quinta-feira, 18 de junho de 2020

C32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 9


Resumo:

JURO COMPOSTO

(este conteúdo está explicado de outra forma na página 69)

          O juro composto é um valor que AUMENTA (R$) com o passar do tempo, pois a taxa incide sempre sobre o valor que você investiu ou tomou emprestado + o juro do período anterior.



          Exemplo: Gilberto aplicou R$ 5.200,00 durante 3 anos a uma taxa de juro composto de 7% a.a.(ao ano). No fim do período, qual foi o montante obtido?

Solução:
1º) Separar as informações.
          C = 5.200,00 reais    ← capital (aplicação)
          J = ? reais                 ← juro (valor a receber a mais)
          t = 3 anos                  ← tempo
          i = 7% a.a. = 0,07     ← taxa de juro
          M = ? reais               ← montante (R$ 5.200 + juro)

2º) Calcular o juro ano a ano e ir adicionando ao capital: (utilize calculadora para facilitar os cálculos) Observe como o juro (em azul) de fato aumenta ao longo dos anos, pois a taxa é sempre aplicada sobre o montante do ano anterior.

1º ano)    5.200 ⋅ 0,07 = 364 reais de juro    →    5.200 + 364 5.564 reais de montante no 1º ano.


2º ano)    5.564 ⋅ 0,07 = 389,48 reais de juro    →    5.564 + 389,48 = 5.953,48 reais de montante no 2º ano.


3º ano)    5.953,48 ⋅ 0,07 = 416,74 reais de juro    →    5.953,48 + 416,74 = 6.370,22 reais de montante no 3º ano.


Resposta: No fim do período de 3 anos, o montante (M) obtido foi de R$ 6.370,22.

Observação: aqui, o juro (J) rendeu ao longo dos 3 anos um total de 364 + 389,48 + 416,74 = 1.170,22 reais.


------------------------------


          Caso o exemplo anterior se referisse a uma taxa de juro simples (visto na semana passada), a cada ano o juro seria sempre 364 reais. Vamos ver como ficaria o montante nessa situação e observe a diferença.

1º ano)    5.200 ⋅ 0,07 = 364 reais de juro    →    5.200 + 364 5.564 reais de montante no 1º ano.


2º ano)    364 reais de juro    →    5.564 + 364 5.928 reais de montante no 2º ano.


3º ano)    364 reais de juro    →    5.953,48 + 364 = 6.292 reais de montante no 3º ano.


          Assim, no fim do período de 3 anos, o montante obtido com juro simples seria de R$ 6.292,00. Ou seja, R$ 78,22 a menos do que com o juro composto.



ATIVIDADES PARA ENTREGAR

Atividade extra (copiar e responder):(Utilize a calculadora, mas mostre o passo a passo das contas como dado no exemplo)

a) Um capital de R$ 640,00 foi aplicado durante 3 meses a uma taxa de juro composto de 2% a.m. (ao mês). De quantos reais foi o montante obtido ao final dessa aplicação? Quantos reais de juro ela rendeu?

b) Seja uma aplicação de R$ 12.900,00 durante dois anos à uma taxa de juro composto anual de 9% a.a. (ao ano). De quantos reais será o seu montante nessas condições? E quantos reais renderá de juro?



--------------------------------------


C31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 9


Resumo:

JURO COMPOSTO

(este conteúdo está explicado de outra forma na página 69)

          O juro composto é um valor que AUMENTA (R$) com o passar do tempo, pois a taxa incide sempre sobre o valor que você investiu ou tomou emprestado + o juro do período anterior.



          Exemplo: Gilberto aplicou R$ 5.200,00 durante 3 anos a uma taxa de juro composto de 7% a.a.(ao ano). No fim do período, qual foi o montante obtido?

Solução:
1º) Separar as informações.
          C = 5.200,00 reais    ← capital (aplicação)
          J = ? reais                 ← juro (valor a receber a mais)
          t = 3 anos                  ← tempo
          i = 7% a.a. = 0,07     ← taxa de juro
          M = ? reais               ← montante (R$ 5.200 + juro)

2º) Calcular o juro ano a ano e ir adicionando ao capital: (utilize calculadora para facilitar os cálculos) Observe como o juro (em azul) de fato aumenta ao longo dos anos, pois a taxa é sempre aplicada sobre o montante do ano anterior.

1º ano)    5.200 ⋅ 0,07 = 364 reais de juro    →    5.200 + 364 = 5.564 reais de montante no 1º ano.


2º ano)    5.5640,07 = 389,48 reais de juro    →    5.564 + 389,48 = 5.953,48 reais de montante no 2º ano.


3º ano)    5.953,480,07416,74 reais de juro    →    5.953,48 + 416,74 = 6.370,22 reais de montante no 3º ano.


Resposta: No fim do período de 3 anos, o montante (M) obtido foi de R$ 6.370,22.

Observação: aqui, o juro (J) rendeu ao longo dos 3 anos um total de 364 + 389,48 + 416,74 = 1.170,22 reais.


------------------------------


          Caso o exemplo anterior se referisse a uma taxa de juro simples (visto na semana passada), a cada ano o juro seria sempre 364 reais. Vamos ver como ficaria o montante nessa situação e observe a diferença.

1º ano)    5.200 ⋅ 0,07 = 364 reais de juro    →    5.200 + 364 5.564 reais de montante no 1º ano.


2º ano)    364 reais de juro    →    5.564 + 364 5.928 reais de montante no 2º ano.


3º ano)    364 reais de juro    →    5.953,48 + 3646.292 reais de montante no 3º ano.


          Assim, no fim do período de 3 anos, o montante obtido com juro simples seria de R$ 6.292,00. Ou seja, R$ 78,22 a menos do que com o juro composto.



ATIVIDADES PARA ENTREGAR

Atividade extra (copiar e responder):(Utilize a calculadora, mas mostre o passo a passo das contas como dado no exemplo)

a) Um capital de R$ 640,00 foi aplicado durante 3 meses a uma taxa de juro composto de 2% a.m. (ao mês). De quantos reais foi o montante obtido ao final dessa aplicação? Quantos reais de juro ela rendeu?

b) Seja uma aplicação de R$ 12.900,00 durante dois anos à uma taxa de juro composto anual de 9% a.a. (ao ano). De quantos reais será o seu montante nessas condições? E quantos reais renderá de juro?



--------------------------------------


C12 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 9


FRAÇÕES



ATIVIDADES PARA ENTREGAR

Atividade extra (copiar e responder) Abaixo está um exercício de revisão de operações com frações, com um pouquinho de cada conta.  Tente resolvê-la com base no que vimos nas semanas anteriores. Na semana que vem irei colocar as respostas para vocês conferirem. 😉


C11 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 9


FRAÇÕES



ATIVIDADES PARA ENTREGAR

Atividade extra (copiar e responder) Abaixo está um exercício de revisão de operações com frações, com um pouquinho de cada conta.  Tente resolvê-la com base no que vimos nas semanas anteriores. Na semana que vem irei colocar as respostas para vocês conferirem. 😉




CJovem - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS
Aula da semana 9 – 15 a 19 de junho de 2020

Querido aluno, espero que estejas bem.


VERBOS: MODO INDICATIVO

Nota da professora:
Copia as questões em seu caderno.
Verbo é ação, estado ou fenômeno.

MODO INDICATIVO
O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando se refere ao presente, passado e futuro.
Este é o modo da oração principal.
.
Em resumo, é usado:

·                     Para exprimir uma ação habitual:
Exemplo: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.

·                     Como forma de atualizar os fatos ocorridos no passado: 
Exemplo: Leonardo da Vinci conclui a Monalisa após muitos anos.

·                     Como forma de indicar um futuro próximo que, certamente, acontecerá.
Exemplo: Amanhã retomo as reuniões habituais.


TEMPOS DO INDICATIVO

Presente
O presente do indicativo é empregado como forma de enunciar um fato atual. As ações no presente ocorrem enquanto são faladas.
Exemplos:
Como um camarão agora.
Querida! Estou à porta.
Revelo minhas intenções agora.

Presente Durativo
Para indicar ações e estados permanentes ou que sejam considerados dessa forma. Ocorre com a denominada verdade científica, com o dogma e artigo de lei. Ocorre no chamado presente durativo.
Exemplos:
O vento entra pela janela.
A crise econômica é resultado da política.

Presente Habitual ou Frequentativo
É aplicado como forma de expressar uma ação habitual ou uma propriedade do sujeito. Ocorre mesmo que a ação não ocorra no exato momento em que é pronunciado.
Beijos e até próxima aula.
Professora Rejane Barcellos

CJovem - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS



CJovem - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

Aula da semana 8 – 08 a 12 de junho de 2020
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Olá, querido aluno!
Vamos estudar?

Nota da professora:
Atividade de interpretação de texto, focada nos alunos da turma CJOVEM do ensino fundamental, sobre A Bela e a Fera. Espetáculo envolve grande produção com mais de 35 profissionais envolvidos, figurinos luxuosos e cenários que garantem envolver o público na história do clássico infantil.
Vamos saber mais a respeito da história narrada na peça “A Bela e a Fera”?
Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

Leia:
Com sessão neste domingo (21), peça “A Bela e a Fera” traz conto de fadas a Belo Horizonte.
Espetáculo envolve grande produção com mais de 35 profissionais envolvidos, figurinos luxuosos e cenários que garantem envolver o público na história do clássico infantil.
“A Bela e a Fera” foi escrita por Gabrielle-Suzanne Babrot em 1740 e é considerada uma das principais obras dos contos de fada até hoje. A versão produzida em 1992 pela Disney fez com que a história chegasse a mais pessoas, encantando pessoas no mundo todo. 
O clássico narrado durante a peça em Belo Horizonte conta a história de Bela, uma jovem que vive em uma aldeia e é considerada estranha pelos moradores devido à sua inteligência. Seu pai, Maurice, é um inventor que é visto como um louco. 
Certo dia, o pai da garota vai para uma feira demonstrar sua nova invenção e se perde na floresta. Desesperado, Maurice  procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando um prisioneiro de uma fera. A Fera é o senhor do palácio, um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira.
Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura. Ela o encontra e faz uma proposta para Fera: se seu pai fosse libertado, ela ficaria ali para sempre. 
Com a proposta aceita, a história se desenvolve e os moradores do castelo – toda a criadagem que foi transformada em objetos falantes – sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado. Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor. No entanto, precisa ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair, o feitiço não poderá mais ser desfeito.
(Disponível em: <https://www.uai.com.br>. Acesso em: 15.jun.2020 (Fragmento).)

Questões
Questão 1 – O texto acima desempenha a função de:
(    ) noticiar um fato.
(    ) divulgar um evento.
(    ) comentar um assunto.

Questão 2 – Em “[…] é considerada uma das principais obras dos contos de fada até hoje.”, a que o texto se refere?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 – Na passagem “[…] uma jovem que vive em uma aldeia e é considerada estranha pelos moradores devido à sua inteligência.”, a expressão grifada introduz:
(    ) o motivo da jovem ser considerada estranha.
(    ) a consequência da jovem ser considerada estranha.
(  ) uma hipótese sobre a jovem ser considerada estranha.

Questão 4 – Segundo o texto, o pai da Bela, o Maurice, “acaba se tornando um prisioneiro de uma fera”, porque:
(.... ) “vai para uma feira demonstrar sua nova invenção”.
(.... ) “se perde na floresta”.
(.... ) “procura abrigo em um castelo”.

Questão 5 – No trecho “Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
(... ) lugar.
(... ) tempo.
(... ) finalidade.

Questão 6 – Na parte “Ela o encontra e faz uma proposta para Fera […]”, o termo “o” retoma:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 7 – Na frase “[…] sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado.”, o verbo “sentem” exprime uma ação:
(.... ) dos moradores da aldeia.
(... ) dos moradores do castelo.
(.... ) dos objetos falantes.

Questão 8 – No segmento “Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor.”, o termo “se” indica:
(     ) uma causa.
(     ) uma hipótese.
(.... ) uma condição.

Questão 9 – Em “No entanto, precisa ser rápido […]”, o autor do texto expressa:
(.... ) um contraste.
(.... ) uma ressalva.
(... ) uma compensação.

Questão 10- Produção de texto:
Escreve um conto de fadas que tenhas lido ou assistido ao filme.
Na produção do texto observa o seguinte:
- Coloca título;
- Escreve no mínimo 15 linhas;
- Divide em 3 parágrafos.
- Observa o uso correto da letra maiúscula nos nomes de pessoas e de lugares.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom trabalho!
Até a próxima aula.
Professora Rejane Barcellos

CJovem - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS



CJovem - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

Aula da semana 7 – 01 a 05 de junho de 2020

Olá, querido aluno!
Vamos estudar?

Nota da professora:
Copie às questões no seu caderno de português.

Verbos no pretérito perfeito
Lê:

O catador de papel

“Era véspera de Natal, já anoitecia e não parava de chover.” Abrigado debaixo de um viaduto, um grupo com quatro garotos esperava passar mais uma noite de fome e frio. Mas acolheram, com o pouco que tinham, outro menino pobre. Papelão, como era chamado por ser catador de papel, encantou os novos amigos com a leitura das parábolas de Jesus. Dois anos depois, sob o mesmo viaduto, Papelão aproximou-se de outro grupo de garotos que sofria não apenas com a fome, mas também com o abandono, a indiferença e o preconceito. Também contou a eles as suas parábolas e os conquistou com uma profunda demonstração de solidariedade. A marcante presença de Papelão fez com que os garotos questionassem: afinal, Papelão seria Jesus disfarçado de catador de papel?

(Fonte: Autor do livro: Fernando Carraro. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.)

Questão 1 – Identifica o trecho que contém um verbo no pretérito perfeito:
( ) “[...] um grupo com quatro garotos esperava passar mais uma noite de fome e frio.”
( ) “Papelão, como era chamado por ser catador de papel, encantou os novos amigos [...]”
( ) “[...] afinal, Papelão seria Jesus disfarçado de catador de papel?”

Questão 2 – Grifa o verbo no pretérito perfeito neste período do texto:
“Mas acolheram, com o pouco que tinham, outro menino pobre.”

Questão 3 – Na oração “Papelão aproximou-se de outro grupo de garotos [...]”, o verbo no pretérito perfeito está na voz:
( ) ativa.
( ) passiva.
( ) reflexiva.

Questão 4 – Em “[...] os conquistou com uma profunda demonstração de solidariedade.”, o complemento do verbo no pretérito perfeito retoma:
______________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 5 – Pode-se concluir que os verbos no pretérito perfeito exprimem:
( ) ações possíveis no passado.
( ) ações concluídas no passado.
( ) ações em andamento no passado.

Questão 6 – Produz um texto no tempo passado sobre uma festa em família usando os verbos no pretérito perfeito.
Número de linhas 15.
Coloque o título.
Divida o texto em 3 parágrafos
(Início – meio – fim).
Faça um rascunho e depois passe a limpo no seu caderno de português.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um grande beijo,
saudades até a próxima aula.
Professora Rejane Barcellos

B32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 9


Resumo:

MULTIPLICAÇÃO - parte 3

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 60 do livro)

Além do sinal ×, a multiplicação também pode ser indicada por um ponto (). Por exemplo:
5 ∙ 46 = 230

* Propriedades da multiplicação


I) Comutativa: podemos trocar a ordem das parcelas que o resultado não altera.
Exemplo:


II) Associativa: com três ou mais parcelas, podemos associar de maneiras diferentes que o resultado não altera.
Exemplo:


III) Elemento neutro: se uma das parcelas é 1 (um), o resultado é igual a outra parcela.
Exemplo:
78 ∙ 1 = 78       ou       1 ∙ 78 = 78


IV) Distributiva em relação a adição: multiplicar um número pela soma de outros é o mesmo que multiplicar esse número pelas parcelas da adição e, em seguida, somar os resultados.
Exemplo:
Essa propriedade também é válida para a subtração. Veja:





ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 61 e 63
Exercício 35 (copiar e responder)
Exercício 47 (copiar e responder)
Exercício 48 (copiar e responder)

---------------------