segunda-feira, 11 de maio de 2020

TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 4

VOU ESCREVER EM MAIÚSCULAS PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS E A LEITURA DOS "MEUS PEQUENOS"

OI, TURMA!! 🙋

TUDO BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS?

ESPERO QUE SIM!! 

NOSSA 4ª SEMANA DE ATIVIDADES POR AQUI... VAMOS LÁ?!

NAS SEMANAS ANTERIORES, VOCÊS VIRAM FOTOS DE OBJETOS QUE TENHO AQUI EM CASA E OBSERVARAM QUAIS TINHAM O NOME INICIADO PELA LETRA A E PELA LETRA E.

AGORA, OBSERVE A FOTO ABAIXO:


 ATIVIDADE 1:

SABES QUE BRINQUEDO É ESSE?

SABES QUAL É A LETRA INICIAL (A PRIMEIRA LETRA) DO NOME DELE?

AGORA, DESENHA UM IOIÔ NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA E ESCREVE A LETRA I. ✍

☆ESSE IOIÔ FOI FABRICADO PELO MEU AVÔ. É UM IOIÔ DE MADEIRA E TEM, APROXIMADAMENTE, 40 ANOS.



ATIVIDADE 2:

PERGUNTE A IDADE (ANOS DE VIDA) QUE CADA PESSOA DA TUA FAMÍLIA TEM.

PEÇA PARA QUE ESCREVAM A IDADE NO TEU BLOCÃO OU NA FOLHA ESCOLHIDA PARA AS ATIVIDADES DESSA SEMANA.

FALE PARA CADA UM QUE A PROFE TEM UM IOIÔ DE 40 ANOS E DESCUBRA SE ESSA PESSOA É MAIS VELHA OU MAIS NOVA QUE ESSE BRINQUEDO.

☆ SE A PESSOA DA TUA FAMÍLIA TIVER MAIS QUE 40 ANOS, ELA SERÁ MAIS VELHA PORQUE JÁ EXISTIA QUANDO ELE FOI FABRICADO.

☆ SE A PESSOA DA TUA FAMÍLIA TIVER MENOS QUE 40 ANOS, ELA SERÁ MAIS NOVA PORQUE QUANDO O IOIÔ FOI FABRICADO, ELA AINDA NÃO TINHA NASCIDO.

ESCREVA AO LADO DE CADA NÚMERO DAS IDADES O SINAL ╋ (MAIS) PARA MAIOR QUE 40 ANOS OU (MENOS) PARA MENOR DE 40 ANOS.



ATIVIDADE 3:

PROCURE NA TUA CASA SE HÁ ALGUM OBJETO CUJO NOME INICIE COM A LETRA I.

☆EM ALGUMAS CASAS TEM UM OBJETO QUE PODE SER USADO PARA LIGAR A CHAMA DO FOGÃO, MAS CRIANÇA NÃO DEVE MEXER NELE!

DESENHE O OBJETO ENCONTRADO, ESCREVENDO A LETRA I AO LADO.

☆ SE FICAR DIFÍCIL ENCONTRAR ALGUM OBJETO, VALE REGISTRAR O NOME DA "MARCA" DO FABRICANTE. 😉

POR EXEMPLO:




MASSA COMEÇA COM M, MAS ESSA AQUI É DA MARCA ISABELA.








O NOME "LEITE CONDENSADO" NÃO INICIA COM A LETRA I, MAS ESSE DA FOTO FOI FABRICADO PELA ITALAC.










ATIVIDADE 4:

PENSANDO NAS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE JÁ FALAMOS AQUI, COM QUAL DELAS O FORMATO DE UM IOIÔ SE PARECE?

RETÂNGULO ▭?
QUADRADO ◻?
TRIÂNGULO △?
CÍRCULO ⚪?

DESENHE A FORMA GEOMÉTRICA QUE SE PARECE COM O IOIÔ NO BLOCÃO.



ATIVIDADE 5:

OBSERVE A CAPA DO LIVRO "CRIANDO CRACA" DA AUTORA CHRISTINA DIAS.


QUANTOS CÍRCULOS APARECEM NESSE DESENHO FEITO PELA ANA TERRA (ILUSTRADORA DO LIVRO)? PRESTE BEM ATENÇÃO!

REGISTRE NO BLOCÃO OU NA FOLHA A QUANTIDADE DE CÍRCULOS.

QUE OUTRAS FORMAS GEOMÉTRICAS APARECEM?
RETÂNGULOS?
QUADRADOS?
TRIÂNGULOS?


ATIVIDADE 6:

HORA DA HISTÓRIA!

VOU CONTAR UMA HISTÓRIA QUE EU GOSTEI MUITO!

ALÉM DE OUVIR COM ATENÇÃO, PERCEBA OS DETALHES DOS DESENHOS!



Autora: CHRISTINA DIAS
Ilustradora: ANA TERRA


https://www.youtube.com/watch?v=kh6StI-si24

GOSTOU DA HISTÓRIA?

SERÁ QUE NESSE MOMENTO DE AFASTAMENTO SOCIAL, ESTAMOS CONSEGUINDO NÃO CRIAR CRACAS?

PENSE NISSO!

AH, E... NOTOU QUE A PALAVRA HISTÓRIA, COMEÇA COM O SOM DA LETRA I, MAS A PRIMEIRA LETRA DESSA PALAVRA É O H?

OUTRO DIA, FALAMOS MAIS SOBRE ISSO... AÍ... JÁ É OUTRA HISTÓRIA!!

BEIJOS 😘😘

ATÉ MAIS!!!

A31 - PROFESSORA PAOLA - SEMANA 4


SEMANA  4   -  11 a 15 de Maio
Queridos  alunos e queridas alunas!
Hoje iniciamos a nossa quarta semana de atividades. Espero que todas estejam bem e aproveitando as atividades que a professora está enviando. Cuidem-se! Fiquem em casa!

ATIVIDADE  1

Ler com atenção o poema de Ricardo Silvestrin.

A INVENÇÃO  DO  PONTO  DE  INTERROGAÇÃO

A  escrita
  tinha  sido  inventada.
Todas  as  letras,
As  sílabas, as  palavras
Mas  houve  uma  fase
Em  que  escrever  uma  frase
Estava causando  a  maior  confusão.
Tudo  porque  ainda  não  existia
O ponto de  interrogação.
Alguém escrevia por exemplo
Qualquer coisa besta
Como “Hoje você vai à festa”
E recebia como resposta
Algo assim:
“Você não manda em mim”.
E logo  tinha que esclarecer:
“Sua anta, isso  era só uma pergunta”.
Pronto, virava uma briga
Só por causa do ponto.
Até que alguém se deu conta
Que quem pergunta
Não apenas fala,
Mas também escuta.
Então deu na sua telha
De colocar sobre o ponto final
O desenho de uma orelha.
Já prestou atenção?
Tem uma orelha
No ponto de interrogação.

Ricardo Silvestrin
ATIVIDADE 2
Responder  no seu caderno.

1. De acordo  com o texto  como  é  o  ponto  de  interrogação?


2.Para  que  ele  é  usado?

3.Releia: Hoje você vai à festa.
Por  que  esta  frase  acabou  em  briga?

4.“Sua  anta,  isso  era    uma  pergunta”.
Você  acha  certo  tratar  as  pessoas  desse  jeito?

6. Dê  sua  opinião: o poema  explica  de  uma  forma  séria  ou  brincalhona a invenção do ponto de interrogação? Por quê?

ATIVIDADE 3
Ler as palavras do quadro abaixo com atenção.  Escolher 10 e criar frases no caderno.

MANGUEIRA
MIGUEL
GUINDASTE
GUILHERME
GUEPARDO
GUERREIRO
GUERRA
GUINCHO
SANGUE
ÁGUIA
CARANGUEJO
GUISADO
MERENGUE
JOGUINHO
FORMIGUEIRO
SEGUIR
GUIA
FOGUEIRA


ATIVIDADE 4

Acesse o link a baixo e assista o vídeo sobre singular e plural.



ATIVIDADE 5
Escrever os grupos singular e plural no seu caderno.





ATIVIDADE  6

Assistir o vídeo sobre os seres vivos e os seres não vivos. Acessar o link:

Você assistiu um vídeo sobre os seres vivos e os seres não vivos. Neste vídeo você pode observar que, os seres  vivos  são aqueles que:

SE  ALIMENTAM
RESPIRAM
CRESCEM
SE REPRODUZEM
SE MOVEM


Agora, observe aí na sua casa que seres vivos você encontra a sua volta. Também olhe  pela janela e encontre mais alguns. Desenhe um ser vivo  em cada quadro e  escreva o que desenhou.






























ATIVIDADE  7
Copiar no caderno, ler  e  resolver.

1) Em uma fruteira havia 28 maçãs. Lucas, Maria, Júlia e Sandro comeram, cada um, 2 maçãs.  Quantas  maçãs  restaram  na  fruteira?



R: _____________________________________________

2) Ângelo coleciona  moedas  antigas. Ele  tinha  53  moedas em sua coleção e esta  semana ganhou outras  26. Quantas   moedas  Ângelo  tem  agora?



R.____________________________________________________

3) Carina  levou  28  pedaços de  bolo  para  a  escola  no  dia  de  seu  aniversário. Ela  deu  um  pedaço  para  cada  um  dos  seus  15 colegas  de  sua  classe. Quantos  pedaços  sobraram?


R. ____________________________________________________

4) Na festa de  aniversário  da Carina, sobraram  14   apitos. A  mãe  dela, durante a festa, distribuiu 22 apitos para seus convidados. Quantos   apitos  ela tinha comprado para a festa?

R.________________________________________________________



ATIVIDADE 8
Resolver


  3 5
   + 4 2



3 8
   + 3 0



7 5
   + 1 4



6 7
   + 2 1



4 3
  + 4 8



9 5
  - 4 2






6 7
   -  2 6



8 9
   -  2 1





7 3
   -  2 0



6 7
   - 5 7


   3 9
   + 3 3






8 7
   + 1 1



2 8
   + 2 4



4 2
   + 1 7



5 6
  + 4 5



  8 9
   -  5 0






8 7
   -  3 4



6 4
   -  2 4



9 8
   -  4 1



 7 6
   -  4 2
























B JOVEM- PROF° RAQUEL TURELLY



1. Para nos divertirmos um pouquinho! Respondam aí que eu também vou responder aqui! Na volta lemos uns para os outros!

Atividades de Língua Portuguesa:


1. Relembrando os adjetivos: 



2.  Produção de texto: 

Antes, olha as dicas:






Pessoal, no link abaixo está uma história de uma de minhas escritoras favoritas, Eva Furnari!
O nome desta história é Lolo Barnabé. Ouçam a história, pensem no que ela diz  e depois, escrevam no caderno o que acharam da história, e o que aprenderam com ela. Tenho certeza que ela possibilitará uma boa reflexão! 
Coloquei duas versões da história, basta clicar nos links!














Atividades de Matemática


1.Arme e efetue:

  • 236+456=
  • 345+367=
  • 520+356=
  • 432+116=
  • 245+316=
  • 765-352=
  • 267-115=
  • 326-256=
  • 790-348=
  • 256-89=
  • 5670+678=
  • 5600+3200=
  • 4567-2315=
  • 7654-3256=

2.  Leia e resolva as histórias matemáticas:


3.  Composição e decomposição: 



Até a Próxima!!!! 😍😘