segunda-feira, 11 de maio de 2020

A31 - PROFESSORA PAOLA - SEMANA 4


SEMANA  4   -  11 a 15 de Maio
Queridos  alunos e queridas alunas!
Hoje iniciamos a nossa quarta semana de atividades. Espero que todas estejam bem e aproveitando as atividades que a professora está enviando. Cuidem-se! Fiquem em casa!

ATIVIDADE  1

Ler com atenção o poema de Ricardo Silvestrin.

A INVENÇÃO  DO  PONTO  DE  INTERROGAÇÃO

A  escrita
  tinha  sido  inventada.
Todas  as  letras,
As  sílabas, as  palavras
Mas  houve  uma  fase
Em  que  escrever  uma  frase
Estava causando  a  maior  confusão.
Tudo  porque  ainda  não  existia
O ponto de  interrogação.
Alguém escrevia por exemplo
Qualquer coisa besta
Como “Hoje você vai à festa”
E recebia como resposta
Algo assim:
“Você não manda em mim”.
E logo  tinha que esclarecer:
“Sua anta, isso  era só uma pergunta”.
Pronto, virava uma briga
Só por causa do ponto.
Até que alguém se deu conta
Que quem pergunta
Não apenas fala,
Mas também escuta.
Então deu na sua telha
De colocar sobre o ponto final
O desenho de uma orelha.
Já prestou atenção?
Tem uma orelha
No ponto de interrogação.

Ricardo Silvestrin
ATIVIDADE 2
Responder  no seu caderno.

1. De acordo  com o texto  como  é  o  ponto  de  interrogação?


2.Para  que  ele  é  usado?

3.Releia: Hoje você vai à festa.
Por  que  esta  frase  acabou  em  briga?

4.“Sua  anta,  isso  era    uma  pergunta”.
Você  acha  certo  tratar  as  pessoas  desse  jeito?

6. Dê  sua  opinião: o poema  explica  de  uma  forma  séria  ou  brincalhona a invenção do ponto de interrogação? Por quê?

ATIVIDADE 3
Ler as palavras do quadro abaixo com atenção.  Escolher 10 e criar frases no caderno.

MANGUEIRA
MIGUEL
GUINDASTE
GUILHERME
GUEPARDO
GUERREIRO
GUERRA
GUINCHO
SANGUE
ÁGUIA
CARANGUEJO
GUISADO
MERENGUE
JOGUINHO
FORMIGUEIRO
SEGUIR
GUIA
FOGUEIRA


ATIVIDADE 4

Acesse o link a baixo e assista o vídeo sobre singular e plural.



ATIVIDADE 5
Escrever os grupos singular e plural no seu caderno.





ATIVIDADE  6

Assistir o vídeo sobre os seres vivos e os seres não vivos. Acessar o link:

Você assistiu um vídeo sobre os seres vivos e os seres não vivos. Neste vídeo você pode observar que, os seres  vivos  são aqueles que:

SE  ALIMENTAM
RESPIRAM
CRESCEM
SE REPRODUZEM
SE MOVEM


Agora, observe aí na sua casa que seres vivos você encontra a sua volta. Também olhe  pela janela e encontre mais alguns. Desenhe um ser vivo  em cada quadro e  escreva o que desenhou.






























ATIVIDADE  7
Copiar no caderno, ler  e  resolver.

1) Em uma fruteira havia 28 maçãs. Lucas, Maria, Júlia e Sandro comeram, cada um, 2 maçãs.  Quantas  maçãs  restaram  na  fruteira?



R: _____________________________________________

2) Ângelo coleciona  moedas  antigas. Ele  tinha  53  moedas em sua coleção e esta  semana ganhou outras  26. Quantas   moedas  Ângelo  tem  agora?



R.____________________________________________________

3) Carina  levou  28  pedaços de  bolo  para  a  escola  no  dia  de  seu  aniversário. Ela  deu  um  pedaço  para  cada  um  dos  seus  15 colegas  de  sua  classe. Quantos  pedaços  sobraram?


R. ____________________________________________________

4) Na festa de  aniversário  da Carina, sobraram  14   apitos. A  mãe  dela, durante a festa, distribuiu 22 apitos para seus convidados. Quantos   apitos  ela tinha comprado para a festa?

R.________________________________________________________



ATIVIDADE 8
Resolver


  3 5
   + 4 2



3 8
   + 3 0



7 5
   + 1 4



6 7
   + 2 1



4 3
  + 4 8



9 5
  - 4 2






6 7
   -  2 6



8 9
   -  2 1





7 3
   -  2 0



6 7
   - 5 7


   3 9
   + 3 3






8 7
   + 1 1



2 8
   + 2 4



4 2
   + 1 7



5 6
  + 4 5



  8 9
   -  5 0






8 7
   -  3 4



6 4
   -  2 4



9 8
   -  4 1



 7 6
   -  4 2
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.