sexta-feira, 21 de agosto de 2020

TURMAS B 21 - B 22 - B JOVEM - ARTES - PROFESSOR GILMAR -SEMANA 18



Saudações alunos! 
Aqui estamos para mais uma semana de atividade. 

Vamos conhecer brevemente um artista que é famoso por reunir arte e matemática: é o holandês M. C. Escher.  Em seus trabalhos, a realidade e a ilusão se misturam. Os efeitos visuais em suas obras são um verdadeiro encantamento para quem as observa. Para começar, o seu autorretrato (imagem abaixo) não é nada comum: ele aparece numa imagem projetada sobre uma esfera. E na esfera, a imagem já fica naturalmente distorcida.  


Observem este trabalho a seguir: podemos claramente identificar uma paisagem campestre e pequenos vilarejos tomados de uma vista aérea: mas os campos recortados por pequenos quadrados logos vão transformando-se  em... ? Acho que todos percebem! Então, a realidade e a fantasia parecem conversar.  


Neste outro trabalho (abaixo), intitulado Céu e água, de 1938, também podemos notar as fantásticas transformações que as formas ganham: um simples peixe vai assumindo a forma de uma ave. Imagina o trabalho para poder calcular no desenho todas estas mudanças!     


E, para terminar esta  parte (continuaremos com este artista na próxima semana), mais uma obra de Escher muito conhecida. Esta é de 1948 e se chama Mãos desenhando.  Aqui, ele faz quase uma brincadeira: as mãos, pelos belos efeitos tridimensionais, parecem sair do papel! Ficam tão cheias de vida que podemos até imaginar os tecidos da pele! 



Então, esta foi uma breve introdução ao universo da arte de Escher, que infelizmente morreu em 1972 aos 74 anos de idade!  Mas, sua obra, marcada pela imaginação, habilidade e criatividade é  sempre muito admirada. 


ATIVIDADE:

Se você tiver recurso, imprima a folha que reproduz um dos desenhos de Escher: Mosaico de pássaros e peixes

1 No desenho que já está completo, existem dois tipos de animais. Então, vamos trabalhar e investir no uso da cor. Você pode criar uma ordem para o colorido. Por exemplo: pode pintar as aves sempre usando cores quentes e os peixes cores frias. Ou os peixes com um colorido mais forte e as aves com colorido mais suave.  Mas o importante é você tentar criar um jogo próprio no uso das cores!
2 Se você conseguir pode fotografar o trabalho para postar na plataforma Córtex. Ou guardar o trabalho na sua pasta para mostrar em sala de aula. 

                                                     Boa  atividade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.