quarta-feira, 22 de abril de 2020

CJOVEM - CIÊNCIAS - PROFESSORA MARINA

Olá, queridos alunos. Como vocês tem passado? Espero que todos estejam se cuidando e estejam em casa. Esse novo vírus chegou e mudou as nossas vidas, a nossa rotina. Quem diria que um ser tão pequeno, invisível a olho nu, seria capaz de tanto estrago?! Agora todos precisamos redobrar os cuidados higiênicos lavando sempre bem as mãos com água e sabão. Além do isolamento social, algo que se faz necessário nesse momento para evitar que a doença se espalhe. Estamos temporariamente separados fisicamente, mas agora podemos usar esse canal para nos conectarmos.
        Como já conversamos em aula, é o assunto do momento, está toda hora na televisão e outros meios de comunicação, vamos testar como estão os nossos conhecimentos a respeito do Coronavírus?! Deixo aqui um Quiz para responderem no caderno.

Quiz do Coronavírus

Marque apenas uma alternativa correta ou responda se a frase é verdadeira ou falsa, conforme a questão.

1.   A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu quе

aa)  (  )coronavírus será chamada de Covid-19.
bb)  (  )coronavírus será chamada de Covid-20.
cc)  (  )coronavírus será chamada de Covid-21.
dd)  (  )coronavírus será chamada de Covid-22.

2.   O vírus pode ser transmitido por beijo ou aperto de mão?

a)  (  )Não, somente pelo suor.
b)  (  )Sim, é possível. É recomendável evitar, ao menos temporariamente, esse tipo de contato físico, em especial com pessoas que apresentem sintomas.
c)  (  )Nenhuma das alternativas.

3. Арóѕ о соntаtо соm umа реѕѕоа іnfесtаdа, о víruѕ роdе fісаr іnсubаdo аté:

aa)  (  ) Umа ѕеmаnа
bb)  (  ) Duаѕ ѕеmаnаѕ
cc)  (  ) Тrêѕ ѕеmаnаѕ
dd)  (  ) Quаtrо ѕеmаnаѕ

4. Аѕ rесоmеndаçõеѕ dе рrеvеnçãо dо соrоnаvíruѕ:

aa)  (  ) Uѕо dе rереlеntеѕ
bb)  (  ) Sоmеntе соzіnhаr bеm саrnе е оvоѕ
cc)  (  ) Lаvаr аѕ mãоѕ соm águа е ѕаbãо; Uѕаr álсооl gеl; Соbrіr а bоса е о nаrіz ао еѕріrrаr (соm о аntеbrаçо); Еvіtаr аglоmеrаçõеѕ.
dd)  (  ) Еvіtаr о соntаtо соm águа frіа

5. Ѕоmеntе оѕ іdоѕоѕ mоrrеm соm о соrоnа víruѕ.

a  (  ) verdadeiro
b  (  ) falso

6. Ѕâо ѕіntоmаѕ dо соrоnаvíruѕ:                     

aa)  (  )Fеbre
bb)  (  )Тоѕѕе
cc)  (  )Fаltа dе аr
dd)  (  )Аѕ аltеrnаtіvаѕ асіmа еѕtãо tоdаѕ соrrеtаѕ.

7. Соrоnаvíruѕ, оndе tudо соmеçоu?

a)   (  )Реquі, nа Сhіnа.
b)   (  )Wuhаn, nа Сhіnа.
c)   (  )Соrеіа dо nоrtе.
d)   (  )ЕUА.

8. О соrоnаvíruѕ саuѕа рnnеumunіа.

a (  ) verdadeiro
b (  ) falso

9. Оndе осоrrеu а рrіmеіrа mоrtе роr соrоnа víruѕ?

aa)  (  )ЕUА
bb)  (  )Јарãо
cc)  (  )Аlеmаnhа
dd)  (  )Сhіnа

10. Pessoas infectadas porém, assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas podem transmitir a doença?
a(  ) verdadeiro
b(  ) falso

11. Pessoas jovens, adolescentes também podem pegar o coronavírus?

c (  ) verdadeiro
d (  ) falso

12. Lavar as mãos com pouca água elimina o vírus?

a) (  ) Não adianta. Precisa de bastante água.
b) (  ) O mais importante é esfregar bem as mãos e usar água e sabão, independente da quantidade de água.
c) (  ) Só água já elimina o vírus independente da quantidade.

B31 e B32 - CIÊNCIAS - PROFESSORA MARINA


Olá, queridos alunos. Como vocês tem passado? Espero que todos estejam se cuidando e estejam em casa. Esse novo vírus chegou e mudou as nossas vidas, a nossa rotina. Quem diria que um ser tão pequeno, invisível a olho nu, seria capaz de tanto estrago?! Agora todos precisamos redobrar os cuidados higiênicos lavando sempre bem as mãos com água e sabão. Além do isolamento social, algo que se faz necessário nesse momento para evitar que a doença se espalhe. Estamos temporariamente separados fisicamente, mas agora podemos usar esse canal para nos conectarmos.
        Como já conversamos em aula, é o assunto do momento, está toda hora na televisão e outros meios de comunicação, vamos testar como estão os nossos conhecimentos a respeito do Coronavírus?! Deixo aqui um Quiz para responderem no caderno.

Quiz do Coronavírus

Marque apenas uma alternativa correta ou responda se a frase é verdadeira ou falsa, conforme a questão.

1.   A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu quе

aa)  (  )coronavírus será chamada de Covid-19.
bb)  (  )coronavírus será chamada de Covid-20.
cc)  (  )coronavírus será chamada de Covid-21.
dd)  (  )coronavírus será chamada de Covid-22.

2.   O vírus pode ser transmitido por beijo ou aperto de mão?

a)  (  )Não, somente pelo suor.
b)  (  )Sim, é possível. É recomendável evitar, ao menos temporariamente, esse tipo de contato físico, em especial com pessoas que apresentem sintomas.
c)  (  )Nenhuma das alternativas.

3. Арóѕ о соntаtо соm umа реѕѕоа іnfесtаdа, о víruѕ роdе fісаr іnсubаdo аté:

aa)  (  ) Umа ѕеmаnа
bb)  (  ) Duаѕ ѕеmаnаѕ
cc)  (  ) Тrêѕ ѕеmаnаѕ
dd)  (  ) Quаtrо ѕеmаnаѕ

4. Аѕ rесоmеndаçõеѕ dе рrеvеnçãо dо соrоnаvíruѕ:

aa)  (  ) Uѕо dе rереlеntеѕ
bb)  (  ) Sоmеntе соzіnhаr bеm саrnе е оvоѕ
cc)  (  ) Lаvаr аѕ mãоѕ соm águа е ѕаbãо; Uѕаr álсооl gеl; Соbrіr а bоса е о nаrіz ао еѕріrrаr (соm о аntеbrаçо); Еvіtаr аglоmеrаçõеѕ.
dd)  (  ) Еvіtаr о соntаtо соm águа frіа

5. Ѕоmеntе оѕ іdоѕоѕ mоrrеm соm о соrоnа víruѕ.

a  (  ) verdadeiro
b  (  ) falso

6. Ѕâо ѕіntоmаѕ dо соrоnаvíruѕ:                     

aa)  (  )Fеbre
bb)  (  )Тоѕѕе
cc)  (  )Fаltа dе аr
dd)  (  )Аѕ аltеrnаtіvаѕ асіmа еѕtãо tоdаѕ соrrеtаѕ.

7. Соrоnаvíruѕ, оndе tudо соmеçоu?

a)   (  )Реquі, nа Сhіnа.
b)   (  )Wuhаn, nа Сhіnа.
c)   (  )Соrеіа dо nоrtе.
d)   (  )ЕUА.

8. О соrоnаvíruѕ саuѕа рnnеumunіа.

a (  ) verdadeiro
b (  ) falso

9. Оndе осоrrеu а рrіmеіrа mоrtе роr соrоnа víruѕ?

aa)  (  )ЕUА
bb)  (  )Јарãо
cc)  (  )Аlеmаnhа
dd)  (  )Сhіnа

10. Pessoas infectadas porém, assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas podem transmitir a doença?
a(  ) verdadeiro
b(  ) falso

11. Pessoas jovens, adolescentes também podem pegar o coronavírus?

c (  ) verdadeiro
d (  ) falso

12. Lavar as mãos com pouca água elimina o vírus?

a) (  ) Não adianta. Precisa de bastante água.
b) (  ) O mais importante é esfregar bem as mãos e usar água e sabão, independente da quantidade de água.
c) (  ) Só água já elimina o vírus independente da quantidade.

C22 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE


 Atividade à distância- C22 - Língua Portuguesa /Professora Rejane

Semana de 20 a 30 de abril/2020

(Realize as atividades em seu caderno).

Olá, querido aluno !
Espero que estejas bem! Eu estou com saudades! Vamos estudar um pouco?
Contos de Edgar Allan Poe
1ª etapa

Alunos, vocês já ouviram falar do escritor Edgar Allan Poe conhecem alguma obra que ele publicou? Conheçam um pouco da sua biografia.

Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe. Fonte: Wikipedia

Poe nasceu em 1809 e morreu em 1849. Sua obra é vasta em qualidade artística e transita por diversos gêneros. O autor escreveu desde poemas até novelas, porém os contos são considerados a parte mais relevante de sua obra. "Crimes na rua Morgue", short story de sua autoria, inaugura, em 1841, o gênero policial. No entanto, o autor norte-americano pode ser considerado um escritor fantástico antes de ser contista policial, pois suas obras vão muito além de tramitações de crimes. Os crimes de Edgar Allan Poe costumam ser envoltos em situações sobrenaturais, enigmáticas e misteriosas; causando hesitação, curiosidade e aguçando a perspicácia de seus leitores
2ª etapa
Aluno, observe o título histórias extraordinárias e formule hipóteses em relação  a ele. Observe que a capa contém a figura de um gato preto. O que esse animal sugere?


Faça uma leitura compartilhada do conto "O gato Preto" e depois recolha as impressões gerais. (a leitura está no vídeo).


3ª etapa

 Análise "O gato preto": comentário


Aluno, por que Edgar A. Poe escolheu um gato preto?
 Não poderia ser qualquer outro animal?

O próprio narrador explicita, ao longo de sua narrativa, sua adoração pelos animais. Releia esse fragmento.
"Gostava de modo especial dos animais, e meus pais permitiam-me possuir grande variedade de bichos de estimação. Com eles, gastava a maior parte de meu tempo e nunca me sentia tão feliz como quando lhe dava comida e os acariciava [...]
Casei-me cedo e tive a felicidade de encontrar em minha mulher um caráter não oposto ao meu.[...] Tínhamos pássaros, peixes dourados, um lindo cachorro, coelhos, um macaquinho e um gato. (Poe, E.A, p.70)"
4ª Etapa
Aluno, pense em hipóteses e depois escreva nos comentários sua opinião.
Leia as explicações abaixo:
Ao produzir o texto, não se esqueça de:


- colocar título;
- utilizar a 1 a. pessoa ou 3ª.pessoa;
- utilizar uma linguagem padrão;
- dividir em parágrafos;

-dividir em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Um comentário:

Gato preto

Gato preto. Foto: LUIS MORAIS
O grego Heródoto (484-425 a.C), considerado "o pai da História", afirmava que os egípcios antigos eram "os mais escrupulosamente religiosos de todos os homens". Entre eles, a religião estava presente em qualquer um dos aspectos da vida, e na origem dos deuses encontrava-se razão para divinização de diversos animais, entre os quais o crocodilo, o cão ou o gato, este um animal doméstico que se transformou em cosmopolita porque é o único felino que vive espontaneamente na residência dos homens.
In: Edgar Allan Poe ET alii. Histórias fantásticas. São Paulo: Ática, 1996. P-3-4.

5ª etapa - Produção textual (Escreve no seu caderno).

Produza uma narrativa sobrenatural: com espaço, tempo, personagem, clímax e desfecho. Com o mínimo de 30 linhas e o máximo de 50 linhas.
Bom trabalho!

Vemo-nos na próxima aula.

Beijos Prof.Rejane










C JOVEM- LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE


Atividade à distância- CJovem- Língua Portuguesa /Professora Rejane

Semana de 20 a 24 de abril/2020

(Realize as atividades em seu caderno)

Atividade 1 - Vamos relembrar o que são substantivos:

Leia a letra da canção que segue.

Criança não Trabalha 

Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. Pega-pega, papel papelão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez

                              Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Tatit.

CD Palavra cantada. World Music, 2000.

1) Após ler a letra da canção, registre no caderno as palavras, agrupando-as em:

a) nomes de brinquedos:
b) nomes de brincadeiras:
c) nomes de ações:
d) nomes de medicamentos:
e) nomes de alimentos:
f) nomes de outros objetos:

Observe que todas as palavras no exercício 2 são substantivos .

Agora tome nota!

Substantivo é a classe gramatical, ou morfológica de palavras que nomeia os seres- reais  ou imaginários, concretos ou abstratos. Inclui nomes de ações, qualidades, sentimentos, nomes de objetos, nomes de municípios, estados, países, etc.

Atividade 2

 Copie no caderno e leia os pequenos textos que seguem. Em seguida, sublinhe os substantivos utilizados nos textos.

a) As sacolas plásticas demoram de 100 a 400 anos para se decomporem. Se descartadas na natureza, poluem o solo e a água. Quando chegam  aos oceanos, podem ser inseridas por inúmeros  animais marinhos, como as tartarugas.

b)    As bactérias causadoras de doenças, muitas vezes, são transmitidas de uma pessoa a outra pelas mãos. Como a maioria delas não resiste à água com sabão, lave sempre as mãos antes das refeições, após brincar ou ao voltar de lugares públicos, como os ônibus.

c)    Para evitar o desenvolvimento  de fungos nos pés, sequem bem os espaços entre os dedos  após o banho; prefira meias de algodão, trocando-as diariamente; evite o uso contínuo de sapatos fechados.

Atividade 3

Entendendo a canção:

1) O poema enumera muitas coisas relacionadas com o mundo da criança. O que representam para a criança coisas como:

a)    Bola, boneca, peteca, botão, pega-pega, bicicleta, pelúcia, crayon, pirata, banho de mar, etc.?

b)    Merenda, bombom, arroz, feijão, manteiga de pão?

2) As palavras merthiolate e band-aid parecem ser diferentes das outras. Por que, na sua opinião, elas estão nessa lista de coisas?


3) No trecho “Criança não trabalha / Criança dá trabalho / Criança não trabalho”, há uma oposição entre o trabalho e o lazer da criança.

a)   Qual é o ponto de vista da canção sobre o trabalho infantil?

b)   O que significa, no texto, a expressão dar trabalho?

4) A quinta estrofe reproduz os versos de uma brincadeira infantil que é cantada. Você conhece outras? Se conhecer, conte para seus amigos como é uma delas.
      
Observação: se tu tiveres dúvidas, quanto ao significado de alguma palavra (do texto ou das questões consulte um dicionário).

Até a próxima aula.

Beijos

Professora Rejane