CARACTERÍSTICA DOS SERES VIVOS
Mas o que é, afinal, um ser vivo? O que o difere um robô de um ser
humano?
Apesar de existir
uma grande variedade de seres vivos, em infinitas formas, algumas
características específicas diferem-nos de um grão de areia, um copo com água
ou uma rocha. Diferentemente da
matéria bruta, seres vivos possuem características fundamentais, como:
- Composição química: todos os organismos vivos apresentam determinados tipos de elementos químicos. São eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Além desses elementos, também encontramos fósforo e enxofre, mas em menor quantidade.
- Corpo formado por células: as células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, estando presentes em todos os organismos vivos, com exceção dos vírus. Os seres vivos podem ser formados por uma ou mais células. Iremos estudar as células mais adiante.
- Presença de um ciclo de vida: todos os seres vivos apresentam um ciclo de vida constituído pelas seguintes fases: nascimento, desenvolvimento, reprodução e morte. A reprodução é a capacidade de um ou dois genitores (ser vivo que deu origem a outro) gerar um novo ser vivo, ou seja, deixar descendentes.
- Metabolismo: é o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior das células dos seres vivos. A produção de energia pelos seres vivos, a partir de nutrientes obtidos na alimentação, por exemplo, faz parte do metabolismo.
- Capacidade de responder a estímulos: os seres vivos são capazes de responder a estímulos do meio ambiente. A luz, o som, as cores, os odores, a umidade, a pressão e a temperatura são alguns estímulos que geram diferentes respostas nos seres vivos. Como exemplo, podemos citar também a fuga de um animal diante de um perigo iminente.
Responda
no Caderno:
Figura 1: A) Fungo; B) Rocha; C) Escorpião; D) Ipê-amarelo; E) Graxaim-do-mato.
1)
De acordo com a Figura 1, quais imagens são considerados
seres vivos?
2) Quais as características que um escorpião e
uma árvore têm em comum para serem considerados seres vivos?
3)
Por que um robô não pode ser considerado um ser vivo?
4)
Para que serve a reprodução?
5)
Quais são as fases do ciclo da vida?