terça-feira, 7 de julho de 2020

B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 12



ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.






SEMANA 12 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS



1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Gramática: substantivos;
- atividades;
- leitura.

2. Há algumas semanas estudamos um pouco de gramática, relembrando os substantivos, artigos e adjetivos.

Nesta semana daremos sequência, relembrando alguns tipos de substantivos:

*Não precisa copiar!

Substantivos Próprio e Comum


Vídeo mostrado na semana 7.
Se possível, olhe novamente para relembrar.




Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: Porto Alegre, Brasil, Presidente Vargas, Totó.

Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo: cidade, país, escola, cachorro.




Gênero do Substantivo: Feminino e Masculino







*A audiodescrição será realizada e adicionada posteriormente.


3. Agora que relembramos, vamos fazer umas atividades.

COPIAR E FAZER no caderno de Português.


Atividades


1. Procure NA SUA CASA e escreva:

a) Três substantivos próprios: 
Por exemplo: LG, Camila...

b) Três substantivos comuns:
Por exemplo: Mesa, porta...

2. Complete as frases com SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS:

a) ________________________ é a minha professora.

b) ________________________ é uma cidade bonita. 

c) Moro na rua ________________________________.

d) Você conhece o _____________________________? Ele é meu colega.

e) ____________________ é uma amiga muito querida!


3. Complete com SUBSTANTIVOS COMUNS:

a) Tomei ____________________ na minha ___________________.

b) Usei _____________________ para escrever.

c) Nadei na ___________________.

d) Fui passear com meu ______________________________.

e) Adoro brincar com minha ______________________________.


4. Escreva as palavras do quadro no lugar correto:



* Gabrielle: Não precisa fazer em formato de quadro.

5. Passe as palavras para o FEMININO:

a) Homem – MULHER
b) Menino – 
c) Boi – 
d) Gato – 
e) Vô – 
f) Irmão – 
g) Doutor – 

6. Passe as palavras para o MASCULINO:

a) Gaúcha – GAÚCHO
b) Aluna – 
c) Amiga – 
d) Leoa – 
e) Tia – 
f) Galinha – 
g) Professora – 


MOMENTO DE LEITURA:


Vocês estão lendo neste período de isolamento?

Acesse o link abaixo e escolha no mínimo um livro para ler nesta semana.

Em algumas histórias, existe a opção de escutar a história. Você pode ler, escutar e ler novamente, pode ler em voz alta também. Vamos treinar a leitura!!

Anote o(s) nome(s) do(s) livro(s) que você escolheu.




*Caso você não consiga acessar os livros e tiver livros em casa, pode escolher um livro que você tenha em casa para fazer a leitura.
Não esqueça de anotar em seu caderno o nome do livro, autor (a) e a data em que você leu.








SEMANA 12 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Correção das atividades com gráfico;
- atividades de divisão.


2. Correção das atividades com gráfico:

Pipoca: 200 + 250 = 450

Quentão: 250 + 300 = 550

Refrigerante: 500 + 600 = 1.100

Bolo de milho: 350 + 250 = 600

Pinhão: 150 + 250 = 400

Maçã do amor: 150 + 300 = 450

Pescaria = 450 + 500 = 950

Cachorro-quente: 400 + 450 = 850







Agora copie no caderno e responda:

a) Qual item foi mais vendido?
R: O refrigerante.

b) Qual item foi menos vendido?
R: O pinhão.

c) Algum item foi vendido na mesma quantidade?
Sim, a pipoca e a maçã do amor.

d) Qual a diferença vendida entre o refrigerante e o quentão?
1.100 – 550 = 550
A diferença foi de 550 copos.

e) Qual a diferença vendida entre o bolo de milho e o cachorro quente?
850 - 600  = 250
A diferença foi de 250. 
Foram vendidos 250 pedaços de bolo a menos do que os cachorros-quentes.


3. Atividades de divisão.

Como já estudamos, a divisão é a operação inversa da multiplicação.

Observe os exemplos e faça em seu caderno (inclusive os desenhos):

a) Se 12 : 2 = 6, então 2 x 6 = 12. 


b) Se 2 x 3 = 6, então 6 : 2 = 3.


Audiodescrição das imagens realizada pela professora Janaína:


* Agora você:

c) Se 18 : 2 = _______, então 2 x _____ = ______

d) Se 16 : 2 = _______, então 2 x _____ = ______

e) Se 8 : 2 = _______, então 2 x _____ = ______

f) Se 2 x 5 = _______, então  _____ : 2 = ______

g) Se 2 x 9 = _______, então _____: 2 = ______


Gabrielle: Não precisa fazer os desenhos.

4. Utilizando a tabuada do 2, resolva os cálculos de divisão:



Vamos fazer juntos as questões “a” e “b”?
Assista aos vídeos abaixo:

a) 128 :2 = 

Vídeo: Explicação letra "a"





b) 171 : 2 =


Vídeo: Explicação letra "b".








Agora você (armar e calcular):

c) 105 : 2 =

d) 148 : 2 =

e) 74 : 2 =

f) 125 : 2 =

g) 197 : 2

h) 173 : 2 =

i) 98 : 2 =

j) 136 : 2 =






SEMANA 12 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Retomada da aula anterior;
- Corpo humano: células.


2. Gostaram das atividades da semana passada?

Espero que sim!

Lembram do tema da aula?




Após nossos estudos pudemos perceber que nossa energia vem da nossa ALIMENTAÇÃO. 

E vimos que a alimentação de um bebê até os seis meses de idade deve ser exclusivamente o leite materno. Após esta idade, devemos começar a ingerir outros alimentos para ficarmos bem nutridos e com muita energia.

Espero que tenham aprendido bastante com a aula e com as perguntas respondidas pelo Doutor Marcelo Saldanha.


Assim que possível, mande seu vídeo dando um recado para o pediatra Doutor Marcelo, ele com certeza ficará muito feliz!


Agora vamos estudar como nosso corpo é formado?



3. Copie em seu caderno o texto e as questões abaixo:



O que é célula?


           Você sabia que seu corpo é constituído de milhões e milhões de partes, impossíveis de se enxergar, chamadas células? 

      Mesmo que você tentasse, jamais conseguiria contar suas próprias células, pois são muitas e todas elas vieram de uma única célula, que foi a primeira célula que você teve e que deu origem ao restante de seu corpo. 

        Cada ser vivo da face da Terra começou exatamente como você: uma pequena célula. Pode ser uma minhoca, um camelo, uma aranha, todos vieram da célula. Mas afinal, o que são células?

          Certamente você já brincou com blocos de montar. Imagine que cada um dos blocos seja uma célula. Bem, as células são os blocos de montar de nosso corpo, mas não são grandes como os blocos de brincar, elas são tão pequenas, que para enxergá-las é preciso um microscópio muito potente. Ele  ajudará a aumentar a célula de modo que possa ficar visível aos nossos olhos. 
         
         Uma célula é a menor unidade da matéria viva. A matéria é algo que tem massa e ocupa lugar no espaço e todos os organismos, sejam eles plantas ou animais, são compostos por células. 

       Há tipos diferentes de células e elas podem ter muitos formatos e tamanhos, além de servirem para diferentes funções. Como humanos, temos milhões delas, mas há organismos que são formado por uma única célula, como estudaremos mais adiante. 


Você entendeu?

     Vamos fazer um jogo rápido para ver se você entendeu até aqui. Leia as afirmações e pinte "sim" ou "não" de acordo com a veracidade da informação.

1. Todas as células presentes em cachorros, flores e leões se originaram de uma pequena célula.


2. Se você olhar de perto e com atenção, poderá ver as inúmeras células presentes em seu corpo.


3. A célula é a menor unidade da matéria viva.


4. Há muitos tipos diferentes de célula, mas todas têm o mesmo tamanho e formato.


5. O microscópio pode ajudar a observar as células, já que é um aparelho que amplia coisas com suas lentes.


6. Todo ser vivo da face da Terra começou com uma pequena célula.



Gabrielle: Ao invés de pintar, escreva "sim" ou "não".







SEMANA 12 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS





1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- comentários sobre a semana anterior;
- vídeo: Vida Maria;
- atividades.


2. Semana passada estudamos sobre a migração nordestina e sobre a seca que foi um dos grandes motivos para os nordestinos terem migrado para outras regiões.

Foi pedido que vocês analisassem duas telas.
A seguir farei alguns comentários. 

Caso vocês não tenham escutado as audiodescrições das telas feitas pela professora Janaína, estou colocando novamente as imagens das telas e os links e os aconselho a ouvir, pois irá ajudá-los a compreender melhor.

Tela 1: Retirantes



Audiodescrição feita pela professora Janaína:


Comentários sobre a tela com base nas questões:

O nome da tela é “Retirantes” que é um termo usado para designar o nordestino que migra fugindo da seca.
Em relação a esta primeira tela é importante que você tenha observado que é uma família no sertão. Têm pessoas idosas, adultos e crianças, todos bem magros, com expressões tristes e usando roupas que aparentam ser velhas, inclusive um bebê está sem roupa. Estão caminhando com “trouxas” nas mãos como se estivessem se mudando, procurando outro lugar para morar. Aparentemente estão em uma situação bem precária, colocando em risco suas sobrevivências, especialmente das crianças. 


Tela 2: Criança morta


Audiodescrição realizada pela professora janaína:


Comentários sobre a tela com base nas questões:

Nesta segunda tela é possível observar que são as mesmas pessoas, sendo que uma das crianças está morta. Parece ser o mesmo lugar da primeira tela, no entanto, na primeira tela as cores usadas são mais escuras. Esta cena é bem forte, mas infelizmente retrata uma realidade, pois muitas famílias em função da seca e da miséria migravam para outros lugares buscando condições melhores de vida, mas acabavam morrendo em função da fome, de doenças, etc.

Respostas da pesquisa:

a) O significado de XENOFOBIA:

A palavra xenofobia tem origem grega e significa, basicamente, aversão ao estrangeiro. A xenofobia é um tipo de preconceito contra quem nasceu em um lugar diferente do seu. Normalmente, ela está associada ao racismo e expressa-se, por vezes, por meio da intolerância religiosa ou dos preconceitos acerca do local de origem da vítima.

b) Quem é CÂNDIDO PORTINARI?

Cândido Torquato Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 em uma fazenda de café, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo.
Candido Portinari foi um importante artista plástico brasileiro da fase modernista.
Reconhecido mundialmente, recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições.
Além da pintura, Portinari também se dedicou à ilustração, gravura e à docência, sendo professor de artes plásticas.
Portinari pintou quase cinco mil obras e conseguiu prestígio nacional e internacional dificilmente igualado no Brasil.
Faleceu em 6 de fevereiro de 1962.


3. Assista com muita atenção ao vídeo “Vida Maria”:

O curta-metragem é uma narrativa de Márcio Ramos que se passa no interior do sertão do nordeste brasileiro e conta a história de três gerações de mulheres de uma mesma família.

Capa:


Clique no link para assistir:



*Vídeo com audiodescrição:





4. Após assistir ao vídeo, copie e responda as questões abaixo. 


a) Onde se passa a história?

b) O que Maria estava fazendo quando sua mãe a chamou?

c) Ela parecia feliz por estar escrevendo seu nome?

d) A leitura, a escrita e os aprendizados escolares são imprescindíveis para que possamos exercer a cidadania. Para a Maria houve essa oportunidade?

e) A mãe da Maria a chamou para trabalhar, mostrando que o estudo não tinha importância, mas quando olhamos o caderno da Maria, vemos que a sua mãe passou pela mesma situação. Então por que a mãe dela fez com ela o mesmo que fez a sua mãe?

f) Qual das Marias era a mãe da Maria José?

g) Há felicidade do personagem da história? Por quê?

h) Vocês acham que viver sofrendo como todos que a antecederam era o que as Marias do filme queriam para seus filhos?

i) Porque, no final, a Maria José diz: “Fica aí, desenhando o nome…” ? Por que ela não diz escrevendo o nome? 

j) Mulheres que sofrem como essas “Marias” do filme ainda existem?

k) Em situações idênticas de vida, quais seriam as alternativas que vocês apresentariam para mudar a vida dessas “Marias”?









Façam as atividades com muita atenção!!

Beijos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.