Pessoal, seguem as atividades da semana. Não esqueçam que as aulas também estão no córtex.
Espero que estejam todos bem.
Uma excelente semana.
Pessoal, seguem as atividades da semana. Não esqueçam que as aulas também estão no córtex.
Espero que estejam todos bem.
Uma excelente semana.
OI TURMA! 🙋
DESEJO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!!
SEGUIMOS NOSSOS ESTUDOS DE FORMA VIRTUAL E PRECISO DIZER QUE ESTÁ SENDO MUITO BOM RECEBER AS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR VOCÊS!!
⇨ NOS ESTUDOS DA SEMANA PASSADA, RATINHOS PASSARAM POR AQUI...
⇨ SERÁ QUE O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA MESMO?
EU NÃO SEI, MAS ENCONTREI UM RATO ROENDO BRINQUEDOS DE UM BAÚ NA CASA DO PEDRO.
OLHEM SÓ!!
ATIVIDADE 1:
- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.
LIVRO: A CASA QUE PEDRO FEZ
- GOSTOU DA HISTÓRIA?
ATIVIDADE 2:
AGORA, RESPONDA:
- EM QUE PARTE DA CASA DO PEDRO ESTAVA O BAÚ QUE O RATO ENTROU PARA ROER?
NO SÓTÃO!!
SÓTÃO = PARTE DA CASA QUE FICA ENTRE O FORRO E A ARMAÇÃO DO TELHADO.
- QUANTOS PERSONAGENS APARECEM NESSA HISTÓRIA?
- A CASA DO PEDRO FICA EM UMA ZONA RURAL (CAMPO) OU URBANA (CIDADE)?
ATIVIDADE 3:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ATIVIDADE 4:
- REALIZE AS ATIVIDADES ABAIXO.
⇨ EXISTEM MUITAS HISTÓRIAS DE RATINHOS.
✰ EU CONHEÇO MAIS UMA QUE É MUITO LEGAL!
⇨ NELA, O RATINHO TEM A SUA PRÓPRIA CASA.
ATIVIDADE 5:
- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.
- PRESTE BASTANTE ATENÇÃO PORQUE NESSA HISTÓRIA, O RATINHO ESCUTA SONS.
⇨ A LETRA S É A LETRA CONSOANTE QUE VAMOS ESTUDAR NESSA SEMANA. ENTÃO, OUVIDOS ATENTOS QUE MUITOS SONS TU VAIS ESCUTAR... E O RATINHO TAMBÉM!!!
LIVRO: QUE BARULHO É ESSE, RATINHO?
ATIVIDADE 6:
- OLHE OS DESENHOS ABAIXO E TENTE REPRODUZIR O SOM QUE CADA UM FAZ.
AGORA, QUE TAL UMA BRINCADEIRA ANTES DE CONTINUAR OS ESTUDOS?
ATIVIDADE 7:
BRICADEIRA: QUEM É?
- CONVIDA A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ TE AJUDANDO NAS ATIVIDADES DESSA SEMANA PARA BRINCAR CONTIGO.
- FIQUE DE FRENTE PARA ESSA PESSOA E FAÇA O SOM DE ALGUM OBJETO.
- ELA TEM 3 CHANCES PARA DESCOBRIR QUAL OBJETO FAZ ESSE SOM QUE TU ESTÁS REPRODUZINDO.
- SE ELA ACERTAR, PONTO PARA ELA.
- SE ELA NÃO DESCOBRIR, PONTO PRA TI.
- DEPOIS INVERTE-SE A POSIÇÃO. A PESSOA DA TUA FAMÍLIA FAZ UM SOM E TU TENTAS DESCOBRIR QUEM FAZ ESSE BARULHO.
- VOCÊS DETERMINAM A PONTUAÇÃO FINAL PARA ENCERRAR A BRINCADEIRA. POR EXEMPLO, QUEM FIZER 5 PONTOS PRIMEIRO, GANHA.
AGORA, VAMOS PENSAR MAIS NOS SONS DA LETRA S.
⇨ A LETRA S TEM 2 SONS.
⇨ O MOVIMENTO QUE SE FAZ COM A BOCA PARA OS DOIS SONS É BEM PARECIDO, MAS O BARULHO É DIFERENTE.
⇨ LÁ NO MUNDO DAS LETRAS, CONTA-SE QUE O S, EM UMA PESCARIA DE PEDRINHAS COM SEU COMPADRE Z, RESOLVEU PEDIR O SOM DELE EMPRESTADO... AH, MAS É HISTÓRIA DO MUNDO DAS LETRAS, ENTÃO... FICA PARA A VOLTA ÀS AULAS NA ESCOLA.
✰ O QUE POSSO DIZER É QUE SEMPRE QUE A LETRA S ESTIVER ENTRE DUAS LETRAS VOGAIS, ELA FAZ O SOM DA LETRA Z.
POR EXEMPLO:
🏠 CASA
👕 CAMISETA
🎁 PRESENTE
AGORA VAMOS PENSAR EM PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA S E ESCUTAR O SOM QUE SAI QUANDO PRONUNCIAMOS.
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA S COM
A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" SA.
POR EXEMPLO: SA DE SAPATO
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS,
CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA S COM
A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA SE.
POR EXEMPLO: SE DE SEMENTE
✱ JUNTANDO A LETRA S COM A
VOGAL I, TEMOS A SÍLABA SI.
POR EXEMPLO: SI DE SINALEIRA
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA S COM
A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA SO.
POR EXEMPLO: SO DE SOFÁ
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA S COM A
VOGAL U, TEMOS A SÍLABA SU.
POR EXEMPLO: SU DE SUCO
ATIVIDADE 8:
- PROCURA NA TUA CASA,
COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA s.
- SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR 7 OBJETOS?
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA s.
ATIVIDADE 9:
- OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA S.
- SE ALGUM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA APARECE NESSA IMAGEM, COPIA O NOME DELE AO LADO DO DESENHO FEITO NA ATIVIDADE 8.
ATIVIDADE 10:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO, LIGANDO CADA DESENHO AO SEU NOME E COMPLETANDO AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.
SEMANA = PERÍODO DE 7 DIAS.
⇨ NO NOSSO CALENDÁRIO, A SEMANA INICIA NO DOMINGO E TERMINA NO SÁBADO.
- TU CONHECES OS NOMES DOS DIAS DA SEMANA E A ORDEM EM QUE ELES APARECEM?
⇨ SEMANA:
DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
⇨ CADA DIA DA SEMANA TEM A SUA ORDEM. OLHA SÓ:
DOMINGO - DIA 1
SEGUNDA-FEIRA - DIA 2
TERÇA-FEIRA - DIA 3
QUARTA-FEIRA - DIA 4
QUINTA-FEIRA - DIA 5
SEXTA-FEIRA - DIA 6
SÁBADO - DIA 7
✰ NA MATEMÁTICA, QUANDO OS NÚMEROS REPRESENTAM UMA ORDEM, ELES RECEBEM MAIS UM "SÍMBOLO" (º OU ª) AO LADO.
ASSIM, ESCREVENDO O 1 COM UM º AO LADO, DIZEMOS QUE OS ALUNOS DESSA TURMA ESTÃO NO 1º ANO SEM PRECISAR ESCREVER A PALAVRA "PRIMEIRO".
✰ NA MATEMÁTICA, CHAMAMOS ESSES NÚMEROS DE ORDINAIS PORQUE INDICAM A ORDEM QUE ESTÃO.
⇨ SE COLOCARMOS º = MASCULINO
⇨ SE COLOCARMOS ª = FEMININO
POR EXEMPLO:
A PROFE QUÉZIA DÁ AULA PARA O 1º ANO. - (1º = PRIMEIRO)
ELA É SEMPRE A 1ª A CHEGAR NA SALA DE AULA. - (1ª = PRIMEIRA)
ENTÃO, VAMOS VER OS DIAS DA SEMANA MOSTRANDO A ORDEM COM NÚMEROS ORDINAIS:
ATIVIDADE 11:
- LEMBRANDO DA HISTÓRIA DA CASA DO PEDRO, COMPLETE A TABELA, DESENHANDO OS PERSONAGENS NA ORDEM QUE APARECERAM.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.
ATIVIDADE 12:
- COMPLETE A TABELA ABAIXO, DESENHANDO EM CADA DIA DA SEMANA COMO ESTAVA O TEMPO, UM ALIMENTO QUE COMEU, UMA ATIVIDADE QUE FEZ PARA AJUDAR NAS COISAS DA CASA/FAMÍLIA E UMA BRINCADEIRA QUE FEZ.
- OBSERVE O EXEMPLO:
😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!
Semana 21 – 8 a 11 de setembro
ATIVIDADE 1
Leia o texto abaixo:
ATIVIDADE 2
ATIVIDADE 3
Produção textual
Escolha uma brincadeira ou jogo que você goste e desenhe no seu caderno. Depois, crie um texto instrucional, ou seja, explique quais são os materiais necessários para a brincadeira ou jogo e a maneira de brincar. Você pode seguir como exemplo o texto da atividade 1.
Não esqueça de utilizar letra maiúscula no início das frases e nos nomes próprios!
ATIVIDADE 4
Vamos relembrar o uso da letra G e quando devemos utilizar o G junto com o U?
Observe as imagens abaixo e anote no seu caderno a escrita que você acha que é correta:
Agora, assista ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=s5yznucFpLc
ATIVIDADE 5
Registre o que descobrimos em seu caderno:
ATIVIDADE 6
ATIVIDADE 7
ATIVIDADE 8
ATIVIDADE 9
Vamos relembrar as centenas!!
ATIVIDADE 9
ATIVIDADE 10
ATIVIDADE 11
Coloque nos relógios de ponteiros as horas marcadas nos relógios digitais:
ATIVIDADE 12
ATIVIDADE 13
Observe as quantias na tabela e coloque ao lado o valor total. Faça as continhas de cabeça!!!