elas façam sentido.

 

ATIVIDADE 4

Trava - línguas

Os trava-línguas são pequenos textos que podem ser bem difíceis de pronunciar. Agora assista esse vídeo e divirta-se!!

https://www.youtube.com/watch?v=sUAtpk2H9qI

Em seguida, pesquise um trava-línguas, escreva em seu caderno e brinque com sua família!!

 

 

ATIVIDADE 5

Assista ao vídeo com uma Cantiga de Roda, preste bem atenção!!

https://www.youtube.com/watch?v=gk77NNEETM0

 

ATIVIDADE 6

ATIVIDADE 7

Assista ao vídeo com atenção, vamos aprender a usar o relógio de ponteiros!

https://www.youtube.com/watch?v=4dhd_1nbk3w

ATIVIDADE 8

Observe e complete as horas marcadas nos relógios!!

Preste atenção: quando o ponteiro grande está no 12, é hora exata, hora em ponto!

Exemplo: O primeiro relógio da atividade abaixo, está marcando 6 horas (ponteiro pequeno no 6, ponteiro grande no 12.

 


ATIVIDADE 9

 

Disponível em Alfabetização Divertida

 

ATIVIDADE 10

    

 

ATIVIDADE 11

 

ATIVIDADE 12

Arme e resolva as seguintes subtrações em seu caderno:

a)   98 – 34 =

f) 99 – 83 =

b)  27 – 15 =

g) 75 – 11 =

c)   86 – 70 =

h) 62 – 31 =

d)  45 – 21 =

i)59 – 8 =

i)    63 – 43 =

j)34 – 12 =

 

ATIVIDADE 13

Resolva as histórias matemáticas:

a)   Renata ganhou um livro de histórias. Já leu 135 páginas desse livro e ainda faltam 64 páginas para terminar. Quantas páginas tem o livro?

 

b)  Comprei uma bicicleta por 220 reais. Dei 250 reais para pagar. Quanto recebi de troco?