ALUNOS
E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e
RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode
imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na
volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à
professora.
SEMANA 21 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
PORTUGUÊS:
Rotina:
- Texto: Independência do Brasil;
- Atividades;
- Leitura deleite.
2. Você sabia que
dia 7 de setembro comemoramos a “Independência do Brasil”?
Ler com
atenção (somente para leitura):
3.
Copiar em seu caderno:
* Assistir ao vídeo sobre a Independência do Brasil.
4.
Copiar
e responder as atividades:
a) Você
concorda com a atitude de Dom João VI, ao esvaziar os cofres brasileiros,
quando foi a Portugal? Por quê?
b) Por
que os portugueses não gostaram que Dom Pedro ficasse no Brasil?
c) Os
brasileiros queriam que Dom Pedro permanecesse no Brasil? O que eles fizeram?
d) Qual
data ficou conhecida como o “Dia do Fico”?
e) Qual
frase foi falada por D. Pedro no “Dia do Fico”?
f)
Dom Pedro formou seu ministério. Quem ele nomeou
como Ministro?
g) O
que Dom Pedro fazia em São Paulo quando gritou a famosa frase: “Independência
ou morte!”?
h) Em
que dia, mês e ano foi declarada a Independência do Brasil?
i)
Quanto tempo faz que isso aconteceu?
5. Marcar a opção correta:
a) São
substantivos próprios:
( ) príncipe e portugueses
(
) Dom Pedro e Portugal
( ) pessoas e colônia
b) São
substantivos comuns:
( ) Brasil e Portugal
( ) pedindo e esvaziou
( ) ouro e riacho
c) São
adjetivos:
( ) São Paulo e Lisboa
( ) favorável e quebradas
( ) Ipiranga e ministério
d) A
palavra “que” é monossílaba. Também são palavras monossílabas:
( ) um, por
( ) gostaram, voltasse
( ) Brasil, dia
e) A
palavra “Independência” é uma palavra polissílaba. Também são palavras
polissílabas:
( ) data, José
(
) imperador, permanência
( ) os, pois
f)
A palavra “DE – CLA – RA – ÇÃO” é uma palavra oxítona, pois a
última sílaba é mais forte. São
palavras oxítonas:
( ) ministro, espada
( ) Reino, príncipe
( )solicitação, Portugal
g) A
palavra “SE – TEM
– BRO” é paroxítona, pois a penúltima sílaba é a mais forte. São palavras
paroxítonas:
( ) nação, estão
( ) regente, ouro
( ) com, mais
h) A
palavra “PRÍNCIPE” é:
( ) oxítona
( ) paroxítona
( ) proparoxítona
6. Leitura deleite:
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
SEMANA
21 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
MATEMÁTICA:
Rotina:
- Simulado de matemática.
Nesta semana, faremos uma
atividade de “simulado”. Simulado são atividades para testar os seus
conhecimentos.
Quem tiver como imprimir,
imprima, responda e pinte a opção correta no Gabarito, que está no início do
simulado.
Quem não puder imprimir, não
precisa copiar as questões. Faça as atividades (use seu caderno para calcular e
fazer as anotações necessárias) e copie o Gabarito, pintando a opção
correta.
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
SEMANA
21 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
CIÊNCIAS:
Rotina:
- Vídeo sobre os
movimentos respiratórios;
- Texto sobre as
funções do Sistema Respiratório;
- Reflexão sobre
os diferentes ritmos da nossa respiração.
2. Semana
passada, vimos como funciona o sistema respiratório e também os movimentos
respiratórios: inspiração e expiração.
Ler:
Cada vez que
respiramos, ocorrem os movimentos de inspiração e expiração, que se
alternam várias vezes por minuto. Esses movimentos respiratórios ocorrem
devido à ação conjunta do diafragma e dos músculos
intercostais, são involuntários e seu conjunto é chamado
de ventilação pulmonar.
TAREFA: Assistir ao vídeo disponível nos anexos sobre
o mecanismo de respiração.
3. Nesta semana,
estudaremos as funções do sistema respiratório.
Copiar o
texto abaixo:
Funções do Sistema
Respiratório
Cada um dos
órgãos do Sistema Respiratório ajuda a manter o equilíbrio do organismo.
Conheça a seguir as funções desenvolvidas pelo Sistema Respiratório.
Troca gasosa
Quando
inspiramos o ar atmosférico, que contém oxigênio e outros elementos químicos,
ele passa pelas vias respiratórias e chega aos pulmões.
É nos
pulmões que acontece a troca do dióxido de carbono pelo oxigênio. E, graças aos
músculos respiratórios que este órgão cria forças para o ar fluir. Tudo isso a
partir de estímulos e comandos emitidos pelo Sistema
Nervoso Central.
Equilíbrio ácido-base
O
equilíbrio ácido-base corresponde à remoção do excesso de CO2 do
organismo.
Nesta
função, novamente temos a atuação do Sistema Nervoso, que é
responsável por enviar informações para os controladores da respiração.
Produção de sons
A produção
e emissão de sons é realizada pela ação conjunta do Sistema Nervoso e dos
músculos que trabalham na respiração.
São eles que
permitem o fluxo do ar das cordas vocais e da boca.
Defesa pulmonar
Ao
respirar, é praticamente impossível eliminar as impurezas contidas no ambiente
atmosférico. A inspiração de microrganismos se torna inevitável.
Para evitar
problemas de saúde, o Sistema Respiratório apresenta mecanismos de defesa, que
por sua vez, são realizados a partir da atuação dos diferentes órgãos.
·
Copiar e responder no seu caderno:
O que você acha que leva nossa respiração a
acelerar em algumas situações e a diminuir em outras?
SEMANA 21 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Onde os portugueses se instalaram?;
- Mapa;
- O que cultivavam?
2.
Nesta semana, já estudamos na aula de Português
um pouquinho da história da Independência do Brasil, vendo que nosso país já
pertenceu a Portugal.
Para saber
mais e entender melhor a história da Independência do Brasil, assistir ao vídeo
que está nos anexos desta semana.
3.
Na aula
de sócio-históricas vamos continuar estudando sobre os imigrantes portugueses.
Copiar o
texto abaixo, que é uma continuação do texto da aula anterior.
Onde os
Portugueses se instalaram?
Em 1752, começam a chegar a Rio Grande
os primeiros casais açorianos que haviam desembarcado em Santa Catarina. Os
açorianos seriam levados para a região Missioneira, mas, enquanto não se
cumpria o tratado de Madrid, foram conduzidos a vários núcleos que viriam a ser
por eles povoados, como Rio Grande, Viamão, Porto do Viamão (Porto Alegre),
Triunfo, Santo Amaro e Rio Pardo.
Depois da invasão espanhola, os casais que habitavam Rio Grande foram
para o Uruguai, e outros fugiram para o norte, povoando Estreito, Taquari,
Santo Antônio da Patrulha, Mostardas e Cachoeira. Alguns se dirigiram à região
da campanha, adquirindo sesmarias, dedicando-se à pecuária e povoando, assim, a
campanha gaúcha.
·
Copiar apenas o título e a legenda.
·
Pintar as cidades que você conhece.
·
Copiar o texto:
O que
cultivavam?
O açoriano adaptou-se bem ao Rio Grande de
São Pedro, dedicando-se à agricultura, plantando trigo, algodão, centeio,
cevada, legumes, arroz, cebola, alpiste, melancia, cana de açúcar e uva. Povo
católico, de princípios morais rígidos, os açorianos fizeram respeitar seus
lares e suas famílias.
Os índios, os castelhanos, os
gaudérios, os aventureiros que se aproximaram dos povoados dos ilhéus
assimilaram seus costumes e suas tradições. Dos açorianos também é a
hospitalidade que o gaúcho herdou, hoje tão apreciada pelos turistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.