ALUNOS
E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e
RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode
imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na
volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à
professora.
SEMANA 19 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
PORTUGUÊS:
Rotina:
- Texto: A Lenda do Saci-Pererê;
- Interpretação textual;
- “Adivinhas”;
- Leitura deleite
2.
Leitura do texto (não precisa copiar).
A Lenda do Saci-Pererê
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore
brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente,
surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período
colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era
representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia
aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram
modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci
transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o
mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado
usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias
atuais ele é representado desta forma.
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito
divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas
matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos,
assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica
atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de
vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento
sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci
dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.
Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para
brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da
fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os
segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em
busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso
contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder
brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama,
derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as
pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do
Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o
saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém,
o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da
televisão e das histórias em quadrinhos.
3.
Copiar e responder as atividades no caderno.
Interpretação de texto
1)
Qual
é a origem da lenda do Saci?
2)
Qual
foi a influência africana na imagem do Saci? Explicar:
3)
Descrever
o comportamento do Saci.
4)
Citar
as travessuras do Saci.
5)
De
que maneira o Saci se locomove?
6)
O
que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?
7)
Como
o mito do Saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?
8)
Qual
é a marca registrada do Saci ?
9)
Qual
é o dia do Saci?
10)
Marcar
as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão.
(
) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais.
( ) O Saci é um personagem que provavelmente
surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana.
(
) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes.
4.
“Adivinhas”.
As “adivinhas”
são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e folclore
brasileiro.
Ler as adivinhas abaixo e tentar acertar as
respostas. É bem divertido!!
Depois, escolher 5 que você mais gostou e copiar
em seu caderno.
5. Leitura
deleite:
A sugestão de leitura desta semana é sobre
outra lenda, a lenda do Lobisomem.
Boa leitura!!
Vocês também podem acessar o Audiolivro com 5
lendas brasileiras:
💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙
SEMANA
19 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
MATEMÁTICA:
Rotina:
- Multiplicação e divisão utilizando a tabuada
do 8;
- Calculando mentalmente;
- Desafios matemáticos
2.
Nesta semana continuaremos com nossos cálculos
de multiplicação e divisão. Faremos cálculos utilizando a tabuada do 8.
Atividades:
1.
Observar os exemplos e fazer em seu caderno:
·
Lei do 8 que tem
no caderno.
Agora você:
a) Se 8 : 8
= _______, então _____ x 8 = ______
b) Se 40 : 8 = _______, então _____x 8 = ______
c) Se 32 : 8 = _______, então _____x 8 = ______
d) Se 8 x 8 = _______, então _____ : 8 = ______
e) Se 8 x 6 = _______, então _____: 8 = ______
2.
Armar e calcular as divisões:
a) 648 : 8 =
b) 352 : 8 =
c) 736 : 8 =
d) 584 : 8 =
e) 484 : 8 =
f) 376 : 8 =
g) 729 : 8 =
h) 186 : 8 =
i)
208 : 8 =
j)
688 : 8 =
Não
esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!
4. Copiar
e resolver os desafios matemáticos:
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
SEMANA
19 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
CIÊNCIAS:
Rotina:
- Atividades;
- Sistema respiratório
Atividades
1. Encontrar
palavras no caça-palavras abaixo relacionadas ao sistema digestório e anotar as
palavras encontradas em seu caderno.
1.____________________
2.____________________
3.____________________
4.____________________
5.____________________
a) Estômago b) Fígado c) Pulmão d) Intestino
3.
Começaremos a estudar sobre outro sistema, o
Sistema Respiratório.
Copiar em seu caderno o texto abaixo.
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
SEMANA 19 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Imigrantes Portugueses no Brasil;
- Vídeo
2.
Já estudamos um pouco sobre os imigrantes
italianos e alemães. Nesta semana, começaremos a estudar sobre os imigrantes
portugueses.
Copiar no
caderno e ler o texto abaixo:
Os Imigrantes Portugueses no Brasil
A imigração teve início no Brasil a partir de 1530,
quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação
e exploração da nova terra.
A criação do governo-geral em 1549
atraiu muitos portugueses para a Bahia. A partir de então, a migração tornou-se
mais constante. O movimento de portugueses para o Brasil foi relativamente
pequeno no século XVI, mas cresceu durante os cem anos seguintes e atingiu
cifras expressivas no século XVIII. Embora o Brasil fosse, no período, um domínio
de Portugal, esse processo tinha, na realidade,
sentido de imigração.
A descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais foi o grande fator de atração migratória. Calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII entraram só em Minas, mais de 900.000 pessoas. No mesmo século, registra-se outro movimento migratório: o de açorianos para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazônia, estados em que fundaram núcleos que mais tarde se tornaram cidades prósperas.
A descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais foi o grande fator de atração migratória. Calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII entraram só em Minas, mais de 900.000 pessoas. No mesmo século, registra-se outro movimento migratório: o de açorianos para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazônia, estados em que fundaram núcleos que mais tarde se tornaram cidades prósperas.
https://images.app.goo.gl/yVMK9J1xiMgrNp1w9
3. Assistir ao
vídeo: Raízes do Brasil: Os Portugueses:
OBS: As atividades para alunos de SIR encontram-se no drive do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.