terça-feira, 8 de setembro de 2020

A22 - KARINE - SEMANA 21

 Pessoal, seguem as atividades da semana. Não esqueçam que as aulas também estão no córtex.

Espero que estejam todos bem.

Uma excelente semana.











TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 21

 

OI TURMA! 🙋

DESEJO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!!

SEGUIMOS NOSSOS ESTUDOS DE FORMA VIRTUAL E PRECISO DIZER QUE ESTÁ SENDO MUITO BOM RECEBER AS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR VOCÊS!!

⇨ NOS ESTUDOS DA SEMANA PASSADA, RATINHOS PASSARAM POR AQUI...

⇨ SERÁ QUE O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA MESMO?

EU NÃO SEI, MAS ENCONTREI UM RATO ROENDO BRINQUEDOS DE UM BAÚ NA CASA DO PEDRO.

OLHEM SÓ!!

 

ATIVIDADE 1:

- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.

LIVRO: A CASA QUE PEDRO FEZ

Conto Popular traduzido e adaptado por Irami Silva e Erdna Nahum 

- GOSTOU DA HISTÓRIA?


ATIVIDADE 2:

AGORA, RESPONDA:

- EM QUE PARTE DA CASA DO PEDRO ESTAVA O BAÚ QUE O RATO ENTROU PARA ROER?

NO SÓTÃO!!

SÓTÃO = PARTE DA CASA QUE FICA ENTRE O FORRO E A ARMAÇÃO DO TELHADO.

- QUANTOS PERSONAGENS APARECEM NESSA HISTÓRIA?

- A CASA DO PEDRO FICA EM UMA ZONA RURAL (CAMPO) OU URBANA (CIDADE)?

 

ATIVIDADE 3:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.



ATIVIDADE 4:

- REALIZE AS ATIVIDADES ABAIXO.


EXISTEM MUITAS HISTÓRIAS DE RATINHOS.

✰ EU CONHEÇO MAIS UMA QUE É MUITO LEGAL! 

⇨ NELA, O RATINHO TEM A SUA PRÓPRIA CASA.

 

ATIVIDADE 5:

- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.

- PRESTE BASTANTE ATENÇÃO PORQUE NESSA HISTÓRIA, O RATINHO ESCUTA SONS.

⇨ A LETRA S É A LETRA CONSOANTE QUE VAMOS ESTUDAR NESSA SEMANA. ENTÃO, OUVIDOS ATENTOS QUE MUITOS SONS TU VAIS ESCUTAR... E O RATINHO TAMBÉM!!!


LIVRO: QUE BARULHO É ESSE, RATINHO?

Autora: Stephanie Stansbie

ATIVIDADE 6:

- OLHE OS DESENHOS ABAIXO E TENTE REPRODUZIR O SOM QUE CADA UM FAZ.


AGORA, QUE TAL UMA BRINCADEIRA ANTES DE CONTINUAR OS ESTUDOS?

 

ATIVIDADE 7:

BRICADEIRA: QUEM É?

- CONVIDA A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ TE AJUDANDO NAS ATIVIDADES DESSA SEMANA PARA BRINCAR CONTIGO.

- FIQUE DE FRENTE PARA ESSA PESSOA E FAÇA O SOM DE ALGUM OBJETO.

- ELA TEM 3 CHANCES PARA DESCOBRIR QUAL OBJETO FAZ ESSE SOM QUE TU ESTÁS REPRODUZINDO.

- SE ELA ACERTAR, PONTO PARA ELA.

- SE ELA NÃO DESCOBRIR, PONTO PRA TI.

- DEPOIS INVERTE-SE A POSIÇÃO. A PESSOA DA TUA FAMÍLIA FAZ UM SOM E TU TENTAS DESCOBRIR QUEM FAZ ESSE BARULHO.

- VOCÊS DETERMINAM A PONTUAÇÃO FINAL PARA ENCERRAR A BRINCADEIRA. POR EXEMPLO, QUEM FIZER 5 PONTOS PRIMEIRO, GANHA.

 

AGORA, VAMOS PENSAR MAIS NOS SONS DA LETRA S.

⇨ A LETRA S TEM 2 SONS.

⇨ O MOVIMENTO QUE SE FAZ COM A BOCA PARA OS DOIS SONS É BEM PARECIDO, MAS O BARULHO É DIFERENTE.

⇨ LÁ NO MUNDO DAS LETRAS, CONTA-SE QUE O S, EM UMA PESCARIA DE PEDRINHAS COM SEU COMPADRE Z, RESOLVEU PEDIR O SOM DELE EMPRESTADO... AH, MAS É HISTÓRIA DO MUNDO DAS LETRAS, ENTÃO... FICA PARA A VOLTA ÀS AULAS NA ESCOLA.

✰ O QUE POSSO DIZER É QUE SEMPRE QUE A LETRA S ESTIVER ENTRE DUAS LETRAS VOGAIS, ELA FAZ O SOM DA LETRA Z

POR EXEMPLO:

🏠 CASA

👕 CAMISETA

🎁 PRESENTE

AGORA VAMOS PENSAR EM PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA S E ESCUTAR O SOM QUE SAI QUANDO PRONUNCIAMOS.

 QUANDO JUNTAMOS A LETRA S COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" SA.

 

POR EXEMPLO: SA DE SAPATO

 


 

 NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.

 

 

 SE JUNTARMOS A LETRA S COM A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA SE

 

POR EXEMPLO: SE DE SEMENTE 


 

 

 JUNTANDO A LETRA S COM A VOGAL I, TEMOS A SÍLABA SI.

 

POR EXEMPLO: SI DE SINALEIRA

 


 

 QUANDO JUNTAMOS A LETRA S COM A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA SO.

 

POR EXEMPLO: SO DE SO



 

 E SE JUNTARMOS A LETRA S COM A VOGAL U, TEMOS A SÍLABA SU.

 

POR EXEMPLO: SU DE SUCO

 


ATIVIDADE 8:

 

- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA s.

 

- SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR 7 OBJETOS?

 

- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA s.

 

VAMOS PENSAR EM MAIS PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA S?


ATIVIDADE 9:

- OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA S.


 

- SE ALGUM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA APARECE NESSA IMAGEM, COPIA O NOME DELE AO LADO DO DESENHO FEITO NA ATIVIDADE 8.

 

ATIVIDADE 10:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO, LIGANDO CADA DESENHO AO SEU NOME E COMPLETANDO AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.

 

FOI DIFÍCIL REALIZAR ESSA ATIVIDADE?

⇨ A CADA SEMANA, SÃO MUITOS ESTUDOS POR AQUI, NÃO É MESMO?!

DESDE QUE INICIAMOS O NOSSO CONTATO VIRTUAL, JÁ SE PASSARAM 21 SEMANAS!!

OLHA SÓ: SEMANA TAMBÉM COMEÇA COM S!

SEMANA = PERÍODO DE 7 DIAS.

NO NOSSO CALENDÁRIO, A SEMANA INICIA NO DOMINGO E TERMINA NO SÁBADO.

- TU CONHECES OS NOMES DOS DIAS DA SEMANA E A ORDEM EM QUE ELES APARECEM?

SEMANA:

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO


CADA DIA DA SEMANA TEM A SUA ORDEM. OLHA SÓ:

DOMINGO - DIA 1

SEGUNDA-FEIRA DIA 2

TERÇA-FEIRA DIA 3

QUARTA-FEIRA DIA 4

QUINTA-FEIRA DIA 5

SEXTA-FEIRA DIA 6

SÁBADO DIA 7

NA MATEMÁTICA, QUANDO OS NÚMEROS REPRESENTAM UMA ORDEM, ELES RECEBEM MAIS UM "SÍMBOLO" (º OU ª) AO LADO.

ASSIM, ESCREVENDO O 1 COM UM º AO LADO, DIZEMOS QUE OS ALUNOS DESSA TURMA ESTÃO NO 1º ANO SEM PRECISAR ESCREVER A PALAVRA "PRIMEIRO".

NA MATEMÁTICA, CHAMAMOS ESSES NÚMEROS DE ORDINAIS PORQUE INDICAM A ORDEM QUE ESTÃO.

SE COLOCARMOS º = MASCULINO

SE COLOCARMOS ª = FEMININO

POR EXEMPLO:

A PROFE QUÉZIA DÁ AULA PARA O 1º ANO. - (1º = PRIMEIRO)

ELA É SEMPRE A 1ª A CHEGAR NA SALA DE AULA. - (1ª = PRIMEIRA)

ENTÃO, VAMOS VER OS DIAS DA SEMANA MOSTRANDO A ORDEM COM NÚMEROS ORDINAIS:


ATIVIDADE 11:

- LEMBRANDO DA HISTÓRIA DA CASA DO PEDRO, COMPLETE A TABELA, DESENHANDO OS PERSONAGENS NA ORDEM QUE APARECERAM.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.


ATIVIDADE 12:

- COMPLETE A TABELA ABAIXO, DESENHANDO EM CADA DIA DA SEMANA COMO ESTAVA O TEMPO, UM ALIMENTO QUE COMEU, UMA ATIVIDADE QUE FEZ PARA AJUDAR NAS COISAS DA CASA/FAMÍLIA E UMA BRINCADEIRA QUE FEZ.  

- OBSERVE O EXEMPLO:

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.

😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!

 

TURMA A32 PROFE. LUCIANE BEIER SEMANA 21

 

Semana 21 – 8 a 11 de setembro

 

ATIVIDADE 1

Leia o texto abaixo:


 

ATIVIDADE 2

ATIVIDADE 3

Produção textual

Escolha uma brincadeira ou jogo que você goste e desenhe no seu caderno. Depois, crie um texto instrucional, ou seja, explique quais são os materiais necessários para a brincadeira ou jogo e a  maneira de brincar. Você pode seguir como exemplo o texto da atividade 1.

Não esqueça de utilizar letra maiúscula no início das frases e nos nomes próprios!

 

ATIVIDADE 4

Vamos relembrar o uso da letra G e quando devemos utilizar o G junto com o U?

Observe as imagens abaixo e anote no seu caderno a escrita que você acha que é correta:

 


Agora, assista ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=s5yznucFpLc

 

ATIVIDADE 5

Registre o que descobrimos em seu caderno:

 


 

ATIVIDADE 6

ATIVIDADE 7

 

ATIVIDADE 8

 


 

ATIVIDADE 9

Vamos relembrar as centenas!!

 


ATIVIDADE 9


ATIVIDADE 10


ATIVIDADE 11

Coloque nos relógios de ponteiros as horas marcadas nos relógios digitais:

ATIVIDADE 12

ATIVIDADE 13

Observe as quantias na tabela e coloque ao lado o valor total. Faça as continhas de cabeça!!!