terça-feira, 18 de agosto de 2020

SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO

TEXTO INFORMATIVO PARA AS FAMÍLIA E ALUNO DE TODOS OS CICLOS.

OLÁ, COMO ESTÃO? ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM.

NESTA SEMANA PENSAMOS EM COMO CUIDAR MELHOR DO NOSSO

SONO NESSE PERÍODO DE PANDEMIA. AÍ VÃO ALGUMAS DICAS QUE

SELECIONAMOS PARA VOCÊS:

 DURMA APENAS O NECESSÁRIO PARA SE SENTIR

DESCANSADO;

 EVITE INGERIR CAFÉ, CHIMARRÃO, REFRIGERANTES APÓS AS

18h.

 ANTES DE DORMIR FAÇA ALGUM RELAXAMENTO, COMO

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO ( RESPIRAR FUNDO,

CALMAMENTE);

 EVITE ATIVIDADES ESTIMULANTES COMO JOGOS DE

VIDEOGAME ANTES DE DORMIR;

 PROCURE ACORDAR NO MESMO HORÁRIO, ESTABELECENDO

UMA ROTINA;

 SE VOCÊ TEM INSÔNIA À NOITE, EVITE TIRAR COCHILOS

DURANTE O DIA.

ESPERAMOS QUE ESSAS DICAS COLABOREM COM A HIGIENE DO

SONO.

BONS SONHOS!


FONTE: Cartilha Saúde Mental e a Pandemia de Covid-19. Estratégias

para manejar a ansiedade e o estresse. Escola de Saúde Pública do

Ceará. Governo do Estado do Ceará.

INFORME - SEMANA 18 DE POSTAGEM



OLÁ, COMUNIDADE PRESIDENTE VARGAS!

JÁ ESTAMOS NA SEMANA 18º
ORGANIZE-SE!



E AGORA, OUTRA INFORMAÇÃO:



GOSTARÍAMOS DE INFORMAR QUE A ESCOLA AINDA ESTÁ AGUARDANDO A LIBERAÇÃO DOS DADOS MÓVEIS PELA PREFEITURA PARA ACESSO AO CÓRTEX.



ATÉ LÁ, CONTINUAREMOS LIGANDO PARA SUAS FAMÍLIAS, OFERECENDO ORIENTAÇÕES DE COMO CADASTRAR-SE NA PLATAFORMA DENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES.



QUEREMOS QUE SAIBAM QUE ESTAMOS PROCURANDO FAZER O POSSÍVEL PARA QUE SEUS FILHOS ESTEJAM EM CONTATO COM A ESCOLA.



ATRAVÉS DAS ATIVIDADES ENCAMINHADAS VIA


PLATAFORMA CÓRTEX


OU ATRAVÉS DO NOSSO



E,  FUTURAMENTE, TAMBÉM 
ATRAVÉS DO 




ESTAMOS AQUI, EMBORA DISTANTES...

ESTAMOS FAZENDO DE TUDO PARA NOS SENTIRMOS MAIS PRÓXIMOS




BOA SEMANA A TODOS VOCÊS!!







 





B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 18

 Olá queridos alunos e famílias!

Já estamos na semana 18!

Quem ainda não fez, faça seu cadastro na PLATAFORMA CÓRTEX para começar a acessar as atividades pela plataforma.

Um beijo e uma ótima semana a todos! 😊😗😗


💙💙💚💚💛💛💜💜💙💙💚💚💛💛💜💜





Assista ao vídeo com histórias trava-línguas:

https://www.youtube.com/watch?v=sUAtpk2H9qI



Gabrielle: Apesar de a contadora utilizar recursos visuais, ela conta toda a história oralmente.




Agora, jogue uns joguinhos de quebra-cabeça do Folclore neste site. É bem legal!

http://www.escolagames.com.br/jogos/lendasDoFolclore/


https://oespacoeducar.com.br/2019/06/25/folclore-livro-turma-da-monica-curupira/


https://www.youtube.com/watch?v=gKpiIzfNQA8&feature=youtu.be













http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/v/festa-comemora-cultura-e-costumes-da-imigracao-alema-no-vale-dos-sinos-rs/5189306/








JB - VOLANTE - RENATA WIZER - SEMANA 18

 QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS) E FAMILIARES!

ESPERO QUE ESTEJAM BEM E QUE REALIZEM AS ATIVIDADES. ESTOU COM MUITA SAUDADE E NÃO VEJO A HORA DE VOLTARMOS PARA A ESCOLA!

UM SUPER BEIJO DA PROFESSORA RENATA!

ATIVIDADES:

- ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO COM ATENÇÃO JUNTO COM UM ADULTO:


https://www.youtube.com/watch?v=lzelCRX7TZE


- AGORA RESPONDA ORALMENTE:

1. QUAIS INSTRUMENTOS MUSICAIS APARECERAM NO VÍDEO?

2. QUAIS SONS PRODUZIDOS PELO CORPO APARECERAM NO VÍDEO? DEMONSTRE PARA O ADULTO.

3. AGORA TENTE PRODUZIR ALGUNS DESSES SONS COM SEU CORPO:

a) SONS COM AS MÃOS:

  • Golpear uma mão com a outra em forma de concha, que produzirá um som mais grave;
  • Agora com as mãos planas e os dedos esticados, que produzirá um som mais agudo;
  • Outros: mãos na barriga, mãos no peito, mãos nas coxas, mãos no rosto, mãos na boca.

b) SONS COM OS DEDOS:

  • Estalar os dedos. 
  • Dedos contra dedos. 

c) SONS DA BOCA:

  • Estalar a língua;
  • Barulho do beijo;
  • Imitar o som do vento;
  • Imitar o som da chuva;
  • Bater os dentes;

d) SONS COM OS PÉS:

  • Pé com pé;
  • Pés no chão;
4. AGORA O ADULTO DEVERÁ VENDAR A CRIANÇA E PRODUZIR ALGUNS DOS SONS ACIMA E A CRIANÇA DEVERÁ ADIVINHAR SE O SOM FOI PRODUZIDO PELAS MÃOS, PÉS, BOCA, DEDOS... DEPOIS PODE INVERTER OS PAPÉIS: O ADULTO É VENDADO E A CRIANÇA PRODUZ OS SONS.

BOM TRABALHO!









SEMANA 18: B21 E B22. PROF. CAROL AMARAL (VOLANTE)

 




TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 18

OI, TURMA!🙋

DESEJO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM! 

CONTINUAMOS POR AQUI DE FORMA VIRTUAL! 

ESSA É A NOSSA 18ª SEMANA DE ATIVIDADES NO BLOG, MAS JÁ EXISTE A PLATAFORMA CÓRTEX QUE, EM BREVE, SERÁ O ÚNICO LOCAL DE POSTAGEM DAS ATIVIDADES E TROCA DE MENSAGENS. POR ESSE MOTIVO, É MUITO IMPORTANTE REALIZAR O CADASTRO NESSA PLATAFORMA E ACOMPANHAR OS ESTUDOS POR LÁ! 

DEPOIS DO CADASTRO FEITO, VOCÊS PODEM ENVIAR FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS AQUI EM SEMANAS ANTERIORES. ASSIM, EU POSSO ACOMPANHAR E AVALIAR OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS.

FALANDO EM SEMANAS ANTERIORES, O QUE ACHARAM DA HISTÓRIA DO PÁSSARO E DA NUVEM QUE, EM UM ENCONTRO PELO CÉU, ACABARAM VIVENDO AVENTURAS?

ESSA HISTÓRIA FOI APRESENTADA ATRAVÉS DE FOTOS NA SEMANA PASSADA.



GOSTARAM?

ALÉM DE CONHECER A HISTÓRIA E "VIAJAR" COM A IMAGINAÇÃO DO AUTOR, SEMPRE SE PODE APRENDER MAIS SOBRE A ESCRITA, MESMO EM UMA HISTÓRIA SÓ COM IMAGENS! QUER VER? RESPONDE AÍ...

COM QUE LETRA INICIA A PALAVRA NUVEM?

ISSO MESMO: N!  A LETRA CONSOANTE DA SEMANA PASSADA.

 COM QUE LETRA COMEÇA PÁSSARO?

COM A LETRA P!  ESSA É A CONSOANTE QUE ESTUDAREMOS, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, NESSA SEMANA!

E VAMOS INICIAR PRESTANDO ATENÇÃO EM OUTRO LIVRO...


ATIVIDADE 1:

- VEJA O VÍDEO ABAIXO.
NATUREZA MALUCA


Autor: Edgard Bittencourt


QUE ANIMAIS APARECEM NO LIVRO CUJO NOME INICIA COM A LETRA P?

DICA: SÃO 5.

- TU CONSEGUES DESCOBRIR? VALE CONFIRMAR COM A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ TE AJUDANDO NAS ATIVIDADES DESSA SEMANA!


ATIVIDADE 2:

- PENSE EM OUTROS ANIMAIS QUE TU CONHECES CUJO NOME TAMBÉM INICIA COM A LETRA P.

 EU CONSEGUI PENSAR EM MAIS 9 ANIMAIS! 😉

- PENSA! 

- QUANTOS ANIMAIS COM O NOME INICIADO PELA LETRA P, EU CONHEÇO ENTÃO?

5 + 9 = 14

- E TU, QUANTOS ANIMAIS CONHECES?

- SERÁ QUE PENSAMOS NOS MESMOS ANIMAIS?

 NA PRÓXIMA ATIVIDADE, VOU MOSTRAR OS ANIMAIS QUE EU PENSEI! 😉



ATIVIDADE 3:

- OBSERVA NA ATIVIDADE ABAIXO, ANIMAIS CUJO NOME INICIA COM A LETRA P.

- PROCURA O NOME DELES NO QUADRO DE LETRAS.

CASO SEJA POSSÍVEL, IMPRIMIR ESSA ATIVIDADE PARA REALIZÁ-LA.


 PARA FAZERMOS O SOM DA LETRA P, PRECISAMOS APERTAR OS LÁBIOS, FAZENDO UMA ESPÉCIE DE "ESTOURO" COM A BOCA.


 LÁBIOS = AS DUAS PARTES CARNUDAS QUE FORMAM O CONTORNO DA BOCA.


 PRESTE ATENÇÃO NOS EXEMPLOS A SEGUIR. OLHE AS IMAGENS E FALE EM VOZ ALTA O NOME DELES, ASSIM, VAI DAR PRA PERCEBER O "ESTOURO" DA LETRA P!

 QUANDO JUNTAMOS A LETRA P COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" PA.

POR EXEMPLO: PA DE PALHAÇO
  
 NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.


 SE JUNTARMOS A LETRA P COM A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA PE

POR EXEMPLO: PE DE PENA 


 JUNTANDO A LETRA P COM A VOGAL I, TEMOS A SÍLABA PI.

POR EXEMPLO: PI DE PIPOCA


 QUANDO JUNTAMOS A LETRA P COM A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA PO.

POR EXEMPLO: PO DE POLENTA



 E SE JUNTARMOS A LETRA P COM A VOGAL U, TEMOS A SÍLABA PU.

POR EXEMPLO: PU DE PUDIM


- AGORA, VAMOS PROCURAR OBJETOS NA TUA CASA?


ATIVIDADE 4:

- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA P.

- SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR 10 OBJETOS?

- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA P.


ATIVIDADE 5:

- OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, OUTRAS PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA P.


- SE ALGUM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA APARECE NESSA IMAGEM, COPIA O NOME DELE AO LADO DO DESENHO FEITO NA ATIVIDADE 4.



ATIVIDADE 6:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.


ATIVIDADE 7:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.


NESSA ATIVIDADE, TU CONSEGUES IDENTIFICAR ALGUMA FORMA GEOMÉTRICA QUE JÁ ESTUDAMOS EM SEMANAS ANTERIORES?

 DICA: ⚪, ⬜, OU .


ATIVIDADE 8:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.


 CADA OBJETO TEM UM FORMATO QUE PODE SER PARECIDO COM UMA DA FORMAS GEOMÉTRICAS. 

 ATÉ O MOMENTO, TRABALHAMOS COM ALGUMAS FORMAS GEOMÉTRICAS "PLANAS" (⚪, ⬜, ▭ OU ), MAS EXISTEM MUITAS OUTRAS.

  NA MATEMÁTICA EXISTEM FORMAS GEOMÉTRICAS CHAMADAS DE "SÓLIDAS" TAMBÉM! ESSAS SE PARECEM MAIS AINDA COM O FORMATO DOS OBJETOS. 


ATIVIDADE 9:

- OBSERVE NA ATIVIDADE ABAIXO, ALGUMAS FORMAS GEOMÉTRICAS SÓLIDAS.

- LIGUE A FORMA GEOMÉTRICA SÓLIDA NO OBJETO QUE SE PARECE.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO COM A AJUDA DA FAMÍLIA.


ATIVIDADE 10:

- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, UM OBJETO PARECIDO COM CADA UMA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS SÓLIDAS DA ATIVIDADE 9.

- DESENHA NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA, O OBJETO ENCONTRADO E ESCREVE O NOME DO SÓLIDO QUE SE PARECE: PARALELEPÍPEDO, PIRÂMIDE, ESFERA, CILINDRO, CUBO E CONE.

😏 TALVEZ UM OBJETO MAIS PARECIDO COM A PIRÂMIDE SEJA O MAIS DIFÍCIL DE ENCONTRAR.

- ENTÃO, VAMOS BRINCAR?!

  ENCONTREI ESSE VELHO MAPA EM UM LIVRO ANTIGO. 

- O MAPA MOSTRA A VIAGEM DE UM PIRATA QUE FOI SE AVENTURAR POR TERRAS DE FARAÓS E TENTAR ENCONTRAR SEUS TESOUROS!


- EU NÃO SEI SE ESSE PIRATA REALMENTE ENCONTROU O BAÚ DE TESOUROS DO FARAÓ!

- QUE TAL TU BRINCAR DE CAÇA AO TESOURO?!

- CONVIDA ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA PARA PARTICIPAR DA BRINCADEIRA. 

- ESCOLHAM QUAL SERÁ O "TESOURO" A SER ESCONDIDO.

- UM DE VOCÊS SERÁ O FARAÓ QUE GUARDA O TESOURO E O OUTRO O PIRATA QUE TENTARÁ ACHÁ-LO.

- A CAÇA AO TESOURO PODERÁ SER FEITA COM UM MAPA DESENHADO PELO FARAÓ DA BRINCADEIRA OU POR DICAS DE QUENTE/FRIO - PERTO/LONGE QUE O FARAÓ VAI DIZENDO.

- DEPOIS DE ENCONTRADO O TESOURO, TROCA-SE DE PERSONAGEM: QUEM ERA FARAÓ VIRA PIRATA E VICE-VERSA.

😄UMA ÓTIMA BRINCADEIRA PRA VOCÊS!!!

AH, E NA PRÓXIMA SEMANA AINDA VAMOS FALAR DE PIRÂMIDE, MAS AÍ SERÁ DA PIRÂMIDE ALIMENTAR!! JÁ OUVIU FALAR DELA?

😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!! 🙋




Turma BJOVEM- PROF° RAQUEL TURELLY (18° SEMANA)

 

Turma querida, saudade de todos vocês e do nosso convívio! Espero que estejam bem e se cuidando! Um beijo com muito carinho, prof° Raquel.


Atividades de Língua Portuguesa: As atividades devem ser impressas ou copiadas no caderno.


Hoje vamos relembrar o uso da letra S e SS:





2. Vamos praticar, realizando a tarefa abaixo com atenção!



3. Complete as palavras com S ou SS:



4. Leia o texto com atenção e responda o que se pede:


5. Relembrando Adjetivos:


Dê um adjetivo para cada palavra substantivo abaixo:

Fruta-
Menino-
Escola-
Casa-
Cidade-
Amigo-


Atividades de Matemática: As atividades devem ser impressas ou copiadas no caderno.

1- Arme e efetue:
a) 345+234=
b) 567+567=
c) 599+768=
d) 2.456+1.354=
e) 2.467+5.768=
f) 3.674-1.300=
g) 5.209-3.769=

2-Decomponha os números abaixo:
Exemplo: 567- 500+60+7

389-
657-
736-
1.456-
2.564-
5.689-
4.281-
3.683-
7.896-

3-Realize a atividade com atenção e consulte a tabuada se necessário:

4- Leia os problemas matemáticos e resolva-os com atenção: