terça-feira, 19 de maio de 2020

C31,C32 , CJ1- ARTES- PROF. IVETI MATOS

OLÁ! #TURMASDASARTESEAD

# AULA  DE HOJE REFERE-SE A SEMANA DE 18/05 À 22/05/2020.


# LEMBRETE: 
USE MÁSCARA DE PROTEÇÃO CONTRA O VÍRUS "CORONA"; LAVE SEMPRE AS MÃOS ( ÁGUA E SABÃO); USE ROUPAS E CALÇADOS MAIS SIMPLES, FÁCIL DE LAVAR, SECAR E PASSAR;  USE CABELOS PRESOS E ABSTENHA-SE DOS OBJETOS E ACESSÓRIOS DECORATIVOS; MANTENHA-SE EM CASA.
 " A MODA EM TEMPO DE PANDEMIA É ANDAR O MAIS SIMPLES POSSÍVEL PORÉM, LIMPO E SAUDÁVEL, EVITANDO CONTRAIR A DOENÇA E CONTAGIAR OS OUTROS."
 " SEJA  CONSCIENTE, CUIDA DE SI E DOS OUTROS." OBRIGADA!


# CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR QUE FOI SÓ LEITURA E CONHECIMENTO SOBRE  HISTÓRIA DA ARTE.

# TAREFA:
1.OBSERVE O CONTEÚDO  DA AULA ANTERIOR, ESCOLHA UM DOS ARTISTAS QUE VOCÊ MAIS SE IDENTIFICOU, PESQUISE  NO SITIO  HTTPS:// WWW.GOOGLE.COM.BR  COMO: OBRAS DE ARTE DO ARTISTA... (fulano de tal),  salve como imagem e copie/cole no word e salve para você  como base para inspiração e para apresentar.
2. Após escolhida a obra,  pegue uma folha sulfie- A4  branca, divida a folha em 02 partes iguais ( dobra ponta com ponta).
3. De um lado copie e pinte tal qual a  obra original. Coloque abaixo no pé da página o nome da obra e do artista.
4. Do outro lado, redesenhe a  mesma obra com traços leves.
5. Observe-a, e  imagine esta obra modificada , tanto na cor como na forma e na figura etc. Depois apague algumas formas ou figuras e reconstrua-as, modifique-as.
6. Pinte de cores diferentes, saindo um pouco das tonalidades da original.
7. Abaixo no pé da página, coloque seu nome, o nome do artista, o nome da obra e a palavra "modificada" ou "reconstruída".
8. Compare as duas obras e escreva, no verso da folha, um pequeno texto crítico apreciativo. Ex.:Como você viu a obra(s)/ artista(s) antes e depois, como foi sua interpretação visual e prática e  também como foi sua experiência.

OBSERVE ABAIXO O EXEMPLO  E SIGA MAIS OU MENOS OS PASSOS (OBRA-ARTISTA E DESCRIÇÃO DO TRABALHO).

# Exemplo:
1. Escolheria esta obra de Pablo Picasso que se chama "Jarra, vela e caçarola esmaltada."
2.Pegaria uma  folha sulfite- A4 branca e na na vertical dobraria na horizontal ponta com ponta, marcando a linha/dobra e  passaria um traço. Pronto, tenho 2 partes. 
De um lado desenharia e pintaria tal qual a obra. 
3.Do outro lado, desenharia a mesa modificada, a jarra de outra forma, um copo, um vela num castiçal modificado e um balde de gelo, com cubos de gelo. Na parede desenharia parte de uma janela ou porta.
4. Pintaria a mesa de marrom escuro e preto ( fazendo a luz e sombra); a jarra de azul e tons de verde claro, o copo dos mesmos tons; a vela e o castiçal das mesmas cores da original mas,  em tons mais fortes; o balde de gelo em prata/ cinza, mais tons de azul e verde claro e  os cubos de gelo em tons cinza claro e esfumato com o lápis de desenhar; a janela ou porta da mesma cor da mesa mas em tons mais claros, e a parede em tons de verdes, azuis, cinza e branco, Iria  pintando de leve cor/tom sobre cor/ tom, fazendo um esfumato ( enfumaçado- cores suaves uma sobre a outra).
5. Contornaria tudo com o lápis preto de colorir, bem apontado. 
6. Pronto! Esta é a minha obra, inspirada na obra de Picasso,  parte modifica, reconstruída sem sair totalmente do tema : mesa, objetos, parede = Natureza Morta.
OPS: Em segundo plano, caso fique na dúvida ou encontre dificuldade de escolher uma obra( fácil de reproduzir), opte por uma obra da aula anterior ou reinvente esta mesma.
# Bom trabalho .criativo




Enamel Saucepan - Pablo Picasso | Obras de picasso, Retratos ...

TURMAS: C 11 e C12 - Profe CLARICE - HISTÓRIA

ATENCAO🤩
Hoje, essa semana é o momento de rever o que já fizemos nas "aulas de quarentena". Vamos rever, reorganizar, revisar os estudos.  Estamos sem aulas presenciais desde março.  Mesmo sem aulas presenciais a gente está estudando. O esforço de cada um e cada uma contra muito.   Foram tantas atividades: textos, documentários, livro didático, joguinhos, exercícios, bate-papo  etc. Chegou a hora de revisar tudo. Temos os grupos no Whatsapp,  no Facebook e o Blog  da Escola. Quem já fez tudo, revisa e vê se entendeu,  quem ainda não terminou  é hora de fazer. Um beijo no coração e se precisar de algo me chamem. 😘
Ao voltarmos será revisto o que cada um e cada uma fez, sem duvidas, o trabalho pessoal será extremamente importante para este ano.
Continuem se cuidado. Lavar as mãos sempre, usar máscara e sair de casa só se precisar. 😻

TURMAS: B 31 e B 32 - Profe CLARICE- GEOGRAFIA.

ATENCAO🤩
Hoje, essa semana é o momento de rever o que já fizemos nas "aulas de quarentena". Vamos rever, reorganizar, revisar os estudos.  Estamos sem aulas presenciais desde março.  Mesmo sem aulas presenciais a gente está estudando. O esforço de cada um e cada uma contra muito.   Foram tantas atividades: textos, documentários, livro didático, joguinhos, exercícios, bate-papo  etc. Chegou a hora de revisar tudo. Temos os grupos no Whatsapp,  no Facebook e o Blog  da Escola. Quem já fez tudo, revisa e vê se entendeu,  quem ainda não terminou  é hora de fazer. Um beijo no coração e se precisar de algo me chamem. 😘
Ao voltarmos será revisto o que cada um e cada uma fez, sem duvidas, o trabalho pessoal será extremamente importante para este ano.
Continuem se cuidado. Lavar as mãos sempre, usar máscara e sair de casa só se precisar. 😻

TURMAS: B31 e B 32 - Profe CLARICE . HISTÓRIA

ATENCAO🤩
Nessa etapa, essa semana é o momento de rever o que já fizemos nas "aulas de quarentena". Vamos rever, reorganizar, revisar os estudos.  Estamos sem aulas presenciais desde março.  Mesmo sem aulas presenciais a gente está estudando. O esforço de cada um e cada uma contra muito.   Foram tantas atividades: textos, documentários, livro didático, joguinhos, exercícios, bate-papo  etc. Chegou a hora de revisar tudo. Temos os grupos no Whatsapp,  no Facebook e o Blog  da Escola. Quem já fez tudo, revisa e vê se entendeu,  quem ainda não terminou  é hora de fazer. Um beijo no coração e se precisar de algo me chamem. 😘
Ao voltarmos será revisto o que cada um e cada uma fez, sem duvidas, o trabalho pessoal será extremamente importante para este ano.
Continuem se cuidado. Lavar as mãos sempre, usar máscara e sair de casa só se precisar. 😻

B31 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 5

CLASSES GRAMATICAIS

Classes de palavras ou classes gramaticais são grupos de palavras com uma finalidade específica.

Existem 10 classes gramaticais: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

·Substantivo: é a palavra que dá nome aos seres.                  Ex.: caderno, mesa, lápis...


·   Adjetivo: é a palavra que dá característica, qualidade ou um defeito aos seres.                                                                   Ex.: bonita, gordo, alto, pequeno, quente...


·Numeral: é a palavra que indica a quantidade de seres ou a posição que eles ocupam em uma sequência.                            Ex.: dois, primeira, triplo, 2017, IV, meio...


·Artigo: é a palavra que se usa antes dos substantivos e determinam a eles um gênero (masculino e feminino) e um número (plural ou singular). São eles: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.


·Verbo: é a palavra que indica ação, estado, mudança de estado ou fenômeno natural, situando essas ocorrências nos tempos presente, passado e futuro.                                          Ex.: ficar, fazer, estar, ser, comer, fugir, chover, queimar...


·Pronomeé a palavra que substitui ou acompanha um nome, relacionando esse nome a umas das três pessoas gramaticais.   Ex.: eu, ela, aquele, minha...


·Preposição: é a palavra que liga duas outras palavras ou termos.                                                                             Ex.: até, após, portanto...


· Advérbio: é a palavra que indica circunstâncias diversas, como tempo, lugar, modo, dúvida, negação, afirmação e intensidade.                                                                      Ex.: hoje, aqui, muito, não...


·Conjunção: é uma palavra invariável que servem para ligar, conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.                                                         Ex.: e, mas, portanto, contudo, ou...


·Interjeiçãoé a palavra que demonstra emoções, sensações, estado de espírito ou até mesmo que procuram agir sobre o interlocutor, fazendo com que ele adote certo comportamento sem que seja preciso usar algumas estruturas de linguagem mais elaboradas.                                                                  Ex.: Oh!, Ai!, Ui!, Ufa!, Socorro! Calma!...

 

                                      Exercícios:                                   Usando os conceitos apresentados, escreva no seu caderno de aula a classe gramatical das palavras destacadas:


1.          Por que Portugal não esboçou nenhuma reação contra a Independência do Brasil? Ao contrário do que se imagina houve, sim, uma reação por parte de Portugal à Independência do Brasil. Foram mandadas tropas à Bahia, que foi a última província do Brasil a ser libertada.  Houve enfrentamentos em vários locais, principalmente no norte e no nordeste do país, com movimento de tropas, batalhas e mortes. Foi um evento muito forte e isso é pouco estudado na história brasileira, menos na Bahia, onde se comemora a Independência da Bahia e conta-se tudo isso nas escolas. Não foi um evento muito simples e totalmente pacífico a nossa independência, não como a gente crê geralmente. Teve guerra e teve muitas mortes.

https://www.guiadoscuriosos.com.br/historia-do-brasil/por-que-portugal-nao-esbocou-nenhuma-reacao-contra-a-independencia-do-brasil/

 

2.          O dia tem, aproximadamente, 23 horas e 56 minutos, não 24 horas. Por isso, a cada quatro anos, adicionamos um dia ao mês de fevereiro. Esses anos são chamados de bissextos.


3.          A luz do Sol leva cerca de 8 minutos e 20 segundos para chegar à Terra.


4.         Todos os mamíferos são capazes de saltar, menos os elefantes.


5.         Os vertebrados mais longevos do mundo são os tubarões da Groenlândia, que podem viver cerca de 400 anos.


6.          Existem algumas árvores vivas espalhadas pelo mundo que têm, pelo menos, 5000 anos de idade.


7.          A palavra “brasil” significa “vermelho como brasa”.


8.          Tocantins é o estado mais novo do Brasil, fundado em 1988. 


9.      Alguns músculos são chamados “voluntários”, ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários.

C11 E C12 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 5

CLASSES GRAMATICAIS

Classes de palavras ou classes gramaticais são grupos de palavras com uma finalidade específica.

Existem 10 classes gramaticais: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

·Substantivo: é a palavra que dá nome aos seres.                  Ex.: caderno, mesa, lápis...


·   Adjetivo: é a palavra que dá característica, qualidade ou um defeito aos seres.                                                                   Ex.: bonita, gordo, alto, pequeno, quente...


·Numeral: é a palavra que indica a quantidade de seres ou a posição que eles ocupam em uma sequência.                            Ex.: dois, primeira, triplo, 2017, IV, meio...


·Artigo: é a palavra que se usa antes dos substantivos e determinam a eles um gênero (masculino e feminino) e um número (plural ou singular). São eles: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.


·Verbo: é a palavra que indica ação, estado, mudança de estado ou fenômeno natural, situando essas ocorrências nos tempos presente, passado e futuro.                                          Ex.: ficar, fazer, estar, ser, comer, fugir, chover, queimar...


·Pronomeé a palavra que substitui ou acompanha um nome, relacionando esse nome a umas das três pessoas gramaticais.   Ex.: eu, ela, aquele, minha...


·Preposição: é a palavra que liga duas outras palavras ou termos.                                                                             Ex.: até, após, portanto...


· Advérbio: é a palavra que indica circunstâncias diversas, como tempo, lugar, modo, dúvida, negação, afirmação e intensidade.                                                                      Ex.: hoje, aqui, muito, não...


·Conjunção: é uma palavra invariável que servem para ligar, conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.                                                         Ex.: e, mas, portanto, contudo, ou...


·Interjeiçãoé a palavra que demonstra emoções, sensações, estado de espírito ou até mesmo que procuram agir sobre o interlocutor, fazendo com que ele adote certo comportamento sem que seja preciso usar algumas estruturas de linguagem mais elaboradas.                                                                  Ex.: Oh!, Ai!, Ui!, Ufa!, Socorro! Calma!...

 

                                      Exercícios:                                   Usando os conceitos apresentados, escreva no seu caderno de aula a classe gramatical das palavras destacadas:


1.          Por que Portugal não esboçou nenhuma reação contra a Independência do Brasil? Ao contrário do que se imagina houve, sim, uma reação por parte de Portugal à Independência do Brasil. Foram mandadas tropas à Bahia, que foi a última província do Brasil a ser libertada.  Houve enfrentamentos em vários locais, principalmente no norte e no nordeste do país, com movimento de tropas, batalhas e mortes. Foi um evento muito forte e isso é pouco estudado na história brasileira, menos na Bahia, onde se comemora a Independência da Bahia e conta-se tudo isso nas escolas. Não foi um evento muito simples e totalmente pacífico a nossa independência, não como a gente crê geralmente. Teve guerra e teve muitas mortes.

https://www.guiadoscuriosos.com.br/historia-do-brasil/por-que-portugal-nao-esbocou-nenhuma-reacao-contra-a-independencia-do-brasil/

 

2.          O dia tem, aproximadamente, 23 horas e 56 minutos, não 24 horas. Por isso, a cada quatro anos, adicionamos um dia ao mês de fevereiro. Esses anos são chamados de bissextos.


3.          A luz do Sol leva cerca de 8 minutos e 20 segundos para chegar à Terra.


4.         Todos os mamíferos são capazes de saltar, menos os elefantes.


5.         Os vertebrados mais longevos do mundo são os tubarões da Groenlândia, que podem viver cerca de 400 anos.


6.          Existem algumas árvores vivas espalhadas pelo mundo que têm, pelo menos, 5000 anos de idade.


7.          A palavra “brasil” significa “vermelho como brasa”.


8.          Tocantins é o estado mais novo do Brasil, fundado em 1988



C21 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 5


CLASSES GRAMATICAIS

Classes de palavras ou classes gramaticais são grupos de palavras com uma finalidade específica.

Existem 10 classes gramaticais: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

·Substantivo: é a palavra que dá nome aos seres.                  Ex.: caderno, mesa, lápis...


·   Adjetivo: é a palavra que dá característica, qualidade ou um defeito aos seres.                                                                   Ex.: bonita, gordo, alto, pequeno, quente...


·Numeral: é a palavra que indica a quantidade de seres ou a posição que eles ocupam em uma sequência.                            Ex.: dois, primeira, triplo, 2017, IV, meio...


·Artigo: é a palavra que se usa antes dos substantivos e determinam a eles um gênero (masculino e feminino) e um número (plural ou singular). São eles: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.


·Verbo: é a palavra que indica ação, estado, mudança de estado ou fenômeno natural, situando essas ocorrências nos tempos presente, passado e futuro.                                          Ex.: ficar, fazer, estar, ser, comer, fugir, chover, queimar...


·Pronomeé a palavra que substitui ou acompanha um nome, relacionando esse nome a umas das três pessoas gramaticais.   Ex.: eu, ela, aquele, minha...


·Preposição: é a palavra que liga duas outras palavras ou termos.                                                                             Ex.: até, após, portanto...


· Advérbio: é a palavra que indica circunstâncias diversas, como tempo, lugar, modo, dúvida, negação, afirmação e intensidade.                                                                      Ex.: hoje, aqui, muito, não...


·Conjunção: é uma palavra invariável que servem para ligar, conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.                                                         Ex.: e, mas, portanto, contudo, ou...


·Interjeiçãoé a palavra que demonstra emoções, sensações, estado de espírito ou até mesmo que procuram agir sobre o interlocutor, fazendo com que ele adote certo comportamento sem que seja preciso usar algumas estruturas de linguagem mais elaboradas.                                                                  Ex.: Oh!, Ai!, Ui!, Ufa!, Socorro! Calma!...



                                      Exercícios:                                   Usando os conceitos apresentados, escreva no seu caderno de aula a classe gramatical das palavras destacadas:


1.          Por que Portugal não esboçou nenhuma reação contra a Independência do Brasil? Ao contrário do que se imagina houve, sim, uma reação por parte de Portugal à Independência do Brasil. Foram mandadas tropas à Bahia, que foi a última província do Brasil a ser libertada.  Houve enfrentamentos em vários locais, principalmente no norte e no nordeste do país, com movimento de tropas, batalhas e mortes. Foi um evento muito forte e isso é pouco estudado na história brasileira, menos na Bahia, onde se comemora a Independência da Bahia e conta-se tudo isso nas escolas. Não foi um evento muito simples e totalmente pacífico a nossa independência, não como a gente crê geralmente. Teve guerra e teve muitas mortes.




2.          O dia tem, aproximadamente, 23 horas e 56 minutos, não 24 horas. Por isso, a cada quatro anos, adicionamos um dia ao mês de fevereiro. Esses anos são chamados de bissextos.


3.          A luz do Sol leva cerca de 8 minutos e 20 segundos para chegar à Terra.


4.         Todos os mamíferos são capazes de saltar, menos os elefantes.


5.         Os vertebrados mais longevos do mundo são os tubarões da Groenlândia, que podem viver cerca de 400 anos.


6.          Existem algumas árvores vivas espalhadas pelo mundo que têm, pelo menos, 5000 anos de idade.


7.          A palavra “brasil” significa “vermelho como brasa”.


8.          Tocantins é o estado mais novo do Brasil, fundado em 1988


9.          A maior criatura do planeta foi descoberta apenas em 1996: um fungo que cresce sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no Estado do Oregon, Estados Unidos.

Esse Armillaria ostoyae, popularmente conhecido como “cogumelo do mel”, nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser vista a olho nu, e foi estendendo seus filamentos durante um período estimado de 2 400 anos. Da superfície, dá para ver apenas suas extremidades junto aos troncos das árvores, mas debaixo da terra ele ocupa 880 hectares – o equivalente a 1 220 campos de futebol. “Ele ainda cresce de 70 centímetros a 1,20 metro por ano”, diz o engenheiro agrônomo João Lúcio de Azevedo, da USP. Antes de sua descoberta, o maior ser vivo era outro fungo da mesma espécie, encontrado em 1992. Até os anos 90, o título pertencia a uma árvore sequóia da Califórnia.                        https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-o-maior-ser-vivo/

10.      Alguns músculos são chamados “voluntários”, ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários.