Semana 7
Resumo:
MULTIPLICAÇÃO - parte 1
(este conteúdo encontra-se mais completo na página 59 do livro)
Antes de mais nada, vamos relembrar como fazer a conta de multiplicação por dois algarismos. No exemplo, vamos fazer 45 x 27.
1º) Faça primeiro 45 x 7.
2º) Acrescente "zero" em baixo do algarismo da unidade do número 315 e "corte" o 3 que você subiu (você não o usará mais).
3º) Faça agora 45 x 2.
4º) Agora é só somar os dois resultados obtidos. 😁
* Principais ideias da multiplicação
- ADICIONAR PARCELAS IGUAIS: (exemplo) Uma torneira com problemas de vazamento, perde a cada dia 46 litros de água. Quantos litros de água será desperdiçado por essa torneira em 5 dias?
Solução: Para isso, podemos realizar uma adição
46 + 46 + 46 + 46 + 46 = 230 litros de água
----------
- DISPOSIÇÃO EM FORMA DE RETÂNGULO: (exemplo) Em uma sala de aula, as classes estão dispostas em 5 filas com 6 cadeiras em cada. Qual é o número total de classes dessa sala?
Solução: Observe o desenho da disposição das classes.
Ou seja, ao invés de somar a quantidade de classes em cada coluna ou em cada linha, podemos utilizar as multiplicações:
5 x 6 = 30
ou
6 x 5 = 30
que nada mais é que multiplicar o número de colunas pelo número de linhas, ou vice-versa.
Resposta: O número total de classes na sala é 30.
ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 61
Exercício 38 (copiar e responder)
Exercício 38 (copiar e responder)
Exercício 40 (apenas responder)
Exercício 41 - apenas item a) (copiar e responder)
Exercício 41 - apenas item a) (copiar e responder)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.