Nesta aula, vamos conhecer o artista brasileiro Vik Muniz. Ele fez no ano de 2010 um projeto especial com recicladores de lixo no Rio de janeiro e que resultou em filme famoso: Lixo Extraordinário. Nas obras que aparecem abaixo (imagens 1, 2 e 3) são os próprios catadores que são retratados. Isto é, pessoas que coletavam o lixo e que passaram a fazer parte do próprio trabalho do artista. Para entender todo este processo que envolveu a execução destes trabalhos, assistiremos ao filme presencialmente quando voltarmos para a escola. Mas por enquanto, vamos apenas observar estas imagens. Como você acha que elas foram feitas? Quais materiais aparecem no cesto que a mulher carrega? Será que elas são grandes ou pequenas? Tudo isso pode ser observado e pensado. Então, se você tiver acesso ao computador, escreva a sua opinião e poste-a na plataforma Córtex.
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
EJA (T1, T2 E T3) - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 18
OLÁ ALUNOS DA EJA!!!
Nesta aula, vamos conhecer o artista brasileiro Vik Muniz. Ele fez no ano de 2010 um projeto especial com recicladores de lixo no Rio de janeiro e que resultou em filme famoso: Lixo Extraordinário. Nas obras que aparecem abaixo (imagens 1, 2 e 3) são os próprios catadores que são retratados. Isto é, pessoas que coletavam o lixo e que passaram a fazer parte do próprio trabalho do artista. Para entender todo este processo que envolveu a execução destes trabalhos, assistiremos ao filme presencialmente quando voltarmos para a escola. Mas por enquanto, vamos apenas observar estas imagens. Como você acha que elas foram feitas? Quais materiais aparecem no cesto que a mulher carrega? Será que elas são grandes ou pequenas? Tudo isso pode ser observado e pensado. Então, se você tiver acesso ao computador, escreva a sua opinião e poste-a na plataforma Córtex.
Nesta aula, vamos conhecer o artista brasileiro Vik Muniz. Ele fez no ano de 2010 um projeto especial com recicladores de lixo no Rio de janeiro e que resultou em filme famoso: Lixo Extraordinário. Nas obras que aparecem abaixo (imagens 1, 2 e 3) são os próprios catadores que são retratados. Isto é, pessoas que coletavam o lixo e que passaram a fazer parte do próprio trabalho do artista. Para entender todo este processo que envolveu a execução destes trabalhos, assistiremos ao filme presencialmente quando voltarmos para a escola. Mas por enquanto, vamos apenas observar estas imagens. Como você acha que elas foram feitas? Quais materiais aparecem no cesto que a mulher carrega? Será que elas são grandes ou pequenas? Tudo isso pode ser observado e pensado. Então, se você tiver acesso ao computador, escreva a sua opinião e poste-a na plataforma Córtex.
TURMAS B 21 - B 22 - B JOVEM - ARTES - PROFESSOR GILMAR -SEMANA 18
Saudações alunos!
Aqui estamos para mais uma semana de atividade.
Vamos conhecer brevemente um artista que é famoso por reunir arte e matemática:
é o holandês M. C. Escher. Em seus trabalhos, a realidade e a ilusão se
misturam. Os efeitos visuais em suas obras são um verdadeiro encantamento para
quem as observa. Para começar, o seu autorretrato (imagem abaixo) não é
nada comum: ele aparece numa imagem projetada sobre uma esfera. E na esfera, a
imagem já fica naturalmente distorcida.
Observem
este trabalho a seguir: podemos claramente identificar uma paisagem campestre e
pequenos vilarejos tomados de uma vista aérea: mas os campos recortados por
pequenos quadrados logos vão transformando-se
em... ? Acho que todos percebem!
Então, a realidade e a fantasia parecem conversar.
Neste
outro trabalho (abaixo), intitulado Céu
e água, de 1938, também podemos notar as fantásticas transformações que as
formas ganham: um simples peixe vai assumindo a forma de uma ave. Imagina o trabalho
para poder calcular no desenho todas estas mudanças!
E,
para terminar esta parte (continuaremos com este artista na próxima semana), mais uma obra de Escher muito conhecida. Esta é de 1948 e se chama Mãos desenhando. Aqui, ele faz quase uma brincadeira: as mãos,
pelos belos efeitos tridimensionais, parecem sair do papel! Ficam tão cheias de
vida que podemos até imaginar os tecidos da pele!
Então,
esta foi uma breve introdução ao universo da arte de Escher, que infelizmente morreu em 1972 aos 74 anos de idade! Mas, sua obra, marcada pela imaginação, habilidade e criatividade é sempre muito admirada.
ATIVIDADE:
Se você tiver recurso,
imprima a folha que reproduz um dos desenhos de Escher: Mosaico de pássaros e peixes
1 No
desenho que já está completo, existem dois tipos de animais. Então, vamos
trabalhar e investir no uso da cor. Você pode
criar uma ordem para o colorido. Por
exemplo: pode pintar as aves sempre usando cores quentes e os peixes cores
frias. Ou os peixes com um colorido mais forte e as aves com colorido mais
suave. Mas o importante é você tentar criar um jogo
próprio no uso das cores!
2
Se
você conseguir pode fotografar o trabalho para postar na plataforma Córtex. Ou
guardar o trabalho na sua pasta para mostrar em sala de aula.
Boa atividade!
TURMAS B 11 - B 12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 18
SAUDAÇÕES ALUNOS DA B 11 E B 12!!
Em
uma época tão difícil como esta que estamos vivendo, a pandemia é um assunto
que preocupa e também desperta a atenção de artistas em todo o mundo. E aqui
temos dois exemplos: a obra número 1 foi feita por um famoso grafiteiro
brasileiro que se chama Kobra. Nela
aparecem cinco crianças de etnias diferentes e em suas máscaras símbolos de
diferentes religiões. A outra, de número 2, foi feita também por um grafiteiro, mas ele é britânico
e se chama Banksy. Nela, o menino
retira do cesto de brinquedos uma boneca vestida de enfermeira. Podemos ver que
o estilo entre os dois artistas é bem diferente, mas a preocupação com a saúde
e a vida se faz presente em ambos.
ATIVIDADE:
1 Escolha entre os
dois trabalhos aqui mostrados aquele que mais lhe chamou a atenção. Observe-o
então mais uma vez com atenção e escreva algumas linhas contando sobre o motivo
da sua escolha. Descreva detalhes e informações que você vê e acredita que são importantes de anotar.
Observação: Pode escrever no caderno, tirar
uma foto e postar na plataforma Córtex se você tiver acesso.
Boa atividade!
TURMAS A 12 - A 22 - A32 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 18
Olá alunos e pais!
Na atividade desta semana, temos um "passeio" pela arte e que pode ser apreciado pelos adultos e crianças!
Vamos conhecer alguns
artistas que gostavam de ter o cão como um importante personagem em suas
pinturas e desenhos. Este animal, dito como o “melhor amigo do homem”, há muito
tempo vem merecendo um lugar de destaque nas artes. Seja nas brincadeiras com
as crianças, caçando ou mesmo descansando, ele se mostra uma companhia
importante na vida diária dos homens. E por isso, também um belo tema para o
trabalho artístico!
A pintura abaixo, do pintor anglo-americano John George Brown (1831-1913), foi feita numa era onde cinema, desenho animado e jogos eletrônicos eram
distrações que não faziam parte da vida das pessoas. Então, brincar com os animais poderia ser uma
atividade divertida e cheia de descobertas. Qual criança não gosta de se
aproximar de filhotes e descobrir como eles se comportam? E isto o que estas
crianças fazem: observar com muita curiosidade e encantamento o pequeno animal.
Já esta artista inglesa, a Lucy Dawson,
gostava muito de rabiscar e desenhar os cães. Observar eles dormindo ou fazendo
uma pausa já era motivo para fazer belos desenhos!
A seguir, outros dois desenhos dela, mais animados: um cão
brincando e o outro em ação, correndo!
Os dois cães abaixo, foram feitos por um artista brasileiro chamado Medinaceli. Ele é especializado na
pintura de animais. Podemos reparar como ele procura pegar a expressão do rosto,
principalmente os olhos e os tipos de manchas características.
Já esta pintora holandesa Henriette Ronner Knip mostra o cão isolado em um cômodo da casa, fazendo uma bela soneca!
E
agora, mais duas crianças que parecem muito contentes com os seus fieis
amigos. Quem fez as pinturas foi a artista franco-americana
Mary Cassat.
E nesta outra pintura, do artista Charles Barber, uma criança parece agradecer por seu alimento, tendo como companheiros um gato e um curioso cão que observa a comida.
E assim terminamos nosso breve passeio sobre a
presença do cão no mundo da arte. Espero que vocês tenham apreciado! E
quem tiver um cão e quiser, pode postar na Córtex uma imagem sua com o amado
animal de estimação.
Obrigado!
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