TURMAS B31 - B32 - SEMANA DE 15 DE JUNHO A 19 DE JUNHO DE 2020 - AULA Nº09.
BOA TARDE, AMIGO(A).
ESTIMO SAÚDE E PERSEVERANÇA NOS ESTUDOS A DISTÂNCIA( EAD).
OBS: DESCONSIDERE A AULA DE ARTES QUE FOI POSTADA COM ANTECEDÊNCIA NO CÓRTEX.
TEMÁTICA : FESTAS JUNINAS - HISTÓRICO.
A Festa Junina é muito popular entre os brasileiros, sendo a segunda maior comemoração do ano, ficando atrás apenas do Carnaval. A celebração acontece desde o século XVII, após a chegada dos portugueses ao país. A festa que já era popular na Europa, foi aos poucos se intensificando no Brasil.
A Festa Junina originou-se na
Antiguidade – antes mesmo da
Idade Média, pelos
pagãos (politeístas, ou seja, adoravam mais de um Deus). O povo comemorava o
solstício de verão (no hemisfério norte) e solstício de inverno (no hemisfério sul) no mês de junho em homenagem aos Deuses da natureza e da fertilidade, e as fogueiras faziam parte da tradição. Com a
Cristianização (processo de conversão ao
cristianismo – crença de um único Deus, após evangelização de
Jesus Cristo) a Festa Junina sofreu algumas mudanças, considerando que a Igreja não conseguia acabar com sua popularidade.
O período de solstício coincidia com datas de comemoração aos santos da Igreja Cristã, como São João Batista (24 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho). A Igreja então, aderiu à festa atribuindo caráter religioso.
No Brasil, a Festa Junina foi recebendo diversas influências culturais, e atualmente, reflete a mistura das culturas africana, indígena e portuguesa. Cada região do país realiza o festejo de acordo com os costumes locais, mas no geral, como as comidas, as bebidas e símbolos, são comuns em todas as festas.
Fonte: https://www. infoescola.com/folclore/festa junina
ATIVIDADE 1 - Com base no texto e na sua vivência na comunidade onde reside, com relação a temática festas juninas, crie, expresse através de desenhos, pinturas, escultura, textinhos, frases ou poesia a sua realidade ou algo que o marcou, ou que valoriza através da temática.
OBS: Não esqueça de guardar o trabalho físico ou digital, salvando ou fazendo a imagem ( fotografia) ou armhazenando no saco plástico para ser avaliado.
Você é capaz.
Bom trabalho. Abraços!