terça-feira, 4 de agosto de 2020

JB1M- A11-A21-A31- ARTES PROF IVETI MATOS AULA 16ª


               PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS - PMPA 
                           SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SMED
           EMEF PRESIDENTE VARGAS/PV-PASSOS DAS PEDRAS- POA/RS.
TURMA(S):
___/___ à ___/___/2020- AULA
DISCIPLINA: ARTES - PROF IVETI MATOS:   JB1= EDUCAÇÃO INFANTIL;
                                                                             A10 (T.A11); A20 (T.A21); A30 (T. A31) = 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
 NOTA MÁXIMA: “A”      NOTA ALCANÇADA:............
ALUNO(A): ..................................................................................................... ..................................... ..........
PRESENÇAS: 02 P.  referente 2hs/a.
DATA DE ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR.                                                                      
> 


Ø  OBJETIVOS: PROPOR AO ALUNO A CRIAÇÃO DE UM BRINQUEDO – ENTRETENIMENTO, CRIATIVIDADE E ESPÍRITO
INVENTIVO, CRIATIVO.

Ø  CONTEÚDO:
Ø   (OPÇÃO 1):CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE UM TREM OU OUTRO BRINQUEDO (CARRO, ÔNIBUS,
 CARROÇA, PALHAÇO, CASA, PRÉDIO, ESCOLA, BICHO, MONSTRO, CASINHA, BONECO, BICHO) COM CAIXAS DE
 FÓSFORO OU OUTRO TIPO DE CAIXAS, PALITOS, TAMPINHAS, ARAME, MATERIAIS ATÍSTICOS (COLA COMUM E
OUTRO TIPO DE COLA MAIS POTENTE, TESOURA, TINTA GUACHE, LÁPIS COR OU CERA, RÉGUA, SUCATA LIMPA.

Ø  OBS: SIGA AS INSTRUÇÕES E O MODELO COMO INSPIRAÇÃO, INDIFERENTE DA TEMÁTICA (TREM, CASA, ÔNIBUS,
 CARRO- BONECO...).
Ø  FAZER UMA FOTO DO BRINQUEDO E ENVIAR PARA A AVALIAÇÃO. POIS, SE POSSÍVEL, PRETENDO FAZER UMA
EXPOSIÇÃO DE TODOS OS TRABALHOS EM PAINEL NA ESCOLA QUANDO VOLTARMOS.

Ø  (OPÇÃO 2) – CASO O ALUNO ENCONTRE DIFICULDADES EM CONFECCIONAR O BRINQUEDO, PODERÁ PINTAR O
TREM (FIGURA – PREENCHER OS DADOS E ENVIAR PARA AVALIAÇÃO.

Ø  RECURSOS: TEXTO PDF E MATERIAIS DESCRITO ACIMA.

Ø  BIBLIOGRAFIA/ FONTE:



INFORME - USO DA PLATAFORMA CÓRTEX/ TURMAS

OLÁ,  COMUNIDADE PRESIDENTE VARGAS!

LEIAM COM ATENÇÃO 

Para os alunos das turmas A10 até B20 e BJ, que possuem acesso à internet, as atividades estarão sendo disponibilizadas a partir de hoje, 04 de agosto, para serem realizadas na PLATAFORMA CÓRTEX 


É muito importante que TODOS OS ALUNOS FAÇAM O CADASTRO.

Baixe o App Cortex Aluno: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cortexai.cortexaluno&hl=pt_BR 


Anote a senha cadastrada exatamente da forma que você digitou, para evitar perda do acesso.


Observação: quando for acessar a Plataforma, é importante utilizar o número do CPF sem pontos ou traços e digitar a senha exatamente como você cadastrou.



TURMAS B JOVEM - B 21 - B 22 ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 16

Olá Alunos!

Agora estamos também na plataforma Córtex, aproveitem para conhecer!


Na atividade desta semana vamos estudar dois importantes conceitos: simetria e assimetria

S I M E T R I A

Você conhece o significado da palavra acima? Ela está presente na arte, na natureza, na arquitetura e em muitos outros assuntos. Esta palavra traz um sentido de harmonia e equilíbrio. Podemos dizer que algo tem simetria quando apresenta duas partes iguais e por isto, quando colocadas uma em cima da outra, elas coincidem. Vejam os exemplos abaixo:


                               M

Podemos observar que uma linha vermelha divide ao meio a borboleta e que suas asas seguem o mesmo desenho nos dois lados. Se pudéssemos dobrar o desenho ao meio as partes ficariam exatamente sobrepostas. Outro exemplo: a letra “M”. Ela também apresenta uma simetria.  Se imaginarmos uma linha vertical passando pelo meio, saberemos que o mesmo desenho se repete em cada um dos lados. Chamamos isto de simetria espelhada. Mais um exemplo:


                   

O desenho acima foi feito por uma tribo indígena e por ser simétrico seus dois lados são equilibrados, estáveis, se repetem.

Agora, ao contrário, dois exemplos de Assimetria

                                

Logo percebemos que nesta fotografia da flor, se a dividíssemos ao meio, teríamos dois desenhos bem diferentes. Há um desiquilíbrio. Portanto, Assimetria é uma palavra antônima a simetria. Já na pintura ao lado, do artista Pablo Picasso, também podemos observar que não existiu nenhuma preocupação com a simetria.  Nem no desenho da mulher e nem no espaço ao redor dela. O lado direito está visivelmente bem mais cheio de elementos. O rosto da mulher, também, é assimétrico, pois suas partes são completamente diferentes.

ATIVIDADE: Criação de um desenho simétrico.

1 Desenhe uma forma que você quer (figura,  rosto, etc.)  em um  uma folha  de papel ofício ou A 4 dobrada ao meio. (pode ser na horizontal ou vertical).

2 Recorte o desenho e abra-o. Observe que a forma que existe de um lado se repita do outro.

3 Copia esta forma recortada sobre uma outra folha.

4 Faça a decoração na parte de dentro, sempre lembrando que os lados precisam ter o mesmo padrão/desenho para  formar um desenho simétrico.  Se quiser pode colorir ou explore os efeitos do preto e branco.

Observação:  por problemas técnicos, não foi possível colocar as ilustrações para auxiliar no melhor  entendimento desta atividade. Isto será quando o problema for resolvido. Obrigado!

 

Boa atividade!