terça-feira, 2 de junho de 2020

C31-C32- CJ-1 - ARTES- PROF. IVETI MATOS

OLÁ! #TURMASESDPV

A  AULA DE HOJE REFERE-SE A SEMANA DE 01.06 A 05.06.2020.

TAREFA 1 . REVER O CONTEÚDO ANTERIOR SOBRE CORES.
TAREFA 2. ESCOLHER UMA OU MAIS DAS CORES FRIAS( AZUIS, VERDES, ROXOS E LILÁS ) E SUAS TONALIDADES OU MATIZES, CORES COMPLEMENTARES E CORES TERCIÁRIAS E PINTAR A OBRA DE LEONARDO DA VINTE IDENTIFICADA COMO MONA LISA DE LEONARDO DA VINCE- SÉCULO XVI, HOJE NO MUSEU LOUVRE - FRANÇA.
ABRA O LINK PARA CONHECER A ORIGINAL.
TAREFA 3 . REINVENTE
https://cdn.shopify.com/s/files/1/1307/5697/products/product-image-413387377_1024x1024.jpg?v=151121


TAREFA 3  ( SERÁ  PARA A PRÓXIMA AULA) - OBSERVE A IMAGEM ABAIXO DA MONA LISE E REINVENTE. MUDE ALGO NA MONA LISA, NA PAISAGEM, NAS CORES ORIGINAIS E PINTE COM CORES E TEXTURAS LIVRE.
PROCURE NO GOOGLE A ORIGINAL.
   


TURMAS A 12 - A 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR

Olá Turminhas  A 12 e A 22!

Hoje vamos ver um vídeo para saber mais sobre as cores. De onde vem a cor verde? E o Laranja? O roxo?  Através desta pequena história as crianças podem começar a perceber que algumas cores surgem das misturas de outras. Por exemplo: a cor laranja surge quando misturamos vermelho e amarelo. Vamos ver melhor no vídeo:

                                   
Então, esta atividade é para  desenvolver nas crianças a curiosidade sobre as  cores. Os pais podem conversar com elas e, quem tiver tinta em casa, pode mostrar para a criança. Exemplo: um pouco de tinta azul  + amarelo  quando misturadas vai resultar o verde. 
Quando voltarmos para a sala de aula, poderemos mostrar isto de modo mais prático.


                                                 Um abraço

                                              Professor Gilmar

TURMA A 32 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 07


Olá Alunos da A 32!!

Mais uma vez estamos juntos aqui em nosso blog! Na aula passada vocês conheceram uma pintura do artista Botero. Para esta aula, vamos conhecer um importante artista brasileiro, que é o Cândido Portinari, ou simplesmente Candinho. Ele nasceu em 1903 e morreu em 1962. Desde criança gostava muito de desenhar e junto com a família moravam em uma fazenda de café.

                            Imagem representativa do artigo
Esta pintura ele fez em 1935 e mostra  justamente um trabalhador na lavoura do café.  Em seus desenhos e pinturas Candinho pintou muitos temas. Entre estes, estão algumas brincadeiras que as crianças faziam na sua época. Correr, pular, jogar pião, gangorra, bodoque, etc. E é isto que este vídeo muito bonito  vai mostrar para vocês: suas  pinturas sobre as brincadeiras de infância. Mas tem mais: alguns personagens das pinturas ganham movimento!


Então, Gostaram? É um trabalho bacana e com certeza fazer este vídeo com alguns personagens se movimentando não foi fácil. 

ATIVIDADE
Qual a brincadeira que você mais gosta? Use sua imaginação e faça um desenho bem colorido.  Ou, se tiver massinha de modelar em casa, também pode usar. E guarde-o para mostrar em sala de aula!
                                                   
                                                   Um abraço!

                                                Professor Gilmar                                          

TURMAS B11 - B 12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 07

Prezados alunos das turmas B11 e B12!


Na aula passada conhecemos o artista gaúcho Britto Velho e sua pintura muito imaginativa e colorida. Hoje vamos ver alguns pintores que nos falam de um tema muito importante para as crianças: BRINCAR.  Sim, pois quando se é criança, brincar também é um modo de aprender. Mesmo em diferentes épocas, brincar sempre foi algo prazeroso, uma atividade muito rica. Vamos observar  as pinturas abaixo, os tipos de brincadeiras representadas e as datas em que foram feitas. 


 
   1 Rodando Ioiô, Ivan Cruz 2008        2 Brinquedos de crianças, Francisco de Goya, 1780

             
3 Dois meninos jogando Bilboquê, Belmiro de Almeida,          4   Nino e o pião, de Márcio Pita, 2004.
Sem data certa. Talvez 1910


                              meninos brincando portinari       
                                       
                          Cândido Portinari, Meninos brincando, 1955.

Olha que bacana: mesmo em  uma pintura muito antiga, a de 1780, o artista espanhol Goya já pintava as crianças brincando. Soltar pipa, montar pandorga, esconde-esconde,  pião e bilboquê são brinquedos antigos, mas ainda hoje cativam as crianças.  Claro que hoje tem os brinquedos eletrônicos, mas brincar, mesmo com materiais simples,  continua a ser algo muito importante para qualquer criança.

ATIVIDADE:

1 Vamos  olhar e pensar sobre a pintura de Nº 4? (ver número em vermelho).  Em uma folha de papel (na parte de cima), depois de observar bem esta pintura, escreva: quais diferenças você vê entre os dois meninos? Observe bem os detalhes!

2 E se desenhar também é um modo de brincar, que tal desenhar um tipo de brinquedo que você gosta muito? Pode ser na mesma folha! Depois, guarde-a  para mostrar em aula. 

2 Se quiser, converse com seus pais, avós e tios para descobrir quais eram as brincadeiras favoritas deles.  É importante conhecer  se existem brincadeiras que os seus conhecidos e parentes apreciam.

                                                              Boa atividade!

Professor Gilmar.
                                    


TURMAS B 21 - B 22 - B JOVEM - C 11 - C 12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 07


Ola!! Tudo bem com vocês prezados alunos? 
Espero que sim! E mais uma vez cá estamos em nosso blog de atividades da escola.


Nesta aula vamos conhecer um pouco de uma das mais famosas esculturas brasileiras: é o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro. Ela fica no alto do Morro do Corcovado, de onde se pode admirar a esplêndida vista da Bahia da Guanabara. Além disso, é um verdadeiro símbolo da cidade  e uma imagem que muito divulga o Brasil no exterior. E, claro, também é um símbolo religioso. Aproximadamente dois milhões de pessoas visitam este monumento a cada ano.

                        post-feature-image

A inauguração foi no ano de 1931. Observem a imagem abaixo que mostra o processo de montagem. Imaginem vocês que montar esta escultura num morro com mais de 700 metros de altura não foi tarefa fácil!

Registro feito durante a construção do Cristo Redentor.


      Montagem da cabeça do Cristo Redentor, antes da inauguração, em 1931                Mão da estátua do Cristo Redentor na época da construção

    Nestas imagens é possível ter uma ideia do tamanho da cabeça  e da mão quando comparadas com o tamanho de uma pessoa.


CURIOSIDADES
  • As mãos e a cabeça foram feitas fora na França pelo escultor Paul Landowski.  
  • É a segunda maior escultura de Jesus Cristo no mundo
  •  O material utilizado foi o concreto armado e a "pedra-sabão", um tipo de pedra macia e que apresenta grande resistência aos fatores do tempo.
  • A escultura pesa  quase mil toneladas e tem 38 metros de altura. 
  • Levou quase cinco anos para ficar pronta.
  • A distancia entre os braços, de uma ponta a outra, é de 28 metros. 
  • O interior da escultura é oco, pois assim se pode fazer a manutenção das peças.
  • O imperador Dom Pedro I foi o responsável pela abertura da primeira rota para escalar o morro do Corcovado.
No ano de 2014, vários raios atingiram a esculturas e um deles danificou a ponta de um dos dedos, como podemos observar nas fotos.


Raios não caem duas vezes em um mesmo lugar? Veja o que a ciência ...     Dedo do Cristo Redentor é danificado por raios durante temporal no ...
Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/cristo-redentor-entra-em-reforma-nesta-terca-feira
               

E na foto abaixo, de 1906, podemos saber como era o Morro do Corcovado antes da construção da escultura:

Certamente existem muito mais fatos curiosos sobre o Cristo Redentor, mas o importante é saber que esta escultura criou no Rio de Janeiro um ponto turístico  muito desejado de se conhecer por milhões de pessoas e de todos os lugares.

Espero que tenham gostado de conhecer e lembrem-se: quando esta escultura foi inaugurada, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil.
                
                                                  Professor Gilmar

TURMAS C 21 - C 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 07

Caros alunos!

Nós trabalhamos nas duas últimas aulas  o assunto da fotografia. É um tema amplo e de grande importância na atualidade, já que nossa vida é bombardeada diariamente por imagens. Por isto, para fechar este assunto, eu trouxe um breve texto e  uma imagem para nossa atividade. Vamos primeiro ao texto:

O acesso a tecnologias mais baratas, como câmeras fotográficas e os celulares que contêm este recurso, deixou o ato de fotografar mais comum. Tornou-se tão corriqueiro que as pessoas fotografam  cada vez mais e tudo o que veem! 
(Extraído do livro texto  Por toda Parte)

E agora, vamos ver esta imagem (Cartum) que tem uma grande ligação com  o texto  acima:


                                                   Cartum de Gary Varvel



Então, tanto o texto  como o cartum nos falam sobre o assunto da fotografia nos dia de hoje.  Vamos agora para a atividade desta semana:

ATIVIDADE:

Faremos uma interpretação do Cartum (imagem acima) e para isso você precisa escrever expressando seus pontos de vista.

1 Observe atentamente a imagem e os personagens que nela aparecem. 

2 Tente então pensar e responder:   Qual foi a intenção do criador deste Cartum? Existe um sentido de humor  e crítica nele? Este Cartum reflete a atual situação da fotografia? Comente este e outros aspectos que você julgar importante.    Mínimo de 5/7 linhas.

Responda: Será que a fotografia, por ser feita a partir de um equipamento automático, pode ser  também considerada um tipo de arte? Justifique sua opinião em no mínimo 4 linhas. 

                                            Boa reflexão para todos!

                                                    Professor Gilmar


B31 B32 C11 C12 C21 C22 C31 C32 CJ - INGLÊS - EVERTON

SEMANA 8

Let's listen to a song? (Vamos ouvir uma música?)

e clique no topo GO TO WEB, depois em I ACCEPT.
Então clique no simbolo de tocar (PLAY) no meio da tela.
Agora clique no final da tela MAYBE LATER e escute a música escolhendo quais palavras completam a letra.


TURMAS B 30 E C10 - HISTÓRIA - CLARICE


TURMAS B 30 e C 10 -  HISTORIA  
Ler o texto 1 e 2 . 
copiar o texto 2 no caderno . 
REFLETIR SOBRE : Mercado de trabalho n atualidade. Conversar com sua família sobre o assunto.
Com a leitura dos textos e a reflexão com a família, escreve um resumo em seu caderno.
Bom trabalho.