TURMA(S):
|
17/08 à 21/08/2020- AULA 18ª.
|
DISCIPLINA:
ARTES - PROF IVETI MATOS:
NOTA MÁXIMA: “A” - NOTA ALCANÇADA:............
ALUNO(A):
.........................................................................................
..................................... ..........
PRESENÇAS:
02 presenças referente 2hs/a.
DATA
DE ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE
POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR.
|
|
Aula 18ª
|
|
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
A31- ARTES- IVETI MATOS
A22 - KARINE - SEMANA 18
Olá pessoal! Vamos começar mais uma semana de estudos. Preparados?
Fiquem bem!
Conheça algumas personagens do nosso folclore:
JB1- A11- A21-ARTES- PROF IVETI MATOS
|
TURMA(S):
|
17.08 à 21/08/2020- AULA 18ª.
|
|
DISCIPLINA:
ARTES - PROF IVETI MATOS:
NOTA MÁXIMA: “A” - NOTA ALCANÇADA:............
ALUNO(A):
.........................................................................................
..................................... ..........
PRESENÇAS:
02 presenças referente 2hs/a.
DATA
DE ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE
POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR.
|
|
|
Aula 18ª
|
|
TURMA A32 PROFE LUCIANE BEIER SEMANA 18
SAMANA 18 - 17 ATÉ 21 DE AGOSTO.
SEMANA DO FOLCLORE
ATIVIDADE 1
Você sabe o que é FOLCLORE?
Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Todos os conhecimentos do povo conservados através do tempo são considerados Folclore. Este conhecimento se dá através de: lendas, músicas, brincadeiras, comidas, enfeites, hábitos, danças e muito mais. No dia 22 de agosto, nós comemoramos o dia do Folclore.
ATIVIDADE 2
Acesse o link abaixo e assista a lenda do Saci-Pererê.
https://www.youtube.com/watch?v=zcQEPXPD-P0
ATIVIDADE 3
Agora, leia a lenda com atenção.
O SACI
Se você avistar um rodamoinho surgindo de repente, cuidado! Ali dentro pode estar o Saci-Pererê. Esta é uma das mais tradicionais lendas do folclore brasileiro.
Conta que o Saci é um negrinho esperto que vive nas matas do Brasil. Ele fuma cachimbo de barro e pula numa perna só. O Saci usa um capuz vermelho na cabeça onde se concentra todo o seu poder. Anda por todo o lado fazendo mil travessuras. Dá nó na crina e no rabo dos cavalos, azeda o leite, estraga os ovos das galinhas, esconde as coisas dos outros... deixa todo mundo doido.
Para dominar um Saci, só há uma solução: pegue o capuz do danado e você conseguirá prendê-lo numa garrafa.
ATIVIDADE 4
Responder
1. Onde vive o Saci?
2. Como o texto descreve o Saci? Como ele é?
3. Onde se concentra o poder do Saci?
4. De acordo com o texto que você leu, como se deve fazer para pegar e prender o Saci?
Completar as frases com uma palavra e depois complete a cruzadinha.
ATIVIDADE 5
Vamos brincar de charadinhas?
Convide as pessoas aí da sua casa para responderem as perguntas. Mas, primeiro leia todas elas com atenção e veja se você sabe as respostas. Caso tenha alguma dúvida, as respostas estão abaixo. Mas atenção! Primeiro tente responder sem olhar a resposta na folha.
|
1. O que é, o que é? Está no meio do começo, no começo do meio e na ponta do fim?
|
|
2. O que é, o que é? Anda sempre com os pés na cabeça?
|
|
3. O que é, o que é que é feito para andar, mas não anda?
|
|
4. O que é que sobe quando a chuva desce?
|
|
5. O que é, o que é que cheira chulé?
|
|
6. O que é que tem pernas e não pode andar?
|
|
7. O que é que nasce grande e morre pequeno?
|
|
8. O que é que quanto mais enxuga, mais molhada fica?
|
|
9. O que é o que cai em pé e corre deitado?
|
|
10. Duas irmãs que não se conhecem. Quem são?
|
![]()
ATIVIDADE 6
Escrever no seu caderno uma frase para cada desenho. Não esqueça de usar a pontuação.
ATIVIDADE 7
Com as palavras abaixo você deverá completar as frases sobre os personagens do nosso folclore. Copiar no seu caderno.
ATIVIDADE 8
Leia com atenção as seguintes palavras e copie-as no seu grupo.
lágrima frio regra criança grupo livro
livre fruta livrinho segredo frango
crocodilo magra crua frio fraco craque
igreja cravo frente crime cruz grade
livraria grátis gripe frito negro
|
FR |
VR |
CR |
GR |
|
frito
|
livro
|
|
|
ATIVIDADE 9
PAR OU ÍMPAR?
Assista o vídeo sobre par/ímpar.
https://www.youtube.com/watch?v=JoQL3jsJXPM
Sempre que formarmos um par e não sobrar nada, este número será par.
Atenção
0 - 2 - 4 - 6 - 8 sempre PAR
1 - 3 - 5 - 7 - 9 sempre ímpar
Continue desenhando as bolas, até chegar no 10, e escreva se o número é par ou ímpar.
5 ímpar
ATIVIDADE 10
ATIVIDADE 11
Faça um círculo em cada par de sapatos e observe se sobrará algum sapato. Você já sabe, se não sobrar é par, se sobrar é ímpar.










