TURMA(S):
|
17/08 à 21/08/2020- AULA 18ª.
|
DISCIPLINA:
ARTES - PROF IVETI MATOS:
NOTA MÁXIMA: “A” - NOTA ALCANÇADA:............
ALUNO(A):
.........................................................................................
..................................... ..........
PRESENÇAS:
02 presenças referente 2hs/a.
DATA
DE ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE
POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR.
|
|
Aula 18ª
|
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
A31- ARTES- IVETI MATOS
A22 - KARINE - SEMANA 18
Olá pessoal! Vamos começar mais uma semana de estudos. Preparados?
Fiquem bem!
Conheça algumas personagens do nosso folclore:
JB1- A11- A21-ARTES- PROF IVETI MATOS
TURMA(S):
|
17.08 à 21/08/2020- AULA 18ª.
|
DISCIPLINA:
ARTES - PROF IVETI MATOS:
NOTA MÁXIMA: “A” - NOTA ALCANÇADA:............
ALUNO(A):
.........................................................................................
..................................... ..........
PRESENÇAS:
02 presenças referente 2hs/a.
DATA
DE ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE
POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR.
|
|
Aula 18ª
|
TURMA A32 PROFE LUCIANE BEIER SEMANA 18
SAMANA 18 - 17 ATÉ 21 DE AGOSTO.
SEMANA DO FOLCLORE
ATIVIDADE 1
Você sabe o que é FOLCLORE?
Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Todos os conhecimentos do povo conservados através do tempo são considerados Folclore. Este conhecimento se dá através de: lendas, músicas, brincadeiras, comidas, enfeites, hábitos, danças e muito mais. No dia 22 de agosto, nós comemoramos o dia do Folclore.
ATIVIDADE 2
Acesse o link abaixo e assista a lenda do Saci-Pererê.
https://www.youtube.com/watch?v=zcQEPXPD-P0
ATIVIDADE 3
Agora, leia a lenda com atenção.
O SACI
Se você avistar um rodamoinho surgindo de repente, cuidado! Ali dentro pode estar o Saci-Pererê. Esta é uma das mais tradicionais lendas do folclore brasileiro.
Conta que o Saci é um negrinho esperto que vive nas matas do Brasil. Ele fuma cachimbo de barro e pula numa perna só. O Saci usa um capuz vermelho na cabeça onde se concentra todo o seu poder. Anda por todo o lado fazendo mil travessuras. Dá nó na crina e no rabo dos cavalos, azeda o leite, estraga os ovos das galinhas, esconde as coisas dos outros... deixa todo mundo doido.
Para dominar um Saci, só há uma solução: pegue o capuz do danado e você conseguirá prendê-lo numa garrafa.
ATIVIDADE 4
Responder
1. Onde vive o Saci?
2. Como o texto descreve o Saci? Como ele é?
3. Onde se concentra o poder do Saci?
4. De acordo com o texto que você leu, como se deve fazer para pegar e prender o Saci?
Completar as frases com uma palavra e depois complete a cruzadinha.
ATIVIDADE 5
Vamos brincar de charadinhas?
Convide as pessoas aí da sua casa para responderem as perguntas. Mas, primeiro leia todas elas com atenção e veja se você sabe as respostas. Caso tenha alguma dúvida, as respostas estão abaixo. Mas atenção! Primeiro tente responder sem olhar a resposta na folha.
1. O que é, o que é? Está no meio do começo, no começo do meio e na ponta do fim?
|
2. O que é, o que é? Anda sempre com os pés na cabeça?
|
3. O que é, o que é que é feito para andar, mas não anda?
|
4. O que é que sobe quando a chuva desce?
|
5. O que é, o que é que cheira chulé?
|
6. O que é que tem pernas e não pode andar?
|
7. O que é que nasce grande e morre pequeno?
|
8. O que é que quanto mais enxuga, mais molhada fica?
|
9. O que é o que cai em pé e corre deitado?
|
10. Duas irmãs que não se conhecem. Quem são?
|
ATIVIDADE 6
Escrever no seu caderno uma frase para cada desenho. Não esqueça de usar a pontuação.
ATIVIDADE 7
Com as palavras abaixo você deverá completar as frases sobre os personagens do nosso folclore. Copiar no seu caderno.
ATIVIDADE 8
Leia com atenção as seguintes palavras e copie-as no seu grupo.
lágrima frio regra criança grupo livro
livre fruta livrinho segredo frango
crocodilo magra crua frio fraco craque
igreja cravo frente crime cruz grade
livraria grátis gripe frito negro
FR |
VR |
CR |
GR |
frito
|
livro
|
|
|
ATIVIDADE 9
PAR OU ÍMPAR?
Assista o vídeo sobre par/ímpar.
https://www.youtube.com/watch?v=JoQL3jsJXPM
Sempre que formarmos um par e não sobrar nada, este número será par.
Atenção
0 - 2 - 4 - 6 - 8 sempre PAR
1 - 3 - 5 - 7 - 9 sempre ímpar
Continue desenhando as bolas, até chegar no 10, e escreva se o número é par ou ímpar.
5 ímpar
ATIVIDADE 10
ATIVIDADE 11
Faça um círculo em cada par de sapatos e observe se sobrará algum sapato. Você já sabe, se não sobrar é par, se sobrar é ímpar.