terça-feira, 25 de agosto de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 19







ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



SEMANA 19 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS



1.                  Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:

- Texto: A Lenda do Saci-Pererê;

- Interpretação textual;

- “Adivinhas”;

- Leitura deleite



2.                  Leitura do texto (não precisa copiar).

A Lenda do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.   
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.   
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 


3.                  Copiar e responder as atividades no caderno.

Interpretação de texto

1)             Qual é a origem da lenda do Saci?

2)             Qual foi a influência africana na imagem do Saci? Explicar:

3)             Descrever o comportamento do Saci.

4)             Citar as travessuras do Saci.


5)             De que maneira o Saci se locomove?

6)             O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?


7)             Como o mito do Saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?

8)             Qual é a marca registrada do Saci ?


9)             Qual é o dia do Saci?

10)         Marcar as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).

  ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão.

(  ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais.

(    ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana.

(  ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes.




4.                  “Adivinhas”.

As “adivinhas” são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e folclore brasileiro.

Ler as adivinhas abaixo e tentar acertar as respostas. É bem divertido!!

Depois, escolher 5 que você mais gostou e copiar em seu caderno.






  

5.      Leitura deleite:


A sugestão de leitura desta semana é sobre outra lenda, a lenda do Lobisomem.


Boa leitura!!

Vocês também podem acessar o Audiolivro com 5 lendas brasileiras:




💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙





SEMANA 19 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:

- Multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 8;

- Calculando mentalmente;

- Desafios matemáticos



2.      Nesta semana continuaremos com nossos cálculos de multiplicação e divisão. Faremos cálculos utilizando a tabuada do 8.


Atividades:

1.      Observar os exemplos e fazer em seu caderno:




·         Lei do 8 que tem no caderno.

Agora você:

a)      Se 8 : 8  = _______, então _____ x 8 = ______

b)      Se 40 : 8 = _______, então  _____x 8  = ______

c)      Se 32 : 8 = _______, então  _____x 8  = ______

d)      Se 8 x 8 = _______, então  _____ : 8 = ______

e)      Se 8 x 6 = _______, então _____: 8 = ______


2.      Armar e calcular as divisões:

a)      648 : 8 =

b)      352 : 8 =


c)      736 : 8 =

d)      584 : 8 =


e)      484 : 8 =

f)       376 : 8 =


g)      729 : 8 =

h)      186 : 8 =


i)        208 : 8 =

j)        688 : 8 =


Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!




4. Copiar e resolver os desafios matemáticos:




💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜



SEMANA 19 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS



1.      Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Atividades;

- Sistema respiratório
Atividades

1.      Encontrar palavras no caça-palavras abaixo relacionadas ao sistema digestório e anotar as palavras encontradas em seu caderno.

 




           1.____________________
           2.____________________
           3.____________________
           4.____________________
           5.____________________


a)      Estômago                   b) Fígado                          c) Pulmão                   d) Intestino


💙💙
3.      Começaremos a estudar sobre outro sistema, o Sistema Respiratório.

Copiar em seu caderno o texto abaixo.




💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗




SEMANA 19 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Imigrantes Portugueses no Brasil;

- Vídeo

2.      Já estudamos um pouco sobre os imigrantes italianos e alemães. Nesta semana, começaremos a estudar sobre os imigrantes portugueses.
Copiar no caderno e ler o texto abaixo:

Os Imigrantes Portugueses no Brasil


A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra.
        A criação do governo-geral em 1549 atraiu muitos portugueses para a Bahia. A partir de então, a migração tornou-se mais constante. O movimento de portugueses para o Brasil foi relativamente pequeno no século XVI, mas cresceu durante os cem anos seguintes e atingiu cifras expressivas no século XVIII. Embora o Brasil fosse, no período, um domínio de Portugal, esse processo tinha, na realidade, sentido de imigração.
       A descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais foi o grande fator de atração migratória. Calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII entraram só em Minas, mais de 900.000 pessoas. No mesmo século, registra-se outro movimento migratório: o de açorianos para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazônia, estados em que fundaram núcleos que mais tarde se tornaram cidades prósperas.

https://images.app.goo.gl/yVMK9J1xiMgrNp1w9


3.      Assistir ao vídeo: Raízes do Brasil: Os Portugueses:





OBS: As atividades para alunos de SIR encontram-se  no drive do professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.