OI, TURMA! đ
DESEJO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCĂS!
MAIS UMA SEMANA QUE NOSSOS ESTUDOS SEGUEM POR AQUI NO BLOG,
MAS EXISTE A PLATAFORMA CĂRTEX. CASO A FAMĂLIA NĂO TENHA FEITO O CADASTRO LĂ,
ESTĂ NA HORA DE FAZER! Ă PELA PLATAFORMA QUE POSSO AVALIAR AS ATIVIDADES QUE
VOCĂS REALIZAM.
NA SEMANA PASSADA, ESTUDAMOS UTILIZANDO HISTĂRIAS EM
QUADRINHOS.
EM UMA DELAS, A MĂNICA DEMONSTROU SENTIR MEDO DE RATO, MAS SERVIU
QUEIJO PARA ELE.
QUAL SENTIMENTO ELA TEVE PARA AGIR ASSIM?
TODOS NĂS TEMOS DIFERENTES SENTIMENTOS QUE SURGEM NAS
DIVERSAS SITUAĂĂES QUE VIVEMOS. ESSES SENTIMENTOS PODEM CAUSAR SENSAĂĂES BOAS
OU RUINS.
VAMOS PARA A PRIMEIRA HISTĂRIA DE HOJE!
QUAIS SENSAĂĂES ELA PODERĂ CAUSAR?
ATIVIDADE 1:
- ASSISTA AO
VĂDEO DA HISTĂRIA.
LIVRO: NUMA
NOITE MUITO, MUITO ESCURA
Autor: Simon Prescott
- QUAIS
SENTIMENTOS ELA DESPERTOU EM TI?
- QUAL Ă O
PERSONAGEM PRINCIPAL DESSA HISTĂRIA?
- TU CONSEGUES
ESCREVER O NOME DELE?
- QUANTAS LETRAS
USAMOS PARA ESCREVER RATO?
✰ RATO INICIA COM
A LETRA R, A LETRA CONSOANTE QUE ESTUDAREMOS, DE FORMA MAIS ESPECĂFICA, NESSA
SEMANA.
⇨ A LETRA R TEM DOIS SONS: UM FORTE E UM FRACO.
⇨ NA PALAVRA RATO, SEU SOM ESTĂ FORTE.
⇨ NA PALAVRA ESCURA, SEU SOM ESTĂ FRACO.
ALGUMAS VEZES,
PARA SEU SOM FICAR FORTE, Ă PRECISO ESCREVER DUAS VEZES A LETRA R.
✰ CONTA-SE QUE LĂ
NO MUNDO DAS LETRAS, UM DOS FILHOS DO REI PRECISOU DA AJUDA
DO SEU IRMĂO DEPOIS DE APRONTAR MUITO NO REINO E Ă POR ISSO
QUE ELES APARECEM JUNTOS (RR).
AH, MAS
HISTĂRIAS DO MUNDO DAS LETRAS SERĂO CONTADAS QUANDO VOLTARMOS PARA A SALA DE
AULA!!
POR ENQUANTO,
VAMOS PENSAR SOBRE PALAVRAS QUE INICIAM PELA LETRA R. SEMPRE QUE A LETRA R Ă A
PRIMEIRA NA PALAVRA, SEU SOM Ă FORTE.
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA R COM
A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" RA.
POR EXEMPLO: RA DE RAIO
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS,
CADA "PEDACINHO" Ă CHAMADO DE SĂLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA R COM
A VOGAL E, TEMOS A SĂLABA RE.
POR EXEMPLO: RE DE RELĂGIO
✱ JUNTANDO A LETRA R COM A
VOGAL I, TEMOS A SĂLABA RI.
POR EXEMPLO: RI DE RIO
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA R COM
A VOGAL O, TEMOS A SĂLABA RO.
POR EXEMPLO: RO DE ROBĂ
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA R COM A
VOGAL U, TEMOS A SĂLABA RU.
POR EXEMPLO: RU DE RUA
ATIVIDADE 2:
- PROCURA NA TUA CASA,
COM A AJUDA DE ALGUĂM DA TUA FAMĂLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA R.
- SERĂ QUE VOCĂS CONSEGUEM ENCONTRAR 8 OBJETOS?
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCĂO OU NA FOLHA
SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA R.
ATIVIDADE 3:
-
OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA R.
-
SE ALGUM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA APARECE NESSA IMAGEM, COPIA O NOME DELE
AO LADO DO DESENHO FEITO NA ATIVIDADE 2.
ATIVIDADE 4:
-
REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ESSA ATIVIDADE PODERĂ SER
IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCĂO.
ATIVIDADE 5:
-
REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ESSA ATIVIDADE PODERĂ SER
IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCĂO.
⇨ VAMOS APROVEITAR O ESTUDO DA LETRA R E AS
PALAVRAS RATO E REI, USADAS COMO EXEMPLO, PARA “BRINCAR” COM UM TRAVA-LĂNGUA?!
TRAVA-LĂNGUA = BRINCADEIRA/JOGO VERBAL EM QUE SE FALA, COM CLAREZA E RAPIDEZ, VERSOS OU FRASES COM SĂLABAS DIFĂCEIS OU FORMADAS COM OS MESMOS SONS.
ATIVIDADE 6:
- A PESSOA DA TUA FAMĂLIA QUE ESTĂ TE
AJUDANDO NOS ESTUDOS DESSA SEMANA, VAI LER O TRAVA-LĂNGUA ABAIXO. PRESTE
ATENĂĂO!
- REPITA O TRAVA-LĂNGUA O MAIS RĂPIDO QUE
CONSEGUIR FALAR.
CUIDADO!
NĂO VAI TRAVAR A LĂNGUA!!
Ă PRECISO FALAR AS PALAVRAS DE FORMA
CORRETA!
ATIVIDADE 7:
- ESCUTE ESSA VARIAĂĂO DO TRAVA-LĂNGUA DO
RATO.
- FAĂA UM DESENHO MOSTRANDO OS PERSONAGENS DESSE TRAVA-LĂNGUA NO BLOCĂO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA.
ATIVIDADE 8:
- O RATO QUER ENTRAR NO ARMĂRIO DO REI
PARA ROER SUAS ROUPAS.
- AJUDE O RATINHO, PINTANDO O CAMINHO QUE
ELE VAI FAZER,
- ATENĂĂO!! ELE SĂ ANDA POR PEDRAS CUJO
RESULTADO DA SOMA Ă 10.
✱ CASO NĂO SEJA POSSĂVEL IMPRIMIR ESSA ATIVIDADE, PODE-SE COPIAR NO BLOCĂO AS "CONTINHAS" DAS PEDRAS QUE O RATO ANDOU ATĂ CHEGAR NO ARMĂRIO.
ATIVIDADE 9:
- ASSISTA AO VĂDEO ABAIXO.
LIVRO: AS AVENTURAS DE UM PEQUENO RATINHO
NA CIDADE GRANDE
⇨ ESSA HISTĂRIA
MOSTRA UMA DIFERENĂA MUITO GRANDE ENTRE DOIS LUGARES:
CAMPO E CIDADE
⇨ NĂS MORAMOS NA
CIDADE DE PORTO ALEGRE.
⇨ O RATINHO,
PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTĂRIA, VIVIA NO CAMPO.
- OBSERVE ALGUMAS
IMAGENS DA HISTĂRIA:
CAMPO
CIDADE
- CONVERSE COM A
PESSOA DA TUA FAMĂLIA QUE ESTĂ TE AJUDANDO NOS ESTUDOS DESSA SEMANA, COMENTANDO
O QUE HĂ NO CAMPO E O QUE HĂ NA CIDADE.
- OS DOIS
LUGARES SĂO BEM DIFERENTES, NĂO Ă MESMO?
⇨ COM O PASSAR DOS
ANOS NA ESCOLA, TU VAIS APRENDER MUITO MAIS SOBRE AS DIFERENĂAS ENTRE OS
LUGARES EM QUE AS PESSOAS VIVEM.
⇨ VAIS ESTUDAR
MAIS SOBRE O RURAL (CAMPO) E O URBANO (CIDADE).
RURAL URBANO
- AGORA, VAMOS
PENSAR MAIS SOBRE O LUGAR ONDE TU MORAS.
ATIVIDADE 10:
RESPONDA:
- TU MORAS NO
CAMPO (RURAL) OU NA CIDADE (URBANO)?
- A RUA ONDE TU
MORAS TEM O CHĂO DE TERRA, PEDRA OU ASFALTO?
- TUA CASA Ă DE
TIJOLO OU DE MADEIRA?
ATIVIDADE 11:
-
REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentårio.