MAIS UMA SEMANA QUE NOSSOS ESTUDOS SEGUEM POR AQUI NO BLOG,
MAS EXISTE A PLATAFORMA CÓRTEX. CASO A FAMÍLIA NÃO TENHA FEITO O CADASTRO LÁ,
ESTÁ NA HORA DE FAZER! É PELA PLATAFORMA QUE POSSO AVALIAR AS ATIVIDADES QUE
VOCÊS REALIZAM.
NA SEMANA PASSADA, ESTUDAMOS UTILIZANDO HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS.
EM UMA DELAS, A MÔNICA DEMONSTROU SENTIR MEDO DE RATO, MAS SERVIU
QUEIJO PARA ELE.
QUAL SENTIMENTO ELA TEVE PARA AGIR ASSIM?
TODOS NÓS TEMOS DIFERENTES SENTIMENTOS QUE SURGEM NAS
DIVERSAS SITUAÇÕES QUE VIVEMOS. ESSES SENTIMENTOS PODEM CAUSAR SENSAÇÕES BOAS
OU RUINS.
VAMOS PARA A PRIMEIRA HISTÓRIA DE HOJE!
QUAIS SENSAÇÕES ELA PODERÁ CAUSAR?
ATIVIDADE 1:
- ASSISTA AO
VÍDEO DA HISTÓRIA.
LIVRO: NUMA
NOITE MUITO, MUITO ESCURA
Autor: Simon Prescott
- QUAIS
SENTIMENTOS ELA DESPERTOU EM TI?
- QUAL É O
PERSONAGEM PRINCIPAL DESSA HISTÓRIA?
- TU CONSEGUES
ESCREVER O NOME DELE?
- QUANTAS LETRAS
USAMOS PARA ESCREVER RATO?
✰ RATO INICIA COM
A LETRA R, A LETRA CONSOANTE QUE ESTUDAREMOS, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, NESSA
SEMANA.
⇨ A LETRA R TEM DOIS SONS: UM FORTE E UM FRACO.
⇨ NA PALAVRA RATO, SEU SOM ESTÁ FORTE.
⇨ NA PALAVRA ESCURA, SEU SOM ESTÁ FRACO.
ALGUMAS VEZES,
PARA SEU SOM FICAR FORTE, É PRECISO ESCREVER DUAS VEZES A LETRA R.
✰ CONTA-SE QUE LÁ
NO MUNDO DAS LETRAS, UM DOS FILHOS DO REI PRECISOU DA AJUDA
DO SEU IRMÃO DEPOIS DE APRONTAR MUITO NO REINO E É POR ISSO
QUE ELES APARECEM JUNTOS (RR).
AH, MAS
HISTÓRIAS DO MUNDO DAS LETRAS SERÃO CONTADAS QUANDO VOLTARMOS PARA A SALA DE
AULA!!
POR ENQUANTO,
VAMOS PENSAR SOBRE PALAVRAS QUE INICIAM PELA LETRA R. SEMPRE QUE A LETRA R É A
PRIMEIRA NA PALAVRA, SEU SOM É FORTE.
✱QUANDO JUNTAMOS A LETRA R COM
A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" RA.
POR EXEMPLO:RA DE RAIO
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS,
CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA R COM
A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA RE.
POR EXEMPLO:RE DE RELÓGIO
✱ JUNTANDO A LETRA R COM A
VOGAL I, TEMOS A SÍLABA RI.
POR EXEMPLO:RI DE RIO
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA R COM
A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA RO.
POR EXEMPLO:RO DE ROBÔ
✱E SE JUNTARMOS A LETRA R COM A
VOGAL U, TEMOS A SÍLABA RU.
POR EXEMPLO:RU DE RUA
ATIVIDADE 2:
- PROCURA NA TUA CASA,
COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRAR.
- SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR 8 OBJETOS?
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU NA FOLHA
SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA R.
ATIVIDADE 3:
-
OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA R.
-
SE ALGUM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA APARECE NESSA IMAGEM, COPIA O NOME DELE
AO LADO DO DESENHO FEITO NA ATIVIDADE 2.
ATIVIDADE 4:
-
REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER
IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE 5:
-
REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER
IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
⇨ VAMOS APROVEITAR O ESTUDO DA LETRA R E AS
PALAVRAS RATO E REI, USADAS COMO EXEMPLO, PARA “BRINCAR” COM UM TRAVA-LÍNGUA?!
TRAVA-LÍNGUA = BRINCADEIRA/JOGO VERBAL EM QUE SE FALA, COM CLAREZA E RAPIDEZ, VERSOS OU FRASES COM SÍLABAS DIFÍCEIS OU FORMADAS COM OS MESMOS SONS.
ATIVIDADE 6:
- A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ TE
AJUDANDO NOS ESTUDOS DESSA SEMANA, VAI LER O TRAVA-LÍNGUA ABAIXO. PRESTE
ATENÇÃO!
- REPITA O TRAVA-LÍNGUA O MAIS RÁPIDO QUE
CONSEGUIR FALAR.
CUIDADO!
NÃO VAI TRAVAR A LÍNGUA!!
É PRECISO FALAR AS PALAVRAS DE FORMA
CORRETA!
ATIVIDADE 7:
- ESCUTE ESSA VARIAÇÃO DO TRAVA-LÍNGUA DO
RATO.
- FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO OS PERSONAGENS DESSE TRAVA-LÍNGUA NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA.
ATIVIDADE 8:
- O RATO QUER ENTRAR NO ARMÁRIO DO REI
PARA ROER SUAS ROUPAS.
- AJUDE O RATINHO, PINTANDO O CAMINHO QUE
ELE VAI FAZER,
- ATENÇÃO!! ELE SÓ ANDA POR PEDRAS CUJO
RESULTADO DA SOMA É 10.
✱ CASO NÃO SEJA POSSÍVEL IMPRIMIR ESSA ATIVIDADE, PODE-SE COPIAR NO BLOCÃO AS "CONTINHAS" DAS PEDRAS QUE O RATO ANDOU ATÉ CHEGAR NO ARMÁRIO.
ATIVIDADE 9:
- ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.
LIVRO: AS AVENTURAS DE UM PEQUENO RATINHO
NA CIDADE GRANDE
Autor: Simon
Prescott
⇨ ESSA HISTÓRIA
MOSTRA UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE ENTRE DOIS LUGARES:
CAMPO E CIDADE
⇨ NÓS MORAMOS NA
CIDADE DE PORTO ALEGRE.
⇨ O RATINHO,
PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA, VIVIA NO CAMPO.
- OBSERVE ALGUMAS
IMAGENS DA HISTÓRIA:
CAMPO
CIDADE
- CONVERSE COM A
PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ TE AJUDANDO NOS ESTUDOS DESSA SEMANA, COMENTANDO
O QUE HÁ NO CAMPO E O QUE HÁ NA CIDADE.
- OS DOIS
LUGARES SÃO BEM DIFERENTES, NÃO É MESMO?
⇨ COM O PASSAR DOS
ANOS NA ESCOLA, TU VAIS APRENDER MUITO MAIS SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE OS
LUGARES EM QUE AS PESSOAS VIVEM.
⇨ VAIS ESTUDAR
MAIS SOBRE O RURAL (CAMPO) E O URBANO (CIDADE).
RURAL URBANO
- AGORA, VAMOS
PENSAR MAIS SOBRE O LUGAR ONDE TU MORAS.
ATIVIDADE 10:
RESPONDA:
- TU MORAS NO
CAMPO (RURAL) OU NA CIDADE (URBANO)?
- A RUA ONDE TU
MORAS TEM O CHÃO DE TERRA, PEDRA OU ASFALTO?