terça-feira, 19 de maio de 2020

C21 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 5


CLASSES GRAMATICAIS

Classes de palavras ou classes gramaticais são grupos de palavras com uma finalidade específica.

Existem 10 classes gramaticais: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

·Substantivo: é a palavra que dá nome aos seres.                  Ex.: caderno, mesa, lápis...


·   Adjetivo: é a palavra que dá característica, qualidade ou um defeito aos seres.                                                                   Ex.: bonita, gordo, alto, pequeno, quente...


·Numeral: é a palavra que indica a quantidade de seres ou a posição que eles ocupam em uma sequência.                            Ex.: dois, primeira, triplo, 2017, IV, meio...


·Artigo: é a palavra que se usa antes dos substantivos e determinam a eles um gênero (masculino e feminino) e um número (plural ou singular). São eles: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.


·Verbo: é a palavra que indica ação, estado, mudança de estado ou fenômeno natural, situando essas ocorrências nos tempos presente, passado e futuro.                                          Ex.: ficar, fazer, estar, ser, comer, fugir, chover, queimar...


·Pronomeé a palavra que substitui ou acompanha um nome, relacionando esse nome a umas das três pessoas gramaticais.   Ex.: eu, ela, aquele, minha...


·Preposição: é a palavra que liga duas outras palavras ou termos.                                                                             Ex.: até, após, portanto...


· Advérbio: é a palavra que indica circunstâncias diversas, como tempo, lugar, modo, dúvida, negação, afirmação e intensidade.                                                                      Ex.: hoje, aqui, muito, não...


·Conjunção: é uma palavra invariável que servem para ligar, conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.                                                         Ex.: e, mas, portanto, contudo, ou...


·Interjeiçãoé a palavra que demonstra emoções, sensações, estado de espírito ou até mesmo que procuram agir sobre o interlocutor, fazendo com que ele adote certo comportamento sem que seja preciso usar algumas estruturas de linguagem mais elaboradas.                                                                  Ex.: Oh!, Ai!, Ui!, Ufa!, Socorro! Calma!...



                                      Exercícios:                                   Usando os conceitos apresentados, escreva no seu caderno de aula a classe gramatical das palavras destacadas:


1.          Por que Portugal não esboçou nenhuma reação contra a Independência do Brasil? Ao contrário do que se imagina houve, sim, uma reação por parte de Portugal à Independência do Brasil. Foram mandadas tropas à Bahia, que foi a última província do Brasil a ser libertada.  Houve enfrentamentos em vários locais, principalmente no norte e no nordeste do país, com movimento de tropas, batalhas e mortes. Foi um evento muito forte e isso é pouco estudado na história brasileira, menos na Bahia, onde se comemora a Independência da Bahia e conta-se tudo isso nas escolas. Não foi um evento muito simples e totalmente pacífico a nossa independência, não como a gente crê geralmente. Teve guerra e teve muitas mortes.




2.          O dia tem, aproximadamente, 23 horas e 56 minutos, não 24 horas. Por isso, a cada quatro anos, adicionamos um dia ao mês de fevereiro. Esses anos são chamados de bissextos.


3.          A luz do Sol leva cerca de 8 minutos e 20 segundos para chegar à Terra.


4.         Todos os mamíferos são capazes de saltar, menos os elefantes.


5.         Os vertebrados mais longevos do mundo são os tubarões da Groenlândia, que podem viver cerca de 400 anos.


6.          Existem algumas árvores vivas espalhadas pelo mundo que têm, pelo menos, 5000 anos de idade.


7.          A palavra “brasil” significa “vermelho como brasa”.


8.          Tocantins é o estado mais novo do Brasil, fundado em 1988


9.          A maior criatura do planeta foi descoberta apenas em 1996: um fungo que cresce sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no Estado do Oregon, Estados Unidos.

Esse Armillaria ostoyae, popularmente conhecido como “cogumelo do mel”, nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser vista a olho nu, e foi estendendo seus filamentos durante um período estimado de 2 400 anos. Da superfície, dá para ver apenas suas extremidades junto aos troncos das árvores, mas debaixo da terra ele ocupa 880 hectares – o equivalente a 1 220 campos de futebol. “Ele ainda cresce de 70 centímetros a 1,20 metro por ano”, diz o engenheiro agrônomo João Lúcio de Azevedo, da USP. Antes de sua descoberta, o maior ser vivo era outro fungo da mesma espécie, encontrado em 1992. Até os anos 90, o título pertencia a uma árvore sequóia da Califórnia.                        https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-o-maior-ser-vivo/

10.      Alguns músculos são chamados “voluntários”, ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.