terça-feira, 4 de agosto de 2020

TURMAS B JOVEM - B 21 - B 22 ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 16

Olá Alunos!

Agora estamos também na plataforma Córtex, aproveitem para conhecer!


Na atividade desta semana vamos estudar dois importantes conceitos: simetria e assimetria

S I M E T R I A

Você conhece o significado da palavra acima? Ela está presente na arte, na natureza, na arquitetura e em muitos outros assuntos. Esta palavra traz um sentido de harmonia e equilíbrio. Podemos dizer que algo tem simetria quando apresenta duas partes iguais e por isto, quando colocadas uma em cima da outra, elas coincidem. Vejam os exemplos abaixo:


                               M

Podemos observar que uma linha vermelha divide ao meio a borboleta e que suas asas seguem o mesmo desenho nos dois lados. Se pudéssemos dobrar o desenho ao meio as partes ficariam exatamente sobrepostas. Outro exemplo: a letra “M”. Ela também apresenta uma simetria.  Se imaginarmos uma linha vertical passando pelo meio, saberemos que o mesmo desenho se repete em cada um dos lados. Chamamos isto de simetria espelhada. Mais um exemplo:


                   

O desenho acima foi feito por uma tribo indígena e por ser simétrico seus dois lados são equilibrados, estáveis, se repetem.

Agora, ao contrário, dois exemplos de Assimetria

                                

Logo percebemos que nesta fotografia da flor, se a dividíssemos ao meio, teríamos dois desenhos bem diferentes. Há um desiquilíbrio. Portanto, Assimetria é uma palavra antônima a simetria. Já na pintura ao lado, do artista Pablo Picasso, também podemos observar que não existiu nenhuma preocupação com a simetria.  Nem no desenho da mulher e nem no espaço ao redor dela. O lado direito está visivelmente bem mais cheio de elementos. O rosto da mulher, também, é assimétrico, pois suas partes são completamente diferentes.

ATIVIDADE: Criação de um desenho simétrico.

1 Desenhe uma forma que você quer (figura,  rosto, etc.)  em um  uma folha  de papel ofício ou A 4 dobrada ao meio. (pode ser na horizontal ou vertical).

2 Recorte o desenho e abra-o. Observe que a forma que existe de um lado se repita do outro.

3 Copia esta forma recortada sobre uma outra folha.

4 Faça a decoração na parte de dentro, sempre lembrando que os lados precisam ter o mesmo padrão/desenho para  formar um desenho simétrico.  Se quiser pode colorir ou explore os efeitos do preto e branco.

Observação:  por problemas técnicos, não foi possível colocar as ilustrações para auxiliar no melhor  entendimento desta atividade. Isto será quando o problema for resolvido. Obrigado!

 

Boa atividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.