terça-feira, 25 de agosto de 2020

TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 19



OI, TURMA! 🙋

ESPERO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!

SEGUIMOS POR AQUI DE FORMA VIRTUAL! 

NO BLOG, ESSA É A NOSSA SEMANA 19, MAS É IMPORTANTE SE CADASTRAR NA PLATAFORMA CÓRTEX, POIS, LOGO, AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SOMENTE LÁ.

É IMPORTANTE TAMBÉM, TIRAR UMA FOTO DE CADA ATIVIDADE E ENVIAR PELA PLATAFORMA CÓRTEX. ASSIM, EU CONSIGO ACOMPANHAR OS ESTUDOS DE VOCÊS!

NA SEMANA PASSADA, ESTUDAMOS UM POUCO SOBRE O FORMATO DOS OBJETOS. 

NA MATEMÁTICA, AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS (triângulo, retângulo, quadrado, círculo, losango,...) OU SÓLIDAS (cilindro, cone, esfera, cubo, paralelepípedo,...) NOS AJUDAM A ENTENDER MELHOR AS FORMAS DOS OBJETOS.

TUDO TEM UM FORMATO E, COM O PASSAR DOS ANOS, VOCÊS ESTUDARÃO MUITO MAIS SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA!

LEMBRAM DA PIRÂMIDE?

EU COMENTEI QUE AINDA FALARÍAMOS SOBRE ESSA FORMA, MAS AGORA É PRA PENSARMOS UM POUCO MAIS SOBRE A NOSSA SAÚDE.

NA 11ª SEMANA DE ATIVIDADES, ESTUDAMOS SOBRE SAÚDE QUANDO TRATAMOS DE BONS HÁBITOS DE HIGIENE. 

✰ TOMAR BANHO, ESCOVAR OS DENTES, CORTAR AS UNHAS, LIMPAR OS CABELOS... SÃO AÇÕES QUE DEVEMOS TER PARA O BEM DA NOSSA SAÚDE, MAS NÃO É SÓ ISSO!!

✰ CUIDAR DA NOSSA ALIMENTAÇÃO, CUIDAR O QUE COMEMOS E BEBEMOS É MUITO IMPORTANTE PARA MANTERMOS O CORPO SAUDÁVEL!!

PARA ISSO, VOU APRESENTAR UMA OUTRA PIRÂMIDE:



⇨ ESSA É A PIRÂMIDE DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!

- OBSERVE O FORMATO .

 NA BASE ESTÃO OS ALIMENTOS QUE MAIS PRECISAMOS, ENQUANTO QUE NA PONTA DE CIMA, APARECEM OS ALIMENTOS QUE DEVERÍAMOS COMER POUCO.

⇨ OBSERVANDO ESSA PIRÂMIDE E OS ALIMENTOS QUE COMEMOS TODOS OS DIAS,  PODEMOS CUIDAR A ALIMENTAÇÃO PARA TERMOS OS NUTRIENTES NECESSÁRIOS NO NOSSO CORPO.

NUTRIENTE = ELEMENTO OU COMPOSTO QUÍMICO ENCONTRADO NOS ALIMENTOS, NECESSÁRIO PARA O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DO CORPO.


ATIVIDADE 1:

- CONVERSE COM ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA SOBRE AS INFORMAÇÕES QUE APARECEM NA PIRÂMIDE ALIMENTAR.

- ALGUÉM NA TUA CASA JÁ TINHA ESCUTADO FALAR SOBRE ESSA PIRÂMIDE?

- PENSE NA TUA ALIMENTAÇÃO DURANTE UM DIA. TU CONSEGUES COMER UM ALIMENTO DE CADA PARTE DA PIRÂMIDE?

- PENSANDO EM UM DIA, TU COMES MAIS ALIMENTOS DE QUE PARTE DA PIRÂMIDE?


ATIVIDADE 2:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO, PENSANDO NA PIRÂMIDE ALIMENTAR APRESENTADA ANTERIORMENTE.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.


 CONVERSE COM A TUA FAMÍLIA SOBRE A ALIMENTAÇÃO DE VOCÊS E VEJAM SE É POSSÍVEL MUDAR ALGO PARA MELHORAR.

⇨ CUIDANDO A ALIMENTAÇÃO, PODE-SE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA!

 QUALIDADE

- PRESTE ATENÇÃO NESSA PALAVRA! ELA INICIA COM A LETRA CONSOANTE QUE VAMOS ESTUDAR, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, NESSA SEMANA! 😉

- JÁ DESCOBRIU QUAL LETRA É, NÃO É MESMO?!

- A LETRA Q!


ATIVIDADE 3:

- COPIE O ALFABETO NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA.

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M

N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

- LEIA O ALFABETO, FALANDO O NOME DAS LETRAS EM VOZ ALTA.

- CIRCULE COM UM LÁPIS DE COR (VERMELHO) A LETRA Q.

O SOM DA LETRA Q É MUITO PARECIDO COM UM DOS SONS DA LETRA C, MAS O MAIS INTERESSANTE É QUE A LETRA Q SEMPRE ESTÁ ACOMPANHADA DA LETRA U!

  CONTA-SE QUE LÁ NO MUNDO DAS LETRAS, FOI GRAÇAS A AJUDA DA LETRA U QUE A LETRA Q CONTINUOU EXISTINDO! POR POUCO, ELA NÃO DESAPARECEU DE TANTA TRISTEZA, MAS... HISTÓRIAS DO MUNDO DAS LETRAS SERÃO CONTADAS NO NOSSO RETORNO À ESCOLA! 

⇨ O QUE POSSO ADIANTAR, PARA DIMINUIR A CURIOSIDADE, É QUE FOI UM OCORRIDO EM UMA FESTA À FANTASIA OFERECIDA PELO REI. NESSA FESTA, A LETRA O FOI FANTASIADA DE QUEIJO E A Q FOI DE ONÇA. ISSO GEROU UMA GRANDE CONFUSÃO!  POR SORTE A LETRA U, SEMPRE TÃO PRESTATIVA, RESOLVEU A SITUAÇÃO E, DESDE ENTÃO, SEMPRE QUE A LETRA Q APARECE EM UMA PALAVRA, ELA ESTÁ ACOMPANHADA PELA LETRA U.


ATIVIDADE 4:

- OBSERVE NA IMAGEM ABAIXO, PALAVRAS QUE INICIAM COM A LETRA Q.

- PRESTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS!

- QUEM ESTÁ SEMPRE AO LADO DA LETRA Q?


ATIVIDADE 5:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO, LIGANDO O DESENHO NO SEU NOME
.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.



ATIVIDADE 6:

- PENSANDO NOS SONS DAS LETRAS, REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.



 CHEGOU O MOMENTO DA HISTÓRIA!!

 HOJE, VOU APRESENTAR UMA HISTÓRIA EM FORMATO DIFERENTE DAS QUE JÁ CONTEI POR AQUI.

⇨ HOJE, EM HOMENAGEM A LETRA Q, A HISTÓRIA SERÁ EM QUADRINHOS!

- TU CONHECES HISTÓRIAS EM QUADRINHOS?

HISTÓRIA EM QUADRINHOS = HISTÓRIA NARRADA EM SEQUÊNCIA DE "QUADROS".

AS HISTÓRIAS CONTADAS NOS GIBIS SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS!

 ALGUMAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, DEPENDENDO DO TAMANHO, SÃO CHAMADAS DE "TIRINHAS".


ATIVIDADE 7:

- COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, ACOMPANHE A HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO.

120 TIRINHAS DA TURMA DA MÔNICA - Autor: Maurício de Sousa

- NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, AS FALAS DOS PERSONAGENS APARECEM DENTRO DE "BALÕES DE FALA" QUE DEVEM SER LIDOS NA SEQUÊNCIA DE CIMA PARA BAIXO E DA ESQUERDA PARA A DIREITA.


ATIVIDADE 8:

- COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, ACOMPANHE A SEGUNDA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.

- PRESTE ATENÇÃO!

O MELHOR DO MENINO MALUQUINHO EM QUADRINHOS - Autor: Ziraldo





⇨ AGORA VAMOS COMPARAR:

- O QUE ACONTECEU DE SEMELHANTE NAS DUAS HISTÓRIAS?

- QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS HISTÓRIAS?

- TU JÁ TINHAS LIDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS?

 ALÉM DAS HISTÓRIAS, ALGUNS LIVROS/ALMANAQUES/GIBIS TRAZEM ATIVIDADES "PASSA-TEMPO" PARA DIVERSÃO DE QUEM ESTÁ LENDO.


ATIVIDADE 9:

- COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, COMPLETE A CRUZADINHA ABAIXO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA. 

- SERÁ QUE O BOCÃO, AMIGO DO MENINO MALUQUINHO, ESTÁ SE ALIMENTANDO DE FORMA SAUDÁVEL?


ATIVIDADE 10:

- COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, ACOMPANHE MAIS UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO.

120 TIRINHAS DA TURMA DA MÔNICA - Autor: Maurício de Sousa

- MUITAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO ENGRAÇADAS E, EM TODAS ELAS, É PRECISO PRESTAR BASTANTE ATENÇÃO PARA ENTENDER O QUE ACONTECEU!

PENSANDO NA HISTÓRIA

- QUAL SENTIMENTO A MÔNICA ESTAVA NO INÍCIO DA HISTÓRIA?

- O QUE ELA FEZ?

- PELA ATITUDE QUE A MÔNICA TEVE, ELA PRECISARIA SEGUIR COM O MESMO SENTIMENTO NO FINAL DA HISTÓRIA? 


ATIVIDADE 11:

- OBSERVE A QUANTIDADE DE PEDAÇOS DE QUEIJO QUE CADA RATO GOSTARIA DE TER.

- CONTE OS PEDAÇOS DE QUEIJO E LIGUE NO RATINHO CORRESPONDENTE.


😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.