Atividade à
distância- CJovem- Língua Portuguesa /Professora Rejane
Semana de 20 a 24
de abril/2020
(Realize as atividades em seu caderno)
Atividade 1 - Vamos
relembrar o que são substantivos:
Leia a letra da canção que segue.
Criança não
Trabalha
Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. Pega-pega, papel papelão
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
Composição:
Arnaldo Antunes / Paulo Tatit.
CD Palavra cantada. World Music,
2000.
1) Após ler a letra da canção, registre no caderno as palavras,
agrupando-as em:
a) nomes de brinquedos:
b) nomes de brincadeiras:
c) nomes de ações:
d) nomes de medicamentos:
e) nomes de alimentos:
f) nomes de outros objetos:
Observe que todas
as palavras no exercício 2 são substantivos .
Agora tome nota!
Substantivo é a classe gramatical, ou morfológica de palavras que nomeia
os seres- reais ou imaginários,
concretos ou abstratos. Inclui nomes de ações, qualidades, sentimentos, nomes
de objetos, nomes de municípios, estados, países, etc.
Atividade 2
Copie no caderno e leia os
pequenos textos que seguem. Em seguida, sublinhe os substantivos utilizados nos
textos.
a) As sacolas
plásticas demoram de 100 a 400 anos para se decomporem. Se descartadas na
natureza, poluem o solo e a água. Quando chegam
aos oceanos, podem ser inseridas por inúmeros animais marinhos, como as tartarugas.
b) As bactérias
causadoras de doenças, muitas vezes, são transmitidas de uma pessoa a outra
pelas mãos. Como a maioria delas não resiste à água com sabão, lave sempre as
mãos antes das refeições, após brincar ou ao voltar de lugares públicos, como
os ônibus.
c) Para evitar o
desenvolvimento de fungos nos pés,
sequem bem os espaços entre os dedos
após o banho; prefira meias de algodão, trocando-as diariamente; evite o
uso contínuo de sapatos fechados.
Atividade 3
Entendendo a
canção:
1) O poema enumera muitas coisas
relacionadas com o mundo da criança. O que representam para a criança coisas
como:
a) Bola, boneca,
peteca, botão, pega-pega, bicicleta, pelúcia, crayon, pirata, banho de mar,
etc.?
b) Merenda, bombom,
arroz, feijão, manteiga de pão?
2) As palavras merthiolate e band-aid parecem
ser diferentes das outras. Por que, na sua opinião, elas estão nessa lista de
coisas?
3) No trecho “Criança não trabalha /
Criança dá trabalho / Criança não trabalho”, há uma oposição entre o trabalho e
o lazer da criança.
a) Qual
é o ponto de vista da canção sobre o trabalho infantil?
b) O
que significa, no texto, a expressão dar trabalho?
4) A quinta estrofe reproduz os
versos de uma brincadeira infantil que é cantada. Você conhece outras? Se
conhecer, conte para seus amigos como é uma delas.
Observação:
se tu tiveres dúvidas, quanto ao significado de alguma palavra (do texto ou das
questões consulte um dicionário).
Até a
próxima aula.
Beijos
Professora
Rejane
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.