segunda-feira, 27 de abril de 2020

B31 e B32 - CIÊNCIAS - PROF MARINA - Aula 02

Aula 02
Hoje vamos revisar o estudo das camadas da Terra.

Nosso planeta, até onde sabemos, é o único onde existe vida da forma como conhecemos. Um dos principais motivos para isso é que a órbita dele se encontra na Zona habitável, região do sistema solar onde é provável encontrar água em estado líquido. A presença de água líquida é indispensável para a existência da vida. 


As Camadas da Terra
Diversos estudos revelaram que a terra está dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.



  • ·         A Crosta Terrestre

É a camada mais externa (de fora) do planeta. Ela é muito mais fina que as outras camadas. É formada pelos continentes e o fundo dos oceanos. É composta basicamente por rochas e minerais em estado sólido. É sobre essa camada do planeta que nós pisamos e vivemos.

  • ·         O Manto

Fica logo abaixo da crosta. Essa camada é mais espessa e composta basicamente de material rochoso em estado sólido. A temperatura pode alcançar os 3000º C. Em certas regiões, essa temperatura elevada pode levar a formação de um material rochoso mais líquido, chamado de magma.

  •    Núcleo

É a camada mais interna do planeta e também a mais quente, podendo chegar aos 6000ºC. É composto de metais, essencialmente ferro e níquel. Na porção que reveste o núcleo, chamada de núcleo externo, esses metais encontram-se em estado líquido. A porção mais central, chamada núcleo interno, é sólida.

Fonte: Bueno, R. e Macedo, T. 2018. Inspire Ciências 6º ano. São Paulo. FTD. Página 83.

Assista ao vídeo complementar:

Responda no Caderno:
11)      Quais são as camadas da Terra?
22)      Em qual camada da Terra nós vivemos?
33)      Qual camada da Terra é a mais quente?
44)      Em qual camada da Terra está o magma?
55)      Do que é formado o magma?
66)      Do que é composta a crosta terrestre?

B-12 REFERÊNCIA-ADRIANA VARGAS



Façam essa produção textual no caderno de português.

B-12 REFERÊNCIA-ADRIANA VARGAS

Olá queridos alunos, estou com muitas saudades de vocês! Espero que estejam se cuidando para que breve possamos nos reencontrar.
Abaixo tem algumas atividades: A 1ª atividade de ciências para que façam no caderno. Quem puder imprimir, depois de realizar a atividade cole a folha no caderno. Saudades!
 

CJOVEM -LINGUA PORTUGUESA-PROFª.REJANE


TURMA: CJOVEM- LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE

Ensino à distância semana de 27 a 30 de abril
Querido aluno,
                     leia com atenção as explicações e depois realize os exercícios.
Tarefa 1
Escreva em seu caderno.
O que é adjetivo?
Palavra que caracteriza, modifica o substantivo, atribuindo-lhe qualidade,
aspecto, especificação, etc.
Ex.: Torta deliciosa. (adjetivo).
               Deliciosa-qualifica o substantivo torta.
            Ex.: Suco gelado. (adjetivo).
                     Gelado-modifica o substantivo suco.
    Ex. Tênis pequeno. (adjetivo).
                             Pequeno- especifica o substantivo tênis.
    Ex. Momento confuso. (adjetivo).
                   Confuso - modifica/caracteriza).

                     Adjetivo pode receber flexão de:

                   Gênero: masculino e feminino.

Ex.: Bolo delicioso. (masculino).
                                  Delicioso-pode ser flexionado em gênero.     
  Ex.: Torta deliciosa.

                 Número: singular e plural.

                                   Grau: comparativo (de igualdade, de      superioridade e de inferioridade).

                             Ex.: João está tão feliz como (/quanto) a Maria. 
Comparativo de igualdade.

                             Ex. João está mais feliz do que Maria. Comparativo de superioridade.
                          Ex.: João está menos feliz do que Maria. Comparativo de inferioridade.

EXERCÍCIOS: 

Caixa de texto: Observe:
Terminação em –eza: substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo       beleza.
                                                                                                                    adjetivo     substantivo
Adjetivo

 



1. Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses.
a.Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste)
b. O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole)
c.A médica disse que a _______ da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco)
d. _______ gera _______.(gentil)
e.A maior _______ da menina era sua boneca de porcelana.(rico)
f.Não terminei a _______ que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo)
g. Perla tinha uma _______ infinita.(delicado)
h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa _______”.(rico)
i.Pedro, não confunda _______ com malandragem. (esperto)
k.Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde novamente.(certo)
l.Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo)
m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______ no Brasil.(pobre)
n.O homem possui uma _______ interior. (grande)
 




2.Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:
a.Aquele que vive e trabalha no campo é o _______ e a mulher é a __________.
b.O _______ é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo.
c.Todo príncipe tem sua _______.
d.A mulher do marquês é a _________.
e.O homem que mora na China é_______ e a mulher é________.
3.Circule na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.
Pensamento surpreendente
Q

uando eu nasci, era Preto;
quando cresci era Preto;
Quando pego sol, fico Preto
Quando sinto frio, continuo Preto;
Quando estou assustado, também fico Preto;
Quando estou doente, Preto:
E,quando eu morrer, continuarei Preto!

E, você, cara Branco;
Quando nasce, você é Rosa;
Quando cresce, você é Branco;
Quando você pega sol, fica Vermelho;
Quando sente frio, você fica Roxo;
Quando você se assusta fica Amarelo;
Quando está doente, fica Verde;
Quando você morrer, você ficará Cinzento.

E você vem me chamar de Homem de Cor??!
Para ler e reler-Instituto Alfa e Beto,2007,pág.16- Escrito por uma criança africana.
Observe:
Caixa de texto: Locução adjetiva:
Ocorre uma locução adjetiva quando o substantivo está acompanhando por uma expressão que desempenha o mesmo papel do adjetivo. Essas locuções sempre são acompanhadas por preposições: de,da,sem,do, sem, etc.
Ex: toalha de banho.
 



4.Analise as orações abaixo e grife as locuções adjetivas nas frases a seguir


5. Circule as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo:
a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.
b.Vivemos em uma cidade do interior.
c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro.
d.Era igual coceira de bicho-de-pé.
e.Andei tanto que gastei  a sola do sapato.
f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.

   
Nota da professora:estude com atenção e faça os exercícios com dedicação.


Um grande beijo até o próxima aula.

          Professora Rejane






C 22-LÍNGUA PORTUGESA-PROFª. REJANE


TURMA C22- LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE

AULA 2

Semana de 27 a 30 de abril

Querido aluno,vamos estudar?

Tarefa 1

Atividade de Pronomes Pessoais.

 Realize as atividades em seu caderno de português.(COPIE).

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los, retomá-los ou se referir a eles.

Leia e responda às questões:
Música

É uma das mais variadas formas de arte. Em cada época e lugar do mundo, encontramos um jeito diferente de fazer música.

Bater palmas, estalar os dedos, assobiar. Os primeiros sons feitos pelo homem, como esses, saíram de seu próprio corpo. Depois ele descobriu que podia produzir sons com objetos do dia a dia. Assim, madeira, ossos, rochas e conchas foram os primeiros materiais usados para fazer objetos musicais, que depois foram chamados de instrumentos musicais.
Provavelmente, as primeiras músicas surgiram quando o homem percebeu que, juntando os sons produzidos pelo seu corpo com os sons tirados dos objetos do seu dia a dia, poderia produzir sequências de sons e silêncio, com um ritmo agradável. Ele gostou tanto do resultado que imaginou que os deuses nos quais acreditava também gostariam e assim começou a fazer músicas para homenageá-los.
Almanaque Recreio”, São Paulo: Abril, 2003. (Fragmento).

Questão 1 – Identifique a finalidade do texto lido:
______________________________________________________________________________

Questão 2 – Na passagem “Em cada época e lugar do mundo, encontramos um jeito diferente de fazer música.”, omitiu-se o pronome pessoal:
a) Eu
b) Nós
c) Vós
d) Eles

Questão 3 – No primeiro parágrafo do texto, a que se refere o pronome pessoal “ele”?
______________________________________________________________________________

Questão 4 – No trecho “[...] começou a fazer músicas para homenageá-los.”, o pronome pessoal, na forma oblíqua, em destaque retoma:
a) os objetos do dia a dia.
b) os instrumentos musicais.
c) os sons produzidos pelo corpo do homem.
d) os deuses.

Questão 5 – “Provavelmente, as primeiras músicas surgiram [...]. Reescreva essa oração, substituindo o sujeito pelo pronome pessoal correspondente:
______________________________________________________________________________
Nota da professora:(COPIE).

Os pronomes pertencem à classe de palavras.
Pronomes pessoais estão ligados as pessoas do discurso.
O discurso é uma situação de fala. Quando existem pessoas falando, nós temos uma pessoa que fala, com quem essa pessoa está falando e do que, ou de quem essa pessoa está falando.
Vamos entender melhor isso aí?

Exemplo: - Você é de São Paulo? (1ª pessoa fala). EU

Sim, lá é muito legal! (2ª pessoa com se fala). TU

Um assunto- sobre São Paulo. (3ª pessoa de quem/de que se fala). ELE

Não existe quarta pessoa, quinta pessoa, etc.

Pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).
Singular (eu, tu, ele/ela) e plural (nós, vós, eles/eles)
Três pessoas, mas 8 formas.

Pronomes do caso oblíquos.

Me, mim, comigo,
Te, ti, contigo,
Se, si, consigo, o, a, lhe,
Nos, conosco,
Vos, convosco,
Se, si, consigo, os, as, lhes.
Um grande beijo até a próxima aula.
Professora Rejane




TURMA B32-LÍNGUA PORTUGUESA-PROFª.REJANE


TURMA B 32-LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE

Semana de 27 a 30 de abril

Aula 2

Querido aluno,

vamos estudar ?

Tarefa 1

Realize as atividades em seu caderno de português.

O que é numeral?



NUMERAL - 6º ANO

Numeral é a palavra que expressa a ideia de quantidade ou de posição numa determinada sequência.


Exemplos:


- Andei por duas quadras.
- Aquela candidata foi a terceira colocada no concurso.
- Comi um terço da pizza.
- Tenho o dobro da idade de meu sobrinho.



Classificação do numeral: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.


CARDINAL


Indica quantidade, serve para fazer a contagem.


Perdi dois quilos.


ORDINAL


É o que indica a posição de um ser em determinada sequência.


Você não pensou no primeiro colocado.


MULTIPLICATIVO


É o que indica o número de vezes, multiplicação.


Para emagrecer, diminua o triplo do que você comia antes.


FRACIONÁRIO


É o que expressa uma divisão, fração e partes.


Para engordar, coma o triplo do que costuma comer hoje.


COLETIVO


Indica um conjunto. Exemplo: centena, dúzia, dezena, década e milheiro.

*Observação: “zero” e “ambos” são considerados como numerais.


Flexão dos numerais:


Alguns variam em gênero e número.
Dois – duas
segundo – segunda



Com funções adjetivas são variáveis.
- Foi hospitalizada por tomar doses duplas do remédio.



Números fracionários.
É meio-dia e meia (hora).



Os numerais cardinais como milhão, bilhão, trilhão e demais, admitem o plural (milhões, bilhões, trilhões). Os outros cardinais são invariáveis


UM: ARTIGO ou NUMERAL?


Quando UM é artigo, podemos colocar na frase a palavra QUALQUER após o substantivo que ele acompanha. Ex: Folheei um catálogo de remédios. (um catálogo qualquer)


Quando UM é numeral, podemos colocar na frase, antes dele, as palavras SOMENTE ou APENAS, sem modificar o sentido.
 Ex: Comprei um livro de aventuras. (somente um livro de aventuras) ou ainda substituir UM por DOIS, para ver se palavra expressa ideia ou não de quantidade.
Ex: Comprei UM livro/DOIS livros de aventura.
Observações da professora:
Numeral pertence à classe de palavras que indicam ordem ou quantidade.
Um beijo professora Rejane.
Até a próxima aula!