segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A31- ARTES- IVETI MATOS


                    PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS - PMPA.              
                      SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SMED
           EMEF PRESIDENTE VARGAS-PV/PASSOS DAS PEDRAS- POA/RS.
TURMA(S):
17/08 à 21/08/2020- AULA 18ª.
DISCIPLINA: ARTES - PROF IVETI MATOS:              NOTA MÁXIMA: “A” - NOTA ALCANÇADA:............
ALUNO(A): ......................................................................................... ..................................... ..........
PRESENÇAS: 02 presenças referente 2hs/a.
DATA DE ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR.                                                                      
Aula 18ª

Ø SAUDAÇÕES: Bom Dia, amigos!

Ø  OBJETIVOS:
DESPERTAR NO ALUNO A  MAGIA DA LENDA INFANTIL E A IMAGINAÇÃO.


Ø  TEMÁTICA: IARA,  A SEREIA ENCANTADA.






> TAREFA: OUVIR ATENTAM,ENTE AO VÍDEO, COMENTAR COM A FAMÍLIA E APÓS DESENHAR E COLORIR ALGO QUE O ENCANTOU.

A22 - KARINE - SEMANA 18

 Olá pessoal! Vamos começar mais uma semana de estudos. Preparados? 

Fiquem bem!




Conheça algumas personagens do nosso folclore:







JB1- A11- A21-ARTES- PROF IVETI MATOS

   

      









                          
                          

               PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS - PMPA                    
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SMED
 EMEF PRESIDENTE VARGAS-PV/PASSOS DAS PEDRAS- POA/RS.
TURMA(S): 
17.08 à 21/08/2020- AULA 18ª.
DISCIPLINA: ARTES - PROF IVETI MATOS:              NOTA MÁXIMA: “A” - NOTA ALCANÇADA:............
ALUNO(A): ......................................................................................... ..................................... ..........
PRESENÇAS: 02 presenças referente 2hs/a.
DATA DE ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR.                                                                      
Aula 18ª

Ø SAUDAÇÕES: Bom Dia, amigos!

Ø  OBJETIVOS:
DESPERTAR NO ALUNO A IMAGINAÇÃO E A  MAGIA DA LENDA INFANTIL COM PERSONAGENS QUE OS IDENTIFICAM.

Ø  TEMÁTICA:SACI PERERÊ.


>TEMÁTICA: A LENDA DO SACI PERERÊ - AGOSTO MÊS DO FOLCLORE ( O DIA É 22).

TURMA A32 PROFE LUCIANE BEIER SEMANA 18

 

SAMANA  18  -  17 ATÉ  21  DE  AGOSTO.

                 SEMANA DO FOLCLORE

ATIVIDADE  1

Você  sabe  o  que é  FOLCLORE?

 Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive.  Todos os conhecimentos do povo conservados através do tempo são considerados Folclore. Este conhecimento se dá através de: lendas, músicas, brincadeiras, comidas, enfeites, hábitos, danças e muito mais. No dia 22 de agosto, nós comemoramos o dia do Folclore.

ATIVIDADE  2

Acesse  o  link abaixo e assista a lenda do Saci-Pererê.

https://www.youtube.com/watch?v=zcQEPXPD-P0

ATIVIDADE  3

Agora, leia a lenda com atenção.

                O  SACI

Se  você avistar um rodamoinho surgindo de repente, cuidado! Ali dentro pode estar o Saci-Pererê. Esta é uma das mais tradicionais lendas do folclore brasileiro.

Conta que o Saci é um negrinho esperto que vive nas matas do Brasil. Ele  fuma cachimbo de barro e pula numa perna só. O Saci  usa um capuz vermelho na cabeça onde se concentra todo o seu poder. Anda por todo o lado fazendo mil travessuras. Dá nó na crina e no rabo dos cavalos, azeda o leite, estraga os ovos das galinhas, esconde as coisas dos outros... deixa todo mundo doido.

Para dominar um Saci, só há uma solução: pegue o capuz do danado e você conseguirá prendê-lo numa garrafa.

 

ATIVIDADE 4

Responder

1.     Onde vive o Saci?

2.    Como o texto descreve o Saci?  Como ele é?

3.    Onde se concentra o poder do Saci?

4.      De acordo com o texto que você leu, como se deve fazer para pegar e prender o Saci?

Completar  as  frases  com  uma  palavra e depois complete a cruzadinha.

 

ATIVIDADE  5

 

 

                                            Vamos brincar de charadinhas?

    Convide as pessoas aí da sua casa para responderem as perguntas. Mas, primeiro leia todas elas com atenção e veja se você sabe as respostas. Caso tenha alguma dúvida, as respostas estão abaixo. Mas atenção! Primeiro tente responder sem olhar a resposta na folha.

1.    O que é, o que é? Está no meio do começo, no começo do meio e na ponta do fim?

 

2.    O que é, o que é? Anda sempre com os pés na cabeça?

 

3.    O que é, o que é que é feito para andar, mas não anda?

 

4.    O que é que sobe quando a chuva desce?

 

5.    O que é, o que é que cheira chulé?

 

6.    O que é  que  tem pernas e não pode andar?

 

7.    O que é que nasce grande e morre pequeno?

 

8.    O que é que quanto mais enxuga, mais molhada fica?

 

9.    O que é o que cai em pé e corre deitado?

 

10. Duas irmãs que não se conhecem. Quem são?

 

Caixa de texto: 1.Letra M   2. O piolho 3. A rua 4. O guarda-chuva 5. O nariz 6. A mesa 7. O lápis 8. A toalha 9. A chuva 10. As orelhas

 

 

 

 

 

ATIVIDADE  6

Escrever  no seu caderno uma  frase  para  cada  desenho. Não esqueça de usar a pontuação.

 

ATIVIDADE  7

Com  as  palavras  abaixo  você deverá completar as frases sobre os personagens do nosso folclore. Copiar no seu caderno.

   ATIVIDADE  8

 

Leia com atenção as seguintes palavras e copie-as no seu grupo.       

 

      lágrima          frio           regra          criança            grupo          livro       

 

         livre        fruta           livrinho           segredo             frango  

 

        crocodilo        magra       crua        frio           fraco         craque

 

        igreja       cravo     frente                 crime             cruz             grade

 

           livraria                 grátis           gripe        frito           negro

 

 

FR

VR

CR

GR

 

frito

 

 

 

 

 

 

 

 

livro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE  9

                                                PAR   OU  ÍMPAR?

Assista o vídeo sobre par/ímpar.

https://www.youtube.com/watch?v=JoQL3jsJXPM

 

Sempre  que  formarmos um par e não sobrar nada, este número será  par.

 

Atenção 

0   -   2   -   4  -   6   -  8   sempre  PAR

   1   -    3    -   5   -  7   - 9   sempre   ímpar

 

Continue desenhando as bolas, até chegar no 10,  e escreva se o número é par ou ímpar.

 

5   ímpar

 

ATIVIDADE 10                   

 

ATIVIDADE  11

Faça um círculo em cada par de sapatos e observe se sobrará algum sapato. Você já sabe, se não sobrar é par, se sobrar é ímpar.

 

ATIVIDADE  12

 

 

ATIVIDADE  13

Resolver  as  adições  no  seu  caderno.