terça-feira, 29 de setembro de 2020

A31- M ARTES - PROF IVETI MATOS- AULA 24ª

 

  

                
 

              EMEF. PRESIDENTE VARGAS /POA/SMED/PMPA.

            DISCIPLINA DE ARTES - PROFESSORA: IVETI MATOS

          PERÍODO COVID-19/2020     TURMA:  A31- M    AULA 24ª

ALUNO(A): ________________________TURMA: ___ SEMANA: 28/09 A 02/ 10/ 2020.

TURMA: A31-M AULA 24ª

SAUDAÇÕES: BOA DIA! BOA TARDE! BOA NOITE!

°A AULA DE HOJE SERÁ SOBRE A TEMÁTICA: ARTE INDÍGENA – GRAFISMOS.OS ÍNDIOS COSTUMAM PREPAR TINTURAS COLORIDAS COM RAÍZES DE ÁRVORES NATIVAS NAS ALDEIAS. TAMBÉM TINTURAS DE FOLHAS E FLORES PARA DESENHAR E COLORIR SEUS CORPOS (GRAFISMOS) E DECORAR UTENSÍLIOS DE BARRO. CORES PRETO, VERMELHO, AMARELO, BRANCO, VERDE SÃO AS MAIS USADAS.

°EXECUÇÃO: LER COM ATENÇÃO, OBSERVAR MUITO BEM  OS GRAFISMOS (PADRÕES GEOMÉTRICOS) ABAIXO, E DAR SEQUÊNCIA ATRAVÉS DESENHO REPRESENTATIVOCOM O  LÁPIS E DEPOIS PASSAR A CANETINHA OU LÁPIS DE COR BEM APONTADO E MOLHADA A PONTA NA ÁGUA PARA FIXAR MELHOR. PREPARE UMA TAMPINHA COM ÁGUA NA MESA DE TRABALHO.

°OBJETIVOS: PROPOR AO ALUNO O CONHECIMENTO DA ARTE INDÍGINA ATRAVÉS DO GRAFISMO.

RESPONDER: 1.O QUE VOCÊ ACHOU DA ARTE INDÍGENA?

.....................................................................................................................................................

2. SE VOCÊ FOSSE UM ÍNDIO OU UMA ÍNDIA PINTARIA ALGUM DESTES GRAFISMOS NA PERNA OU NO BRAÇO? ...................... QUAL DELES?.........................................

3.CRIE UM GRAFISMO DIFERENTE.





 

A22 - KARINE - SEMANA 24










 

A21 -M - ARTES -PROF IVETI MATOS AULA 24ª




                                       EMEF. PRESIDENTE VARGAS /POA/SMED/PMPA.

                                                 DISCIPLINA DE ARTES - PROFESSORA: IVETI MATOS

                                           PERÍODO COVID-19/2020     TURMA:  A 21- M    AULA 24ª

ALUNO(A): ________________________             TURMA: ___ SEMANA: 28/09 A 02/ 10/ 2020

TURMA: A21-M AULA 24ª

SAUDAÇÕES: BOA DIA! BOA TARDE! BOA NOITE!

°A AULA DE HOJE SERÁ SOBRE: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO QUE MERECEM CARINHO, ALIMENTAÇÃO, VACINAS, BANHO, CASINHA, CAMINHA, GAIOLA E PODA.

°SOLICITAR A AJUDA DA MÃE. OBRIGADA, BEIJO NO CORAÇÃO!

° TEMÁTICA: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

°EXECUÇÃO: LER COM ATENÇÃO, RECONHECER OS ANIMAIS E A ESCRITA E PINTAR DA COR ORIGINAL OU ADEQUADA. ESCREVER O NOME DO ANIMAL E COLORIR.

°OBJETIVOS: INSTIGAR AO ALUNO A RECONHECER QUE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO TAMBÉM FAZEM PARTE DO LÚDICO E DA ARTE.

RESPONDER:

1.       QUANTOS ANIMAIS TEM EM CENA?............................................................................................

2.       VOCÊ TEM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO? QUAL OU QUAIS?......................................................

3.       QUAL O NOME DELE(S)? ..............................................................................................................

4.       DESENHE OU COPIE OS DESENHOS PARA VOCÊ APRENDER MAIS. PODERÁ COLOCAR UMA FOLHA POR CIMA OU OBSERVAR BEM, E REDESENHAR. https://www.bing.com/images/search

 

   


CACHORRO    -                   GATO                PAPAGAIO                                    GALINHA

.....................................................................................................................................................................





  







PORCO                                                                BURRO

............................................................................................................................................. 


TURMA A 21 PROFESSORA IONARA - SEMANA 24

 SEMANA DE 28 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO.

👀


















SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO

Mensagem para famílias e alunos de todos os ciclos. 

Olá, como vocês estão? Esperamos que estejam bem!  Esta semana selecionamos uma mensagem reflexiva, leiam e conversem sobre ela com sua família.





A11-M - ARTES - PROF IVETI MATOS - AULA 24ª.

 

EMEF. PRESIDENTE VARGAS /POA/SMED/PMPA.
DISCIPLINA DE ARTES - PROFESSORA: IVETI MATOS
PERÍODO COVID-19/2020     TURMA:  A 11- M    AULA 24
ALUNO(A): ________________________             TURMA: ___ SEMANA: 28/09 A 02/ 10/ 2020.

 TURMA: A11-M AULA 24ª 

°SAUDAÇÕES: BOA DIA! BOA TARDE! BOA NOITE!

°A AULA DE HOJE SERÁ SOBRE: FLORAL NAS CORES QUENTES OU CORES FRIAS.

°SOLICITAR A AJUDA DA MAMÃE. OBRIGADA, BEIJO NO CORAÇÃO!

° CORES QUENTES: SÃO AS CORES QUE REMETEM CALOR, O SOL, O FOGO EX.: AMARELOS, VERMELHOS, LA

RANJAS, BEGES, SALMON E ROSAS. TONS FRACOS E FORTES.

° CORES FRIAS: SÃO AS CORES QUE REMETEM FRIO, GELO, CHUVA, SUAVIDADE, MATAS, CÉU. EX.: AZUIS, VERDES, ROXOS E LILÁS.TONS FORTES E FRACOS.

°EXECUÇÃO: ESCOLHER ENTRE CORES QUENTES OU FRIAS. APÓS SEPARAR OS LÁPIS, DE 3 OU 4 DAS CORES,  QUE ESCOLHEU ( Q ou F) .

°OBJETIVOS: PROPOR AO ALUNO A: ° RECONHECER E DIFERENCIAR AS CORES QUENTES DAS CORES FRIAS E USÁ-LAS DE FORMA HARMONIOSA.

° OPTAR PELAS CORES QUE MAIS LHE AGRADAR, ENTRE QUENTES E FRIAS.

° APRENDER A CONTAR.

RESPONDER:

1. ENTRE AS CORES QUENTES (Q) OU CORES FRIAS (F), QUAIS AS CORES QUE VOCÊ, ESCOLHEU?

.................................................................................................................................................

1.1-  ÓTIMO, AGORA É SÓ PINTAR TODOS OS MIOLOS COM UMA COR, TODAS AS PÉTALAS DE OUTRA COR E A TERCEIRA COR, PINTE O FUNDO. PODERÁ FAZER UMA MARGEM COM A RÉGUA, UM RETÂNGULO PARA ENQUADRAR O FLORAL.

1.2-  QUANTAS FLORES TEM NO PAINEL?...........................................................................................................

1.3-  QUANTOS MIOLOS (CENTRO DA FLOR) TEM AO TODO?.............................................................................

1.4-  QUANTAS PÉTALAS TEM EM “UMA FLOR”?................................................................................................

1.5-  QUANTAS PÉTALAS TEM NO TOTAL, CONTANDO TODAS AS FLORES?..........................................................

https://www.google.com/search?q=arte+para+1a+serie+do+ensino+fundamental&sxsrf

 

 



                  

SEMANA 24 - TURMAS: EJA (T1. T2 e T3) - Artes -

 Olá alunos da EJA!

Vamos apreciar uma das mais famosas pinturas existentes no mundo: é a Última Ceia, do artista italiano Leonardo da Vinci. Ela foi finalizada em 1498 e, portanto, já tem mais de 500 anos. Os tamanhos desta pintura mural impressionam: mais de 8 metros de comprimento e mais de 4 metros de altura! Ela foi encomendada pela igreja e retrata a última refeição de Cristo com os apóstolos. Podemos ver com bastante clareza os detalhes dos alimentos sobre a mesa e também as expressões das pessoas, representadas pelo artista com muita naturalidade. Esta não é, naturalmente, a única pintura com este mesmo tema religioso, mas é seguramente a mais famosa. E é um milagre que tenha sobrevivido por tantos séculos! Sorte para todos aqueles que admiram a arte!



Na próxima aula teremos mais informações sobre esta grande obra e também  conheceremos alguns artistas que na atualidade  exploram esta tão conhecida cena religiosa!

SEMANA 24 - Turmas: A12 - A 22 - A 32 - Artes -

Olá pais e alunos!

Nesta atividade primeiro é melhor deixar as crianças observarem as  imagens e tentar imaginar algo. Por isto, não fale o título das pinturas antes. 

PINTURAS DO ARTISTA PAUL KLEE. Olhando para estas duas pinturas de imediato podemos notar muitas formas geométricas, quadrados, retângulos e triângulos  pintados com um colorido muito especial. São cores muito luminosas e que nos dão uma sensação de alegria  e de energia. Na  primeira pintura, as formas se acumulam e elas parecem criar blocos que estão próximos. Já na segunda, temos menos formas e o espaço pare ser mais aberto e maior. Mas em comum elas tem algo:  um círculo vermelho! Ele aparece na parte de cima das pinturas e é um elemento capaz de logo ganhar nossa atenção. Mas o que será que ele representa? Se quiser saber, descubra nos títulos das pinturas!

                         

                                                Castelo e sol, 1928.      

                                                                                                          

                           

.                                      O Balão Vermelho, de  1922. 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: desenho

Vamos desenhar  inspirados nestas duas pinturas de Paul Klee? Olhem quantas formas e cores lindas ele usou! Então, neste desenho, use toda a sua imaginação, mas lembre: ele tem de ter ao menos um círculo. Pois o círculo é uma forma muito importante e pode ajudar a destacar o desenho, chamar a atenção para algo que não queremos que passe desapercebido. Para o seu desenho, você pode imaginar o que quiser: uma cidade, uma casa, uma floresta, etc.

                                                       Boa atividade!



SEMANA 24 - TURMAS: B 11 - B 12 - B 21 - B 22 - B JOVEM - Artes.

 Saudações alunos!

O artista Paul Klee criou estas quatro pinturas. Os peixes, estes habitantes das águas, aparecem envoltos num ambiente fascinante e cheio de mistério.   Especialmente em “Peixe mágico” (1), podemos observar que diferentes objetos e figuras se misturam aos peixes. Podemos notar em todas estas pinturas uma característica comum: o artista faz o fundo sempre escuro e assim ele destaca os próprios peixes, criando um forte contraste entre partes luminosas e sombrias. Na pintura 3, um xadrez de quadrados azuis cria um belo efeito visual na parte debaixo, mas na parte de cima o escuro volta a predominar. 


 1

 2

 3


Paul Klee foi um artista muito imaginativo e sem medo de se expressar através da sua arte. Algumas vezes seus desenhos podem até parecer infantis, mas sempre apresentam um forte estilo pessoal, uma marca muito própria. 


Sugestão de atividade:

Fazer um desenho com a temática sobre os peixes. Observe primeiro as obras do artista Paul Klee e depois faça seu trabalho pessoal. Para este desenho, assim como fez o artista,  vamos trabalhar o fundo mais escuro para contrastar com a representação dos peixes que deve ser mais viva e iluminada. Procure explorar as cores , formas e  manchas dos peixes, pois eles  apresentam curiosos e belos detalhes.

TURMA A32 PROFE LUCIANE BEIER SEMANA 23

 

SEMANA  24 -  28 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO

ATIVIDADE 1

 

Ler o texto com atenção.

 


 

ATIVIDADE 2


 

 

FAÇA  COMO O TEXTO  E  CRIE  UMA  FRASE  FALANDO  DE   ALGO ENGRAÇADO  QUE  NÃO  SERVE  PARA  NADA.

 

_____________________________________________________________________________

 

 

 

ATIVIDADE 3

Vamos  relembrar?? 

SUBSTANTIVO

Não esqueça que os substantivos próprios serão sempre com letra maiúscula.

ATIVIDADE 4

 

 

ATIVIDADE 5

 

 

ATIVIDADE 6

Complete as palavras com a sílaba que falta, escrevendo-as no seu caderno. Pesquise no quadro de palavras.


ATIVIDADE 7

Completar a história escrevendo-a no seu caderno.

ATIVIDADE 8


ATIVIDADE 9

Coloque o  resultado da  soma e da  multiplicação.


 

ATIVIDADE 10

Observe as quantidades  nos desenhos e complete as somas e multiplicações.

 


 ATIVIDADE 11    

Copiar, ler e   resolver  no seu caderno.


ATIVIDADE 12                           

 Resolver  as  adições.   

 



ATIVIDADE 13

Acesse  o  link abaixo e você terá que organizar uma história que está bagunçada.

https://www.divertudo.com.br/semplugin/bicho.html

 

Agora, você poderá se  divertir  com   o jogo da forca. Acesse o link abaixo. 

https://www.divertudo.com.br/f-animais.html