Na aula passada conhecemos o artista gaúcho Britto Velho e sua pintura muito imaginativa e colorida. Hoje vamos ver alguns pintores que nos falam de um tema muito importante para as crianças: BRINCAR. Sim, pois quando se é criança, brincar também é um modo de aprender. Mesmo em diferentes épocas, brincar sempre foi algo prazeroso, uma atividade muito rica. Vamos observar as pinturas abaixo, os tipos de brincadeiras representadas e as datas em que foram feitas.
1 Rodando Ioiô, Ivan Cruz 2008 2 Brinquedos de crianças, Francisco de Goya, 1780
3 Dois meninos jogando Bilboquê, Belmiro de Almeida, 4 Nino e o pião, de Márcio Pita, 2004.
Sem data certa. Talvez 1910
Cândido Portinari, Meninos brincando, 1955.
Olha que bacana: mesmo em uma pintura muito antiga, a de 1780, o artista espanhol Goya já pintava as crianças brincando. Soltar pipa, montar pandorga, esconde-esconde, pião e bilboquê são brinquedos antigos, mas ainda hoje cativam as crianças. Claro que hoje tem os brinquedos eletrônicos, mas brincar, mesmo com materiais simples, continua a ser algo muito importante para qualquer criança.
ATIVIDADE:
1 Vamos olhar e pensar sobre a pintura de Nº 4? (ver número em vermelho). Em uma folha de papel (na parte de cima), depois de observar bem esta pintura, escreva: quais diferenças você vê entre os dois meninos? Observe bem os detalhes!
2 E se desenhar também é um modo de brincar, que tal desenhar um tipo de brinquedo que você gosta muito? Pode ser na mesma folha! Depois, guarde-a para mostrar em aula.
2 Se quiser, converse com seus pais, avós e tios para descobrir quais eram as brincadeiras favoritas deles. É importante conhecer se existem brincadeiras que os seus conhecidos e parentes apreciam.
Boa atividade!
Professor Gilmar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.