Saudações alunos!
Aqui estamos para mais uma semana de atividade.
Vamos conhecer brevemente um artista que é famoso por reunir arte e matemática:
é o holandês M. C. Escher. Em seus trabalhos, a realidade e a ilusão se
misturam. Os efeitos visuais em suas obras são um verdadeiro encantamento para
quem as observa. Para começar, o seu autorretrato (imagem abaixo) não é
nada comum: ele aparece numa imagem projetada sobre uma esfera. E na esfera, a
imagem já fica naturalmente distorcida.
Observem
este trabalho a seguir: podemos claramente identificar uma paisagem campestre e
pequenos vilarejos tomados de uma vista aérea: mas os campos recortados por
pequenos quadrados logos vão transformando-se
em... ? Acho que todos percebem!
Então, a realidade e a fantasia parecem conversar.
Neste
outro trabalho (abaixo), intitulado Céu
e água, de 1938, também podemos notar as fantásticas transformações que as
formas ganham: um simples peixe vai assumindo a forma de uma ave. Imagina o trabalho
para poder calcular no desenho todas estas mudanças!
E,
para terminar esta parte (continuaremos com este artista na próxima semana), mais uma obra de Escher muito conhecida. Esta é de 1948 e se chama Mãos desenhando. Aqui, ele faz quase uma brincadeira: as mãos,
pelos belos efeitos tridimensionais, parecem sair do papel! Ficam tão cheias de
vida que podemos até imaginar os tecidos da pele!
Então,
esta foi uma breve introdução ao universo da arte de Escher, que infelizmente morreu em 1972 aos 74 anos de idade! Mas, sua obra, marcada pela imaginação, habilidade e criatividade é sempre muito admirada.
ATIVIDADE:
Se você tiver recurso,
imprima a folha que reproduz um dos desenhos de Escher: Mosaico de pássaros e peixes
1 No
desenho que já está completo, existem dois tipos de animais. Então, vamos
trabalhar e investir no uso da cor. Você pode
criar uma ordem para o colorido. Por
exemplo: pode pintar as aves sempre usando cores quentes e os peixes cores
frias. Ou os peixes com um colorido mais forte e as aves com colorido mais
suave. Mas o importante é você tentar criar um jogo
próprio no uso das cores!
2
Se
você conseguir pode fotografar o trabalho para postar na plataforma Córtex. Ou
guardar o trabalho na sua pasta para mostrar em sala de aula.
Boa atividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.