terça-feira, 21 de abril de 2020

A12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR

Olá Turminha e pais!

Vamos desenhar um pouco? Agora a ajuda dos pais é necessária, pois a turma  certamente não sabe ler e é bom podermos fazer algumas atividades enquanto estamos longe da escola. Para nossa primeira atividade, pensei num desenho das mãos. Isto é, as mãos das próprias crianças! Ao desenhar as  mãos, a criança começa a aprender o fazer o contorno das formas e isto é muito importante. É um trabalho que exige paciência!


                                             
                       
Vamos começar?   

1 Com  uma folha de papel, ajude o aluno a dividir o espaço  pela metade. Assim, ficam espaços iguais para fazer as duas mãos.

2 Em cada um dos lados, será desenhado uma das mãos. A mão esquerda de um lado, a direita do outro. Se for preciso, ajude seu filho a segurar o lápis.  Depois de desenhadas as duas mãos é a hora de colorir. Se a criança quiser pode pintar as mãos de diferentes cores, sem problemas. E o fundo também. Esta é a hora dela  usar a liberdade e pintar. Pode usar giz de cera, canetinhas ou lápis de cor. 

Importante: Guarde o trabalho da criança para mostrar ao professor quando voltarmos para a escola.


                                                       
Obrigado/ professor Gilmar                

A22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR


Olá Turminha  A 22 e pais!!


Vocês ainda estão com vontade de desenhar? Espero que sim, já estamos sem aula há muito tempo!
Então, pensei num desenho desafiador e que tem uma regra: a gente só pode usar  as formas redondas! Isto mesmo,desenhar usando tampinhas: de suco, iogurte, moedas e tantos outros tipos.Os tamanhos podem ser variados.
Com a ajuda dos pais se estiverem em casa, acredito que dá para fazer um desenho bem bacana. No desenho abaixo temos uma figura humana e diferentes tamanhos de círculos ajudam a formar o desenho.  Observem o desenho junto com a criança.






Atividade:  Desenhar uma figura humano utilizando apenas as formas redondas. 

Como fazer:

1  Selecione vários  tampas plásticas de diferentes tamanhos.
2  Em uma folha de papel (posição vertical), depois de mostrar a imagem acima,  peça para a criança tentar distribuir as tampas, já tentando organizar  o corpo da figura. É importante respeitar a organização que a criança fizer.
3  A  parte da cabeça deve ser posicionada bem em cima da folha, para que não falte espaço para o resto do corpo.
4  Ajude a criança a contornar os círculos, se preciso.
Deixe a criança colorir  livremente o desenho.



Importante! Depois de determinar o desenho, guardem bem para mostrar ao professor e aos colegas na sala de aula.
Bom trabalho para todos

                                     Um abraço/professor Gilmar. 



EJA - ARTES - PROFESSOR GILMAR

Olá turma da EJA, há quanto tempo! Espero que vocês estejam todos bem e protegidos!


Para nossa aula de artes, trouxe para vocês um assunto  que a gente trabalhou bastante em aula e que vocês gostaram muito, que é a PIROGRAFIA. É aquela técnica que a  gente usa um aparelho para "queimar"  e gravar um desenho sobre a madeira. Lembram que vocês escreveram os próprios nomes? Então, eu trouxe um vídeo para mostrar um trabalho mais elaborado e feito com um equipamento melhor. Tenho certeza que vocês vão admirar. 
Observem que ricos são os desenhos feitos sobre a madeira.
Toque  na frase abaixo para assistir:

Desenho  de xícara de café


Gostaram? Imagino que sim! Quando voltarmos para a sala de aula, poderemos fazer um novo trabalho . Por isso, peço que vocês  procurem um desenho  que seja bom para transferir e "queimar". Podem procurar em revistas ou na internet. Olhem este abaixo por exemplo, é bonito, mas levaria um bom tempo para "queimar" e temos só um aparelho . Enfim, vocês podem pensar sem pressa.
                                           flores no vaso para pintar

Um abraço para vocês e até a próxima aula!

Professor Gilmar

A32 - ARTES - PROFESSOR GILMAR

Sejam bem-vindos alunos da turma A32!


Estamos de volta com nossa aula de artes e este é nosso primeiro assunto:


Um mundo de cores: conhecendo as pinturas de Eduardo Vieira da Cunha


    Eduardo Vieira da Cunha                    Mostra de Eduardo Vieira da Cunha



Pinturas de Eduardo Vieira da Cunha - Catálogo das Artes ...     Toda a memória do mundo”, de Eduardo Vieira da Cunha, na Nieto ...       Jornal do Povo - Pinturas de Eduardo Vieira da Cunha serão ...


Eduardo Vieira da Cunha é um artista gaúcho famoso por suas pinturas e desenhos. Olhe para as pinturas acima: quantas cores e formas  você pode ver? São tantas que é difícil  contar!  Podemos observar quantas coisas existem misturadas: objetos,  brinquedos como carrinhos, avião. Vemos também  animais, casas, trens e muitos outras coisas. É um mundo de muita imaginação e fantasia, não é mesmo? 

Então, para nossa atividade, pedimos que você  comece a  selecionar   tudo que é tipo de figurinha que você gosta das revistas, jornais e propagandas ou rótulos de embalagens.  Depois recorte estas figuras e guarde dentro de um envelope de papel ou plástico. Se alguma delas está sem cor, você já pode ir colorindo.  Assim, quando voltarmos para a sala de aula, faremos uma pintura bem colorida, usando todas as figuras que você recortou. 

Importante: você precisa juntar no mínimo 10 figuras. Podem ser de diferentes tamanhos, mas não podem ser muito grandes. Se quiser, pode pedir a ajuda dos pais para escolher as figuras e recortar, se tiver alguma dificuldade.  Bom trabalho e guarde bem as figurinhas!



Professor Gilmar





B11, B12 e B JOVEM - ARTES - PROFESSOR GILMAR



Olá turma  B11 e B12, há quanto tempo!

Espero  que vocês estejam todos bem com suas famílias!
E mesmo se estamos longe da escola, podemos  pensar em fazer algo para ocupar nosso tempo.Vejam o que pensei para vocês:



Atividade: desenhando o pôr do sol. 



Esta é uma atividade de artes que vocês podem fazer em casa, num momento de descontração. Mas antes vamos começar lendo e observando  os quadrinhos abaixo:





Podemos notar que a menina diz ao pai que ainda não pintou o céu pois ela só tem 6 cores. Será uma desculpa dela? Ou será que para fazer o colorido do céu precisamos mesmo de muitas mais cores? Pense nisso! Mas  quem já observou o céu ao final do dia ou ao amanhecer sabe que podem existir ali muitas cores misturadas, num lindo espetáculo.  Vamos ver o exemplo da fotografia abaixo, é um pôr do sol.



Então, nessa atividade você está convidado a usar a imaginação e fazer um colorido pôr do sol.

Instruções:
  • Pegue uma folha branca na  posição deitada (horizontal)
  • Para colorir, pode ser lápis de cor, giz de cera ou a guache escolar. 
  • Veja quantas cores você tem. Pode ser 3,  5, 7 ou 10. Não importa!
  • Próximo passo: pense como  você vai usar as cores, como elas serão misturadas, tentando imitar os efeitos das cores no céu ou de acordo com sua imaginação. 
  • É para colorir toda  a folha.
  • Outros detalhes do desenho, como prédios, árvores, etc, faremos em aula com outro material quando voltarmos.
  • Mostre sua criatividade e bom trabalho!
Ultimo aviso: guarde bem seu trabalho para depois mostrar em aula para o professor e  toda a turma.


                                                          Professor Gilmar






B21 e B22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR


Olá Turma B21 e B22 !

Sejam bem-vindos no ambiente  neste blog que é agora nosso ambiente de aprendizagem!
Vamos então começar a aula... com este assunto:


BIDIMENSIONAL E TRIDIMENSIONAL



Você já conhece estas duas palavras? 

Para começar vamos observar as duas ilustrações abaixo, elas são do artista brasileiro Rubem Valentim. Na imagem de cima temos uma pintura e na debaixo uma escultura.  Na pintura, é possível observar que as formas são mais "achatadas", planas, não tem profundidade. Já na imagem abaixo desta, podemos notar que é um trabalho bem diferente! Vemos uma peça  e suas formas recortadas que aparecem no meio de um parque. É uma esculturaE o que que dizer isto? Que é um tipo de trabalho de arte que possui uma altura, uma largura e uma profundidade. Portanto, ela tem três dimensões.
Já na  pintura, se pegarmos uma régua para medir, só encontraremos duas dimensões, que são a altura e a largura. 




Pintura de Rubem Fonseca                                   Escultura do artista Rubem Valentim.


Então, revisando:

Bidimensional: possui apenas duas dimensões: a altura e a largura.
Exemplos: uma pintura, um desenho ou uma simples folha de papel.

Tridimensional: sempre apresenta três dimensões: altura, largura e profundidade.
Exemplos: Uma escultura, uma pirâmide, uma caixa, uma geladeira, etc. 

Em uma pintura ou um mural, quase sempre temos de olhar de frente para apreciar o trabalho. Já na escultura, podemos caminhar ao redor do trabalho, descobrindo as formas de outros pontos de vista.  Tudo isto é um assunto longo e talvez difícil, que poderemos ver melhor na sala de aula. Mas agora faremos uma atividade para  entender melhor o bidimensional e o tridimensional.


Atividades:

Etapas:

1) Escolha uma embalagem de algum produto em forma de caixa em papelão, de tamanho médio ou pequeno. 

2) Abra esta embalagem com cuidado e cola sobre uma folha de papel. Assim você  será capaz de perceber  como um objeto que era  antes tridimensional (a caixa),  passa agora  ter agora apenas duas medidas: altura e largura (bidimensional). 

3) Com uma régua e lápis, copie  em outra folha o desenho  da embalagem aberta, tentando mostrar todas as dobras que  o papel tem de ter para poder se transformar numa caixa.  Veja os passos abaixo: 




1 Fotografia de embalagem montada        2  Fotografia de embalagem aberta.



                     3) Desenho da embalagem aberta, mostrando as dobras do papelão que formam a caixa. 



IMPORTANTE:

Esta atividade deverá ser entregue ao professor em sala de aula, assim que retornarmos. 





C11 e C12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR

Olá alunos da C11 e C12!!

Espero que esteja tudo bem com vocês  nestes tempos difíceis e de reclusão, mas  também de novos desafios!
Então, mesmo não sendo na forma presencial, vamos aproveitar para conhecer um pouco mais sobre  a arte. Eis nosso assunto:


A ESCULTURA.


Você já conhece a palavra "escultura"? É um tipo de arte que, diferente do desenho que é feito num papel, parede ou outra superfície, se caracteriza por  apresentar relevo e por ser tridimensional. E isto quer dizer?

Tridimensional é aquilo que tem  três dimensões: uma altura, uma largura e uma profundidade. Um exemplo bem simples: uma caixa de papelão. Por ser tridimensional, ela tem volume e ocupa um lugar no espaço. Então, assim como o desenho, o homem desde o tempos mais antigos também vem produzindo esculturas. Egípcios, romanos, gregos e tantos outros povos usaram a escultura para falar da sua cultura. E até hoje é uma prática em uso. Nas cidades, muitas vezes em espaços  abertos como parques e praças, temos a presença de  lindas e curiosas esculturas. 

Abaixo, temos alguns exemplos de esculturas, feitas por diferentes artistas, épocas e materiais. A primeira,  feita há milhares de anos, foi realizada em um bloco de pedra e seu resultado visual é bastante simples, mas expressivo. A de Michelangelo (2) é famosa no mundo todo pela sua  mensagem religiosa.  Já a Obirici (3) fica  ao lado de uma movimentada avenida da cidade, mas muitas vezes sem ser percebida pelos porto-alegrenses e a da Tomie Otake(4) impressiona pelas formas e tamanhos: 15 metros de altura. Observe-as:


Uma escultura feita  aproximadamente entre  20.000 e 27.000 anos A/C. França.


A “Pietá”, do italiano Michelangelo, é uma das mais expressivas esculturas do Renascimento

 (2) Escultura Pietà, do artista italiano Michelangelo. Ano: 1499

          
Escultura Obirici,  do artista Mário Arjonas. Ano: 1975/Porto Alegre



 

Escultura da artista  Tomie Otake , Ano: 2008/ Santos/Brasil



ATIVIDADE:

Nossa primeira atividade sobre  o assunto da escultura será uma breve pesquisa. Vamos tentar descobrir esculturas que existem nos espaços públicos de Porto Alegre? São muitas,  segundo pesquisadores o número chega a quase 300. Então, peço que vocês respondam a estas duas perguntas :

1) você já conhecia a escultura Obirici, em Porto Alegre? Faça na  internet (se tiver acesso), uma breve pesquisa sobre o seu significado.

2) Sabe qual a escultura é considerada a mais famosa de Porto Alegre e que é simbolo da cidade? Consulte o link abaixo e  faça um resumo das informações mais importantes sobre esta obra, incluindo o nome do artista. 

Escultura...

Como entregar seu material:  em uma folha identificada com seus dados e deverá ser entregue ao professor  em sala de aula assim que retornarmos.


Bom trabalho!



C12 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 2


Resumo: continuação

FRAÇÕES


* Frações equivalentes

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 27 do livro)

Os três quadrados abaixo são idênticos, porém estão divididos de maneiras diferentes. Observe:

As partes em azul de cada figura representam a mesma parte do quadrado, ou seja, as três frações, apesar de serem diferentes na aparência, representam a mesma quantidade.
Podemos obter frações equivalentes multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador por um mesmo número.


👉Material adicional (vídeo): O que são frações equivalentes.


* Simplificação de frações

Para simplificar um fração, basta dividir o numerador e o denominador por um mesmo número por vez. Observe o exemplo:
Todas as frações acima são equivalentes.


👉Material adicional (vídeo): Como simplificar frações.

😂 Olha o meme...


ATIVIDADES PARA ENTREGAR


Página 32
Exercício 11 (só responder) (leia o exemplo e resolva os itens da mesma forma)
Exercício 13 (copiar e responder)

B32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 2


Resumo:

NÚMEROS NATURAIS


São quaisquer números da sequência:
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ..., 36, 37, 38, ..., 503, 504, ..., 1.998.543, ...

* Antecessor e sucessor

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 39 do livro)


Podemos escrever o sucessor de um número natural bastando acrescentar 1 unidade.

* Consecutivos
São os números que vem um após o outro.
Exemplo: 35, 36 e 37 são números consecutivos.



ATIVIDADES PARA ENTREGAR


Página 40
Exercício 25 (copiar e fazer)
Exercício 26 (copiar e fazer)
Exercício 29 (copiar e fazer)

C32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 2


Resumo:

SIMPLIFICAÇÃO DE RADICAIS


Esse processo busca obter um radicando (número dentro da raiz) menor. Para isso, utilizamos a decomposição em fatores primos.

😆Lembrando que os primeiros números primos são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, ...



A ideia é formar, sempre que possível, potências de expoente igual ao índice da raiz.



👉Material adicional (vídeo): Relembre como fazer a decomposição em fatores primos.

👉Material adicional (vídeo): Como fazer a s
implificação de radicais.


ATIVIDADES PARA ENTREGAR


(Copiar e resolver como nos exemplos acima): Simplifique as raízes.



C31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 2


Resumo:

SIMPLIFICAÇÃO DE RADICAIS


Esse processo busca obter um radicando (número dentro da raiz) menor. Para isso, utilizamos a decomposição em fatores primos.

😆Lembrando que os primeiros números primos são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, ...



A ideia é formar, sempre que possível, potências de expoente igual ao índice da raiz.



👉Material adicional (vídeo): Relembre como fazer a decomposição em fatores primos.

👉Material adicional (vídeo): Como fazer a s
implificação de radicais.


ATIVIDADES PARA ENTREGAR


(Copiar e resolver como nos exemplos acima): Simplifique as raízes.



C31, C32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR RAFAEL JARDIM


       C31/ C32       Língua Portuguesa     Professor Rafael P. Jardim

       Vídeos sobre o Covid19

Assista aos vídeos abaixo. Responda às questões propostas.

Vídeo 1


1)     Qual é a condição essencial para validar uma vacina antiviral?

2)     Qual é o caminho mais rápido para produção de medicamento antiviral? Qual é a condição para validar esse medicamento?

3)     Qual é o estágio atual de pesquisas com cloroquina e derivados?

4)     Com base nos dados disponíveis, é a cloroquina um tratamento recomendável para combater o coronavírus?

Vídeo 2


1)     Por que a vacina é necessária, se em 2021 a maior parte da população terá imunidade ao vírus?

2)     Qual é a probabilidade de hospitalização de jovens infectados?

3)     Quem terá prioridade em caso de falta de leitos? Justifique, observando o protocolo médico internacional.

4)     Por que o isolamento social é necessário?

5)     O que fez a Inglaterra mudar a política de combate ao coronavírus?

 

Elabore uma síntese do vídeo 2. Mínimo de cinco linhas.

 



Enquete: o isolamento social é necessário?

(  ) Sim                                (  ) Não                              (  ) Não sei

 



TURMA A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 1

OI, TURMA A12! 🙋

VOU ESCREVER EM MAIÚSCULA PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS E A LEITURA DOS "MEUS PEQUENOS"! 😊

SAUDADE DE CADA UM(A) DE VOCÊS!

DESEJO QUE VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS ESTEJAM BEM!

LEMBRAM DOS NOSSOS ESTUDOS SOBRE OS PRIMEIROS ESCRITOS NAS CAVERNAS? POIS É, MUITO TEMPO PASSOU, NÃO SOMOS OS "HOMENS DAS CAVERNAS", MAS VAMOS PARA OS NOSSOS "PRIMEIROS ESCRITOS"... DE FORMA VIRTUAL! 

CADA ATIVIDADE PROPOSTA AQUI NESSE BLOG É UMA TENTATIVA DE NOS CONECTARMOS E ESTARMOS "MAIS PERTO", PENSANDO, RELEMBRANDO E APRENDENDO ALGUMAS COISAS.

CLARO QUE NADA SUBSTITUI O "ESTARMOS JUNTOS", TROCANDO OPINIÕES, OUVINDO E FALANDO. EU ESPERO QUE LOGO POSSAMOS VOLTAR E, ASSIM, SEGUIR NOSSOS ESTUDOS LÁ NA NOSSA SALA DE AULA!

FALANDO EM SALA DE AULA... QUEM AINDA ESTÁ MORANDO NO ARMÁRIO DA SALA? AH, OS CADERNOS!!! 
NÓS ESTÁVAMOS REALIZANDO NOSSAS ESCRITAS NO "BLOCÃO"! APRENDENDO A DIMINUIR O TAMANHO DA LETRA PARA PASSAR A ESCREVER NAS PEQUENAS LINHAS! ESSE AFASTAMENTO ACABOU ADIANDO A PASSAGEM PARA ESSA ETAPA, MAS CALMA!! LOGO QUE CHEGARMOS JÁ PODEREMOS FAZER A NOSSA "FESTA DO CADERNO"!

POR ISSO, TODA ATIVIDADE PROPOSTA QUE PRECISAR DE REGISTRO, PODERÁ SER FEITA NO BLOCÃO OU EM OUTRA FOLHA DE PAPEL. SÓ NÃO ESQUEÇA DE GUARDAR PARA MOSTRAR NO NOSSO REENCONTRO!!

BONS ESTUDOS!! 

😘 PROFE QUÉZIA


ATIVIDADE 1:

- ESCREVA O TEU NOME NA FOLHA.

- PROCURE NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A MESMA LETRA DO TEU.

POR EXEMPLO:

QUÉZIA = Q = QUEIJO, QUADRO, QUADRADO.

- DESENHE OS OBJETOS ENCONTRADOS LOGO ABAIXO DA ESCRITA DO TEU NOME.


ATIVIDADE 2:

- ESCREVA O TEU NOME NA FOLHA DE FORMA VERTICAL (⇩)

POR EXEMPLO:

Q
U
É
Z
I
A

- PROCURE NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, UM OBJETO PARA CADA LETRA DO TEU NOME.

POR EXEMPLO:




- AGORA, AO LADO DE CADA LETRA DO TEU NOME (ESCRITO NA VERTICAL ⇩), DESENHE O OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA, CUJO NOME INICIA COM A MESMA LETRA.


ATIVIDADE 3:

- CONTE QUANTAS LETRAS SÃO NECESSÁRIAS PARA ESCREVER O TEU NOME.

- ESCREVA O NÚMERO NA FOLHA.

- DESENHA UM CÍRCULO ( ◯ ) PARA CADA LETRA E CONTE OS CÍRCULOS, CONFERINDO QUE FICOU A MESMA QUANTIDADE: LETRAS = CÍRCULOS.

POR EXEMPLO:

QUÉZIA = 6 LETRAS

◯◯◯◯◯◯ = 6 CÍRCULOS


ATIVIDADE 4

- PROCURE NA TUA CASA, OBJETOS QUE TENHAM A MESMA QUANTIDADE QUE AS LETRAS DO TEU NOME.

POR EXEMPLO:

QUÉZIA = 6 LETRAS

EU TENHO 6 CADEIRAS NA MINHA CASA.

- DESENHA QUAL OBJETO FOI ENCONTRADO COM A MESMA QUANTIDADE DE LETRAS DO TEU NOME.


ATIVIDADE 5:

- PEDE PARA QUE CADA PESSOA DA TUA FAMÍLIA, ESCREVA O PRÓPRIO NOME NA FOLHA.

- AO LADO DO NOME DA CADA UM, FAÇA UM PEQUENO DESENHO PARA MOSTRAR QUEM É (PODE SER O DESENHO DO ROSTO DA PESSOA).

- CONTE QUANTAS LETRAS SÃO NECESSÁRIAS PARA ESCREVER CADA NOME.

- REGISTRE, ESCREVENDO O NÚMERO AO LADO DO DESENHO FEITO.

- FAÇA UM CÍRCULO ( ◯ ) DE COR VERMELHA, NO NOME QUE TEM MAIS LETRAS.

- FAÇA UM RETÂNGULO ( ▭ ) DE COR VERDE, NO NOME QUE TEM MENOS LETRAS.


ATÉ MAIS!!

TURMA A11 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 1

OI  TURMA A11! 🙋

VOU ESCREVER EM MAIÚSCULA PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS E A LEITURA DOS "MEUS PEQUENOS"! 😊

SAUDADE DE CADA UM(A) DE VOCÊS!

DESEJO QUE VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS ESTEJAM BEM!

LEMBRAM DOS NOSSOS ESTUDOS SOBRE OS PRIMEIROS ESCRITOS NAS CAVERNAS? POIS É, MUITO TEMPO PASSOU, NÃO SOMOS OS "HOMENS DAS CAVERNAS", MAS VAMOS PARA OS NOSSOS "PRIMEIROS ESCRITOS"... DE FORMA VIRTUAL! 

CADA ATIVIDADE PROPOSTA AQUI NESSE BLOG É UMA TENTATIVA DE NOS CONECTARMOS E ESTARMOS "MAIS PERTO", PENSANDO, RELEMBRANDO E APRENDENDO ALGUMAS COISAS.

CLARO QUE NADA SUBSTITUI O "ESTARMOS JUNTOS", TROCANDO OPINIÕES, OUVINDO E FALANDO. EU ESPERO QUE LOGO POSSAMOS VOLTAR E, ASSIM, SEGUIR NOSSOS ESTUDOS LÁ NA NOSSA SALA DE AULA!

FALANDO EM SALA DE AULA... QUEM AINDA ESTÁ MORANDO NO ARMÁRIO DA SALA? AH, OS CADERNOS!!! 
NÓS ESTÁVAMOS REALIZANDO NOSSAS ESCRITAS NO "BLOCÃO"! APRENDENDO A DIMINUIR O TAMANHO DA LETRA PARA PASSAR A ESCREVER NAS PEQUENAS LINHAS! ESSE AFASTAMENTO ACABOU ADIANDO A PASSAGEM PARA ESSA ETAPA, MAS CALMA!! LOGO QUE CHEGARMOS JÁ PODEREMOS FAZER A NOSSA "FESTA DO CADERNO"!

POR ISSO, TODA ATIVIDADE PROPOSTA QUE PRECISAR DE REGISTRO, PODERÁ SER FEITA NO BLOCÃO OU EM OUTRA FOLHA DE PAPEL. SÓ NÃO ESQUEÇA DE GUARDAR PARA MOSTRAR NO NOSSO REENCONTRO!!

BONS ESTUDOS!! 

😘 PROFE QUÉZIA


ATIVIDADE 1:

- ESCREVA O TEU NOME NA FOLHA.

- PROCURE NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A MESMA LETRA DO TEU.

POR EXEMPLO:

QUÉZIA = Q = QUEIJO, QUADRO, QUADRADO.

- DESENHE OS OBJETOS ENCONTRADOS LOGO ABAIXO DA ESCRITA DO TEU NOME.


ATIVIDADE 2:

- ESCREVA O TEU NOME NA FOLHA DE FORMA VERTICAL (⇩)

POR EXEMPLO:

Q
U
É
Z
I
A

- PROCURE NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, UM OBJETO PARA CADA LETRA DO TEU NOME.

POR EXEMPLO:




- AGORA, AO LADO DE CADA LETRA DO TEU NOME (ESCRITO NA VERTICAL ⇩), DESENHE O OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA, CUJO NOME INICIA COM A MESMA LETRA.


ATIVIDADE 3:

- CONTE QUANTAS LETRAS SÃO NECESSÁRIAS PARA ESCREVER O TEU NOME.

- ESCREVA O NÚMERO NA FOLHA.

- DESENHA UM CÍRCULO ( ◯ ) PARA CADA LETRA E CONTE OS CÍRCULOS, CONFERINDO SE FICOU A MESMA QUANTIDADE: LETRAS = CÍRCULOS.

POR EXEMPLO:

QUÉZIA = 6 LETRAS

◯◯◯◯◯◯ = 6 CÍRCULOS


ATIVIDADE 4

- PROCURE NA TUA CASA, OBJETOS QUE TENHAM A MESMA QUANTIDADE QUE AS LETRAS DO TEU NOME.

POR EXEMPLO:

QUÉZIA = 6 LETRAS

EU TENHO 6 CADEIRAS NA MINHA CASA.

- DESENHA QUAL OBJETO FOI ENCONTRADO COM A MESMA QUANTIDADE DE LETRAS DO TEU NOME.


ATIVIDADE 5:

- PEDE PARA QUE CADA PESSOA DA TUA FAMÍLIA, ESCREVA O PRÓPRIO NOME NA FOLHA.

- AO LADO DO NOME DA CADA UM, FAÇA UM PEQUENO DESENHO PARA MOSTRAR QUEM É (PODE SER O DESENHO DO ROSTO DA PESSOA).

- CONTE QUANTAS LETRAS SÃO NECESSÁRIAS PARA ESCREVER CADA NOME.

- REGISTRE, ESCREVENDO O NÚMERO AO LADO DO DESENHO FEITO.

- FAÇA UM CÍRCULO ( ◯ ) DE COR VERMELHA, NO NOME QUE TEM MAIS LETRAS.

- FAÇA UM RETÂNGULO ( ▭ ) DE COR VERDE, NO NOME QUE TEM MENOS LETRAS.


ATÉ MAIS!!