terça-feira, 7 de julho de 2020

A21 - RENATA WIZER - VOLANTE - SEMANA 12

OLÁ QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS) E FAMILIARES!

CONTINUAREMOS COM NOSSAS AULAS À DISTÂNCIA PARA PRESERVARMOS A NOSSA SAÚDE.
SE CUIDEM!
UM BEIJÃO DA PROFESSORA RENATA!

ATIVIDADES:

LEIA OS TEXTOS ABAIXO:

Pin em Atividades pedagógicas 

FAÇA O QUE SE PEDE:

1) ESCOLHA DOIS TEXTO E OS COPIE NO CADERNO.

2) IMITE A PULGA, SEMPRE CONTANDO ATÉ 6.

3) ESCREVA NO CADERNO O QUE VOCÊ FAZ QUANDO ACORDA  ATÉ A HORA DE ALMOÇAR.

4) RECORTE E COLE GRAVURAS QUE REPRESENTEM CADA UMA DAS HISTÓRIAS ACIMA.
VOCÊ DEVE COPIAR O TÍTULO DA HISTÓRIA E COLAR A GRAVURA EMBAIXO DO TÍTULO.


BOM TRABALHO!

A22 - KARINE - SEMANA 12

Olá turma! Espero que todos estejam bem! Vamos para a nossas atividades da semana.

👀Assista a história e responda oralmente:



1) QUAIS SÃO AS PERSONAGENS QUE APARECEM NA HISTÓRIA?
2) O QUE A GALINHA QUERIA FAZER?
3) QUEM A GALINHA CONVIDOU PARA AJUDÁ-LA?
4) SEUS AMIGOS AJUDARAM A GALINHA RUIVA? POR QUÊ?
5) O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU NA HISTÓRIA?


👀 AS ATIVIDADES ABAIXO VOCÊS IRÃO COPIÁ-LAS E REALIZÁ-LAS NO CADERNO. DESENHA PARA RESOLVER.

1.NO AQUÁRIO QUE COMPREI DOIS PEIXINHOS VERMELHINHOS, UM LARANJA E MAIS NOVE AMARELINHOS. AO TODO NADANDO JUNTOS QUANTOS SÃO OS PEIXINHOS?

2.NO FOGUETE DO CACHORRO TEM LUGAR PRA MUITA GENTE. CINCO GATAS ANIMADAS USAM GORROS E OUTROS DOZE CAPACETES. SERÁ QUE VOCÊ DESCOBRIU QUANTOS LUGARES HÁ NESSE FOGUETE?














Se cuidem, turma! Com saudades e carinho, prof. Karine.

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 12








ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Gramática: substantivos;

- Atividades;

- Leitura

2.     Há algumas semanas estudamos um pouco de gramática, relembrando os substantivos, artigos e adjetivos.
Nesta semana daremos sequência, relembrando alguns tipos de substantivos:

Não precisa copiar!



Substantivos Próprio e Comum



Vídeo mostrado na semana 7.
Se possível, olhe novamente para relembrar.




·         Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: Porto Alegre, Brasil, Presidente Vargas, Totó.

·         Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo: cidade, país, escola, cachorro.

Gênero do Substantivo: Feminino e Masculino




Agora que relembramos, vamos fazer umas atividades.
COPIAR E FAZER no caderno de Português.


Atividades

1.     Procurar NA SUA CASA e escrever:

a)     Três substantivos próprios:
Por exemplo: LG, Martina...

b)     Três substantivos comuns:
Por exemplo: Mesa, porta...


2.     Completar as frases com SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS:

a)     ________________________ é a minha professora.


b)     ________________________ é uma cidade bonita.


c)     Moro na rua ________________________________.


d)     Você conhece o _____________________________? Ele é meu colega.


e)     ____________________ é uma amiga muito querida!


3.     Completar com SUBSTANTIVOS COMUNS:

a)     Tomei ____________________ na minha ___________________.


b)     Usei _____________________ para escrever.


c)     Nadei na ___________________.


d)     Fui passear com meu ______________________________.


e)     Adoro brincar com minha ______________________________.


4.     Escrever as palavras do quadro no lugar correto:





5.    Passar as palavras para o FEMININO:

a)     Homem – MULHER

b)     Menino –

c)     Boi –

d)     Gato –

e)     Vô –

f)       Irmão –

g)     Doutor –

6.    Passar as palavras para o MASCULINO:

a)     Gaúcha – GAÚCHO

b)     Aluna –

c)     Amiga –

d)     Leoa –

e)     Tia –

f)       Galinha –

g)     Professora –


MOMENTO DE LEITURA:


Vocês estão lendo neste período de isolamento?


Acesse o link abaixo e escolha no mínimo um livro para ler nesta semana.


Existe a opção de escutar a história. Você pode ler, escutar e ler novamente, pode ler em voz alta também. Vamos treinar a leitura!!


Anote o(s) nome(s) do(s) livro(s) que você escolheu.



💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚





SEMANA 12 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

1.     Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Correção das atividades com gráfico;

- Atividades de divisão


2.     Correção das atividades com gráfico:

Pipoca: 200 + 250 = 450

Quentão: 250 + 300 = 550

Refrigerante: 500 + 600 = 1.100

Bolo de milho: 350 + 250 = 600

Pinhão: 150 + 250 = 400

Maçã do amor: 150 + 300 = 450

Pescaria = 450 + 500 = 950

Cachorro-quente: 400 + 450 = 850

Agora copiar no caderno e responder:

a)     Qual item foi mais vendido?
R: O refrigerante.

 b)     Qual item foi menos vendido?
R: O pinhão.

c)     Algum item foi vendido na mesma quantidade?
Sim, a pipoca e a maçã do amor.

d)     Qual a diferença vendida entre o refrigerante e o quentão?
1.100 – 550 = 550
A diferença foi de 550 copos.

e)     Qual a diferença vendida entre o bolo de milho e o cachorro quente?
850 - 600  = 250
A diferença foi de 250.
Foram vendidos 250 pedaços de bolo a menos do que os cachorros-quentes.

_________________________________________________________________________________

1.     Atividades de divisão.
Como já estudamos, a divisão é a operação inversa da multiplicação.


Observar os exemplos e faça em seu caderno:


a)     Se 18 : 2 = _______, então 2 x _____ = ______

b)     Se 16 : 2 = _______, então 2 x _____ = ______

c)     Se 8 : 2 = _______, então 2 x _____ = ______

d)     Se 2 x 5 = _______, então  _____ : 2 = ______

e)     Se 2 x 9 = _______, então _____: 2 = ______


2.     Utilizando a tabuada do 2, resolver os cálculos de divisão:
Vamos fazer juntos as questões “a” e “b”?
*vídeos

3. Agora é com você:

a)     105 : 2 =


b)     148 : 2 =


c)     74 : 2 =


d)     125 : 2 =


e)     197 : 2=


f)       173 : 2 =


g)     98 : 2 =


h)     136 : 2 =



💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓




SEMANA 12 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS




1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Retomada da aula anterior;

- Corpo humano: células


   Gostaram das atividades da semana passada?
Esperamos que sim!

Lembram do tema da aula?



* Para ilustrar a explicação sobre o assunto, assistir aos seguintes  vídeos sobre as células, que são as menores partes do nosso corpo:






2.     Copiar em seu caderno o texto e as questões abaixo:


           



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜




SEMANA 12 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS





1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:

- Comentários sobre a semana anterior;

- Vdeo: Vida Maria;

- Atividades


2.     Semana passada estudamos sobre a migração nordestina e sobre a seca que foi um dos grandes motivos para os nordestinos terem migrado para outras regiões.

Foi pedido que vocês analisassem duas telas.
A seguir farei alguns comentários.

Tela 1: Retirantes 


Comentários sobre a tela:

O nome da tela é “Retirantes” que é um termo usado para designar o nordestino que migra fugindo da seca.
Em relação a esta primeira tela é importante que você tenha observado que é uma família no sertão. Têm pessoas idosas, adultos e crianças, todos bem magros, com expressões tristes e usando roupas que aparentam ser velhas. Estão caminhando com “trouxas” nas mãos como se estivessem se mudando, procurando outro lugar para morar. Aparentemente estão em uma situação bem precária, colocando em risco suas sobrevivências, especialmente das crianças.



Tela 2: Criança morta


Comentários sobre a tela:

Nesta segunda tela é possível observar que são as mesmas pessoas, sendo que uma das crianças está morta. Parece ser o mesmo lugar da primeira tela, no entanto, na primeira tela as cores usadas são mais escuras. Esta cena é bem forte, mas infelizmente retrata uma realidade, pois muitas famílias em função da seca e da miséria migravam para outros lugares buscando condições melhores de vida, mas acabavam morrendo em função da fome, de doenças, etc.



Respostas da pesquisa:


a)     O significado de XENOFOBIA:
A palavra xenofobia tem origem grega e significa, basicamente, aversão ao estrangeiro. A xenofobia é um tipo de preconceito contra quem nasceu em um lugar diferente do seu. Normalmente, ela está associada ao racismo e expressa-se, por vezes, por meio da intolerância religiosa ou dos preconceitos acerca do local de origem da vítima.


b)     Quem foi CÂNDIDO PORTINARI?

  1. Cândido Torquato Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 em uma fazenda de café, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo.
  2. Candido Portinari foi um importante artista plástico brasileiro da fase modernista.
  3. Reconhecido mundialmente, recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições.
  4. Além da pintura, Portinari também se dedicou à ilustração, gravura e à docência, sendo professor de artes plásticas.
  5. Portinari pintou quase cinco mil obras e conseguiu prestígio nacional e internacional dificilmente igualado no Brasil.
  6. Faleceu em 6 de fevereiro de 1962.

1.     Assistir com muita atenção ao vídeo “Vida Maria”:


O curta-metragem é uma narrativa de Márcio Ramos que se passa no interior do sertão do nordeste brasileiro e conta a história de três gerações de mulheres de uma mesma família.


1.     Copiar e responder as questões abaixo no caderno:

a)     Onde se passa a história?


b)     O que Maria estava fazendo quando sua mãe a chamou?


c)     Ela parecia feliz por estar escrevendo seu nome?


d)     A leitura, a escrita e os aprendizados escolares são imprescindíveis para que possamos exercer a cidadania. Para a Maria houve essa oportunidade?


e)     A mãe da Maria a chamou para trabalhar, mostrando que o estudo não tinha importância, mas quando olhamos o caderno da Maria, vemos que a sua mãe passou pela mesma situação. Então por que a mãe dela fez com ela o mesmo que fez a sua mãe?


f)       Qual das Marias era a mãe da Maria José?


g)     Há felicidade do personagem da história? Por quê?


h)     Vocês acham que viver sofrendo como todos que a antecederam era o que as Marias do filme queriam para seus filhos?


i)       Porque, no final, a Maria José diz: “Fica aí, desenhando o nome…” ? Por que ela não diz escrevendo o nome?


j)       Mulheres que sofrem como essas “Marias” do filme ainda existem?


k)     Em situações idênticas de vida, quais seriam as alternativas que vocês apresentariam para mudar a vida dessas “Marias”?