quarta-feira, 22 de abril de 2020

C JOVEM- LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE


Atividade à distância- CJovem- Língua Portuguesa /Professora Rejane

Semana de 20 a 24 de abril/2020

(Realize as atividades em seu caderno)

Atividade 1 - Vamos relembrar o que são substantivos:

Leia a letra da canção que segue.

Criança não Trabalha 

Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. Pega-pega, papel papelão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez

                              Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Tatit.

CD Palavra cantada. World Music, 2000.

1) Após ler a letra da canção, registre no caderno as palavras, agrupando-as em:

a) nomes de brinquedos:
b) nomes de brincadeiras:
c) nomes de ações:
d) nomes de medicamentos:
e) nomes de alimentos:
f) nomes de outros objetos:

Observe que todas as palavras no exercício 2 são substantivos .

Agora tome nota!

Substantivo é a classe gramatical, ou morfológica de palavras que nomeia os seres- reais  ou imaginários, concretos ou abstratos. Inclui nomes de ações, qualidades, sentimentos, nomes de objetos, nomes de municípios, estados, países, etc.

Atividade 2

 Copie no caderno e leia os pequenos textos que seguem. Em seguida, sublinhe os substantivos utilizados nos textos.

a) As sacolas plásticas demoram de 100 a 400 anos para se decomporem. Se descartadas na natureza, poluem o solo e a água. Quando chegam  aos oceanos, podem ser inseridas por inúmeros  animais marinhos, como as tartarugas.

b)    As bactérias causadoras de doenças, muitas vezes, são transmitidas de uma pessoa a outra pelas mãos. Como a maioria delas não resiste à água com sabão, lave sempre as mãos antes das refeições, após brincar ou ao voltar de lugares públicos, como os ônibus.

c)    Para evitar o desenvolvimento  de fungos nos pés, sequem bem os espaços entre os dedos  após o banho; prefira meias de algodão, trocando-as diariamente; evite o uso contínuo de sapatos fechados.

Atividade 3

Entendendo a canção:

1) O poema enumera muitas coisas relacionadas com o mundo da criança. O que representam para a criança coisas como:

a)    Bola, boneca, peteca, botão, pega-pega, bicicleta, pelúcia, crayon, pirata, banho de mar, etc.?

b)    Merenda, bombom, arroz, feijão, manteiga de pão?

2) As palavras merthiolate e band-aid parecem ser diferentes das outras. Por que, na sua opinião, elas estão nessa lista de coisas?


3) No trecho “Criança não trabalha / Criança dá trabalho / Criança não trabalho”, há uma oposição entre o trabalho e o lazer da criança.

a)   Qual é o ponto de vista da canção sobre o trabalho infantil?

b)   O que significa, no texto, a expressão dar trabalho?

4) A quinta estrofe reproduz os versos de uma brincadeira infantil que é cantada. Você conhece outras? Se conhecer, conte para seus amigos como é uma delas.
      
Observação: se tu tiveres dúvidas, quanto ao significado de alguma palavra (do texto ou das questões consulte um dicionário).

Até a próxima aula.

Beijos

Professora Rejane




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.