terça-feira, 8 de setembro de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRÍCIA KNORST - SEMANA 21






ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.


SEMANA 21 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Texto: Independência do Brasil;

- Atividades;

- Leitura deleite.

2.      Você sabia que dia 7 de setembro comemoramos a “Independência do Brasil”?
Ler com atenção (somente para leitura):


3.       Copiar em seu caderno:              


* Assistir ao vídeo sobre a Independência do Brasil.


https://www.youtube.com/watch?v=c8Blp1NGYG4&feature=youtu.be



4.       Copiar e responder as atividades:


a)       Você concorda com a atitude de Dom João VI, ao esvaziar os cofres brasileiros, quando foi a Portugal? Por quê?

b)      Por que os portugueses não gostaram que Dom Pedro ficasse no Brasil?


c)       Os brasileiros queriam que Dom Pedro permanecesse no Brasil? O que eles fizeram?

d)      Qual data ficou conhecida como o “Dia do Fico”?


e)      Qual frase foi falada por D. Pedro no “Dia do Fico”?

f)        Dom Pedro formou seu ministério. Quem ele nomeou como Ministro?


g)       O que Dom Pedro fazia em São Paulo quando gritou a famosa frase: “Independência ou morte!”?

h)      Em que dia, mês e ano foi declarada a Independência do Brasil?


i)        Quanto tempo faz que isso aconteceu?


5.       Marcar a opção correta:

a)       São substantivos próprios:
(      ) príncipe e portugueses
(      ) Dom Pedro e Portugal
(      ) pessoas e colônia

b)      São substantivos comuns:
(      ) Brasil e Portugal
(      ) pedindo e esvaziou
(      ) ouro e riacho

c)       São adjetivos:
(      ) São Paulo e Lisboa
(      ) favorável e quebradas
(      ) Ipiranga e ministério

d)      A palavra “que” é monossílaba. Também são palavras monossílabas:
(      ) um, por
(      ) gostaram, voltasse
(      ) Brasil, dia

e)      A palavra “Independência” é uma palavra polissílaba. Também são palavras polissílabas:
(      ) data, José
(      ) imperador, permanência
(      ) os, pois

f)        A palavra “DE – CLA – RA – ÇÃO é uma palavra oxítona, pois a última sílaba é mais forte.   São palavras oxítonas:
(      ) ministro, espada
(      ) Reino, príncipe
(      )solicitação, Portugal

g)       A palavra “SE – TEM – BRO” é paroxítona, pois a penúltima sílaba é a mais forte. São palavras paroxítonas:
(      ) nação, estão
(      ) regente, ouro
(      ) com, mais

h)      A palavra “PRÍNCIPE” é:
(      ) oxítona
(      ) paroxítona
(      ) proparoxítona



6.       Leitura deleite:




💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚




SEMANA 21 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Simulado de matemática.

Nesta semana, faremos uma atividade de “simulado”. Simulado são atividades para testar os seus conhecimentos.
Quem tiver como imprimir, imprima, responda e pinte a opção correta no Gabarito, que está no início do simulado.
Quem não puder imprimir, não precisa copiar as questões. Faça as atividades (use seu caderno para calcular e fazer as anotações necessárias) e copie o Gabarito, pintando a opção correta.










💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜





SEMANA 21 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Vídeo sobre os movimentos respiratórios;

- Texto sobre as funções do Sistema Respiratório;

- Reflexão sobre os diferentes ritmos da nossa respiração.

2.      Semana passada, vimos como funciona o sistema respiratório e também os movimentos respiratórios: inspiração e expiração.

Ler:

Cada vez que respiramos, ocorrem os movimentos de inspiração e expiração, que se alternam várias vezes por minuto. Esses movimentos respiratórios ocorrem devido à ação conjunta do diafragma e dos músculos intercostais, são involuntários e seu conjunto é chamado de ventilação pulmonar.

TAREFA: Assistir ao vídeo disponível nos anexos sobre o mecanismo de respiração.

3.      Nesta semana, estudaremos as funções do sistema respiratório.
Copiar o texto abaixo:

Funções do Sistema Respiratório

Cada um dos órgãos do Sistema Respiratório ajuda a manter o equilíbrio do organismo. Conheça a seguir as funções desenvolvidas pelo Sistema Respiratório.
Troca gasosa
Quando inspiramos o ar atmosférico, que contém oxigênio e outros elementos químicos, ele passa pelas vias respiratórias e chega aos pulmões.
É nos pulmões que acontece a troca do dióxido de carbono pelo oxigênio. E, graças aos músculos respiratórios que este órgão cria forças para o ar fluir. Tudo isso a partir de estímulos e comandos emitidos pelo Sistema Nervoso Central.
Equilíbrio ácido-base
O equilíbrio ácido-base corresponde à remoção do excesso de COdo organismo.
Nesta função, novamente temos a atuação do Sistema Nervoso, que é responsável por enviar informações para os controladores da respiração.
Produção de sons
A produção e emissão de sons é realizada pela ação conjunta do Sistema Nervoso e dos músculos que trabalham na respiração.
São eles que permitem o fluxo do ar das cordas vocais e da boca.
Defesa pulmonar
Ao respirar, é praticamente impossível eliminar as impurezas contidas no ambiente atmosférico. A inspiração de microrganismos se torna inevitável.
Para evitar problemas de saúde, o Sistema Respiratório apresenta mecanismos de defesa, que por sua vez, são realizados a partir da atuação dos diferentes órgãos.


·         Copiar e responder no seu caderno:
O que você acha que leva nossa respiração a acelerar em algumas situações e a diminuir em outras?




💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗



SEMANA 21 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Onde os portugueses se instalaram?;

- Mapa;

- O que cultivavam?

2.      Nesta semana, já estudamos na aula de Português um pouquinho da história da Independência do Brasil, vendo que nosso país já pertenceu a Portugal.

Para saber mais e entender melhor a história da Independência do Brasil, assistir ao vídeo que está nos anexos desta semana.


3.       Na aula de sócio-históricas vamos continuar estudando sobre os imigrantes portugueses.

Copiar o texto abaixo, que é uma continuação do texto da aula anterior.

Onde os Portugueses se instalaram?

        Em 1752, começam a chegar a Rio Grande os primeiros casais açorianos que haviam desembarcado em Santa Catarina. Os açorianos seriam levados para a região Missioneira, mas, enquanto não se cumpria o tratado de Madrid, foram conduzidos a vários núcleos que viriam a ser por eles povoados, como Rio Grande, Viamão, Porto do Viamão (Porto Alegre), Triunfo, Santo Amaro e Rio Pardo.
Depois da invasão espanhola, os casais que habitavam Rio Grande foram para o Uruguai, e outros fugiram para o norte, povoando Estreito, Taquari, Santo Antônio da Patrulha, Mostardas e Cachoeira. Alguns se dirigiram à região da campanha, adquirindo sesmarias, dedicando-se à pecuária e povoando, assim, a campanha gaúcha.





·         Copiar apenas o título e a legenda.
·         Pintar as cidades que você conhece.
·         Copiar o texto:
O que cultivavam?

        O açoriano adaptou-se bem ao Rio Grande de São Pedro, dedicando-se à agricultura, plantando trigo, algodão, centeio, cevada, legumes, arroz, cebola, alpiste, melancia, cana de açúcar e uva. Povo católico, de princípios morais rígidos, os açorianos fizeram respeitar seus lares e suas famílias.        
        Os índios, os castelhanos, os gaudérios, os aventureiros que se aproximaram dos povoados dos ilhéus assimilaram seus costumes e suas tradições. Dos açorianos também é a hospitalidade que o gaúcho herdou, hoje tão apreciada pelos turistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.