TURMA(S):
|
___/___ à ___/___/2020- AULA
|
DISCIPLINA:
ARTES - PROF IVETI MATOS: JB1=
EDUCAÇÃO INFANTIL;
A10 (T.A11); A20 (T.A21); A30 (T. A31) = 1º CICLO DO ENSINO
FUNDAMENTAL.
NOTA MÁXIMA: “A” NOTA
ALCANÇADA:............
ALUNO(A):
.....................................................................................................
..................................... ..........
PRESENÇAS:
02 P. referente 2hs/a.
DATA
DE ENTREGA/ENVIO: NA SEMANA DA TEREFA OU “ATÉ 30 DIAS” A PARTIR DA DATA DE
POSTAGEM/ PUBLICAÇÃO PELO PROFESSOR.
|
terça-feira, 4 de agosto de 2020
JB1M- A11-A21-A31- ARTES PROF IVETI MATOS AULA 16ª
INFORME - USO DA PLATAFORMA CÓRTEX/ TURMAS
TURMAS B JOVEM - B 21 - B 22 ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 16
Olá Alunos!
Agora estamos também na plataforma Córtex, aproveitem para conhecer!
Na atividade desta semana vamos estudar dois importantes conceitos: simetria e assimetria.
S I M E T R I A
Você conhece o significado
da palavra acima? Ela está presente na arte, na natureza, na arquitetura e em
muitos outros assuntos. Esta palavra traz um sentido de harmonia e equilíbrio. Podemos
dizer que algo tem simetria quando apresenta duas partes iguais e por isto,
quando colocadas uma em cima da outra, elas coincidem. Vejam os exemplos
abaixo:
Podemos observar que uma linha
vermelha divide ao meio a borboleta e que suas asas seguem o mesmo desenho nos
dois lados. Se pudéssemos dobrar o desenho ao meio as partes ficariam
exatamente sobrepostas. Outro exemplo: a letra “M”. Ela também apresenta uma
simetria. Se imaginarmos uma linha
vertical passando pelo meio, saberemos que o mesmo desenho se repete em cada um
dos lados. Chamamos isto de simetria
espelhada. Mais um exemplo:
O desenho acima foi feito por uma tribo indígena e por
ser simétrico seus dois lados são equilibrados, estáveis, se repetem.
Agora, ao
contrário, dois exemplos de Assimetria:
Logo percebemos que nesta fotografia da flor, se a dividíssemos ao meio, teríamos dois desenhos bem diferentes. Há um desiquilíbrio. Portanto, Assimetria é uma palavra antônima a simetria. Já na pintura ao lado, do artista Pablo Picasso, também podemos observar que não existiu nenhuma preocupação com a simetria. Nem no desenho da mulher e nem no espaço ao redor dela. O lado direito está visivelmente bem mais cheio de elementos. O rosto da mulher, também, é assimétrico, pois suas partes são completamente diferentes.
ATIVIDADE: Criação de um desenho simétrico.
1
Desenhe uma forma que você quer (figura, rosto, etc.) em um
uma folha de papel ofício ou A 4 dobrada ao meio. (pode ser na
horizontal ou vertical).
2
Recorte
o desenho e abra-o. Observe que a forma que existe de um lado se repita do
outro.
3
Copia
esta forma recortada sobre uma outra folha.
4
Faça
a decoração na parte de dentro, sempre lembrando que os lados precisam ter o
mesmo padrão/desenho para formar um
desenho simétrico. Se quiser pode
colorir ou explore os efeitos do preto e branco.
Observação: por problemas técnicos, não foi possível colocar as ilustrações para auxiliar no melhor entendimento desta atividade. Isto será quando o problema for resolvido. Obrigado!
Boa
atividade!