SEMANA 4
- 11 a 15 de Maio
Queridos alunos e queridas alunas!
Hoje iniciamos a nossa
quarta semana de atividades. Espero que todas estejam bem e aproveitando as
atividades que a professora está enviando. Cuidem-se! Fiquem em casa!
ATIVIDADE 1
Ler com
atenção o poema de Ricardo Silvestrin.
A INVENÇÃO
DO PONTO DE
INTERROGAÇÃO
A escrita
Já tinha sido
inventada.
Todas as letras,
As sílabas, as palavras
Mas houve uma
fase
Em que escrever
uma frase
Estava causando a maior confusão.
Tudo porque ainda
não existia
O ponto de interrogação.
Alguém escrevia por exemplo
Qualquer coisa besta
Como “Hoje você vai à festa”
E recebia como resposta
Algo assim:
“Você não manda em mim”.
E logo tinha que esclarecer:
“Sua anta, isso era só uma
pergunta”.
Pronto, virava uma briga
Só por causa do ponto.
Até que alguém se deu conta
Que quem pergunta
Não apenas fala,
Mas também escuta.
Então deu na sua telha
De colocar sobre o ponto final
O desenho de uma orelha.
Já prestou atenção?
Tem uma orelha
No ponto de interrogação.
Ricardo Silvestrin
ATIVIDADE 2
Responder no seu caderno.
1. De acordo com o texto
como é o
ponto de interrogação?
2.Para que
ele é usado?
3.Releia:
Hoje você vai à festa.
Por que
esta frase acabou
em briga?
4.“Sua anta,
isso era só
uma pergunta”.
Você acha
certo tratar as
pessoas desse jeito?
6. Dê sua
opinião: o poema explica de uma forma
séria ou brincalhona a invenção do ponto de
interrogação? Por quê?
ATIVIDADE 3
Ler
as palavras do quadro abaixo com atenção.
Escolher 10 e criar frases no caderno.
MANGUEIRA
|
MIGUEL
|
GUINDASTE
|
GUILHERME
|
GUEPARDO
|
GUERREIRO
|
GUERRA
|
GUINCHO
|
SANGUE
|
ÁGUIA
|
CARANGUEJO
|
GUISADO
|
MERENGUE
|
JOGUINHO
|
FORMIGUEIRO
|
SEGUIR
|
GUIA
|
FOGUEIRA
|
ATIVIDADE 4
Acesse
o link a baixo e assista o vídeo sobre singular e plural.
ATIVIDADE 5
Escrever os grupos singular e plural no seu caderno.
ATIVIDADE 6
Assistir
o vídeo sobre os seres vivos e os seres não vivos. Acessar o link:
Você assistiu um vídeo sobre os seres vivos e
os seres não vivos. Neste vídeo você pode observar que, os seres vivos
são aqueles que:
SE ALIMENTAM
|
RESPIRAM
|
CRESCEM
|
SE REPRODUZEM
|
SE MOVEM
|
Agora, observe aí na sua casa que seres vivos
você encontra a sua volta. Também olhe
pela janela e encontre mais alguns. Desenhe um ser vivo em cada quadro e escreva o que desenhou.
ATIVIDADE 7
Copiar no
caderno, ler e resolver.
1) Em uma
fruteira havia 28 maçãs. Lucas, Maria, Júlia e Sandro comeram, cada um, 2
maçãs. Quantas maçãs
restaram na fruteira?
R: _____________________________________________
2) Ângelo
coleciona moedas antigas. Ele
tinha 53 moedas em sua coleção e esta semana ganhou outras 26. Quantas
moedas Ângelo tem
agora?
R.____________________________________________________
3)
Carina levou 28
pedaços de bolo para
a escola no
dia de seu
aniversário. Ela deu um
pedaço para cada
um dos seus
15 colegas de sua
classe. Quantos pedaços sobraram?
R.
____________________________________________________
4) Na festa de
aniversário da Carina,
sobraram 14 apitos. A
mãe dela, durante a festa,
distribuiu 22 apitos para seus convidados. Quantos apitos
ela tinha comprado para a festa?
R.________________________________________________________
ATIVIDADE 8
Resolver
3 5
+ 4 2
|
3 8
+ 3 0
|
7 5
+ 1 4
|
6 7
+ 2 1
|
4 3
+ 4 8
|
9 5
- 4 2
|
6 7
- 2
6
|
8 9
- 2
1
|
7 3
- 2
0
|
6 7
- 5 7
|
3 9
+ 3 3
|
8 7
+ 1 1
|
2 8
+ 2 4
|
4 2
+ 1 7
|
5 6
+ 4 5
|
8 9
- 5
0
|
8 7
- 3
4
|
6 4
- 2
4
|
9 8
- 4
1
|
7 6
- 4
2
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.